CBO 2615-15 - Profissionais da escrita - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 2615-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais da escrita que pertence ao grupo dos profissionais da comunicação e da informação, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).
Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Profissionais da escrita CBO 2615-15 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2615-15
- Profissionais das ciências e das artes.
- Comunicadores, artistas e religiosos.
- Profissionais da comunicação e da informação.
- Profissionais da escrita.
Descrição dos cargos da categoria Profissionais da escrita
Os Profissionais da escrita CBO 2615-15 escrevem textos literários para publicação, representação e outras formas de veiculação e para tanto criam projetos líterários, pesquisando temas, elaborando esquemas preliminares. Podem buscar publicação ou encenação da obra literária bem como sua divulgação.
Condições de trabalho
Profissionais da escrita desenvolvem a escrita, trabalho intelectual e subjetivo, tanto no conteúdo, como na forma de organizá-lo e desenvolvê-lo. Trabalham geralmente como autônomos, podendo exercer outras atividades de forma concomitante à escrita. São encontrados em várias atividades econômicas, dentre elas, no ensino e nas atividades culturais e recreativas. Costumam trabalhar sozinhos - exceção feita aos autores- roteiristas que trabalham em equipes interdisciplinares, em geral, em horários irregulares. Os processos de concepção e criação são partes importantes do seu trabalho, assim como as habilidades de organização, pesquisa, obervação e reflexão.
Exigências do mercado de trabalho
O exercício do trabalho não requer formação escolar definida, senso imprescindível o domínio da língua, bem como das linguagens específicas aos vários veículos de comunicação para os quais se pode escrever, como teatro, TV, cinema etc. É freqüente a ocorrência de profissionais autodidatas.
Funções dos Profissionais da escrita CBO 2615-15
Profissionais da escrita devem:
Atividades dos cargos CBO 2615-15
Entre as principais atribuições dos Profissionais da escrita CBO 2615-15 estão as de:
- participar de comissões julgadoras;
- pesquisar fontes historiográficas;
- procurar coordenador de coleções;
- realizar palestras para divulgar a obra;
- utilizar recursos retóricos para sedução dos leitores;
- pesquisar textos jornalísticos;
- escrever de acordo com as especificidades do gênero da obra;
- elaborar e reelaborar o texto;
- buscar subsídios nas memórias de leituras (textos escritos, imagens, espetáculos etc);
- desenvolver enredo;
- considerar prazos na elaboração do texto;
- conceder entrevistas;
- situar projeto em um determinado espaço, tempo.;
- reelaborar o texto final considerando pareceres críticos;
- divulgar a obra junto a críticos e resenhistas;
- discutir direitos autorais;
- demonstrar criatividade;
- buscar subsídios na memória (emocionais, experiência pessoal);
- definir foco narrativo;
- demonstrar hábito de leitura;
- desenvolver intuição;
- considerar diretrizes formuladas para projeto;
- pesquisar música;
- utilizar a internet como meio de divulgação da obra;
- procurar agentes literários;
- definir tempo;
- pesquisar iconografia;
- selecionar material coletado;
- pesquisar cinema;
- adequar linguagem ao público alvo;
- consultar especialistas;
- participar de lançamentos da obra;
- realizar pesquisa de campo;
- procurar editor para publicação;
- definir personagem;
- participar de concursos;
- pesquisar textos literário;
- enviar textos para concursos literários;
- dominar a língua;
- definir espaço;
- pesquisar os sons das palavras;
- analisar propostas de trabalho pré-definidas;
- considerar público alvo;
- dominar a linguagem específica do veículo (tv, livro, cinema, teatro, jornal etc);
- pesquisar palavras, gírias e formas de expressão;
- negociar contrato de edição;
- participar de mesas redondas;
- demonstrar senso de observação;
- pesquisar teatro;
- definir gênero da obra (forma e conteúdo);
- participar de feiras de livros e exposições;