CBO 2617-05 - Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 2617-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais CBO 2617-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2617-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais.
- Comunicadores, artistas e religiosos.
Funções
preparar conteúdo para apresentação, anunciar produtos e serviços, comentar os fatos, entrevistar pessoas, narrar transmissão de eventos, apresentar eventos, demonstrar competências pessoais, apresentar programas e noticiários.
Atividades
adequar o tempo da entrevista, provocar o entrevistado, apresentar programações diversas, elaborar o roteiro da entrevista, demonstrar capacidade de tomar decisões, demonstrar flexibilidade, editar material gravado, sugerir nomes para entrevistas, levantar informações e dados, demonstrar capacidade de síntese, demonstrar imparcialidade, mediar debates, interpretar o conteúdo da apresentação, demonstrar capacidade de cumprir normas e procedimentos, demonstrar capacidade de administrar tempo, noticiar fatos, animar o programa, demonstrar capacidade e interagir com público e pares, relatar o que foi apresentado - música, entrevista ou notícia, redigir a notícia, editar textos, ancorar programas, seguir o roteiro do evento, demonstrar facilidade de relacionamento humano, demonstrar credibilidade, ler o texto no ar, fazer aquecimento vocal e exercícios de dicção, chamar reportagem, analisar fatos, notícias e eventos, organizar as informações, envolver o entrevistado, demonstrar capacidade de comunicação, analisar roteiro de apresentação, instruir o entrevistado, demonstrar capacidade de observação técnica, demonstrar fluência de leitura e interpretação de texto, demonstrar cordialidade, posicionar os participantes do evento, delimitar o conteúdo, apresentar os participantes do evento, ensaiar a apresentação, anunciar chamadas, demonstrar dinamismo, demonstrar capacidade de expressão oral, demonstrar capacidade de emocionar o público, demonstrar capacidade de propor soluções, formular perguntas, rebater o entrevistado, interromper o entrevistado, participar de debates e mesas redondas, checar as informações, demonstrar qualidade de voz e dicção, participar da definição da pauta, opinar a respeito do evento, administrar tempo para o evento, anunciar programação, demonstrar acuidade auditiva, passar o texto, demonstrar capacidade de expressão corporal, fazer enquete.