CBO 2617-30 - Repórter de mídias audiovisuais - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

O profissional no cargo de Repórter de mídias audiovisuais CBO 2617-30 Realiza reportagens, informando o público, de forma precisa e objetiva, acontecimentos variados, coletando informações de questões relevantes para a sociedade, transformando-as em notícias e divulgando-as nos meios de comunicação, como rádio, televisão, internet e outros Investiga, faz pesquisas, visita eventos e escreve artigos.

Interage com tecnologias digitais e cenários virtuais, lendo as notícias, fazendo comentários Entrevista pessoas, formulando perguntas, elaborando o roteiro da entrevista, interagindo com o entrevistado Prepara conteúdo para apresentação, participando da definição da pauta, redigindo a notícia, checando as informações, adaptando-se aos padrões da emissora e do público-alvo.

Atua em rádio, televisão e eventos, bem como em mídias alternativas Atua conforme normas técnicas, normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, e de conservação ambiental

CBO 2617-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Repórter de mídias audiovisuais, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais CBO 2617-30 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2617-30

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais.
      • Comunicadores, artistas e religiosos.

O que faz um Repórter de mídias audiovisuais

O Repórter de mídias audiovisuais CBO 2617-30 realiza reportagens, coletando informações de questões relevantes para a sociedade, transformando-as em notícias, apresentando-as em programas e noticiários em rádio, televisão e mídias alternativas Interage com tecnologias digitais e cenários convencionais e virtuais, operando equipamentos (mesa de som e outros).

Interpreta o conteúdo da apresentação, noticiando fatos, lendo o texto no ar.

Coleta e organiza informações e dados, comenta e opina a respeito dos fatos Participa de debates e mesas redondas.

Prepara conteúdo de apresentações, participando da definição da pauta, checando as informações e as fontes, redigindo notícias e editando textos Ensaia a apresentação, fazendo aquecimento vocal e exercícios de dicção, passando o texto.

Grava reportagens, participando da edição do material gravado.

Entrevista pessoas, elaborando o roteiro da entrevista, formulando perguntas, adequando o tempo da entrevista, interagindo com o entrevistado, provocando-o, envolvendo-o, interrompendo-o, rebatendo opiniões se necessário Sugere nomes para futuras entrevistas.

Pode fazer reportagens de eventos variados.

Pode realizar videorreportagem, executando todos os processos, desde a operação da câmera, filmagem, redação, narração, entrevista, até a edição do vídeo Dirige o próprio trabalho do começo ao fim, podendo fazer improvisos Anuncia programação, chamadas, produtos e serviços, relatando e comentando o que foi apresentado.

Mantém-se atualizado quanto aos fatos contemporâneos, acompanhando seu desenrolar e suas correlações com diversas áreas do conhecimento, cumprindo o papel social da mídia de comunicação e informação Pode especializar-se em uma área de reportagem, como esportes, política, economia, entre outras Pode supervisionar equipes de trabalho.

Atua conforme procedimentos jornalísticos, normas técnicas, normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2617-30 deve entrevistar pessoas, apresentar programas e noticiários, narrar transmissão de eventos, comentar os fatos, demonstrar competências pessoais, anunciar produtos e serviços, apresentar eventos, preparar conteúdo para apresentação.

Condições de trabalho dessas profissões

Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais atuam na área de atividades recreativas, culturais e desportivas. Executam suas funções como empregados com carteira assinada e, no caso do locutor de mídias audiovisuais, como autônomo. São profissionais multifuncionais, que participam integralmente do processo, desde a produção até a apresentação da notícia, que trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado ou a céu aberto, no caso do comentarista de mídias audiovisuais. A maioria dos profissionais trabalha em várias emissoras de rádio e TV, apresentando diversos programas, cumprindo horários irregulares. Trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante e expostos a ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2617-30

O exercício das ocupações da família requer formação inicial equivalente ao 3º grau completo para o comentarista de mídias audiovisuais, 2º grau completo para o locutor de mídias audiovisuais e curso superior para as demais. No caso dos comentaristas esportivos, é frequente ex-jogadores e técnicos comentarem os eventos. Quando necessário também se habilitam como radialistas, fazendo cursos de locução de até duzentas horas-aula ou de radialista em nível técnico e superior. O exercício pleno das atividades não demanda experiência profissional para essas ocupações uma vez que a expertise esperada advém da prática repetida, com exceção do âncora de rádio e TV para quem é exigido experiência de cinco anos.

Atividades exercidas por um Repórter de mídias audiovisuais CBO 2617-30

Um Repórter de mídias audiovisuais (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade e interagir com público e pares, formular perguntas, interpretar o conteúdo da apresentação, demonstrar facilidade de relacionamento humano, demonstrar capacidade de cumprir normas e procedimentos, interromper o entrevistado, demonstrar fluência de leitura e interpretação de texto, elaborar o roteiro da entrevista, passar o texto, delimitar o conteúdo, organizar as informações, levantar informações e dados, editar material gravado, adequar o tempo da entrevista, demonstrar capacidade de tomar decisões, instruir o entrevistado, demonstrar capacidade de observação técnica, demonstrar dinamismo, opinar a respeito do evento, analisar fatos, notícias e eventos, demonstrar credibilidade, demonstrar capacidade de administrar tempo, animar o programa, checar as informações, fazer aquecimento vocal e exercícios de dicção, demonstrar flexibilidade, demonstrar capacidade de propor soluções, demonstrar capacidade de comunicação, rebater o entrevistado, participar da definição da pauta, demonstrar acuidade auditiva, construir a cena, demonstrar imparcialidade, operar equipamentos - mesa de som e outros, mediar debates, demonstrar qualidade de voz e dicção, apresentar programações diversas, demonstrar capacidade de expressão corporal, demonstrar capacidade de emocionar o público, demonstrar cordialidade, provocar o entrevistado, editar textos, noticiar fatos, demonstrar capacidade de expressão oral, envolver o entrevistado, sugerir nomes para entrevistas, ensaiar a apresentação, reproduzir o fato ocorrido durante o evento, redigir a notícia, relatar o que foi apresentado - música, entrevista ou notícia, demonstrar capacidade de síntese, descrever o evento, gravar reportagens, ler o texto no ar, fazer enquete, participar de debates e mesas redondas.

Cargos e salários CBO 2617-30 - Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

Salário Repórter de Radio e Televisão

Repórter de Radio e Televisão: Brasil

  • 1.374
  • Brasil
  • 3.111 - 6.341
  • 35h
O profissional no cargo de Repórter de Radio e Televisão CBO 2617-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.111 e 6.341 para uma jornada de trabalho média de 35h semanais de acordo com dados salariais de 1.374 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2617-30.
Salário Repórter de Rádio

Repórter de Rádio: Brasil

  • 1.374
  • Brasil
  • 3.111 - 6.341
  • 35h
O profissional no cargo de Repórter de Rádio CBO 2617-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.111 e 6.341 para uma jornada de trabalho média de 35h semanais de acordo com dados salariais de 1.374 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2617-30.
Salário Repórter de Televisão

Repórter de Televisão: Brasil

  • 1.374
  • Brasil
  • 3.111 - 6.341
  • 35h
O profissional no cargo de Repórter de Televisão CBO 2617-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.111 e 6.341 para uma jornada de trabalho média de 35h semanais de acordo com dados salariais de 1.374 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2617-30.