CBO 2394-05 - Programadores, avaliadores e orientadores de ensino - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2394-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de programadores, avaliadores e orientadores de ensino que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-05 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2394-05

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino.
      • Profissionais do ensino.

Funções

coordenar a - re construção do projeto pedagógico/instrucional, avaliar desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, comunicar-se, promover a formação contínua dos profissionais, demonstrar competências pessoais, implementar execução do projeto pedagógico/instrucional, viabilizar trabalho coletivo.

Atividades

promover cursos, oficinas e orientação técnica, organizar reuniões com equipes de trabalho, participar das avaliações externas, articular ação conjunta da escola com as instituições de proteção a criança e ao adolescente, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, publicar experiências pedagógicas, acompanhar produção dos alunos, acompanhar desenvolvimento do trabalho docente/autor/tutor, estruturar os tempos pedagógicos, criar espaços de participação/interação, formar equipes de trabalho, estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola, avaliar instituição escolar, participar de cursos, seminários e congressos, avaliar implementação de projetos educacionais, divulgar resultados de avaliação, dimensionar os problemas, fornecer subsídios teóricos, detectar problemas educacionais, demonstrar pró-atividade, averiguar consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, atuar em conselhos de classe e de escola, assessorar trabalho docente, promover trocas de experiências, coordenar projetos e atividades de recuperação de aprendizagem, administrar demanda por vagas, demonstrar flexibilidade, administrar conflitos, aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar, sistematizar registros administrativos e pedagógicos, participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares, registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional, elaborar relatórios, pesquisar práticas educativas, administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos, verificar cumprimento das metas, estimular participação dos diferentes sujeitos, construir instrumentos de avaliação, acompanhar trajetória escolar do aluno, contribuir para que as decisões expressem o coletivo da equipe pedagógica e multiprofissional, organizar grupos de estudos, saber ouvir, organizar encontros, congressos e seminários, traçar objetivos educacionais, divulgar experiências pedagógicas, observar desempenho das classes, demonstrar criatividade, respeitar as diversidades, divulgar deliberações, avaliar processo de ensino e/ou de aprendizagem, avaliar desempenho profissional dos educadores, participar da avaliação proposta pela instituição, construir sistema de avaliação, levantar necessidades educacionais e sociais, criar mecanismos de participação/interação, selecionar bibliografia, administrar recursos de trabalho, planejar reuniões com equipes de trabalho, saber integrar as informações, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, analisar desempenho das classes, equalizar informações, criar/recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, compreender o contexto, fiscalizar cumprimento da legislação e do projeto pedagógico, demonstrar capacidade de observação, participar de fóruns acadêmicos, políticos e culturais, propor soluções para problemas educacionais detectados, realizar entrevistas, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, caracterizar perfil dos alunos, elaborar textos de orientação, demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita, propor mudanças no projeto pedagógico, contextualizar historicamente a escola, avaliar desempenho das classes/turmas, traçar metas educacionais, intervir na aplicação de medidas disciplinares, emitir pareceres, planejar ações de operacionalização, organizar encontro de educandos, trabalhar em equipe, pesquisar avanços de conhecimentos científicos em diferentes áreas, selecionar referencial teórico-científico, orientar atividades interdisciplinares/transdisciplinares, articular ação da escola com outras instituições, observar processo de trabalho no contexto escolar, administrar tempo, produzir material de apoio pedagógico, coletar propostas de coordenação, supervisão e orientação, analisar execução do plano de ensino e outros regimes escolares.

Cargos e salários CBO 2394-05 - Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

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