CBO 2394-05 - Programadores, avaliadores e orientadores de ensino - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 2394-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de programadores, avaliadores e orientadores de ensino que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Coordenador pedagógico Planeja, coordena e avalia os processos de ensino e aprendizagem e o desempenho de alunos e docentes Orienta e acompanha as práticas de ensino, a didática e a aplicação de metodologias de ensino e aprendizagem.
Orienta a equipe pedagógica, implementa projetos pedagógicos e instrucionais nas modalidades de ensino presencial e a distância Articula as ações didático-pedagógicas dos docentes e da equipe de apoio ao ensino, considerando o desenvolvimento do processo educacional no ambiente escolar Elabora, implementa e avalia o projeto pedagógico, o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem, viabilizando o trabalho coletivo e institucional.
Organiza e elabora documentos administrativos e pedagógicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2394-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Programadores, avaliadores e orientadores de ensino.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Coordenador pedagógico
O Coordenador pedagógico (ou similar) planeja, coordena e avalia os processos de ensino e aprendizagem e o desempenho de alunos e docentes, definindo cronograma e estratégias para acompanhamento da ação docente, instrumentos de avaliação para verificação do desempenho e da progressão dos alunos, dos resultados avaliativos, das estratégias para recuperação da aprendizagem, da qualidade dos processos e dos níveis de satisfação de educandos e familiares Implementa, coordena e acompanha o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, assessorando as atividades de docentes e alunos, por meio de concepções metodológicas e didático-pedagógicas, produzindo material de apoio, inclusive por meio de tecnologias da informação e comunicação, orientando o docente, analisando os processos de trabalho no contexto escolar e os resultados de desempenho dos alunos.
Promove estudos e discussões sobre a proposta e o projeto pedagógicos definidos pela escola, o currículo, as metodologias de ensino aplicáveis no planejamento, desenvolvimento e avaliação do processo de ensino e aprendizagem, considerando sequência dos conteúdos, integração entre as áreas do conhecimento, interdisciplinaridade, contextualização, elaboração de projetos, proposição de situações-problema, tendo em vista o conceito de aprendizagem significativa.
Define e implementa estratégias para observar, acompanhar e analisar o desempenho dos alunos Orienta, analisa e avalia a elaboração de planos de ensino e planos de aula dos docentes, e verifica o desenvolvimento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem realizado.
Propõe ações para e recuperação da aprendizagem e participa da elaboração de projetos, propondo ações, atividades e estratégias para essa etapa do processo Faz a gestão das ações e atividades pedagógicas no âmbito escolar, verificando o cumprimento da legislação educacional e do projeto pedagógico.
Administra recursos de trabalho, zelando pela preservação e condições de utilização.
Prospecta, identifica, seleciona, elabora e especifica materiais e recursos pedagógicos Administra conflitos disciplinares entre docentes e alunos, intercede e aplica medidas disciplinadoras de acordo com o regimento escolar.
Identifica fatores intervenientes no processo de ensino e aprendizagem e propõe soluções para problemas educacionais detectados.
Avalia o desenvolvimento do projeto pedagógico e do processo de ensino e aprendizagem, o desempenho profissional dos educadores, das classes, da instituição escolar, da implementação de projetos educacionais, construindo sistema e instrumentos de avaliação para detectar problemas educacionais e propor soluções Implementa medidas para viabilizar o trabalho coletivo, criando mecanismos e espaços de participação e interação da equipe, organizando e coordenando reuniões pedagógicas Coordena a construção e a revisão do projeto pedagógico, em parceria com docentes e equipe de educacional, definindo princípios norteadores do projeto, levantando dados educacionais, fornecendo subsídios teóricos metodológicos e didático-pedagógicos, considerando o contexto social, político, tecnológico e cultural.
Traça metas e objetivos educacionais, planeja ações de operacionalização, podendo articular ação conjunta com outras instituições Promove a formação contínua dos profissionais, organizando grupos de estudos, pesquisando metodologias, práticas educativas e avanços científicos em diferentes áreas, selecionando fontes de consulta, dados e informações Comunica-se com objetividade e assertividade, elabora e sistematiza textos e documentação educacional e administrativa, como relatórios, pareceres, resultados de avaliações, regimento escolar, registros de experiências pedagógicas e de atividades educacionais.
Pode publicar livros, artigos e notas técnicas e realizar entrevistas Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
.
Funções
O funcionário CBO 2394-05 deve promover a formação contínua dos profissionais, viabilizar trabalho coletivo, implementar execução do projeto pedagógico/instrucional, demonstrar competências pessoais, coordenar a - re construção do projeto pedagógico/instrucional, avaliar desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, comunicar-se.
Atividades exercidas por um Coordenador pedagógico CBO 2394-05
Um Coordenador pedagógico (ou sinônimo) deve analisar execução do plano de ensino e outros regimes escolares, saber ouvir, estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola, coletar propostas de coordenação, supervisão e orientação, articular ação conjunta da escola com as instituições de proteção a criança e ao adolescente, planejar reuniões com equipes de trabalho, participar da avaliação proposta pela instituição, avaliar processo de ensino e/ou de aprendizagem, administrar tempo, demonstrar criatividade, caracterizar perfil dos alunos, fiscalizar cumprimento da legislação e do projeto pedagógico, verificar cumprimento das metas, organizar reuniões com equipes de trabalho, promover trocas de experiências, elaborar textos de orientação, observar processo de trabalho no contexto escolar, divulgar resultados de avaliação, publicar experiências pedagógicas, saber integrar as informações, demonstrar pró-atividade, traçar metas educacionais, administrar conflitos, elaborar relatórios, administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos, organizar encontro de educandos, participar das avaliações externas, aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar, registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional, estruturar os tempos pedagógicos, levantar necessidades educacionais e sociais, averiguar consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, avaliar implementação de projetos educacionais, construir instrumentos de avaliação, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, pesquisar práticas educativas, avaliar desempenho das classes/turmas, orientar atividades interdisciplinares/transdisciplinares, construir sistema de avaliação, avaliar instituição escolar, criar/recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, respeitar as diversidades, observar desempenho das classes, emitir pareceres, organizar encontros, congressos e seminários, criar mecanismos de participação/interação, propor soluções para problemas educacionais detectados, planejar ações de operacionalização, atuar em conselhos de classe e de escola, trabalhar em equipe, coordenar projetos e atividades de recuperação de aprendizagem, criar espaços de participação/interação, estimular participação dos diferentes sujeitos, dimensionar os problemas, divulgar deliberações, administrar demanda por vagas, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, selecionar referencial teórico-científico, acompanhar produção dos alunos, demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita, analisar desempenho das classes, realizar entrevistas, assessorar trabalho docente, divulgar experiências pedagógicas, detectar problemas educacionais, contribuir para que as decisões expressem o coletivo da equipe pedagógica e multiprofissional, participar de fóruns acadêmicos, políticos e culturais, acompanhar trajetória escolar do aluno, contextualizar historicamente a escola, organizar grupos de estudos, fornecer subsídios teóricos, compreender o contexto, promover cursos, oficinas e orientação técnica, pesquisar avanços de conhecimentos científicos em diferentes áreas, intervir na aplicação de medidas disciplinares, participar de cursos, seminários e congressos, demonstrar capacidade de observação, acompanhar desenvolvimento do trabalho docente/autor/tutor, sistematizar registros administrativos e pedagógicos, administrar recursos de trabalho, propor mudanças no projeto pedagógico, equalizar informações, demonstrar flexibilidade, formar equipes de trabalho, traçar objetivos educacionais, avaliar desempenho profissional dos educadores, articular ação da escola com outras instituições, selecionar bibliografia, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares, produzir material de apoio pedagógico.