CBO 3222-50 - Auxiliar de enfermagem da estratégia de saúde da família
Entenda o que fazem os técnicos e auxiliares de enfermagem no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Auxiliar de enfermagem da estratégia de saúde da família e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Auxiliar de enfermagem da estratégia de saúde da família
Auxilia na prestação de assistência básica a indivíduos e a grupos sociais, atuando na promoção, prevenção, manutenção, recuperação e reabilitação dos processos saúde-doença em todo o ciclo vital, sob orientação de profissional de nível superior da área de saúde. Participa de equipe multidisciplinar da estratégia de saúde da família. Segue protocolos e normas de biossegurança, normas de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente.Funções Detalhadas
Participa das atividades de assistência básica em sua área de atuação, realizando procedimentos de auxiliar de enfermagem na unidade de saúde familiar e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários (escolas, associações, entre outros).
Auxilia na prestação de assistência ao paciente, providenciando sua higienização, mensurando seu peso e sua altura, trocando seus curativos, monitorando sua evolução, entre outros procedimentos.
Acolhe as pessoas da comunidade local, escutando suas queixas e as encaminhado para avaliação de enfermeiro ou para consulta médica.
Auxilia na instrução da família sobre cuidados maternos e infantis, sobre prevenção de doenças, sobre cuidado e reabilitação de paciente e sobre outros assuntos relacionados à saúde e ao bem-estar individual e comunitário.
Participa de campanhas de educação sanitária e de vacinação.
Auxilia na busca ativa e na notificação de doenças e agravos.
Auxilia na organização do ambiente de trabalho, providenciando material de consumo, controlando e fiscalizando validade de medicamentos.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 3 | 3 | 2 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA | ANATOMIA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | BIOLOGIA MOLECULAR | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | IMUNOLOGIA | IMUNOLOGIA CELULAR | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MICROBIOLOGIA | MICROBIOLOGIA APLICADA | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | PARASITOLOGIA | PARASITOLOGIA GERAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO | 3 | 3 | 3 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO (ESPECIFICAR:...) - POLÍTICAS NACIONAIS DE SAÚDE | 3 | 3 | 3 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | PRIMEIROS SOCORROS | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | AÇÕES CURATIVAS | 3 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | AÇÕES EMERGENCIAIS E DE URGÊNCIA | 2 | 2 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | AÇÕES PREVENTIVAS | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | CUIDADOS PALIATIVOS | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - VISÃO SISTÊMICA DA SAÚDE | 2 | 2 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | BIOSSEGURANÇA | BOAS PRÁTICAS NA ÁREA DE SAÚDE | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | BIOSSEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOSSEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | BIOSSEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOSSEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - NORMAS REGULAMENTADORAS DE BIOSSEGURANÇA | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | ENFERMAGEM | ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM AMBIENTES ESPECIALIZADOS | 3 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | ENFERMAGEM | CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR | 2 | 2 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | ENFERMAGEM | ENFERMAGEM NEONATOLÓGICA | 3 | 3 | 1 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | ENFERMAGEM | ENFERMAGEM OBSTÉTRICA | 3 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | ENFERMAGEM | MEDIDAS DE HIGIENE E ASSEPSIA | 5 | 5 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | ENFERMAGEM | SUPORTE BÁSICO À VIDA | 2 | 2 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | ENFERMAGEM | OUTROS CONHECIMENTOS DE ENFERMAGEM (ESPECIFICAR:...) - ACESSO VENOSO PERIFÉRICOS E CENTRAIS | 2 | 2 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | ENFERMAGEM | OUTROS CONHECIMENTOS DE ENFERMAGEM (ESPECIFICAR:...) - DOCUMENTOS TÉCNICOS: PRONTUÁRIOS, PRESCRIÇÃO, EXAMES, PLANOS DE CUIDADO E RELATÓRIOS DE ALTA | 2 | 2 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SERVIÇOS FARMACÊUTICOS | ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS | 4 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SERVIÇOS FARMACÊUTICOS | USO CORRETO E CONSERVAÇÃO DOS MEDICAMENTOS | 2 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NORMAS REGULAMENTADORAS NOS SERVIÇOS DE SAÚDE E BEM-ESTAR | NORMAS REGULAMENTADORAS | 2 | 2 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NORMAS REGULAMENTADORAS NOS SERVIÇOS DE SAÚDE E BEM-ESTAR | PROTOCOLOS DE TRABALHO EM SAÚDE | 2 | 2 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NUTRIÇÃO E DIETÉTICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA (ESPECIFICAR:...) - DIETAS POR DIFERENTES SONDAS-GASTROSTOMIA E NASOENTRERAL | 3 | 2 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SAÚDE COLETIVA | EPIDEMIOLOGIA | 2 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SAÚDE COLETIVA | SAÚDE PÚBLICA | 2 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SAÚDE COLETIVA | SERVIÇOS DE VACINAÇÃO | 3 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SAÚDE COLETIVA | SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - ESTRUTURA, PRINCÍPIOS E COMO FUNCIONA | 3 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SAÚDE COLETIVA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE COLETIVA (ESPECIFICAR:...) - NÍVEIS DE ATENÇÃO À SAÚDE NO BRASIL | 3 | 2 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SAÚDE COLETIVA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE COLETIVA (ESPECIFICAR:...) - PROMOÇÃO DA SAÚDE | 3 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SAÚDE COLETIVA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE COLETIVA (ESPECIFICAR:...) - SAÚDE DE GRUPOS | 3 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | TECNOLOGIA NA ÁREA DE SAÚDE E BEM-ESTAR | TECNOLOGIA NA ÁREA DE SAÚDE | 2 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA ÁREA DE SAÚDE E BEM-ESTAR | INOVAÇÃO NA ÁREA DE SAÚDE | 2 | 2 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA ÁREA DE SAÚDE E BEM-ESTAR | TENDÊNCIAS DA ÁREA DE SAÚDE | 2 | 2 | 2 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 4 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 2 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 3 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 2 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 3 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 3 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DE TRONCO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DINÂMICA | 2 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | VIGOR (ESTAMINA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 4 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA | TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA | 3 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO | 2 |
Condições de Trabalho
Trabalham em hospitais, clínicas, serviços sociais, ou ainda em domicílios. São assalariados, com carteira assinada, ou trabalham por conta própria, prestando serviços temporários em clínicas ou em residências. Organizam-se em equipe, atuando com supervisão permanente de enfermeiro ou outro membro de equipe de saúde, de nível superior. Trabalham em ambientes fechados e com revezamentos de turnos, ou confinados em embarcação, no caso do auxiliar de saúde (navegação marítima). Exceção feita aos profissionais que atuam na saúde da família, que de acordo com portaria específica, cumprem jornada de oito horas diárias. É comum trabalharem sob pressão, levando à situação de estresse. Em algumas atividades, podem ser expostos à contaminação biológica, material tóxico e à radiação.Exigências do mercado de trabalho
O ingresso nas ocupações técnicas requer certificação de competências ou curso técnico em enfermagem (nível médio). Para os auxiliares de enfermagem requer-se ensino fundamental e cursos de qualificação profissional com o mínimo de quatrocentas horas-aula, podendo chegar a mil e quinhentas. A possibilidade de continuar a qualificação dependerá da conclusão do ensino médio. Atualmente, há cursos técnicos em enfermagem, organizados modularmente, com saídas intermediárias para qualificação de auxiliares de enfermagem. O requisito de entrada desses cursos é o ensino médio completo, tendo como filosofia a educação continuada, que possibilita ao auxiliar atingir o nível técnico, ao completar novos módulos de formação profissionalizante.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- comunicar-se;
- prestar assistência ao paciente;
- promover a saúde da família;
- trabalhar com biossegurança e segurança;
- efetuar procedimentos de admissão de paciente;
- organizar ambiente de trabalho;
- realizar visitas domiciliares e a instituições;
- realizar instrumentação cirúrgica;
- demonstrar competências pessoais;
- administrar medicação prescrita;
- auxiliar equipe técnica em procedimentos específicos;
- participar da definição do território de atuação com a equipe;
- esterilizar instrumental;
- verificar peso corporal, altura e/ou circunferência abdominal de paciente;
- encaminhar material para exames;
- executar antissepsia;
- preparar paciente para medicação;
- controlar sinais vitais;
- proceder a inaloterapia;
- participar das atividades de educação permanente;
- verificar via de administração;
- fiscalizar validade de materiais e medicamentos;
- identificar parceiros e recursos disponíveis na comunidade;
- identificar grupos, famílias e indivíduos expostos a riscos;
- trocar curativos;
- paramentar-se;
- cumprir diretrizes, princípios e estrutura organizacional do sistema único de saúde;
- definir ações de acordo com prioridades locais;
- auxiliar em reanimação de paciente;
- desinfectar aparelhos e materiais;
- incentivar a participação da comunidade;
- interpretar testes cutâneos;
- incentivar a participação coletiva nos trabalhos sociais;
- realizar busca ativa de usuários em descontinuidade de tratamento;
- demonstrar capacidade de observação;
- demonstrar capacidade de persuasão;
- higienizar paciente;
- providenciar material de consumo;
- chamar médico nas intercorrências;
- seguir protocolo em caso de contaminação ou acidente;
- acompanhar tempo de administração de soro e medicação;
- apresentar-se situando paciente no ambiente;
- verificar resultado e validade da esterilização;
- demonstrar capacidade de efetuar atendimento humanizado;
- demonstrar empatia;
- monitorar evolução de paciente;
- orientar familiares, paciente e comunidade;
- identificar necessidades dos usuários;
- atualizar informações cadastrais;
- lavar mãos antes e após cada procedimento;
- verificar medicamentos recebidos;
- participar em campanhas de saúde pública;
- puncionar acesso venoso;
- participar do gerenciamento de insumos;
- coordenar o cuidado dos usuários;
- acondicionar perfurocortante para descarte;
- vacinar-se;
- participar de discussão de casos;
- organizar medicamentos e materiais de uso de paciente e de posto de enfermagem;
- delimitar perímetro de atuação;
- realizar busca ativa de focos de risco a saúde;
- calcular dosagem de medicamentos;
- demonstrar capacidade de atenção;
- participar das atividades de planejamento;
- efetuar testes de glicemia;
- participar das avaliações da equipe;
- precaver-se contra efeitos adversos dos produtos;
- preparar medicação prescrita;
- providenciar limpeza concorrente e terminal;
- acompanhar paciente na ingestão de medicamento;
- demonstrar paciência;
- coletar material para exames;
- trocar informações técnicas;
- demonstrar capacidade de saber ouvir;
- descartar material contaminado;
- comunicar doenças, agravos e situações de importância local;
- demonstrar coordenação motora fina;
- demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
- demonstrar capacidade de administrar confiltos;
- registrar dados nos sistemas de informação;
- demonstrar compreensão;
- ministrar palestras;
- suprir demandas da equipe;
- comunicar ao médico efeitos adversos dos medicamentos;
- usar equipamento de proteção individual - epi;
- administrar em separado medicamentos incompatíveis;
- controlar administração de vacinas;
- realizar ações de prevenção de agravos e curativas;
- organizar grupos de promoção a saúde;
Divisões de categorias profissionais do CBO 3222-50
CBO 3222-50 é o Código Brasileiro da Ocupação de auxiliar de enfermagem da estratégia de saúde da família que pertence ao grupo dos técnicos e auxiliares de enfermagem, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Técnicos de nível médio
-
- Técnicos de nível médio das ciências biológicas, bioquímicas, da saúde
-
-
- Técnicos da ciência da saúde humana
-
-
-
-
- Técnicos e auxiliares de enfermagem
-
-