CBO 3411-20 - Piloto agrícola - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos pilotos de aviação comercial, mecânicos de vôo e afins
O profissional no cargo de Piloto agrícola CBO 3411-20 atua como piloto agrícola, traçando plano operacional de voo, reconhecendo área de aplicação agrícola, obtendo autorização de voo e do local de pouso, inspecionando aeronave e equipamentos, conferindo execução das ações dos auxiliares de terra, decolando, operando aeronave durante o voo, interpretando regras de tráfego aéreo, realizando serviços especializados, conforme finalidade do voo, e pousando aeronave Pode atuar em casos de emergência ou anormalidade durante o voo.
Preenche documentação referente ao voo Supervisiona os serviços de manutenção preventiva, periódica e corretiva na aeronave Cumpre RBAC-Regulamentos Brasileiros da Aviação Civil, normas reguladoras do espaço aéreo nacional e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3411-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de pilotos de aviação comercial, mecânicos de vôo e afins que pertence ao grupo dos técnicos de nível médio em serviços de transportes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Piloto agrícola, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Pilotos de aviação comercial, mecânicos de vôo e afins CBO 3411-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3411-20
- Técnicos de nível médio.
- Pilotos de aviação comercial, mecânicos de vôo e afins.
- Técnicos de nível médio em serviços de transportes.
O que faz um Piloto agrícola
O Piloto agrícola CBO 3411-20 traça plano operacional de voo para operações aeroagrícolas, examinando condições operacionais do destino e alternativas, reconhecendo área de aplicação agrícola, analisando a região para manter distância de áreas densamente povoadas, de embarcações, de aglomerações de pessoas ao ar livre e de outras situações legalmente previstas, ao programar a pulverização com produtos químicos, e planejando rota e nível (altitude) Providencia adequação da aeronave ao tipo de serviço especializado a ser realizado, consultando manuais de aeronave, definindo potências do motor conforme tabelas, e determinando peso máximo de decolagem e pouso.
Analisa condições do voo, verificando condições meteorológicas, calculando quantidade de combustível, pesquisando pontos de abastecimento de combustível, determinando velocidade, verificando existência e condições de local para pouso, e calculando número de voos para pulverização.
Obtém autorização de voo e do local de pouso Inspeciona aeronave e equipamentos, conferindo documentação, manuais e pastas de navegação, realizando inspeção externa da aeronave, examinando quantidade, qualidade e tipo de combustível, checando sistemas operacionais da aeronave, e conferindo equipamentos de emergência e segurança.
Verifica posicionamento e distribuição das cargas, examina sua amarração e confere seu peso Prepara-se para o voo, conferindo execução das ações dos auxiliares de terra, e examinando motores, sistemas e instrumentos.
Opera aeronave, procedendo decolagem, efetuando voo a baixa altura, fazendo checklist - com lista predefinida de itens - em cada fase da operação, monitorando rota, altitude e velocidade autorizadas, ajustando potência do motor, controlando velocidades de acordo com fases do voo, acompanhando navegação e consumo de combustível, controlando condições climáticas - como direção do vento e umidade, verificando e regulando sistemas que compõem a aeronave, operando descida, fazendo aproximação da pista, pousando aeronave, e desligando motores.
Interpreta regras de tráfego aéreo durante o voo, consultando publicações do Decea-Departamento de Controle do Espaço Aéreo, aplicando regras de voo visual e por instrumentos, e seguindo instruções dos órgãos de controle de tráfego aéreo Comunica-se durante o voo, mantendo contato com órgãos de controle e outras aeronaves.
Realiza serviço especializado, de acordo com a finalidade do voo.
Pode realizar aplicação em voo de fertilizantes, sementes, inseticidas, herbicidas e outros defensivos, combater incêndios em campos e florestas, combater insetos e vetores de doenças, ou executar outro serviço especializado Pode atuar em casos de emergência e anormalidade, reconhecendo e identificando a situação, gerenciando procedimentos, conforme checklist, combatendo causas da emergência ou anormalidade, desativando sistemas previstos e ativando sistemas alternativos, alijando carga e/ou combustível, e reconfigurando performance da aeronave Comunica emergência aos órgãos de controle.
Elabora documentação, preenchendo documentos de bordo e comunicado de segurança, e preparando notificação de voo Agenda manutenção preventiva, periódica e corretiva Notifica, à manutenção, ocorrências, anormalidades e restrições operacionais da aeronave.
Supervisiona os serviços de manutenção e a compra de componentes Segue normas ambientais para descarte de embalagens, sobras e resíduos, especialmente de defensivos e de outros produtos químicos.
Prepara-se para atuar com segurança, participando de treinamentos, inclusive com a prática dos procedimentos de emergência em simulador de voo Submete-se à revalidação de exames de capacidade física e habilitação técnica Zela pela segurança no trabalho, utilizando equipamentos de proteção individual, providenciando descontaminação do sistema de pulverização, conferindo tipos de cargas e embalagens a bordo, e manuseando extintores de incêndio e garrafas de oxigênio portáteis.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 3411-20 deve demonstrar competências pessoais, operar aeronaves, traçar plano operacional, agir em situações de emergência e anormalidade, comunicar-se, realizar serviços especializados, interpretar regras de tráfego aéreo, inspecionar aeronave e equipamentos, trabalhar com segurança.
Condições de trabalho dessas profissões
Pilotos de aviação comercial, mecânicos de vôo e afins atuam nas empresas de transporte aéreo, no interior de aeronaves, em horários irregulares. Os mecânicos de vôo são assalariados, com registro em carteira, as demais ocupações são exercidas por profissionais autônomos. Trabalham sujeitos a pressões e posições desconfortáveis, durante longos períodos. Às vezes com a exposição de material tóxico, radiação, ruído intenso e, também, lesão auricular, contaminação virótica e aceleração da gravidade.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3411-20
Essas ocupações são exercidas por profissionais autônomos com habilitações específicas, nas áreas em que estiverem atuando. Requer- se formação de nível médio, acrescida de cursos profissionalizantes, com duração mínima de duzentas horas-aula como pilotos privados de helicóptero. Para seguir a carreira de piloto comercial, deverão fazer outro curso superior a duzentas horas-aula, ministrados em escolas de aviação. Após a conclusão dos cursos, os profissionais são habilitados pelo Departamento de Aviação Civil (DAC), que lhes concede licenças para atuar na área. Os pilotos podem assumir funções diferentes dentro da aeronave, como comandante ou co- piloto. Já os mecânicos de vôo devem ter formação técnica em mecânica, com especialização em aeronaves. São auxiliares dos comandantes e operam sistemas internos da aeronave, sob supervisão constante. Em aviões modernos, com controles automáticos, não há necessidade desses profissionais, sendo uma ocupação em extinção. Os pilotos agrícolas, normalmente, trabalham cinco meses no ano, a pulverização é uma atividade sazonal. Todos esses profissionais estão expostos à radiação, ruído intenso, sujeitos a lesão auricular, cataratas e contaminações viróticas.
Atividades exercidas por um Piloto agrícola CBO 3411-20
Um Piloto agrícola (ou sinônimo) deve acionar apoios de terra, alijar - soltar carga e ou combustível, participar de treinamentos de segurança, demonstrar raciocínio lógico, expressar-se em idioma estrangeiro - inglês, manusear extintores de incêndio, conferir tipos de cargas e embalagens a bordo, providenciar degelo na aeronave - operação inverno, determinar potências do motor conforme tabelas, gerenciar procedimentos, regular sistemas que compõem a aeronave, examinar combustível - quantidade, qualidade e tipo, aplicar regras de vôo visual, realizar inspeção externa da aeronave, supervisionar serviços de manutenção e compra de componentes, administrar o estresse, demonstrar autocontrole, controlar potências e velocidades de acordo com fases de vôo, decolar aeronave, agendar manutenção preventiva, periódica e corretiva, ajustar potência do motor, monitorar altura e faixas de aplicação por gps - sistema global de posição e ou bandeira, preparar notificação de vôo, demonstrar paciência, expressar-se verbalmente, planejar rota e nível de vôo - altitude, checar sistemas operacionais da aeronave, consultar publicações do depv - diretoria de eletrônica e proteção ao vôo, gerenciar procedimentos de emergência e anormalidade conforme check list, operar aproximação, conferir documentação da aeronave, manuais e pastas de navegação, analisar condições da pista - cumprimento, tipo de piso, altitude e temperatura, reconfigurar performance da aeronave, combater causas da emergência, manusear garrafas de oxigênio portáteis, conferir artigos de comissariaria - alimentos, bebidas, lanternas, farmácia, consultar manuais da aeronave, obter autorização de vôo, mostrar-se apto fisicamente, comunicar emergência aos órgãos de controle através de fonia ou códigos, examinar posicionamento e distribuição das cargas, identificar a anormalidade ou emergência, manter contato com órgãos de controle e outras aeronaves, conferir equipamentos de emergência e segurança, conferir peso da carga, pesquisar pontos de abastecimento de combustível, interpretar cartas e mapas, acompanhar navegação e consumo de combustível, taxiar aeronave, dar provas de coordenação motora para manuseio de painéis e outros comandos, submeter-se a revalidação de exames de capacidade física, habilitação técnica e vacinas, ativar sistemas alternativos, providenciar adequação da aeronave ao tipo de serviço, verificar existência e condições de local para pouso, verificar condições meteorológicas, preencher comunicado de segurança, efetuar vôo a baixa altura, efetuar procedimentos de abandono, reconhecer área de aplicação - agrícola e aerofotogrametria, operar descida, obter autorização para local de pouso, usar equipamentos de proteção individual, calcular quantidade de combustível, comunicar ocorrências ao comandante ou a manutenção, demonstrar liderança, monitorar rota e altitude autorizadas, operar subida, monitorar sistemas que compõem a aeronave, proceder a partida e táxi, examinar amarração das cargas, comunicar-se por sinais, adaptar-se a diversidade de culturas, calcular número de vôos para pulverização, operar cruzeiro, verificar condições operacionais do destino e alternativas, providenciar descontaminação do sistema de pulverização, combater incêndio, determinar velocidade e posição de, desligar motores, trabalhar em equipe, seguir instruções dos órgãos de controle de tráfego aéreo, aplicar regras de vôo por instrumentos, operar sistema de pulverização agrícola, efetuar cheque de motores, sistemas e instrumentos antes da decolagem, comunicar ao comandante as restrições operacionais da aeronave, adaptar-se a diferentes climas e horários, tomar decisões, pousar aeronave, treinar procedimentos de emergência em simulador de vôo, conferir execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra, orientar-se espacialmente, determinar peso máximo de decolagem e pouso, desativar sistemas previstos, efetuar check list de cada fase da operação - conferir lista já elaborada, conviver com diferenças, preencher documentação de bordo.