CBO 3311-05 - Professores de nível médio na educação infantil - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 3311-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio na educação infantil que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3311-05
- Técnicos de nível médio.
- Professores de nível médio na educação infantil.
- Professores leigos e de nível médio.
Funções
demonstrar competências pessoais, orientar a construção do conhecimento, ensinar alunos, comunicar-se, planejar ações didáticas, cuidar dos alunos, organizar o trabalho, avaliar desempenho dos alunos, elaborar projetos pedagógicos, preparar material pedagógico.
Atividades
criar espaço para brincadeiras, demonstrar autocontrole, selecionar material didático, desenvolver atividades com informática, investigar interesse do aluno, observar a linguagem, orientar higiene pessoal, comentar filmes, desenvolver capacidades emocionais, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, orientar manuseio de materiais - tesoura, lápis etc., elaborar estórias com alunos, visitar locais para eventos extracurriculares, organizar espaço para momento do sono e descanso, participar de eventos de qualificação profissional, analisar necessidades do aluno e da comunidade, observar o raciocínio lógico, apresentar regras da escola, contar estórias, reestruturar estratégias, reciclar material, participar da associação de pais e mestres, planejar o roteiro de aula, participar de conselhos, demonstrar afetividade, observar estado geral dos alunos - higiene, saúde etc., dramatizar estórias e músicas, preencher diário de classe, trocar fralda dos alunos, discutir plano de aula com coordenação e direção, organizar sala de aula, prencher agenda, trocar roupa dos alunos, participar da definição do horário, selecionar eventos e atividades extracurriculares, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, escrever letras e números, reunir-se com a coordenação e a direção, atualizar-se, colar materiais, preencher fichas de avaliação, definir objetivos da ação didática, corrigir atividades, definir técnica de trabalho - estratégias, confeccionar material pedagógico, avaliar atividades dos alunos, criar jogos e brincadeiras, supervisionar refeições, trocar roupa de cama, comprar material pedagógico, observar o desenvolvimento motor, supervisionar momento do sono e descanso, estabelecer vínculos, especificar materiais de ensino-aprendizagem, demonstrar sensibilidade, ensinar culinária, limpar material, auto-avaliar-se, orientar atividades com jogos e brinquedos, orientar atividades de desenho, organizar eventos extracurriculares, servir alimentação aos alunos, participar da elaboração de calendário escolar, supervisionar entrada e saída dos alunos, determinar parâmetros do projeto, construir regras com os alunos, alimentar os alunos, desenvolver capacidades intelectuais, discutir resultados dos projetos, conversar com alunos - roda da conversa, interagir com a comunidade, demonstrar versatilidade, registrar observações, administrar biblioteca circulante, servir como referencial de conduta, contornar situações adversas, definir métodos de avaliação, utilizar sucata, elaborar cronograma, pintar, dar banho nos alunos, explicar atividades propostas, desenhar, trabalhar em equipe, desenvolver atividades artísticas, orientar atividades artísticas, cantar músicas, organizar pastas de atividades dos alunos, debater projeto com direção e coordenação, pesquisar materiais e recursos disponíveis, convocar pais e responsáveis, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, elaborar relatórios, organizar espaços em geral, demonstrar criatividade, identificar material pedagógico, demonstrar senso de organização, brincar com os alunos, demonstrar capacidade de observação, supervisionar recreio, participar de reuniões com demais profissionais da escola, conferir cadastro dos alunos, mostrar filmes, apresentar projeto aos alunos, ler textos, acompanhar alunos em cursos extraclasses, modelar massas e argila, desenvolver capacidades motoras, limpar sala de aula e mobiliário, organizar material pedagógico, observar a socialização, encaminhar alunos para outros profissionais, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, solicitar material pedagógico, recortar materiais, definir atividades pedagógicas, organizar eventos na escola, demonstrar paciência, reunir-se com pais e responsáveis.