CBO 3311-05 - Professores de nível médio na educação infantil - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 3311-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio na educação infantil que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Professor de nível médio na educação infantil organiza e realiza, em creches e pré-escolas, atividades educativas de desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil.
Atua de acordo com a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3311-05
- Técnicos de nível médio.
- Professores de nível médio na educação infantil.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Professor de nível médio na educação infantil
O Professor de nível médio na educação infantil (ou similar) planeja o roteiro de aulas, seleciona recursos didáticos, define estratégias de ensino e indica os instrumentos de acompanhamento e registro utilizados para avaliação do desenvolvimento das crianças Prepara e organiza brincadeiras, atividades artísticas e outras ações de ensino, promovendo a criatividade, a curiosidade e a aquisição de conhecimentos do mundo, de espaços, do meio ambiente, dos objetos ao redor e de elementos culturais.
Orienta a construção do conhecimento, incentivando a comunicação interpessoal e apresentando as regras de convivência social e escolar.
Cuida dos alunos quanto à higiene, à alimentação e aos momentos de sono e de descanso Acompanha os alunos em atividades extracurriculares.
Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil, orientando-o sobre como cuidar, monitorar e orientar crianças Trabalha em cooperação com a comunidade escolar, com o entorno e com pais, familiares e responsáveis pelos alunos, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
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Funções
O funcionário CBO 3311-05 deve ensinar alunos, cuidar dos alunos, orientar a construção do conhecimento, organizar o trabalho, comunicar-se, elaborar projetos pedagógicos, planejar ações didáticas, demonstrar competências pessoais, preparar material pedagógico, avaliar desempenho dos alunos.
Atividades exercidas por um Professor de nível médio na educação infantil CBO 3311-05
Um Professor de nível médio na educação infantil (ou sinônimo) deve supervisionar recreio, estabelecer vínculos, registrar observações, brincar com os alunos, desenvolver capacidades intelectuais, apresentar regras da escola, alimentar os alunos, explicar atividades propostas, reestruturar estratégias, supervisionar entrada e saída dos alunos, especificar materiais de ensino-aprendizagem, organizar espaços em geral, selecionar eventos e atividades extracurriculares, demonstrar capacidade de observação, demonstrar autocontrole, comentar filmes, observar a socialização, definir técnica de trabalho - estratégias, investigar interesse do aluno, demonstrar afetividade, orientar atividades de desenho, discutir resultados dos projetos, debater projeto com direção e coordenação, desenvolver capacidades emocionais, ler textos, observar o raciocínio lógico, trabalhar em equipe, demonstrar senso de organização, ensinar culinária, construir regras com os alunos, demonstrar versatilidade, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, auto-avaliar-se, desenvolver atividades com informática, elaborar estórias com alunos, organizar eventos na escola, confeccionar material pedagógico, discutir plano de aula com coordenação e direção, modelar massas e argila, administrar biblioteca circulante, demonstrar paciência, orientar atividades com jogos e brinquedos, trocar roupa de cama, participar da associação de pais e mestres, reciclar material, acompanhar alunos em cursos extraclasses, servir como referencial de conduta, conversar com alunos - roda da conversa, orientar higiene pessoal, definir métodos de avaliação, avaliar atividades dos alunos, corrigir atividades, participar de conselhos, observar estado geral dos alunos - higiene, saúde etc., prencher agenda, observar a linguagem, cantar músicas, criar jogos e brincadeiras, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, encaminhar alunos para outros profissionais, convocar pais e responsáveis, reunir-se com pais e responsáveis, visitar locais para eventos extracurriculares, supervisionar refeições, organizar eventos extracurriculares, desenhar, orientar atividades artísticas, planejar o roteiro de aula, interagir com a comunidade, pesquisar materiais e recursos disponíveis, desenvolver atividades artísticas, contar estórias, escrever letras e números, selecionar material didático, pintar, participar da definição do horário, determinar parâmetros do projeto, organizar espaço para momento do sono e descanso, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, servir alimentação aos alunos, elaborar cronograma, utilizar sucata, recortar materiais, preencher fichas de avaliação, organizar pastas de atividades dos alunos, organizar material pedagógico, elaborar relatórios, supervisionar momento do sono e descanso, desenvolver capacidades motoras, limpar sala de aula e mobiliário, limpar material, trocar roupa dos alunos, preencher diário de classe, demonstrar sensibilidade, participar da elaboração de calendário escolar, participar de reuniões com demais profissionais da escola, reunir-se com a coordenação e a direção, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, mostrar filmes, atualizar-se, solicitar material pedagógico, dar banho nos alunos, analisar necessidades do aluno e da comunidade, demonstrar criatividade, dramatizar estórias e músicas, contornar situações adversas, criar espaço para brincadeiras, trocar fralda dos alunos, organizar sala de aula, observar o desenvolvimento motor, colar materiais, definir objetivos da ação didática, participar de eventos de qualificação profissional, comprar material pedagógico, conferir cadastro dos alunos, definir atividades pedagógicas, orientar manuseio de materiais - tesoura, lápis etc., identificar material pedagógico, apresentar projeto aos alunos.