CBO 3516-05 - Técnicos em segurança do trabalho - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 3516-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em segurança do trabalho que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em segurança do trabalho CBO 3516-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3516-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em segurança do trabalho.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
Funções
investigar acidentes de trabalho, demonstrar competências pessoais, integrar processos de negociação, realizar diagnóstico da situação de sst da instituição, participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição, comunicar-se, implantar a política de sst, identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente, participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho, desenvolver ações educativas na Área de sst.
Atividades
promover ações educativas em sst, coordenar equipes multidisciplinares, identificar indicadores para replanejamento do sistema, implantar procedimentos técnicos e administrativos, demonstrar capacidade de discernimento, planejar a política de saúde e segurança do trabalho, participar de ações emergenciais, elaborar programas preventivos e/ou corretivos, validar indicadores de eficiência e eficácia, implementar intercâmbio entre equipes técnicas, registrar procedimentos técnicos, promover reuniões com as contratadas, administrar conflitos, avaliar o desempenho do sistema, realizar análise preliminar de risco - apr, documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança, identificar as necessidades educativas em sst, tomar decisões, verificar eficácia das recomendações, verificar implementação de ações preventivas e corretivas, avaliar o ambiente de trabalho, determinar causas de acidentes, adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas, estudar a relação entre as ocupações dos espaços físicos com o desenvolvimento sustentável, avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros, estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria, promover ação conjunta com a área de saúde, identificar perdas decorrentes do acidente, utilizar métodos e técnicas de comunicação, analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho, orientar as partes em sst, demonstrar capacidade de negociação, difundir informações, avaliar ações educativas de segurança e saúde, orientar órgãos públicos e comunidade para o atendimento de emergências ambientais, selecionar metodologia para investigação de acidentes, trabalhar em equipe, trabalhar sob pressão, demonstrar capacidade de comunicação, elaborar normas de procedimentos técnicos e administrativos, identificar a política administrativa da instituição, demonstrar capacidade de observação difusa, demonstrar capacidade de nexo causal, revisar documentação de sst, organizar banco de dados, estabelecer formas de controle dos riscos associados, analisar a aplicação de tecnologia, estabelecer mecanismos de intervenção, negociar a aplicabilidade da política, comparar a situação atual com a legislação, controlar atualização de documentos, normas e legislação, atualizar registros, delegar atribuições, participar do sistema de gestão ambiental, mostrar impacto na segurança do trabalhador na implantação da política, assessorar nas negociações, demonstrar capacidade de atentar a detalhes, propor recomendações técnicas, avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais, adequar a política de sst às disposições legais, implementar programas preventivos e/ou corretivos, alimentar rede de informações, elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde, gerenciar a aplicação da política de sst, gerar relatórios de resultados, elaborar relatório de acidente de trabalho, divulgar a política na instituição ou empresa, verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço, realizar inspeção, elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho, demonstrar visão sistêmica, elaborar manual do sistema de gestão de sst, emitir parecer técnico, administrar dificuldades de implantação, inspecionar implantação, utilizar metodologia científica para avaliação, analisar causas de acidentes, participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho, mostrar impacto econômico de implantação da política, avaliar impacto da adoção, participar de perícias e fiscalizações, interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados, supervisionar procedimentos técnicos, demonstrar atitude pró-ativa, avaliar os referenciais legais da política a ser implantada, diagnosticar condições gerais da área de sst, demonstrar capacidade de observação técnica, desenvolver sistema de gestão de sst, emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos, formar multiplicadores.