CBO 2394-05 - Coordenador pedagógico - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O profissional no cargo de Coordenador pedagógico CBO 2394-05 Planeja, coordena e avalia os processos de ensino e aprendizagem e o desempenho de alunos e docentes Orienta e acompanha as práticas de ensino, a didática e a aplicação de metodologias de ensino e aprendizagem.

Orienta a equipe pedagógica, implementa projetos pedagógicos e instrucionais nas modalidades de ensino presencial e a distância Articula as ações didático-pedagógicas dos docentes e da equipe de apoio ao ensino, considerando o desenvolvimento do processo educacional no ambiente escolar Elabora, implementa e avalia o projeto pedagógico, o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem, viabilizando o trabalho coletivo e institucional.

Organiza e elabora documentos administrativos e pedagógicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 2394-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de programadores, avaliadores e orientadores de ensino que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Coordenador pedagógico, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2394-05

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Coordenador pedagógico

O Coordenador pedagógico CBO 2394-05 planeja, coordena e avalia os processos de ensino e aprendizagem e o desempenho de alunos e docentes, definindo cronograma e estratégias para acompanhamento da ação docente, instrumentos de avaliação para verificação do desempenho e da progressão dos alunos, dos resultados avaliativos, das estratégias para recuperação da aprendizagem, da qualidade dos processos e dos níveis de satisfação de educandos e familiares Implementa, coordena e acompanha o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, assessorando as atividades de docentes e alunos, por meio de concepções metodológicas e didático-pedagógicas, produzindo material de apoio, inclusive por meio de tecnologias da informação e comunicação, orientando o docente, analisando os processos de trabalho no contexto escolar e os resultados de desempenho dos alunos.

Promove estudos e discussões sobre a proposta e o projeto pedagógicos definidos pela escola, o currículo, as metodologias de ensino aplicáveis no planejamento, desenvolvimento e avaliação do processo de ensino e aprendizagem, considerando sequência dos conteúdos, integração entre as áreas do conhecimento, interdisciplinaridade, contextualização, elaboração de projetos, proposição de situações-problema, tendo em vista o conceito de aprendizagem significativa.

Define e implementa estratégias para observar, acompanhar e analisar o desempenho dos alunos Orienta, analisa e avalia a elaboração de planos de ensino e planos de aula dos docentes, e verifica o desenvolvimento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem realizado.

Propõe ações para e recuperação da aprendizagem e participa da elaboração de projetos, propondo ações, atividades e estratégias para essa etapa do processo Faz a gestão das ações e atividades pedagógicas no âmbito escolar, verificando o cumprimento da legislação educacional e do projeto pedagógico.

Administra recursos de trabalho, zelando pela preservação e condições de utilização.

Prospecta, identifica, seleciona, elabora e especifica materiais e recursos pedagógicos Administra conflitos disciplinares entre docentes e alunos, intercede e aplica medidas disciplinadoras de acordo com o regimento escolar.

Identifica fatores intervenientes no processo de ensino e aprendizagem e propõe soluções para problemas educacionais detectados.

Avalia o desenvolvimento do projeto pedagógico e do processo de ensino e aprendizagem, o desempenho profissional dos educadores, das classes, da instituição escolar, da implementação de projetos educacionais, construindo sistema e instrumentos de avaliação para detectar problemas educacionais e propor soluções Implementa medidas para viabilizar o trabalho coletivo, criando mecanismos e espaços de participação e interação da equipe, organizando e coordenando reuniões pedagógicas Coordena a construção e a revisão do projeto pedagógico, em parceria com docentes e equipe de educacional, definindo princípios norteadores do projeto, levantando dados educacionais, fornecendo subsídios teóricos metodológicos e didático-pedagógicos, considerando o contexto social, político, tecnológico e cultural.

Traça metas e objetivos educacionais, planeja ações de operacionalização, podendo articular ação conjunta com outras instituições Promove a formação contínua dos profissionais, organizando grupos de estudos, pesquisando metodologias, práticas educativas e avanços científicos em diferentes áreas, selecionando fontes de consulta, dados e informações Comunica-se com objetividade e assertividade, elabora e sistematiza textos e documentação educacional e administrativa, como relatórios, pareceres, resultados de avaliações, regimento escolar, registros de experiências pedagógicas e de atividades educacionais.

Pode publicar livros, artigos e notas técnicas e realizar entrevistas Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

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Funções do cargo

O funcionário CBO 2394-05 deve promover a formação contínua dos profissionais, implementar execução do projeto pedagógico/instrucional, demonstrar competências pessoais, coordenar a - re construção do projeto pedagógico/instrucional, comunicar-se, avaliar desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, viabilizar trabalho coletivo.

Condições de trabalho dessas profissões

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2394-05

O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.

Atividades exercidas por um Coordenador pedagógico CBO 2394-05

Um Coordenador pedagógico (ou sinônimo) deve participar da avaliação proposta pela instituição, acompanhar desenvolvimento do trabalho docente/autor/tutor, coordenar projetos e atividades de recuperação de aprendizagem, estruturar os tempos pedagógicos, traçar objetivos educacionais, publicar experiências pedagógicas, equalizar informações, fornecer subsídios teóricos, estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola, organizar grupos de estudos, divulgar experiências pedagógicas, demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita, acompanhar trajetória escolar do aluno, construir sistema de avaliação, planejar reuniões com equipes de trabalho, produzir material de apoio pedagógico, formar equipes de trabalho, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, intervir na aplicação de medidas disciplinares, averiguar consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, administrar conflitos, participar das avaliações externas, caracterizar perfil dos alunos, saber ouvir, organizar encontro de educandos, criar mecanismos de participação/interação, trabalhar em equipe, participar de cursos, seminários e congressos, elaborar relatórios, contribuir para que as decisões expressem o coletivo da equipe pedagógica e multiprofissional, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, analisar execução do plano de ensino e outros regimes escolares, promover trocas de experiências, coletar propostas de coordenação, supervisão e orientação, participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares, levantar necessidades educacionais e sociais, aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar, organizar reuniões com equipes de trabalho, verificar cumprimento das metas, saber integrar as informações, orientar atividades interdisciplinares/transdisciplinares, organizar encontros, congressos e seminários, propor mudanças no projeto pedagógico, emitir pareceres, contextualizar historicamente a escola, avaliar instituição escolar, selecionar referencial teórico-científico, administrar demanda por vagas, observar desempenho das classes, respeitar as diversidades, administrar tempo, articular ação da escola com outras instituições, sistematizar registros administrativos e pedagógicos, pesquisar avanços de conhecimentos científicos em diferentes áreas, criar espaços de participação/interação, demonstrar criatividade, assessorar trabalho docente, realizar entrevistas, articular ação conjunta da escola com as instituições de proteção a criança e ao adolescente, estimular participação dos diferentes sujeitos, demonstrar pró-atividade, selecionar bibliografia, planejar ações de operacionalização, demonstrar capacidade de observação, registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional, participar de fóruns acadêmicos, políticos e culturais, demonstrar flexibilidade, analisar desempenho das classes, acompanhar produção dos alunos, divulgar resultados de avaliação, avaliar processo de ensino e/ou de aprendizagem, avaliar desempenho profissional dos educadores, divulgar deliberações, administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos, pesquisar práticas educativas, atuar em conselhos de classe e de escola, criar/recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, construir instrumentos de avaliação, avaliar desempenho das classes/turmas, fiscalizar cumprimento da legislação e do projeto pedagógico, promover cursos, oficinas e orientação técnica, dimensionar os problemas, detectar problemas educacionais, observar processo de trabalho no contexto escolar, compreender o contexto, avaliar implementação de projetos educacionais, traçar metas educacionais, administrar recursos de trabalho, elaborar textos de orientação, propor soluções para problemas educacionais detectados, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais.

Cargos e salários CBO 2394-05 - Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

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