CBO 2615-20 - Escritor de não ficção
Entenda o que fazem os profissionais da escrita no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Escritor de não ficção e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Escritor de não ficção
O Escritor de não Ficção escreve textos que abordam fatos, informações, dados ou assuntos com base na realidade, por meio de linguagem literária, para publicação e outras formas de veiculação. Concebe projetos para elaboração da produção artística, pesquisando e definindo temas, elaborando esquemas preliminares. Elabora narrativa não ficcional, definindo o tipo e gênero textuais e literário, o tema e enredo, organizando fatos, eventos, cenas, dados. Define a obra, considerando forma e conteúdo. Busca estratégias para publicação ou divulgação da obra. Realiza pesquisa, aplica teorias da literatura e da linguística, prezando pelo cumprimento das regras da língua portuguesa, do discurso narrativo, de direitos autorais e de propriedade intelectual. Atua de acordo com a legislação de produção editorial, normas técnicas de edição, princípios de qualidade, preservação dos valores morais e éticos e dos direitos humanos.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 2615-20
Elabora narrativa de ficção, definindo o gênero textual e o tipo de obra não ficcional como -memórias, biografia, ensaios, guias, educação e referência, humanidades e ciências sociais, religião e espiritualidade, viagens, mitologia, documentários, resenhas, artigo de opinião, livros didáticos, entre outros, criando ou recriando fatos, eventos, cenas, dados, com base em acontecimentos e informações reais.
Elabora as etapas e fluxo de trabalho da produção literária, definindo o tema, o enredo, a estrutura e os elementos da narrativa– personagens, narrador ou foco narrativo, acontecimento, tempo, espaço. Define o conteúdo para as sessões bibliografia, sinopse, dedicatória e agradecimentos.
Organiza a narrativa, escrevendo o texto, preservando a estrutura e unidade internas dos parágrafos, a especificidade estrutural de produção escrita, qual seja, apresentação, desenvolvimento ou conflito, clímax e desfecho, considerando tema e conteúdo, o tipo e a forma de publicação e divulgação. Define e busca estratégias e oportunidades para publicação e divulgação da obra literária.
Aplica teorias da comunicação, da literatura, da linguística, prezando pelo cumprimento das regras da língua portuguesa, de discurso narrativo, de direitos autorais e de propriedade intelectual.
Adequa a linguagem ao público-alvo, organizando e fundamentando ideias, conceitos e informações apresentadas no texto, evitando informações superficiais ou genéricas, utilizando recursos retóricos, elementos semânticos, preservando as especificidades do gênero da obra.
Avalia a obra finalizada, podendo reelaborar partes da narrativa, considerando inclusive pareceres críticos de outros escritores.
Define estratégias para publicação e divulgação da obra, inclusive pela internet e redes sociais, participando de eventos de lançamento, de mesas redondas, de feiras e exposições de livros, de concursos, promovendo apresentações para críticos e resenhistas, concedendo entrevistas, realizando palestras, contatando editoras.
Atualiza-se por meio de estudos, leituras e pesquisas referentes a fonologia, morfologia, sintaxe, semântica e estilística, vocábulos e neologismos, gírias e expressões, e a temas pertinentes ao seu projeto, considerando textos literários e jornalísticos, fontes historiográficas, teatro, cinema, música, iconografia. Pode participar de comissões julgadoras.
Realiza o trabalho cumprindo prazos estabelecidos e de acordo com a legislação de produção editorial, normas e procedimentos de elaboração textual, princípios de qualidade, de preservação dos valores morais e éticos e de respeito aos direitos humanos.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA BÁSICA APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) MÍDIAS DIGITAIS | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) SOFTWARES E FERRAMENTAS PARA EDIÇÃO DE TEXTOS E IMAGENS | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) SOFTWARES PARA BANCO DE DADOS | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) PROPRIEDADE INTELECTUAL, DIREITO AUTORAL E ÉTICA PROFISSIONAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO | TEORIA DA INFORMAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO | PROCESSOS DA COMUNICAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO | TEORIA DA INFORMAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO | REPRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO | TEORIA DA INFORMAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO | TEORIA GERAL DA INFORMAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | TEORIA DA COMUNICAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | TEORIA DA COMUNICAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | TEORIA DA COMUNICAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TEORIA DA COMUNICAÇÃO) COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO ORAL E ESCRITA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | TEORIA DA COMUNICAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TEORIA DA COMUNICAÇÃO) COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO VISUAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | TEORIA DA COMUNICAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TEORIA DA COMUNICAÇÃO) DISCURSOS E COMUNICAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | TEORIA DA COMUNICAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TEORIA DA COMUNICAÇÃO) ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | TEORIA DA COMUNICAÇÃO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TEORIA DA COMUNICAÇÃO) PSICOLOGIA DA COMUNICAÇÃO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | TEORIA DA COMUNICAÇÃO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TEORIA DA COMUNICAÇÃO) SOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS (ÉTICA) CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | EPISTEMOLOGIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | EPISTEMOLOGIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA ANTIGA, MODERNA E MEDIEVAL | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | GEOGRAFIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOGRAFIA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | GEOGRAFIA | OUTROS ELEMENTOS (GEOGRAFIA) GEOGRAFIA GERAL | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LINGUÍSTICA | TEORIA E ANÁLISE LINGUÍSTICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LINGUÍSTICA | TEORIA E ANÁLISE LINGUÍSTICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LINGUÍSTICA | SOCIOLINGUÍSTICA E DIALETOLOGIA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LINGUÍSTICA | SOCIOLINGUÍSTICA E DIALETOLOGIA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LINGUÍSTICA | LINGUÍSTICA APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LINGUÍSTICA | LINGUÍSTICA APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | TEORIA LITERÁRIA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | TEORIA LITERÁRIA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) AUTORES DE LITERATURA DE FICÇÃO E NÃO FICÇÃO E OBRAS REPRESENTATIVAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) ELEMENTOS E ESTRUTURA DE PRODUÇÃO LITERÁRIA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) ELEMENTOS TEXTUAIS PARA ESCRITA DE PROSA E DE POEMA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) ESTUDOS COMPARADOS DE LITERATURA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) ESTUDOS LITERÁRIOS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) ETAPAS DE PRODUÇÃO LITERÁRIA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) FILOLOGIA PORTUGUESA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) FONOLOGIA, MORFOLOGIA, SINTAXE E SEMÂNTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) FUNÇÕES DA LINGUAGEM | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) GÊNEROS DE FICÇÃO E NÃO FICÇÃO LITERÁRIA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) GÊNEROS TEXTUAIS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) HISTÓRIA DA LITERATURA OCIDENTAL | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) NARRATIVA FICTÍCIA E NÃO FICTÍCIA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) NARRATIVAS LITERÁRIAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) NORMAS DA ABNT PARA CONCEPÇÃO E PUBLICAÇÃO DE LIVROS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA NARRATIVA LITERÁRIA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) PRECISÃO VOCABULAR E ORTOGRÁFICA DA LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) RECURSOS RETÓRICOS E ELEMENTOS SEMÂNTICOS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) RETÓRICAS E ARGUMENTAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) SEMÂNTICA ESTILÍSTICA: FIGURAS DE LINGUAGEM E DE CONSTRUÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) SEMÂNTICA ESTILÍSTICA: FIGURAS DE LINGUAGEM E DE CONSTRUÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) TEMA, ENREDO E ELEMENTOS DA NARRATINA NA PRODUÇÃO LITERÁRIA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) TIPOS E ESTRUTURA DE TEXTOS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) UNIDADE E ESTRUTURA INTERNAS DO PARÁGRAFO | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | ESTRATÉGIAS DE PESQUISA | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA CIENTÍFICA | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PESQUISA | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | TÉCNICAS DE PESQUISA | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) PESQUISA APLICADA À PRODUÇÃO DE OBRA LITERÁRIA DE NÃO FICÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | AVALIAÇÃO DE PROJETO | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | ELABORAÇÃO DE PROJETO | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS) PROJETOS PARA PRODUÇÃO, EDIÇÃO E DIVULGAÇÃO DE OBRA LITERÁRIA DE NÃO FICÇÃO | 5 | 5 | 5 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | PERSUASÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | SINTETIZAÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍONIO CIENTÍFICO | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - CRIATIVIDADE | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - SENSO DE OBSERVAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - ORIGINALIDADE | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - REPERTÓRIO VOCABULAR | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - PERCEPÇÃO ESTÉTICA | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE OPERAÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | PROGRAMAÇÃO DE OPERAÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS | 5 | 0 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA NO DESENVOLVIMENTO DE NOVAS IDEIAS OU DE PROCESSOS DE VANGUARDA, INCLUINDO PESQUISA | 5 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 5 |
Condições de Trabalho
Profissionais da escrita desenvolvem a escrita, trabalho intelectual e subjetivo, tanto no conteúdo, como na forma de organizá-lo e desenvolvê-lo. Trabalham geralmente como autônomos, podendo exercer outras atividades de forma concomitante à escrita. São encontrados em várias atividades econômicas, dentre elas, no ensino e nas atividades culturais e recreativas. Costumam trabalhar sozinhos - exceção feita aos autores- roteiristas que trabalham em equipes interdisciplinares, em geral, em horários irregulares. Os processos de concepção e criação são partes importantes do seu trabalho, assim como as habilidades de organização, pesquisa, obervação e reflexão.
Exigências do mercado de trabalho
O exercício do trabalho não requer formação escolar definida, senso imprescindível o domínio da língua, bem como das linguagens específicas aos vários veículos de comunicação para os quais se pode escrever, como teatro, TV, cinema etc. É freqüente a ocorrência de profissionais autodidatas.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Elaborar esquema preliminar;
- Escrever textos;
- Divulgar a obra;
- Buscar a publicação ou encenação da obra literária;
- Pesquisar temas pertinentes ao projeto;
- Demonstrar competências pessoais;
- Criar projeto literário;
- Justificar as idéias apresentadas no texto técnico, didático e científico;
- Pesquisar música;
- Definir formas metodológicas na obra didática;
- Divulgar a obra junto a críticos e resenhistas;
- Considerar diretrizes dos órgãos oficiais;
- Adequar linguagem ao público alvo;
- Analisar propostas de trabalho pré-definidas;
- Demonstrar criatividade;
- Selecionar material coletado;
- Considerar diretrizes formuladas para projeto;
- Participar de comissões julgadoras;
- Demonstrar hábito de leitura;
- Discutir direitos autorais;
- Utilizar a internet como meio de divulgação da obra;
- Realizar pesquisa de campo;
- Pesquisar textos jornalísticos;
- Desenvolver intuição;
- Dominar a língua;
- Decodificar a obra para o público alvo;
- Definir gênero da obra - forma e conteúdo;
- Utilizar recursos retóricos para sedução dos leitores;
- Escrever de acordo com as especificidades do gênero da obra;
- Pesquisar teatro;
- Pesquisar fontes historiográficas;
- Pesquisar cinema;
- Pesquisar textos literário;
- Buscar subsídios na memória - emocionais, experiência pessoal;
- Realizar palestras para divulgar a obra;
- Procurar coordenador de coleções;
- Pesquisar os sons das palavras;
- Pesquisar palavras, gírias e formas de expressão;
- Procurar editor para publicação;
- Definir foco narrativo;
- Enviar textos para concursos literários;
- Definir conceitos a serem desenvolvidos na obra técnica, didática e científica;
- Procurar agentes literários;
- Elaborar e reelaborar o texto;
- Buscar subsídios nas memórias de leituras - textos escritos, imagens, espetáculos etc;
- Refazer o livro didático periodicamente;
- Participar de feiras de livros e exposições;
- Reelaborar o texto final considerando pareceres críticos;
- Apresentar relatórios do desenvolvimento do trabalho;
- Conceder entrevistas;
- Participar de mesas redondas;
- Participar de lançamentos da obra;
- Demonstrar senso de observação;
- Negociar contrato de edição;
- Pesquisar iconografia;
- Situar projeto em um determinado espaço, tempo.;
- Considerar prazos na elaboração do texto;
- Consultar especialistas;
- Considerar público alvo;
- Participar de concursos;
- Dominar a linguagem específica do veículo - tv, livro, cinema, teatro, jornal etc;
Profissões da Família Ocupacional
- Poeta
- Redator de Anais
- Redator de Textos Técnicos
- Redator de Jornal
- Redator de Manuais Técnicos
- Redator de Textos Científicos
- Redator de Textos Comerciais
- Escritor de Obra Didática
- Escritor de Obras Científicas
- Escritor de Obras Educativas de Não Ficção
Divisões de categorias profissionais do CBO 2615-20
CBO 2615-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de escritor de não ficção que pertence ao grupo dos profissionais da escrita, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
-
- Comunicadores, artistas e religiosos
-
-
- Profissionais da comunicação e da informação
-
-
-
-
- Profissionais da escrita
-
-