CBO 2394-05 - Programadores, avaliadores e orientadores de ensino - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 2394-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de programadores, avaliadores e orientadores de ensino que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2394-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Programadores, avaliadores e orientadores de ensino.
- Profissionais do ensino.
Funções
promover a formação contínua dos profissionais, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, avaliar desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, coordenar a - re construção do projeto pedagógico/instrucional, implementar execução do projeto pedagógico/instrucional, viabilizar trabalho coletivo.
Atividades
administrar conflitos, saber ouvir, verificar cumprimento das metas, organizar grupos de estudos, demonstrar pró-atividade, fornecer subsídios teóricos, traçar objetivos educacionais, divulgar resultados de avaliação, emitir pareceres, estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola, atuar em conselhos de classe e de escola, elaborar textos de orientação, avaliar instituição escolar, contextualizar historicamente a escola, coordenar projetos e atividades de recuperação de aprendizagem, traçar metas educacionais, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, orientar atividades interdisciplinares/transdisciplinares, demonstrar flexibilidade, elaborar relatórios, promover cursos, oficinas e orientação técnica, observar processo de trabalho no contexto escolar, intervir na aplicação de medidas disciplinares, dimensionar os problemas, demonstrar criatividade, registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional, realizar entrevistas, compreender o contexto, pesquisar práticas educativas, avaliar desempenho das classes/turmas, analisar desempenho das classes, organizar encontro de educandos, criar espaços de participação/interação, administrar tempo, divulgar deliberações, observar desempenho das classes, participar da avaliação proposta pela instituição, participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, participar de cursos, seminários e congressos, assessorar trabalho docente, criar mecanismos de participação/interação, planejar ações de operacionalização, produzir material de apoio pedagógico, participar de fóruns acadêmicos, políticos e culturais, contribuir para que as decisões expressem o coletivo da equipe pedagógica e multiprofissional, criar/recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, planejar reuniões com equipes de trabalho, saber integrar as informações, levantar necessidades educacionais e sociais, articular ação conjunta da escola com as instituições de proteção a criança e ao adolescente, estimular participação dos diferentes sujeitos, caracterizar perfil dos alunos, averiguar consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, pesquisar avanços de conhecimentos científicos em diferentes áreas, divulgar experiências pedagógicas, administrar recursos de trabalho, sistematizar registros administrativos e pedagógicos, aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar, administrar demanda por vagas, publicar experiências pedagógicas, analisar execução do plano de ensino e outros regimes escolares, avaliar desempenho profissional dos educadores, fiscalizar cumprimento da legislação e do projeto pedagógico, respeitar as diversidades, participar das avaliações externas, demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita, acompanhar produção dos alunos, demonstrar capacidade de observação, coletar propostas de coordenação, supervisão e orientação, acompanhar trajetória escolar do aluno, construir instrumentos de avaliação, organizar encontros, congressos e seminários, administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos, selecionar bibliografia, propor soluções para problemas educacionais detectados, detectar problemas educacionais, trabalhar em equipe, equalizar informações, promover trocas de experiências, avaliar implementação de projetos educacionais, estruturar os tempos pedagógicos, selecionar referencial teórico-científico, construir sistema de avaliação, acompanhar desenvolvimento do trabalho docente/autor/tutor, propor mudanças no projeto pedagógico, articular ação da escola com outras instituições, organizar reuniões com equipes de trabalho, avaliar processo de ensino e/ou de aprendizagem, formar equipes de trabalho.