CBO 3411-15 - Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 3411-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo que pertence ao grupo dos técnicos em navegação aérea, marítima e fluvial, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo CBO 3411-15 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3411-15

  • Técnicos de nível médio.
    • Técnicos de nível médio em serviços de transportes.
      • Técnicos em navegação aérea, marítima e fluvial.
        • Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo.

Descrição dos cargos da categoria Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo

Os Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo CBO 3411-15 operam aeronaves de pequeno porte para transporte de passageiros ou de cargas ou na realização de serviços especializados, tais como: pulverização agrícola, aerofotogrametria, propaganda aérea, lançamento de paraquedistas e outros, manejando sistemas gerais e comandos, aplicando regras de tráfego aéreo e procedimentos de segurança. Planejam as atividades de vôo, inspecionam aeronaves em terra, externa e internamente, contatam órgãos de controle e outras aeronaves, buscando informações diversas sobre meteorologia, tráfego aéreo, situações nos aeroportos, e preenchem documentação de bordo. Podem atuar em operações de combate a incêndio, salvamento, resgate e treinar alunos novos ou pilotos em aeronaves específicas.

Condições de trabalho

Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo atuam nas empresas de transporte aéreo, no interior de aeronaves, em horários irregulares. Os mecânicos de vôo são assalariados, com registro em carteira, as demais ocupações são exercidas por profissionais autônomos. Trabalham sujeitos a pressões e posições desconfortáveis, durante longos períodos. Às vezes com a exposição de material tóxico, radiação, ruído intenso e, também, lesão auricular, contaminação virótica e aceleração da gravidade.

Exigências do mercado de trabalho

Essas ocupações são exercidas por profissionais autônomos com habilitações específicas, nas áreas em que estiverem atuando. Requer- se formação de nível médio, acrescida de cursos profissionalizantes, com duração mínima de duzentas horas-aula como pilotos privados de helicóptero. Para seguir a carreira de piloto comercial, deverão fazer outro curso superior a duzentas horas-aula, ministrados em escolas de aviação. Após a conclusão dos cursos, os profissionais são habilitados pelo Departamento de Aviação Civil (DAC), que lhes concede licenças para atuar na área. Os pilotos podem assumir funções diferentes dentro da aeronave, como comandante ou co- piloto. Já os mecânicos de vôo devem ter formação técnica em mecânica, com especialização em aeronaves. São auxiliares dos comandantes e operam sistemas internos da aeronave, sob supervisão constante. Em aviões modernos, com controles automáticos, não há necessidade desses profissionais, sendo uma ocupação em extinção. Os pilotos agrícolas, normalmente, trabalham cinco meses no ano, a pulverização é uma atividade sazonal. Todos esses profissionais estão expostos à radiação, ruído intenso, sujeitos a lesão auricular, cataratas e contaminações viróticas.

Funções dos Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo CBO 3411-15

Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • operar aeronaves;
  • agir em situações de emergência e anormalidade;
  • interpretar regras de tráfego aéreo;
  • inspecionar aeronave e equipamentos;
  • comunicar-se;
  • trabalhar com segurança;
  • traçar plano operacional;
  • Atividades dos cargos CBO 3411-15

    Entre as principais atribuições dos Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo CBO 3411-15 estão as de:

    • consultar manuais da aeronave;
    • examinar combustível (quantidade, qualidade e tipo);
    • participar de treinamentos de segurança;
    • realizar inspeção externa da aeronave;
    • "gerenciar procedimentos de emergência e anormalidade conforme ""check list""";
    • identificar a anormalidade ou emergência;
    • verificar condições meteorológicas;
    • verificar condições operacionais do destino e alternativas;
    • desligar motores;
    • determinar velocidade e posição de;
    • combater causas da emergência;
    • demonstrar liderança;
    • examinar amarração das cargas;
    • comunicar-se por sinais;
    • administrar o estresse;
    • manusear garrafas de oxigênio portáteis;
    • verificar existência e condições de local para pouso;
    • adaptar-se à diversidade de culturas;
    • checar sistemas operacionais da aeronave;
    • treinar procedimentos de emergência em simulador de voo;
    • dar provas de coordenação motora para manuseio de painéis e outros comandos;
    • providenciar degelo na aeronave (operação inverno);
    • alijar (soltar) carga e ou combustível;
    • conferir artigos de comissariaria (alimentos, bebidas, lanternas, farmácia);
    • conviver com diferenças;
    • trabalhar em equipe;
    • examinar posicionamento e distribuição das cargas;
    • preencher comunicado de segurança;
    • demonstrar autocontrole;
    • efetuar cheque de motores, sistemas e instrumentos antes da decolagem;
    • demonstrar uso de equipamentos de emergência;
    • orientar-se espacialmente;
    • expressar-se verbalmente;
    • ajustar potência do motor;
    • conferir tipos de cargas e embalagens a bordo;
    • calcular quantidade de combustível;
    • comunicar emergência aos órgãos de controle através de fonia ou códigos;
    • determinar peso máximo de decolagem e pouso;
    • expressar-se em idioma estrangeiro (inglês);
    • determinar potências do motor conforme tabelas;
    • tomar decisões;
    • usar equipamentos de proteção individual;
    • mostrar-se apto fisicamente;
    • "efetuar ""check list"" de cada fase da operação (conferir lista já elaborada)";
    • comunicar ocorrências ao comandante ou à manutenção;
    • reconfigurar performance da aeronave;
    • comunicar ao comandante as restrições operacionais da aeronave;
    • demonstrar paciência;
    • ativar sistemas alternativos;
    • submeter-se à revalidação de exames de capacidade física, habilitação técnica e vacinas;
    • monitorar sistemas que compõem a aeronave;
    • conferir peso da carga;
    • demonstrar raciocínio lógico;
    • interpretar cartas e mapas;
    • conferir equipamentos de emergência e segurança;
    • controlar potências e velocidades de acordo com fases de voo;
    • manusear extintores de incêndio;
    • adaptar-se a diferentes climas e horários;
    • gerenciar procedimentos;
    • efetuar procedimentos de abandono;
    • preencher documentação de bordo;
    • conferir execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra;
    • analisar condições da pista (cumprimento, tipo de piso, altitude e temperatura);
    • acompanhar navegação e consumo de combustível;
    • regular sistemas que compõem a aeronave;
    • acionar apoios de terra;
    • desativar sistemas previstos;
    • consultar publicações do depv (diretoria de eletrônica e proteção ao voo);
    • conferir documentação da aeronave, manuais e pastas de navegação;
    • proceder à partida e táxi;

    Cargos e salários CBO 3411-15 - Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo

    Salário Mecânico de Voo

    Mecânico de Voo: Brasil

    • 89
    • Brasil
    • 3.461 - 7.912
    • 40h
    O profissional no cargo de Mecânico de Voo CBO 3411-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.461 e 7.912 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 89 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3411-15.