CBO 3411-20 - Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 3411-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo que pertence ao grupo dos técnicos em navegação aérea, marítima e fluvial, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo CBO 3411-20 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3411-20

  • Técnicos de nível médio.
    • Técnicos de nível médio em serviços de transportes.
      • Técnicos em navegação aérea, marítima e fluvial.
        • Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo.

Descrição dos cargos da categoria Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo

Os Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo CBO 3411-20 operam aeronaves de pequeno porte para transporte de passageiros ou de cargas ou na realização de serviços especializados, tais como: pulverização agrícola, aerofotogrametria, propaganda aérea, lançamento de paraquedistas e outros, manejando sistemas gerais e comandos, aplicando regras de tráfego aéreo e procedimentos de segurança. Planejam as atividades de vôo, inspecionam aeronaves em terra, externa e internamente, contatam órgãos de controle e outras aeronaves, buscando informações diversas sobre meteorologia, tráfego aéreo, situações nos aeroportos, e preenchem documentação de bordo. Podem atuar em operações de combate a incêndio, salvamento, resgate e treinar alunos novos ou pilotos em aeronaves específicas.

Condições de trabalho

Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo atuam nas empresas de transporte aéreo, no interior de aeronaves, em horários irregulares. Os mecânicos de vôo são assalariados, com registro em carteira, as demais ocupações são exercidas por profissionais autônomos. Trabalham sujeitos a pressões e posições desconfortáveis, durante longos períodos. Às vezes com a exposição de material tóxico, radiação, ruído intenso e, também, lesão auricular, contaminação virótica e aceleração da gravidade.

Exigências do mercado de trabalho

Essas ocupações são exercidas por profissionais autônomos com habilitações específicas, nas áreas em que estiverem atuando. Requer- se formação de nível médio, acrescida de cursos profissionalizantes, com duração mínima de duzentas horas-aula como pilotos privados de helicóptero. Para seguir a carreira de piloto comercial, deverão fazer outro curso superior a duzentas horas-aula, ministrados em escolas de aviação. Após a conclusão dos cursos, os profissionais são habilitados pelo Departamento de Aviação Civil (DAC), que lhes concede licenças para atuar na área. Os pilotos podem assumir funções diferentes dentro da aeronave, como comandante ou co- piloto. Já os mecânicos de vôo devem ter formação técnica em mecânica, com especialização em aeronaves. São auxiliares dos comandantes e operam sistemas internos da aeronave, sob supervisão constante. Em aviões modernos, com controles automáticos, não há necessidade desses profissionais, sendo uma ocupação em extinção. Os pilotos agrícolas, normalmente, trabalham cinco meses no ano, a pulverização é uma atividade sazonal. Todos esses profissionais estão expostos à radiação, ruído intenso, sujeitos a lesão auricular, cataratas e contaminações viróticas.

Funções dos Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo CBO 3411-20

Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo devem:

  • interpretar regras de tráfego aéreo;
  • inspecionar aeronave e equipamentos;
  • traçar plano operacional;
  • agir em situações de emergência e anormalidade;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • realizar serviços especializados;
  • operar aeronaves;
  • trabalhar com segurança;
  • Atividades dos cargos CBO 3411-20

    Entre as principais atribuições dos Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo CBO 3411-20 estão as de:

    • conviver com diferenças;
    • expressar-se em idioma estrangeiro (inglês);
    • providenciar adequação da aeronave ao tipo de serviço;
    • conferir tipos de cargas e embalagens a bordo;
    • calcular número de voos para pulverização;
    • desligar motores;
    • efetuar procedimentos de abandono;
    • aplicar regras de voo visual;
    • comunicar-se por sinais;
    • tomar decisões;
    • conferir artigos de comissariaria (alimentos, bebidas, lanternas, farmácia);
    • planejar rota e nível de voo (altitude);
    • ajustar potência do motor;
    • manter contato com órgãos de controle e outras aeronaves;
    • administrar o estresse;
    • ativar sistemas alternativos;
    • agendar manutenção preventiva, periódica e corretiva;
    • combater causas da emergência;
    • verificar condições operacionais do destino e alternativas;
    • conferir execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra;
    • alijar (soltar) carga e ou combustível;
    • reconfigurar performance da aeronave;
    • proceder à partida e táxi;
    • decolar aeronave;
    • determinar peso máximo de decolagem e pouso;
    • demonstrar autocontrole;
    • pousar aeronave;
    • submeter-se à revalidação de exames de capacidade física, habilitação técnica e vacinas;
    • operar aproximação;
    • regular sistemas que compõem a aeronave;
    • treinar procedimentos de emergência em simulador de voo;
    • aplicar regras de voo por instrumentos;
    • desativar sistemas previstos;
    • obter autorização de voo;
    • gerenciar procedimentos;
    • providenciar descontaminação do sistema de pulverização;
    • orientar-se espacialmente;
    • controlar potências e velocidades de acordo com fases de voo;
    • efetuar voo a baixa altura;
    • manusear extintores de incêndio;
    • demonstrar raciocínio lógico;
    • "efetuar ""check list"" de cada fase da operação (conferir lista já elaborada)";
    • trabalhar em equipe;
    • interpretar cartas e mapas;
    • comunicar ao comandante as restrições operacionais da aeronave;
    • supervisionar serviços de manutenção e compra de componentes;
    • preencher comunicado de segurança;
    • obter autorização para local de pouso;
    • acompanhar navegação e consumo de combustível;
    • pesquisar pontos de abastecimento de combustível;
    • consultar publicações do depv (diretoria de eletrônica e proteção ao voo);
    • preparar notificação de voo;
    • demonstrar liderança;
    • seguir instruções dos órgãos de controle de tráfego aéreo;
    • "gerenciar procedimentos de emergência e anormalidade conforme ""check list""";
    • monitorar rota e altitude autorizadas;
    • examinar posicionamento e distribuição das cargas;
    • usar equipamentos de proteção individual;
    • calcular quantidade de combustível;
    • realizar inspeção externa da aeronave;
    • operar subida;
    • efetuar cheque de motores, sistemas e instrumentos antes da decolagem;
    • determinar velocidade e posição de;
    • conferir equipamentos de emergência e segurança;
    • determinar potências do motor conforme tabelas;
    • operar descida;
    • adaptar-se a diferentes climas e horários;
    • comunicar ocorrências ao comandante ou à manutenção;
    • examinar amarração das cargas;
    • taxiar aeronave;
    • examinar combustível (quantidade, qualidade e tipo);
    • providenciar degelo na aeronave (operação inverno);
    • conferir documentação da aeronave, manuais e pastas de navegação;
    • acionar apoios de terra;
    • monitorar sistemas que compõem a aeronave;
    • manusear garrafas de oxigênio portáteis;
    • consultar manuais da aeronave;
    • reconhecer área de aplicação (agrícola e aerofotogrametria);
    • comunicar emergência aos órgãos de controle através de fonia ou códigos;
    • "monitorar altura e faixas de aplicação por ""gps"" (sistema global de posição) e ou bandeira";
    • participar de treinamentos de segurança;
    • adaptar-se à diversidade de culturas;
    • mostrar-se apto fisicamente;
    • dar provas de coordenação motora para manuseio de painéis e outros comandos;
    • combater incêndio;
    • checar sistemas operacionais da aeronave;
    • expressar-se verbalmente;
    • operar cruzeiro;
    • analisar condições da pista (cumprimento, tipo de piso, altitude e temperatura);
    • verificar condições meteorológicas;
    • verificar existência e condições de local para pouso;
    • operar sistema de pulverização agrícola;
    • conferir peso da carga;
    • preencher documentação de bordo;
    • identificar a anormalidade ou emergência;
    • demonstrar paciência;

    Cargos e salários CBO 3411-20 - Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo

    Salário Piloto Agrícola

    Piloto Agrícola: Brasil

    • 1.198
    • Brasil
    • 3.655 - 8.175
    • 43h
    O profissional no cargo de Piloto Agrícola CBO 3411-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.655 e 8.175 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.198 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3411-20.