CBO 3222-20 - Técnico de enfermagem psiquiátrica
Entenda o que fazem os técnicos e auxiliares de enfermagem no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Técnico de enfermagem psiquiátrica e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Técnico de enfermagem psiquiátrica
O Técnico de Enfermagem Psiquiátrica presta serviços de enfermagem a indivíduos ou grupos sociais com distúrbio mental ou emocional, sob orientação de profissional de saúde de nível superior. Atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação psicossocial. Monitora o bem-estar físico e emocional dos pacientes. Segue protocolos, normas regulamentadoras de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de proteção do meio ambiente.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 3222-20
Ajuda pacientes a realizar tarefas, como tomar banho ou manter limpas as camas, roupas ou áreas de estar.
Age na prevenção de tentativas de suicídio e situações de risco, limitando o espaço de circulação do paciente e demarcando limites de comportamento.
Administra medicamentos orais ou injeções hipodérmicas, seguindo as prescrições médicas e procedimentos hospitalares.
Protege pacientes durante crises, por meios verbais ou físicos, quando necessários.
Estimula o paciente na expressão de sentimentos e o conduz para atividades sociais e terapêuticas.
Observa e influencia o comportamento dos pacientes, dialogando, interagindo, ensinando e aconselhando.
Incentiva o paciente a desenvolver habilidades de trabalho e a participar de atividades sociais, recreativas ou outras atividades terapêuticas que aprimorem as habilidades interpessoais e estimulem as relações sociais.
Colabora na equipe de enfermeiros, médicos, psicólogos ou terapeutas de reabilitação no cuidado e tratamento dos pacientes, visando desinstitucionalizar os pacientes internados para o retorno ao convívio comunitário.
Requisita medicamentos do dispensário e mantém registros de acordo com os procedimentos especificados.
Pode participar da preparação de novos funcionários sobre procedimentos a serem seguidos com pacientes psiquiátricos.
Pode entrar em contato com os parentes dos pacientes para organizar reuniões familiares.
Pode supervisionar auxiliares de enfermagem em psiquiatria.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA MÉDICA | 4 | 4 | 3 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA | ANATOMIA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA | BIOLOGIA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | BIOLOGIA MOLECULAR | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | IMUNOLOGIA | IMUNOLOGIA CELULAR | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MICROBIOLOGIA | MICROBIOLOGIA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | PARASITOLOGIA | PARASITOLOGIA GERAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO | 4 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 4 | 4 | 3 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | PRIMEIROS SOCORROS | 4 | 4 | 4 |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | AÇÕES CURATIVAS | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | AÇÕES EMERGENCIAIS E DE URGÊNCIA | 3 | 2 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | AÇÕES PREVENTIVAS | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | CUIDADOS PALIATIVOS | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | BIOSSEGURANÇA | BOAS PRÁTICAS NA ÁREA DE SAÚDE | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | BIOSSEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOSSEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA | 4 | 3 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | BIOSSEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOSSEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - NORMAS REGULAMENTADORAS DE BIOSSEGURANÇA | 4 | 3 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | ENFERMAGEM | ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM AMBIENTES ESPECIALIZADOS | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | ENFERMAGEM | ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM PACIENTE CRÍTICO | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | ENFERMAGEM | CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR | 1 | 1 | 1 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | ENFERMAGEM | FUNDAMENTOS DA FARMACOLOGIA APLICADOS À ENFERMAGEM | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | ENFERMAGEM | MEDIDAS DE HIGIENE E ASSEPSIA | 3 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | ENFERMAGEM | SUPORTE BÁSICO À VIDA | 3 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | ENFERMAGEM | OUTROS CONHECIMENTOS DE ENFERMAGEM (ESPECIFICAR:...) - ARTE E PSIQUIATRIA NO TRABALHO DE NÍSIA DA SILVEIRA | 2 | 2 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | ENFERMAGEM | OUTROS CONHECIMENTOS DE ENFERMAGEM (ESPECIFICAR:...) - CONTENÇÃO E RESTRIÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | ENFERMAGEM | OUTROS CONHECIMENTOS DE ENFERMAGEM (ESPECIFICAR:...) - EPIDEMIOLOGIA DOS TRANSTORNOS MENTAIS | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | ENFERMAGEM | OUTROS CONHECIMENTOS DE ENFERMAGEM (ESPECIFICAR:...) - FUNÇÕES PSÍQUICAS | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | ENFERMAGEM | OUTROS CONHECIMENTOS DE ENFERMAGEM (ESPECIFICAR:...) - POLÍTICAS RELATIVAS A SAÚDE MENTAL | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | ENFERMAGEM | OUTROS CONHECIMENTOS DE ENFERMAGEM (ESPECIFICAR:...) - REFORMA PSIQUIÁTRICA | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | ENFERMAGEM | OUTROS CONHECIMENTOS DE ENFERMAGEM (ESPECIFICAR:...) - SOFRIMENTO PSÍQUICO | 3 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | ENFERMAGEM | OUTROS CONHECIMENTOS DE ENFERMAGEM (ESPECIFICAR:...) - TRANSTORNOS MENTAIS | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SERVIÇOS FARMACÊUTICOS | ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS | 4 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SERVIÇOS FARMACÊUTICOS | USO CORRETO E CONSERVAÇÃO DOS MEDICAMENTOS | 3 | 2 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SERVIÇOS FARMACÊUTICOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE SERVIÇOS FARMACÊUTICOS (ESPECIFICAR:...) - PSICOFÁRMACOS | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NORMAS REGULAMENTADORAS NOS SERVIÇOS DE SAÚDE E BEM-ESTAR | NORMAS REGULAMENTADORAS | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NORMAS REGULAMENTADORAS NOS SERVIÇOS DE SAÚDE E BEM-ESTAR | PROTOCOLOS DE TRABALHO EM SAÚDE | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NORMAS REGULAMENTADORAS NOS SERVIÇOS DE SAÚDE E BEM-ESTAR | OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS REGULAMENTADORAS NOS SERVIÇOS DE SAÚDE E BEM-ESTAR (ESPECIFICAR:...) - POLÍTICAS NACIONAIS DE SAÚDE MENTAL | 3 | 3 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NUTRIÇÃO E DIETÉTICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA (ESPECIFICAR:...) - DIETAS POR DIFERENTES SONDAS-GASTROSTOMIA E NASOENTERAL | 4 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | QUALIDADE DE VIDA | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUALIDADE DE VIDA (ESPECIFICAR:...) - REDE DE ATENÇÃO EM SAÚDE MENTAL | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SAÚDE COLETIVA | REGISTROS E INFORMAÇÕES EM SAÚDE | 2 | 2 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SAÚDE COLETIVA | SAÚDE PÚBLICA | 2 | 2 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SAÚDE COLETIVA | SERVIÇOS DE VACINAÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SAÚDE COLETIVA | SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - ESTRUTURA, PRINCÍPIOS E COMO FUNCIONA | 4 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | TECNOLOGIA NA ÁREA DE SAÚDE E BEM-ESTAR | TECNOLOGIA NA ÁREA DE SAÚDE | 3 | 2 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA ÁREA DE SAÚDE E BEM-ESTAR | INOVAÇÃO NA ÁREA DE SAÚDE | 3 | 2 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA ÁREA DE SAÚDE E BEM-ESTAR | TENDÊNCIAS DA ÁREA DE SAÚDE | 3 | 2 | 2 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 4 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 2 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 4 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 3 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 3 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DE TRONCO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DINÂMICA | 2 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | VIGOR (ESTAMINA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 4 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA NA EXECUÇÃO DAS TAREFAS QUE LHE FORAM ATRIBUÍDAS | 4 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS QUE EXECUTAM TRABALHO ROTINEIRO | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES | 3 |
Condições de Trabalho
Técnicos e auxiliares de enfermagem trabalham em hospitais, clínicas, serviços sociais, ou ainda em domicílios. São assalariados, com carteira assinada, ou trabalham por conta própria, prestando serviços temporários em clínicas ou em residências. Organizam-se em equipe, atuando com supervisão permanente de enfermeiro ou outro membro de equipe de saúde, de nível superior. Trabalham em ambientes fechados e com revezamentos de turnos, ou confinados em embarcação, no caso do auxiliar de saúde (navegação marítima). Exceção feita aos profissionais que atuam na saúde da família, que de acordo com portaria específica, cumprem jornada de oito horas diárias. É comum trabalharem sob pressão, levando à situação de estresse. Em algumas atividades, podem ser expostos à contaminação biológica, material tóxico e à radiação.
Exigências do mercado de trabalho
O ingresso nas ocupações técnicas requer certificação de competências ou curso técnico em enfermagem (nível médio). Para os auxiliares de enfermagem requer-se ensino fundamental e cursos de qualificação profissional com o mínimo de quatrocentas horas-aula, podendo chegar a mil e quinhentas. A possibilidade de continuar a qualificação dependerá da conclusão do ensino médio. Atualmente, há cursos técnicos em enfermagem, organizados modularmente, com saídas intermediárias para qualificação de auxiliares de enfermagem. O requisito de entrada desses cursos é o ensino médio completo, tendo como filosofia a educação continuada, que possibilita ao auxiliar atingir o nível técnico, ao completar novos módulos de formação profissionalizante.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Comunicar-se;
- Trabalhar com biossegurança e segurança;
- Realizar instrumentação cirúrgica;
- Promover saúde mental;
- Efetuar procedimentos de admissão de paciente;
- Demonstrar competências pessoais;
- Organizar ambiente de trabalho;
- Administrar medicação prescrita;
- Prestar assistência ao paciente;
- Auxiliar equipe técnica em procedimentos específicos;
- Dar continuidade aos plantões;
- Conter paciente no leito;
- Elaborar relatório sobre paciente;
- Aspirar cânula oro-traqueal e de traqueostomia;
- Verificar peso corporal, altura e/ou circunferência abdominal de paciente;
- Ajudar paciente a alimentar-se;
- Mudar decúbito no leito;
- Recomendar abstenção de decisões durante surto mental;
- Encaminhar material para exames;
- Demarcar limites de comportamento;
- Estimular paciente na expressão de sentimentos;
- Demonstrar empatia;
- Calcular dosagem de medicamentos;
- Instalar alimentação induzida;
- Orientar familiares, paciente e comunidade;
- Demonstrar capacidade de efetuar atendimento humanizado;
- Demonstrar paciência;
- Colocar grades laterais no leito;
- Acionar equipe de segurança;
- Introduzir cateter naso-gástrico e vesical;
- Remover o paciente;
- Precaver-se contra efeitos adversos dos produtos;
- Averiguar paciente e pertences - drogas, álcool etc.;
- Descartar material contaminado;
- Monitorar evolução de paciente;
- Verificar via de administração;
- Arrolar pertences de paciente;
- Aplicar bolsa de gelo e calor úmido e seco;
- Prevenir tentativas de suicídio e situações de risco;
- Vistoriar cada paciente;
- Arrumar camas;
- Orientar família sobre doença mental;
- Preparar medicação prescrita;
- Chamar médico nas intercorrências;
- Implementar atividades terapêuticas prescritas;
- Aplicar clister - lavagem intestinal;
- Apresentar-se situando paciente no ambiente;
- Higienizar paciente;
- Lavar mãos antes e após cada procedimento;
- Comunicar ao médico efeitos adversos dos medicamentos;
- Fiscalizar validade de materiais e medicamentos;
- Cuidar de corpo após morte;
- Efetuar tricotomia;
- Aprontar paciente para exame e cirurgia;
- Administrar em separado medicamentos incompatíveis;
- Massagear paciente;
- Demonstrar compreensão;
- Controlar sinais vitais;
- Acompanhar paciente na ingestão de medicamento;
- Marcar tipo de contaminação do hamper e lixo;
- Demonstrar capacidade de administrar confiltos;
- Proteger paciente durante crises;
- Transportar roupas e materiais para expurgo;
- Conduzir paciente a atividades sociais;
- Trocar curativos;
- Resolver pendências - medicamentos, curativos, exames, encaminhamentos, jejum, entre outras;
- Organizar medicamentos e materiais de uso de paciente e de posto de enfermagem;
- Incentivar a participação coletiva nos trabalhos sociais;
- Fornecer roupa;
- Oferecer comadre e papagaio;
- Arrumar rouparia;
- Demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
- Desinfectar aparelhos e materiais;
- Participar de discussão de casos;
- Estimular a função vésico-intestinal;
- Disponibilizar pertences pessoais para paciente - preservação da identidade;
- Coletar material para exames;
- Identificar medicação a ser administrada - leito, nome e registro do paciente;
- Auxiliar em reanimação de paciente;
- Limitar espaço de circulação do paciente;
- Verificar resultado e validade da esterilização;
- Providenciar limpeza concorrente e terminal;
- Demonstrar coordenação motora fina;
- Etiquetar pertences de paciente;
- Etiquetar prescrição médica - leito, nome e registro do paciente;
- Vacinar-se;
- Participar em campanhas de saúde pública;
- Registrar informações em prontuário - ingesta, administração de medicamentos, intercorrências e procedimentos realizados;
- Puncionar acesso venoso;
- Preparar paciente para medicação;
- Estimular paciente - movimentos ativos e passivos;
- Acompanhar tempo de administração de soro e medicação;
- Conferir quantidade e funcionalidade de material e equipamento;
- Trocar informações técnicas;
- Demonstrar capacidade de saber ouvir;
- Demonstrar capacidade de observação;
- Acondicionar perfurocortante para descarte;
- Usar equipamento de proteção individual - epi;
- Conferir quantidade de psicotrópicos;
- Demonstrar capacidade de persuasão;
- Controlar balanço hídrico;
- Cumprir diretrizes, princípios e estrutura organizacional do sistema único de saúde;
- Seguir protocolo em caso de contaminação ou acidente;
- Proteger proeminências ósseas;
- Verificar medicamentos recebidos;
- Auxiliar equipe em procedimentos invasivos;
- Demonstrar capacidade de atenção;
- Providenciar material de consumo;
- Proceder a inaloterapia;
- Inspecionar carrinho de parada cárdio-respiratória - pcr;
- Executar antissepsia;
Profissões da Família Ocupacional
- Instrumentador Cirúrgico
- Técnico de Enfermagem
- Auxiliar de Enfermagem
- Técnico de Enfermagem do Trabalho
- Técnico em Hemodiálise
- Auxiliar de Enfermagem da Estratégia de Saúde da Família
- Auxiliar de Saúde Marítimo
- Auxiliar de Saúde (Navegação Marítima)
- Técnico de Enfermagem da Estratégia de Saúde da Família
- Auxiliar de Oftalmologia
Divisões de categorias profissionais do CBO 3222-20
CBO 3222-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnico de enfermagem psiquiátrica que pertence ao grupo dos técnicos e auxiliares de enfermagem, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Técnicos de nível médio
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- Técnicos de nível médio das ciências biológicas, bioquímicas, da saúde
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- Técnicos da ciência da saúde humana
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- Técnicos e auxiliares de enfermagem
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