CBO 2394-05 - Coordenador pedagógico - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O profissional no cargo de Coordenador pedagógico CBO 2394-05 Planeja, coordena e avalia os processos de ensino e aprendizagem e o desempenho de alunos e docentes Orienta e acompanha as práticas de ensino, a didática e a aplicação de metodologias de ensino e aprendizagem.

Orienta a equipe pedagógica, implementa projetos pedagógicos e instrucionais nas modalidades de ensino presencial e a distância Articula as ações didático-pedagógicas dos docentes e da equipe de apoio ao ensino, considerando o desenvolvimento do processo educacional no ambiente escolar Elabora, implementa e avalia o projeto pedagógico, o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem, viabilizando o trabalho coletivo e institucional.

Organiza e elabora documentos administrativos e pedagógicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 2394-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de programadores, avaliadores e orientadores de ensino que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Coordenador pedagógico, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2394-05

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Coordenador pedagógico

O Coordenador pedagógico CBO 2394-05 planeja, coordena e avalia os processos de ensino e aprendizagem e o desempenho de alunos e docentes, definindo cronograma e estratégias para acompanhamento da ação docente, instrumentos de avaliação para verificação do desempenho e da progressão dos alunos, dos resultados avaliativos, das estratégias para recuperação da aprendizagem, da qualidade dos processos e dos níveis de satisfação de educandos e familiares Implementa, coordena e acompanha o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, assessorando as atividades de docentes e alunos, por meio de concepções metodológicas e didático-pedagógicas, produzindo material de apoio, inclusive por meio de tecnologias da informação e comunicação, orientando o docente, analisando os processos de trabalho no contexto escolar e os resultados de desempenho dos alunos.

Promove estudos e discussões sobre a proposta e o projeto pedagógicos definidos pela escola, o currículo, as metodologias de ensino aplicáveis no planejamento, desenvolvimento e avaliação do processo de ensino e aprendizagem, considerando sequência dos conteúdos, integração entre as áreas do conhecimento, interdisciplinaridade, contextualização, elaboração de projetos, proposição de situações-problema, tendo em vista o conceito de aprendizagem significativa.

Define e implementa estratégias para observar, acompanhar e analisar o desempenho dos alunos Orienta, analisa e avalia a elaboração de planos de ensino e planos de aula dos docentes, e verifica o desenvolvimento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem realizado.

Propõe ações para e recuperação da aprendizagem e participa da elaboração de projetos, propondo ações, atividades e estratégias para essa etapa do processo Faz a gestão das ações e atividades pedagógicas no âmbito escolar, verificando o cumprimento da legislação educacional e do projeto pedagógico.

Administra recursos de trabalho, zelando pela preservação e condições de utilização.

Prospecta, identifica, seleciona, elabora e especifica materiais e recursos pedagógicos Administra conflitos disciplinares entre docentes e alunos, intercede e aplica medidas disciplinadoras de acordo com o regimento escolar.

Identifica fatores intervenientes no processo de ensino e aprendizagem e propõe soluções para problemas educacionais detectados.

Avalia o desenvolvimento do projeto pedagógico e do processo de ensino e aprendizagem, o desempenho profissional dos educadores, das classes, da instituição escolar, da implementação de projetos educacionais, construindo sistema e instrumentos de avaliação para detectar problemas educacionais e propor soluções Implementa medidas para viabilizar o trabalho coletivo, criando mecanismos e espaços de participação e interação da equipe, organizando e coordenando reuniões pedagógicas Coordena a construção e a revisão do projeto pedagógico, em parceria com docentes e equipe de educacional, definindo princípios norteadores do projeto, levantando dados educacionais, fornecendo subsídios teóricos metodológicos e didático-pedagógicos, considerando o contexto social, político, tecnológico e cultural.

Traça metas e objetivos educacionais, planeja ações de operacionalização, podendo articular ação conjunta com outras instituições Promove a formação contínua dos profissionais, organizando grupos de estudos, pesquisando metodologias, práticas educativas e avanços científicos em diferentes áreas, selecionando fontes de consulta, dados e informações Comunica-se com objetividade e assertividade, elabora e sistematiza textos e documentação educacional e administrativa, como relatórios, pareceres, resultados de avaliações, regimento escolar, registros de experiências pedagógicas e de atividades educacionais.

Pode publicar livros, artigos e notas técnicas e realizar entrevistas Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

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Funções do cargo

O funcionário CBO 2394-05 deve avaliar desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, implementar execução do projeto pedagógico/instrucional, comunicar-se, coordenar a - re construção do projeto pedagógico/instrucional, viabilizar trabalho coletivo, demonstrar competências pessoais, promover a formação contínua dos profissionais.

Condições de trabalho dessas profissões

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2394-05

O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.

Atividades exercidas por um Coordenador pedagógico CBO 2394-05

Um Coordenador pedagógico (ou sinônimo) deve buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, demonstrar capacidade de observação, atuar em conselhos de classe e de escola, respeitar as diversidades, avaliar implementação de projetos educacionais, selecionar bibliografia, avaliar instituição escolar, saber ouvir, acompanhar desenvolvimento do trabalho docente/autor/tutor, divulgar resultados de avaliação, promover cursos, oficinas e orientação técnica, divulgar experiências pedagógicas, demonstrar pró-atividade, avaliar desempenho das classes/turmas, averiguar consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, fiscalizar cumprimento da legislação e do projeto pedagógico, verificar cumprimento das metas, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, dimensionar os problemas, acompanhar trajetória escolar do aluno, criar mecanismos de participação/interação, administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos, criar espaços de participação/interação, traçar objetivos educacionais, registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional, criar/recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, analisar desempenho das classes, analisar execução do plano de ensino e outros regimes escolares, avaliar processo de ensino e/ou de aprendizagem, selecionar referencial teórico-científico, demonstrar criatividade, planejar reuniões com equipes de trabalho, estruturar os tempos pedagógicos, trabalhar em equipe, organizar encontros, congressos e seminários, construir sistema de avaliação, orientar atividades interdisciplinares/transdisciplinares, demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita, construir instrumentos de avaliação, participar de fóruns acadêmicos, políticos e culturais, aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar, publicar experiências pedagógicas, organizar reuniões com equipes de trabalho, organizar grupos de estudos, levantar necessidades educacionais e sociais, coordenar projetos e atividades de recuperação de aprendizagem, observar desempenho das classes, administrar demanda por vagas, participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares, pesquisar avanços de conhecimentos científicos em diferentes áreas, caracterizar perfil dos alunos, organizar encontro de educandos, participar de cursos, seminários e congressos, pesquisar práticas educativas, articular ação da escola com outras instituições, sistematizar registros administrativos e pedagógicos, assessorar trabalho docente, articular ação conjunta da escola com as instituições de proteção a criança e ao adolescente, produzir material de apoio pedagógico, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, administrar tempo, compreender o contexto, elaborar relatórios, propor mudanças no projeto pedagógico, coletar propostas de coordenação, supervisão e orientação, emitir pareceres, participar das avaliações externas, contextualizar historicamente a escola, traçar metas educacionais, observar processo de trabalho no contexto escolar, planejar ações de operacionalização, saber integrar as informações, equalizar informações, estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola, detectar problemas educacionais, realizar entrevistas, participar da avaliação proposta pela instituição, intervir na aplicação de medidas disciplinares, administrar recursos de trabalho, divulgar deliberações, acompanhar produção dos alunos, demonstrar flexibilidade, administrar conflitos, formar equipes de trabalho, avaliar desempenho profissional dos educadores, propor soluções para problemas educacionais detectados, promover trocas de experiências, elaborar textos de orientação, fornecer subsídios teóricos, contribuir para que as decisões expressem o coletivo da equipe pedagógica e multiprofissional, estimular participação dos diferentes sujeitos.

Cargos e salários CBO 2394-05 - Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

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