CBO 3411-05 - Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 3411-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo que pertence ao grupo dos técnicos em navegação aérea, marítima e fluvial, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo CBO 3411-05 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3411-05

  • Técnicos de nível médio.
    • Técnicos de nível médio em serviços de transportes.
      • Técnicos em navegação aérea, marítima e fluvial.
        • Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo.

Descrição dos cargos da categoria Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo

Os Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo CBO 3411-05 operam aeronaves de pequeno porte para transporte de passageiros ou de cargas ou na realização de serviços especializados, tais como: pulverização agrícola, aerofotogrametria, propaganda aérea, lançamento de paraquedistas e outros, manejando sistemas gerais e comandos, aplicando regras de tráfego aéreo e procedimentos de segurança. Planejam as atividades de vôo, inspecionam aeronaves em terra, externa e internamente, contatam órgãos de controle e outras aeronaves, buscando informações diversas sobre meteorologia, tráfego aéreo, situações nos aeroportos, e preenchem documentação de bordo. Podem atuar em operações de combate a incêndio, salvamento, resgate e treinar alunos novos ou pilotos em aeronaves específicas.

Condições de trabalho

Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo atuam nas empresas de transporte aéreo, no interior de aeronaves, em horários irregulares. Os mecânicos de vôo são assalariados, com registro em carteira, as demais ocupações são exercidas por profissionais autônomos. Trabalham sujeitos a pressões e posições desconfortáveis, durante longos períodos. Às vezes com a exposição de material tóxico, radiação, ruído intenso e, também, lesão auricular, contaminação virótica e aceleração da gravidade.

Exigências do mercado de trabalho

Essas ocupações são exercidas por profissionais autônomos com habilitações específicas, nas áreas em que estiverem atuando. Requer- se formação de nível médio, acrescida de cursos profissionalizantes, com duração mínima de duzentas horas-aula como pilotos privados de helicóptero. Para seguir a carreira de piloto comercial, deverão fazer outro curso superior a duzentas horas-aula, ministrados em escolas de aviação. Após a conclusão dos cursos, os profissionais são habilitados pelo Departamento de Aviação Civil (DAC), que lhes concede licenças para atuar na área. Os pilotos podem assumir funções diferentes dentro da aeronave, como comandante ou co- piloto. Já os mecânicos de vôo devem ter formação técnica em mecânica, com especialização em aeronaves. São auxiliares dos comandantes e operam sistemas internos da aeronave, sob supervisão constante. Em aviões modernos, com controles automáticos, não há necessidade desses profissionais, sendo uma ocupação em extinção. Os pilotos agrícolas, normalmente, trabalham cinco meses no ano, a pulverização é uma atividade sazonal. Todos esses profissionais estão expostos à radiação, ruído intenso, sujeitos a lesão auricular, cataratas e contaminações viróticas.

Funções dos Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo CBO 3411-05

Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo devem:

  • agir em situações de emergência e anormalidade;
  • trabalhar com segurança;
  • traçar plano operacional;
  • comunicar-se;
  • inspecionar aeronave e equipamentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • interpretar regras de tráfego aéreo;
  • operar aeronaves;
  • realizar serviços especializados;
  • Atividades dos cargos CBO 3411-05

    Entre as principais atribuições dos Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo CBO 3411-05 estão as de:

    • adaptar-se à diversidade de culturas;
    • efetuar cheque de motores, sistemas e instrumentos antes da decolagem;
    • examinar amarração das cargas;
    • preencher documentação de bordo;
    • monitorar rota e altitude autorizadas;
    • determinar peso máximo de decolagem e pouso;
    • operar descida;
    • planejar rota e nível de voo (altitude);
    • tirar fotografias aéreas;
    • adaptar-se a diferentes climas e horários;
    • conviver com diferenças;
    • providenciar adequação da aeronave ao tipo de serviço;
    • alijar (soltar) carga e ou combustível;
    • gerenciar procedimentos;
    • submeter-se à revalidação de exames de capacidade física, habilitação técnica e vacinas;
    • demonstrar liderança;
    • participar de treinamentos de segurança;
    • operar aproximação;
    • manusear garrafas de oxigênio portáteis;
    • demonstrar uso de equipamentos de emergência;
    • efetuar procedimentos de abandono;
    • ajustar potência do motor;
    • tomar decisões;
    • verificar condições meteorológicas;
    • desligar motores;
    • realizar voos de inspeção em linhas de alta tensão;
    • dar provas de coordenação motora para manuseio de painéis e outros comandos;
    • manusear extintores de incêndio;
    • conferir execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra;
    • examinar combustível (quantidade, qualidade e tipo);
    • verificar condições operacionais do destino e alternativas;
    • reconhecer área de aplicação (agrícola e aerofotogrametria);
    • aplicar regras de voo por instrumentos;
    • providenciar degelo na aeronave (operação inverno);
    • examinar posicionamento e distribuição das cargas;
    • determinar potências do motor conforme tabelas;
    • obter autorização para local de pouso;
    • supervisionar serviços de manutenção e compra de componentes;
    • manter contato com órgãos de controle e outras aeronaves;
    • calcular quantidade de combustível;
    • comunicar-se por sinais;
    • taxiar aeronave;
    • orientar-se espacialmente;
    • decolar aeronave;
    • pesquisar pontos de abastecimento de combustível;
    • consultar publicações do depv (diretoria de eletrônica e proteção ao voo);
    • preencher comunicado de segurança;
    • reconfigurar performance da aeronave;
    • regular sistemas que compõem a aeronave;
    • usar equipamentos de proteção individual;
    • pescar (enganchar) faixa de propaganda;
    • aplicar regras de voo visual;
    • comunicar emergência aos órgãos de controle através de fonia ou códigos;
    • combater causas da emergência;
    • "efetuar ""check list"" de cada fase da operação (conferir lista já elaborada)";
    • comunicar ocorrências ao comandante ou à manutenção;
    • agendar manutenção preventiva, periódica e corretiva;
    • determinar velocidade e posição de;
    • seguir instruções dos órgãos de controle de tráfego aéreo;
    • expressar-se verbalmente;
    • acionar apoios de terra;
    • expressar-se em idioma estrangeiro (inglês);
    • operar subida;
    • proceder à partida e táxi;
    • conferir peso da carga;
    • controlar potências e velocidades de acordo com fases de voo;
    • alijar (liberar) faixa de propaganda;
    • consultar manuais da aeronave;
    • comunicar ao comandante as restrições operacionais da aeronave;
    • monitorar sistemas que compõem a aeronave;
    • administrar o estresse;
    • desativar sistemas previstos;
    • conferir tipos de cargas e embalagens a bordo;
    • conferir equipamentos de emergência e segurança;
    • realizar operações resgate e salvamento;
    • conferir artigos de comissariaria (alimentos, bebidas, lanternas, farmácia);
    • verificar existência e condições de local para pouso;
    • interpretar cartas e mapas;
    • treinar procedimentos de emergência em simulador de voo;
    • "monitorar altura e faixas de aplicação por ""gps"" (sistema global de posição) e ou bandeira";
    • analisar condições da pista (cumprimento, tipo de piso, altitude e temperatura);
    • obter autorização de voo;
    • demonstrar raciocínio lógico;
    • preparar notificação de voo;
    • demonstrar paciência;
    • "gerenciar procedimentos de emergência e anormalidade conforme ""check list""";
    • lançar paraquedistas;
    • realizar inspeção externa da aeronave;
    • checar sistemas operacionais da aeronave;
    • pousar aeronave;
    • identificar a anormalidade ou emergência;
    • trabalhar em equipe;
    • operar cruzeiro;
    • efetuar acrobacias;
    • acompanhar navegação e consumo de combustível;
    • ativar sistemas alternativos;
    • mostrar-se apto fisicamente;
    • conferir documentação da aeronave, manuais e pastas de navegação;
    • demonstrar autocontrole;
    • usar máscara de oxigênio (voo sem pressurização, acima de 10.000 pés);

    Cargos e salários CBO 3411-05 - Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo

    Salário Piloto Comercial (Exceto Linhas Aéreas)

    Piloto Comercial (Exceto Linhas Aéreas): Brasil

    • 576
    • Brasil
    • 5.082 - 13.419
    • 42h
    O profissional no cargo de Piloto Comercial (Exceto Linhas Aéreas) CBO 3411-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 5.082 e 13.419 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 576 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3411-05.
    Salário Piloto Comercial

    Piloto Comercial: Brasil

    • 576
    • Brasil
    • 5.082 - 13.419
    • 42h
    O profissional no cargo de Piloto Comercial CBO 3411-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 5.082 e 13.419 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 576 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3411-05.