CBO 3117-05 - Colorista de papel
Entenda o que fazem os coloristas no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Colorista de papel e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Colorista de papel
Desenvolve cores em laboratórios, preparando tinturas e testando a sua qualidade para produção de papéis coloridos e para impressão gráfica. Elabora cartelas de amostras de cores. Controla a qualidade dos processos de impressão e tingimento de papéis e produtos em papel, quanto à conformidade da cor. Segue procedimentos, normas técnicas e normas regulamentadoras de prevenção de incêndios, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Desenvolve cores em laboratórios, selecionando, pesando e misturando pigmentos, corantes e materiais auxiliares, para preparar tinturas de acordo com especificações.
Coleta amostras de materiais ou produtos intermediários e acabados para testes laboratoriais.
Testa a qualidade de tinturas aplicadas em papel, comparando a cor com os padrões estabelecidos - seja visualmente ou usando equipamentos como colorímetros ou espectrofotômetros -, ajustando e padronizando cores.
Desenvolve cores e elabora cartelas de amostras de cores de acordo com tendências e em conformidade com padrões internacionais.
Controla a qualidade do processo de tingimento e impressão, verificando a viscosidade e o pH de tintas pastosas e examinando a densidade e a espessura de camada de tinta nas impressões.
Pode operar e manter máquinas utilizadas no processo de coloração de papel.
Registra os dados operacionais ou de produção em formulários especificados.
Conserva local de trabalho limpo e organizado. Armazena corantes, pigmentos e demais materiais.
Destina adequadamente os resíduos gerados, reciclando papel e realizando descarte de acordo com as normas ambientais.
Zela pela segurança, prevenindo acidentes, eliminando condições inseguras e utilizando equipamentos de proteção individual.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 4 | 3 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SOFTWARE - SISTEMAS PARA CALIBRAÇÃO DE CORES E MODELAMENTO DE PROJETOS DE IMPRESSÃO GRÁFICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - DENSIDADE | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - HIDRÁULICA: ESCOAMENTO, VAZÃO, VISCOSIDADE | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - ÓTICA: COMPOSIÇÃO DA LUZ, ESPECTRO VISÍVEL, ESCALA COLORIMÉTRICA, REFLEXÃO, ABSORÇÃO E TRANSMISSÃO DA LUZ | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - TERMOLOGIA: TEMPERATURA E CALOR | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | COLORIMETRIA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | POLÍMEROS | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | QUÍMICA ANALÍTICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | QUÍMICA FÍSICA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | QUÍMICA GERAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | QUÍMICA INORGÂNICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | QUÍMICA ORGÂNICA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUÍMICA (ESPECIFICAR:...) - ANÁLISES COLORIMÉTRICAS VISUAIS E INSTRUMENTAIS (COLORÍMETROS E ESPECTROFOTÔMETROS) | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUÍMICA (ESPECIFICAR:...) - DETERMINAÇÃO DE PH | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOLOGIA (ESPECIFICAR:...) - SISTEMA VISUAL HUMANO E A PERCEPÇÃO DAS CORES | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | GESTÃO AMBIENTAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | LEGISLAÇÃO AMBIENTAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL (ESPECIFICAR:...) - GESTÃO DE RESÍDUOS | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE LÍNGUAS (ESPECIFICAR:...) - REDAÇÃO TÉCNICA | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE LÍNGUAS (ESPECIFICAR:...) - VOCABULÁRIO TÉCNICO | 4 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ESTÉTICA E NOÇÃO DO BELO | 4 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES (ESPECIFICAR:...) - ATRIBUTOS DAS CORES: MATIZ, SATURAÇÃO E BRILHO | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES (ESPECIFICAR:...) - PALETAS DE CORES | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES (ESPECIFICAR:...) - SISTEMAS DE CORES: PANTONE, RGB, MUNSELL, NCS, CMYK, OUTROS | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES (ESPECIFICAR:...) - TENDÊNCIAS E NOÇÕES DE DESIGN | 4 | 4 | 3 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | PLANEJAMENTO DO TRABALHO | 3 | 3 | 3 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | CONTROLE DA QUALIDADE | 4 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 4 | 4 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SAÚDE OCUPACIONAL | 4 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 5 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO GRÁFICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO GRÁFICA (ESPECIFICAR:...) - COLORAÇÃO DE TINTAS E VERNIZES PARA IMPRESSÃO GRÁFICA | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO GRÁFICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO GRÁFICA (ESPECIFICAR:...) - CORANTES, PIGMENTOS, ADITIVOS QUÍMICOS PARA PROCESSOS DE COLORAÇÃO E IMPRESSÃO DE PAPEL | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO GRÁFICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO GRÁFICA (ESPECIFICAR:...) - PROCESSOS DE IMPRESSÃO EM PAPEL | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS LABORATORIAIS | TESTES | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS LABORATORIAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS LABORATORIAIS (ESPECIFICAR:...) - PROCEDIMENTOS DE COLETA DE AMOSTRAS PARA TESTES LABORATORIAIS | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS LABORATORIAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS LABORATORIAIS (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS LABORATORIAIS | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNÓGICAS DE CELULOSE E PAPEL | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE CELULOSE E PAPEL (ESPECIFICAR:...) - PROCESSO DE TINGIMENTO DE PAPÉIS E ARTIGOS EM PAPEL | 5 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNÓGICAS DE CELULOSE E PAPEL | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE CELULOSE E PAPEL (ESPECIFICAR:...) - PROCESSOS DE BIOBRANQUEAMENTO DE PAPÉIS | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNÓGICAS DE CELULOSE E PAPEL | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE CELULOSE E PAPEL (ESPECIFICAR:...) - PROCESSOS DE RECICLAGEM DE PAPEL | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS USADOS NOS PROCESSOS DE TINGIMENTO DE PAPÉIS E ARTIGOS EM PAPEL | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL | NORMAS REGULAMENTADORAS PARA ÁREA INDUSTRIAL | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS PARA ÁREA INDUSTRIAL | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NOVOS MATERIAIS | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | BIOSSEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOSSEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - BIOSSEGURANÇA | 3 | 4 | 3 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - PERCEPÇÃO VISUAL | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AO BRILHO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 5 | 5 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA NOS CONTEXTOS DE TRABALHO SEM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO | 4 |
Condições de Trabalho
Esses profissionais estão presentes em empresas de fabricação de produtos têxteis, de confecção de artigos de vestuário e acessórios, de preparação de couros e fabricação de artefatos de couro, de fabricação de celulose, papel e produtos de papel e gráficas (impressão e reprodução de gravações). Mantêm vínculo formal como empregados registrados nas empresas e trabalham com supervisão permanente, em ambientes fechados, organizando-se em equipes. O horário de trabalho para o colorista de papel e colorista têxtil é diurno e com rodízio de turnos para os demais. Eventualmente, em algumas atividades, esses trabalhadores podem estar expostos a materiais tóxicos e ruído intenso.Exigências do mercado de trabalho
Trata-se de profissão cujo exercício requer capacidade de discriminar um amplo espectro de cores. Portanto, o nível de escolaridade passa a ser fator secundário. O acesso ao emprego ocorre por meio de testes, seguidos de cursos profissionalizantes básicos de até duzentas horas- aula. Para o exercício pleno das atividades, requer-se dos coloristas de papel e têxtil experiência de um a dois anos e escolaridade mínima do ensino médio. Para as outras ocupações é exigido menos de um ano de experiência e, no mínimo, ensino fundamental concluído. Há tendência de aumento de requisito de escolaridade, embora o conhecimento tácito, adquirido no trabalho, seja uma das características dessas ocupações.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- desenvolver coloração para tinturaria, estamparia e impressão;
- implementar receitas de cores para produção de artigos têxteis, couros e papéis;
- demonstrar competências pessoais;
- desenvolver cartela de cores de produtos têxteis, de vestuários, de couros, de papéis;
- trabalhar com segurança;
- controlar a qualidade de artigos e produtos para tingimento, estamparia e impressão;
- controlar a qualidade de processo de tingimento, estamparia e impressão;
- desenvolver cores em laboratórios;
- verificar validade de pigmentos, corantes, produtos auxiliares para tingimentos, estamparias e impressão;
- controlar viscosidade de tintas, pastas, vernizes;
- controlar densidade e espessura de camada de tinta nas impressões;
- utilizar equipamentos de proteção individual e coletiva;
- distinguir cores.;
- pesquisar tendências de cores;
- selecionar ferramentas para tingimento, estamparia, impressão;
- selecionar cores para artigos têxteis, papéis, couros e peles;
- identificar cores com códigos em conformidade com padrões internacionais;
- realizar amostragens na produção;
- controlar ph de pastas;
- montar catálogos para representantes;
- ajustar equipamentos para impressão de estampas;
- comparar visualmente cores elaboradas com cores requisitadas;
- definir cores para artigos tintos, estampados e impressos;
- selecionar cores para cartelas;
- conferir concentração de pigmentos na estamparia ou impressão;
- selecionar corantes, pigmentos e produtos auxiliares;
- demonstrar acuidade visual;
- avaliar resultados das amostragens;
- preparar receitas de cores;
- especificar cores de acordo com os segmentos de mercado - masculino, feminino, infantil e decoração;
- distinguir imagens;
- inspecionar, visualmente, as cores de materiais para tingimento, estamparia ou impressão;
- padronizar receitas de cores;
- testar cores na produção;
- inspecionar percentual de sólidos dos produtos auxiliares para tingimento, estamparia ou impressão;
- utilizar corantes, pigmentos, produtos auxiliares conforme recomendações do fabricante.;
- analisar resultados da impressão de estampas;
- testar receitas em materiais têxteis, papéis, couros e peles;
- manter-se atualizado tecnologicamente;
- medir concentração de produtos auxiliares para tingimento, estamparia ou impressão;
- demonstrar responsabilidade;
- consultar catálogos de tendências de cores;
- identificar produtos de riscos ambientais;
- trabalhar em equipe;
- conferir concentração de corantes no tingimento ou impressão;
- demonstrar flexibilidade;
- demonstrar iniciativa;
- colorir estampas conforme tendências da moda;
- manter atenção concentrada;
- evidenciar criatividade;
- ajustar receitas de cores a produção;
- eliminar condições inseguras;
- harmonizar cores em cartelas;
- medir cores com colorímetro ou espectrofotômetro;
- codificar receitas de cores para estamparia, tinturaria e impressão;
Divisões de categorias profissionais do CBO 3117-05
CBO 3117-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de colorista de papel que pertence ao grupo dos coloristas, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Técnicos de nível médio
-
- Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
-
-
- Técnico em ciências físicas e químicas
-
-
-
-
- Coloristas
-
-