CBO 3411-15 - Mecânico de voo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos pilotos de aviação comercial, mecânicos de vôo e afins

O profissional no cargo de Mecânico de voo CBO 3411-15 atua como parte integrante da tripulação de voo, operando e controlando sistemas da aeronave, acompanhando navegação e consumo de combustível, regulando sistemas, ajustando potência do motor, entre outras atividades necessárias para manter a aeronave em boas condições de funcionamento Identifica ocorrências de emergência e anormalidade e toma medidas para eliminar suas causas.

Realiza preparação técnica da aeronave antes do voo, examinando funcionamento de motores, sistemas e instrumentos, e verificando quantidade, qualidade e tipo do combustível para abastecimento da aeronave Preenche documentação e relata ocorrências Cumpre RBAC-Regulamentos Brasileiros da Aviação Civil, normas reguladoras do espaço aéreo nacional e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 3411-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de pilotos de aviação comercial, mecânicos de vôo e afins que pertence ao grupo dos técnicos de nível médio em serviços de transportes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Mecânico de voo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Pilotos de aviação comercial, mecânicos de vôo e afins CBO 3411-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3411-15

  • Técnicos de nível médio.
    • Pilotos de aviação comercial, mecânicos de vôo e afins.
      • Técnicos de nível médio em serviços de transportes.

O que faz um Mecânico de voo

O Mecânico de voo CBO 3411-15 realiza preparação técnica da aeronave para o voo, examinando tipo, qualidade e quantidade de combustível para abastecimento, verificando funcionamento de equipamentos de comunicação, e determinando peso máximo de decolagem e pouso Verifica as condições da pista para pouso, analisando cumprimento, tipo de piso e altitude.

Observa condições meteorológicas.

Inspeciona aeronave e equipamentos antes do voo, examinando o funcionamento de motores, sistemas e instrumentos, conferindo equipamentos de emergência e segurança, e realizando inspeção externa da aeronave Verifica posicionamento e distribuição das cargas, examina sua amarração e confere seu peso.

Durante o voo, auxilia o comandante e assessora os demais membros da tripulação, operando e controlando os sistemas da aeronave Efetua checklist - com lista predefinida de itens - em cada fase do voo.

Ajusta potência do motor.

Acompanha navegação e consumo de combustível Controla potências e velocidades de acordo com fases do voo.

Regula sistemas que compõem a aeronave.

Comunica ao comandante as restrições operacionais da aeronave, as falhas técnicas de funcionamento de sistemas, e as medidas tomadas para solucionar os problemas Identifica casos de emergência e anormalidade e comunica sua ocorrência aos órgãos de controle Gerencia procedimentos de emergência e anormalidade conforme checklist.

Combate causas da emergência, desativando sistemas previstos, ativando sistemas alternativos, propondo o alijamento de carga e/ou combustível, e reconfigurando performance da aeronave Pode demonstrar uso de equipamentos de emergência Após o voo, preenche documentação sobre o desempenho dos sistemas e instrumentos da aeronave, registrando defeitos (panes), e relatando emergências.

Informa o consumo de combustível da aeronave Conserva ferramentas e instrumentos de trabalho limpos, organizados e acondicionados.

Submete-se à revalidação de exames de capacidade física e habilitação técnica Trabalha com segurança, usando equipamentos de proteção individual e manuseando extintores de incêndio e garrafas de oxigênio portáteis Pode providenciar degelo na aeronave, quando necessário.

Participa de treinamentos de segurança, praticando procedimentos de emergência em simulador de voo.

Funções do cargo

O funcionário CBO 3411-15 deve interpretar regras de tráfego aéreo, agir em situações de emergência e anormalidade, operar aeronaves, trabalhar com segurança, inspecionar aeronave e equipamentos, traçar plano operacional, demonstrar competências pessoais, comunicar-se.

Condições de trabalho dessas profissões

Pilotos de aviação comercial, mecânicos de vôo e afins atuam nas empresas de transporte aéreo, no interior de aeronaves, em horários irregulares. Os mecânicos de vôo são assalariados, com registro em carteira, as demais ocupações são exercidas por profissionais autônomos. Trabalham sujeitos a pressões e posições desconfortáveis, durante longos períodos. Às vezes com a exposição de material tóxico, radiação, ruído intenso e, também, lesão auricular, contaminação virótica e aceleração da gravidade.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3411-15

Essas ocupações são exercidas por profissionais autônomos com habilitações específicas, nas áreas em que estiverem atuando. Requer- se formação de nível médio, acrescida de cursos profissionalizantes, com duração mínima de duzentas horas-aula como pilotos privados de helicóptero. Para seguir a carreira de piloto comercial, deverão fazer outro curso superior a duzentas horas-aula, ministrados em escolas de aviação. Após a conclusão dos cursos, os profissionais são habilitados pelo Departamento de Aviação Civil (DAC), que lhes concede licenças para atuar na área. Os pilotos podem assumir funções diferentes dentro da aeronave, como comandante ou co- piloto. Já os mecânicos de vôo devem ter formação técnica em mecânica, com especialização em aeronaves. São auxiliares dos comandantes e operam sistemas internos da aeronave, sob supervisão constante. Em aviões modernos, com controles automáticos, não há necessidade desses profissionais, sendo uma ocupação em extinção. Os pilotos agrícolas, normalmente, trabalham cinco meses no ano, a pulverização é uma atividade sazonal. Todos esses profissionais estão expostos à radiação, ruído intenso, sujeitos a lesão auricular, cataratas e contaminações viróticas.

Atividades exercidas por um Mecânico de voo CBO 3411-15

Um Mecânico de voo (ou sinônimo) deve examinar combustível - quantidade, qualidade e tipo, analisar condições da pista - cumprimento, tipo de piso, altitude e temperatura, checar sistemas operacionais da aeronave, conferir execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra, demonstrar autocontrole, verificar existência e condições de local para pouso, conferir tipos de cargas e embalagens a bordo, interpretar cartas e mapas, demonstrar raciocínio lógico, demonstrar liderança, calcular quantidade de combustível, conferir documentação da aeronave, manuais e pastas de navegação, controlar potências e velocidades de acordo com fases de vôo, conferir peso da carga, consultar manuais da aeronave, expressar-se verbalmente, monitorar sistemas que compõem a aeronave, usar equipamentos de proteção individual, providenciar degelo na aeronave - operação inverno, acionar apoios de terra, administrar o estresse, examinar posicionamento e distribuição das cargas, comunicar-se por sinais, determinar potências do motor conforme tabelas, acompanhar navegação e consumo de combustível, submeter-se a revalidação de exames de capacidade física, habilitação técnica e vacinas, verificar condições operacionais do destino e alternativas, demonstrar uso de equipamentos de emergência, demonstrar paciência, efetuar check list de cada fase da operação - conferir lista já elaborada, participar de treinamentos de segurança, adaptar-se a diferentes climas e horários, realizar inspeção externa da aeronave, expressar-se em idioma estrangeiro - inglês, efetuar procedimentos de abandono, preencher comunicado de segurança, conviver com diferenças, mostrar-se apto fisicamente, examinar amarração das cargas, consultar publicações do depv - diretoria de eletrônica e proteção ao vôo, efetuar cheque de motores, sistemas e instrumentos antes da decolagem, conferir artigos de comissariaria - alimentos, bebidas, lanternas, farmácia, gerenciar procedimentos de emergência e anormalidade conforme check list, tomar decisões, ativar sistemas alternativos, determinar velocidade e posição de, manusear extintores de incêndio, trabalhar em equipe, comunicar ocorrências ao comandante ou a manutenção, combater causas da emergência, proceder a partida e táxi, desativar sistemas previstos, ajustar potência do motor, adaptar-se a diversidade de culturas, comunicar ao comandante as restrições operacionais da aeronave, determinar peso máximo de decolagem e pouso, reconfigurar performance da aeronave, preencher documentação de bordo, desligar motores, identificar a anormalidade ou emergência, manusear garrafas de oxigênio portáteis, dar provas de coordenação motora para manuseio de painéis e outros comandos, comunicar emergência aos órgãos de controle através de fonia ou códigos, regular sistemas que compõem a aeronave, conferir equipamentos de emergência e segurança, orientar-se espacialmente, verificar condições meteorológicas, alijar - soltar carga e ou combustível, gerenciar procedimentos, treinar procedimentos de emergência em simulador de vôo.

Cargos e salários CBO 3411-15 - Pilotos de aviação comercial, mecânicos de vôo e afins

Salário Mecânico de Voo

Mecânico de Voo: Brasil

O profissional no cargo de Mecânico de Voo CBO 3411-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.915 e 6.745 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 23 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3411-15.