CBO 3516-05 - Técnico em segurança do trabalho - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em segurança do trabalho
O profissional no cargo de Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa, sob supervisão, política de saúde e segurança do trabalho, visando à prevenção de incidentes, de acidentes e de doenças ocupacionais Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais.
Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos Adota medidas de controle de riscos ocupacionais Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações.
Elabora relatórios, pareceres e manuais Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3516-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em segurança do trabalho que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico em segurança do trabalho, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em segurança do trabalho CBO 3516-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3516-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em segurança do trabalho.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Técnico em segurança do trabalho
O Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa política de saúde e segurança do trabalho, definindo metas, prioridades e responsabilidades Divulga a política entre os trabalhadores.
Acompanha e avalia os resultados, podendo promover alterações para aperfeiçoamento e atualização.
Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais, identificando fatores de risco de acidentes do trabalho, de doenças profissionais e de presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos por meio de análise coletiva do trabalho (ACT) e análise ergonômica do trabalho (AET).
Emite parecer sobre equipamentos, máquinas e processos Coleta, organiza e analisa comunicações de acidentes de trabalho (CAT).
Investiga e analisa acidentes para determinar causas e recomendar medidas de prevenção e controle.
Levanta e utiliza dados estatísticos de doenças e acidentes de trabalho para ajustes das ações prevencionistas Adota medidas de controle de riscos ocupacionais por meio de ações e programas de saúde e segurança do trabalho.
Realiza procedimentos de orientação sobre medidas de eliminação e neutralização de riscos.
Seleciona, controla, orienta e fiscaliza o uso de EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) e EPI (Equipamento de Proteção Individual) Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações, elaborando cronograma, preparando recursos didáticos e formando multiplicadores Produz relatórios referentes à segurança e à saúde do trabalhador.
Elabora manual do sistema de gestão de saúde e segurança no trabalho Controla atualização de documentos, normas e legislação Atua em equipes multidisciplinares de saúde e segurança ocupacionais.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 3516-05 deve investigar acidentes de trabalho, identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente, comunicar-se, participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição, desenvolver ações educativas na Área de sst, demonstrar competências pessoais, participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho, integrar processos de negociação, implantar a política de sst, realizar diagnóstico da situação de sst da instituição.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em segurança do trabalho exercem suas funções em empresas dos mais diversos ramos de atividades. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Em geral, atuam de forma individual, sob supervisão permanente ou ocasional, em ambientes fechados, no período diurno, exercendo o trabalho de forma presencial. Algumas de suas atividades podem ser desenvolvidas sob pressão, levando-os à situação de estresse. Os profissionais podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3516-05
O exercício das ocupações requer formação de nível médio curso técnico de segurança no trabalho para o Técnico de segurança do trabalho e curso técnico na área de higiene ocupacional para o Técnico em higiene ocupacional.
Atividades exercidas por um Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05
Um Técnico em segurança do trabalho (ou sinônimo) deve avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros, divulgar a política na instituição ou empresa, analisar a aplicação de tecnologia, demonstrar capacidade de nexo causal, elaborar programas preventivos e/ou corretivos, participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho, mostrar impacto econômico de implantação da política, mostrar impacto na segurança do trabalhador na implantação da política, trabalhar sob pressão, controlar atualização de documentos, normas e legislação, avaliar o ambiente de trabalho, promover ações educativas em sst, avaliar o desempenho do sistema, participar de perícias e fiscalizações, identificar a política administrativa da instituição, inspecionar implantação, implantar procedimentos técnicos e administrativos, difundir informações, elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho, elaborar normas de procedimentos técnicos e administrativos, demonstrar atitude pró-ativa, verificar eficácia das recomendações, adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas, estabelecer formas de controle dos riscos associados, negociar a aplicabilidade da política, elaborar relatório de acidente de trabalho, administrar dificuldades de implantação, atualizar registros, estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria, trabalhar em equipe, realizar análise preliminar de risco - apr, selecionar metodologia para investigação de acidentes, adequar a política de sst às disposições legais, elaborar manual do sistema de gestão de sst, analisar causas de acidentes, demonstrar capacidade de observação difusa, tomar decisões, implementar intercâmbio entre equipes técnicas, promover ação conjunta com a área de saúde, alimentar rede de informações, estabelecer mecanismos de intervenção, demonstrar capacidade de negociação, identificar indicadores para replanejamento do sistema, organizar banco de dados, coordenar equipes multidisciplinares, implementar programas preventivos e/ou corretivos, identificar as necessidades educativas em sst, avaliar os referenciais legais da política a ser implantada, analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho, gerenciar a aplicação da política de sst, assessorar nas negociações, interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados, registrar procedimentos técnicos, estudar a relação entre as ocupações dos espaços físicos com o desenvolvimento sustentável, avaliar ações educativas de segurança e saúde, diagnosticar condições gerais da área de sst, utilizar metodologia científica para avaliação, verificar implementação de ações preventivas e corretivas, demonstrar capacidade de observação técnica, utilizar métodos e técnicas de comunicação, propor recomendações técnicas, demonstrar capacidade de comunicação, identificar perdas decorrentes do acidente, administrar conflitos, elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde, formar multiplicadores, orientar as partes em sst, realizar inspeção, desenvolver sistema de gestão de sst, revisar documentação de sst, planejar a política de saúde e segurança do trabalho, demonstrar capacidade de atentar a detalhes, supervisionar procedimentos técnicos, emitir parecer técnico, demonstrar visão sistêmica, comparar a situação atual com a legislação, validar indicadores de eficiência e eficácia, delegar atribuições, emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos, participar de ações emergenciais, orientar órgãos públicos e comunidade para o atendimento de emergências ambientais, avaliar impacto da adoção, verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço, gerar relatórios de resultados, promover reuniões com as contratadas, demonstrar capacidade de discernimento, avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais, participar do sistema de gestão ambiental, documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança, determinar causas de acidentes.