CBO 3516-05 - Técnicos em segurança do trabalho - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 3516-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em segurança do trabalho que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em segurança do trabalho CBO 3516-05 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3516-05

  • Técnicos de nível médio.
    • Técnicos em segurança do trabalho.
      • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.

Funções

realizar diagnóstico da situação de sst da instituição, investigar acidentes de trabalho, identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente, comunicar-se, participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição, participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho, integrar processos de negociação, desenvolver ações educativas na Área de sst, demonstrar competências pessoais, implantar a política de sst.

Atividades

delegar atribuições, determinar causas de acidentes, estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria, demonstrar capacidade de nexo causal, revisar documentação de sst, analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho, implantar procedimentos técnicos e administrativos, organizar banco de dados, elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho, diagnosticar condições gerais da área de sst, demonstrar capacidade de comunicação, promover reuniões com as contratadas, tomar decisões, avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais, trabalhar sob pressão, avaliar ações educativas de segurança e saúde, identificar indicadores para replanejamento do sistema, mostrar impacto econômico de implantação da política, interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados, utilizar metodologia científica para avaliação, propor recomendações técnicas, validar indicadores de eficiência e eficácia, adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas, avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros, realizar análise preliminar de risco - apr, negociar a aplicabilidade da política, analisar causas de acidentes, alimentar rede de informações, formar multiplicadores, documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança, planejar a política de saúde e segurança do trabalho, demonstrar capacidade de discernimento, mostrar impacto na segurança do trabalhador na implantação da política, elaborar normas de procedimentos técnicos e administrativos, implementar programas preventivos e/ou corretivos, participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho, avaliar impacto da adoção, administrar dificuldades de implantação, gerenciar a aplicação da política de sst, identificar a política administrativa da instituição, demonstrar capacidade de observação técnica, analisar a aplicação de tecnologia, supervisionar procedimentos técnicos, demonstrar visão sistêmica, utilizar métodos e técnicas de comunicação, divulgar a política na instituição ou empresa, verificar eficácia das recomendações, registrar procedimentos técnicos, realizar inspeção, promover ações educativas em sst, assessorar nas negociações, identificar as necessidades educativas em sst, orientar órgãos públicos e comunidade para o atendimento de emergências ambientais, adequar a política de sst às disposições legais, elaborar relatório de acidente de trabalho, avaliar os referenciais legais da política a ser implantada, orientar as partes em sst, selecionar metodologia para investigação de acidentes, atualizar registros, demonstrar capacidade de atentar a detalhes, participar de perícias e fiscalizações, estabelecer formas de controle dos riscos associados, participar de ações emergenciais, avaliar o desempenho do sistema, elaborar programas preventivos e/ou corretivos, demonstrar capacidade de negociação, verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço, demonstrar atitude pró-ativa, elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde, emitir parecer técnico, gerar relatórios de resultados, coordenar equipes multidisciplinares, trabalhar em equipe, desenvolver sistema de gestão de sst, difundir informações, administrar conflitos, verificar implementação de ações preventivas e corretivas, estabelecer mecanismos de intervenção, implementar intercâmbio entre equipes técnicas, elaborar manual do sistema de gestão de sst, inspecionar implantação, demonstrar capacidade de observação difusa, controlar atualização de documentos, normas e legislação, avaliar o ambiente de trabalho, emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos, identificar perdas decorrentes do acidente, comparar a situação atual com a legislação, estudar a relação entre as ocupações dos espaços físicos com o desenvolvimento sustentável, participar do sistema de gestão ambiental, promover ação conjunta com a área de saúde.

Cargos e salários CBO 3516-05 - Técnicos em segurança do trabalho

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