CBO 3411-10 - Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 3411-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo que pertence ao grupo dos técnicos em navegação aérea, marítima e fluvial, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo CBO 3411-10 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3411-10

  • Técnicos de nível médio.
    • Técnicos de nível médio em serviços de transportes.
      • Técnicos em navegação aérea, marítima e fluvial.
        • Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo.

Descrição dos cargos da categoria Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo

Os Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo CBO 3411-10 operam aeronaves de pequeno porte para transporte de passageiros ou de cargas ou na realização de serviços especializados, tais como: pulverização agrícola, aerofotogrametria, propaganda aérea, lançamento de paraquedistas e outros, manejando sistemas gerais e comandos, aplicando regras de tráfego aéreo e procedimentos de segurança. Planejam as atividades de vôo, inspecionam aeronaves em terra, externa e internamente, contatam órgãos de controle e outras aeronaves, buscando informações diversas sobre meteorologia, tráfego aéreo, situações nos aeroportos, e preenchem documentação de bordo. Podem atuar em operações de combate a incêndio, salvamento, resgate e treinar alunos novos ou pilotos em aeronaves específicas.

Condições de trabalho

Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo atuam nas empresas de transporte aéreo, no interior de aeronaves, em horários irregulares. Os mecânicos de vôo são assalariados, com registro em carteira, as demais ocupações são exercidas por profissionais autônomos. Trabalham sujeitos a pressões e posições desconfortáveis, durante longos períodos. Às vezes com a exposição de material tóxico, radiação, ruído intenso e, também, lesão auricular, contaminação virótica e aceleração da gravidade.

Exigências do mercado de trabalho

Essas ocupações são exercidas por profissionais autônomos com habilitações específicas, nas áreas em que estiverem atuando. Requer- se formação de nível médio, acrescida de cursos profissionalizantes, com duração mínima de duzentas horas-aula como pilotos privados de helicóptero. Para seguir a carreira de piloto comercial, deverão fazer outro curso superior a duzentas horas-aula, ministrados em escolas de aviação. Após a conclusão dos cursos, os profissionais são habilitados pelo Departamento de Aviação Civil (DAC), que lhes concede licenças para atuar na área. Os pilotos podem assumir funções diferentes dentro da aeronave, como comandante ou co- piloto. Já os mecânicos de vôo devem ter formação técnica em mecânica, com especialização em aeronaves. São auxiliares dos comandantes e operam sistemas internos da aeronave, sob supervisão constante. Em aviões modernos, com controles automáticos, não há necessidade desses profissionais, sendo uma ocupação em extinção. Os pilotos agrícolas, normalmente, trabalham cinco meses no ano, a pulverização é uma atividade sazonal. Todos esses profissionais estão expostos à radiação, ruído intenso, sujeitos a lesão auricular, cataratas e contaminações viróticas.

Funções dos Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo CBO 3411-10

Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo devem:

  • interpretar regras de tráfego aéreo;
  • traçar plano operacional;
  • inspecionar aeronave e equipamentos;
  • operar aeronaves;
  • realizar serviços especializados;
  • demonstrar competências pessoais;
  • agir em situações de emergência e anormalidade;
  • comunicar-se;
  • trabalhar com segurança;
  • Atividades dos cargos CBO 3411-10

    Entre as principais atribuições dos Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo CBO 3411-10 estão as de:

    • decolar aeronave;
    • monitorar rota e altitude autorizadas;
    • calcular quantidade de combustível;
    • trabalhar em equipe;
    • conferir peso da carga;
    • preencher comunicado de segurança;
    • identificar a anormalidade ou emergência;
    • consultar manuais da aeronave;
    • comunicar ocorrências ao comandante ou à manutenção;
    • conferir documentação da aeronave, manuais e pastas de navegação;
    • agendar manutenção preventiva, periódica e corretiva;
    • realizar operações resgate e salvamento;
    • manejar guincho de içamento (carga externa);
    • preencher documentação de bordo;
    • adaptar-se à diversidade de culturas;
    • efetuar voo a baixa altura;
    • obter autorização para local de pouso;
    • expressar-se verbalmente;
    • lançar paraquedistas;
    • verificar existência e condições de local para pouso;
    • pousar aeronave;
    • verificar condições meteorológicas;
    • efetuar cheque de motores, sistemas e instrumentos antes da decolagem;
    • acompanhar navegação e consumo de combustível;
    • examinar amarração das cargas;
    • orientar-se espacialmente;
    • obter autorização de voo;
    • conferir artigos de comissariaria (alimentos, bebidas, lanternas, farmácia);
    • examinar combustível (quantidade, qualidade e tipo);
    • pesquisar pontos de abastecimento de combustível;
    • conferir tipos de cargas e embalagens a bordo;
    • comunicar-se por sinais;
    • demonstrar uso de equipamentos de emergência;
    • interpretar cartas e mapas;
    • monitorar sistemas que compõem a aeronave;
    • realizar voos de inspeção em linhas de alta tensão;
    • analisar dimensões do heliponto;
    • operar descida;
    • efetuar procedimentos de abandono;
    • alijar (soltar) carga e ou combustível;
    • manter contato com órgãos de controle e outras aeronaves;
    • determinar velocidade e posição de;
    • participar de treinamentos de segurança;
    • determinar peso máximo de decolagem e pouso;
    • checar sistemas operacionais da aeronave;
    • operar subida;
    • conferir execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra;
    • controlar potências e velocidades de acordo com fases de voo;
    • operar cruzeiro;
    • gerenciar procedimentos;
    • acionar apoios de terra;
    • manusear extintores de incêndio;
    • usar equipamentos de proteção individual;
    • expressar-se em idioma estrangeiro (inglês);
    • tomar decisões;
    • demonstrar autocontrole;
    • ativar sistemas alternativos;
    • providenciar adequação da aeronave ao tipo de serviço;
    • administrar o estresse;
    • realizar inspeção externa da aeronave;
    • verificar condições operacionais do destino e alternativas;
    • submeter-se à revalidação de exames de capacidade física, habilitação técnica e vacinas;
    • aplicar regras de voo visual;
    • consultar publicações do depv (diretoria de eletrônica e proteção ao voo);
    • ajustar potência do motor;
    • desligar motores;
    • preparar notificação de voo;
    • dar provas de coordenação motora para manuseio de painéis e outros comandos;
    • regular sistemas que compõem a aeronave;
    • conferir equipamentos de emergência e segurança;
    • combater incêndio;
    • examinar posicionamento e distribuição das cargas;
    • operar aproximação;
    • combater causas da emergência;
    • taxiar aeronave;
    • comunicar emergência aos órgãos de controle através de fonia ou códigos;
    • providenciar degelo na aeronave (operação inverno);
    • seguir instruções dos órgãos de controle de tráfego aéreo;
    • manusear garrafas de oxigênio portáteis;
    • "gerenciar procedimentos de emergência e anormalidade conforme ""check list""";
    • adaptar-se a diferentes climas e horários;
    • desativar sistemas previstos;
    • demonstrar raciocínio lógico;
    • comunicar ao comandante as restrições operacionais da aeronave;
    • proceder à partida e táxi;
    • aplicar regras de voo por instrumentos;
    • treinar procedimentos de emergência em simulador de voo;
    • planejar rota e nível de voo (altitude);
    • "efetuar ""check list"" de cada fase da operação (conferir lista já elaborada)";
    • demonstrar paciência;
    • demonstrar liderança;
    • conviver com diferenças;
    • supervisionar serviços de manutenção e compra de componentes;
    • efetuar voo pairado;
    • analisar condições da pista (cumprimento, tipo de piso, altitude e temperatura);
    • determinar potências do motor conforme tabelas;
    • reconfigurar performance da aeronave;
    • mostrar-se apto fisicamente;

    Cargos e salários CBO 3411-10 - Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo

    Salário Piloto Comercial de Helicóptero (Exceto Linhas Aéreas)

    Piloto Comercial de Helicóptero (Exceto Linhas Aéreas): Brasil

    • 172
    • Brasil
    • 4.338 - 10.111
    • 41h
    O profissional no cargo de Piloto Comercial de Helicóptero (Exceto Linhas Aéreas) CBO 3411-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.338 e 10.111 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 172 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3411-10.