CBO 2394-05 - Coordenador pedagógico - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos programadores, avaliadores e orientadores de ensino

  • Descrição
  • Conhecimentos
  • Habilidades
  • Atitudes

O Que Faz um Coordenador pedagógico

Resumo

Realiza planejamento, coordenação e avaliação das práticas pedagógicas de docentes, visando a melhoria contínua dos processos de aprendizagem. Participa na construção do projeto político-pedagógico da unidade escolar. Estabelece, junto com docentes, as estratégias de atuação para alcance de metas e objetivos educacionais. Planeja e realiza programas de formação contínua de docentes. Atua como mediador de conflitos, aplicando conhecimentos sobre a cultura escolar. Orienta a implementação de projetos interdisciplinares e de educação inclusiva. Estrutura sistema de avaliação do processo ensino-aprendizagem. Atua de forma articulada com demais integrantes da equipe técnico-pedagógica da escola. Elabora relatórios e divulga experiências pedagógicas. Cumpre legislação educacional, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Planeja a gestão de atividades pedagógicas de unidade escolar ou sistema de ensino, tendo como eixos principais a participação na construção de projeto político-pedagógico e a orientação da prática pedagógica para implementação de currículo.

Prepara-se para participar da construção do projeto político-pedagógico, realizando estudos com informações socioeconômicas, políticas e culturais da região onde a unidade escolar se localiza.

Analisa novas leis e normas relacionadas à área educacional.

Realiza análise de informações da escola – evasão escolar, resultados do processo de aprendizagem, entre outras - para subsidiar a identificação de problemas na realidade educacional. Observa e reúne problemas encontrados pelos docentes no processo de ensino e dificuldades de aprendizagem manifestadas por alunos, para inclusão no diagnóstico.

Atua na construção do projeto político-pedagógico da unidade escolar. Participa no estabelecimento de missão, visão e valores da escola. Contribui na definição dos princípios didático-pedagógicos, que incluem a filosofia de ensino, os métodos pedagógicos adotados e a concepção de aprendizagem. Participa no planejamento de ações da escola e no estabelecimento dos objetivos e das metas educacionais. Colabora na definição do inter-relacionamento da escola com diferentes instituições e com a comunidade.

Presta informações, aos docentes, sobre o projeto político-pedagógico, estabelecendo, juntos, as estratégias de atuação para alcance de metas e objetivos educacionais estabelecidos.

Promove trabalho coletivo, considerando as experiências dos professores e criando condições para que eles reflitam sobre suas práticas. Orienta os docentes na seleção de estratégias de ensino e recursos didáticos – inclusive ferramentas digitais -, para diversificar as atividades educacionais promovidas e aprimorar o processo de ensino.

Faz análise de plano de ensino e de planos de aulas, no acompanhamento de atividades docentes. Orienta a implementação de projetos interdisciplinares.

Motiva docentes na busca da melhoria contínua e da ampliação da aprendizagem de alunos.

Presta orientações ao profissional de apoio escolar, que auxilia docente em todas as atividades escolares nas quais se fizer necessário.

Planeja e realiza programas de formação contínua de docentes, para promover ações de melhoria de atuação e implementar ideias inovadoras.

Analisa as relações interpessoais de docentes, gerindo conflitos com utilização de conhecimentos sobre a cultura escolar.

Define estratégias para reconhecer a diversidade de alunos e promover ações de equidade, adequando a proposta de ensino às formas distintas de aprendizado, com respeito aos limites e ao tempo de cada aluno. Orienta o desenvolvimento de educação inclusiva.

Avalia resultados do processo educacional, construindo sistema de avaliação coerente com os princípios do projeto político-pedagógico. Analisa a prática pedagógica dos docentes e o rendimento escolar de alunos. Examina resultados da implementação de projetos educacionais. Verifica cumprimento de metas. Detecta problemas e desafios educacionais e estuda soluções, para melhoria da qualidade no processo educativo.

Promove reunião com demais integrantes da equipe técnico-pedagógica da escola para análise das experiências pedagógicas realizadas e exame dos resultados do processo educacional. Propõe o estudo da relação dinâmica entre o currículo e a realidade, que está em constante transformação. Analisa, com os demais integrantes da equipe, a necessidade de revisão do projeto político-pedagógico. Participa da elaboração de documento, a ser encaminhado ao diretor da unidade escolar, com justificativas para alteração do projeto político-pedagógico.

Elabora relatórios, com base nos registros pedagógicos. Emite pareceres. Divulga experiências pedagógicas. Atua em conselhos da escola.

Mantém-se atualizado em sua área de atuação, analisando novas práticas pedagógicas e inovações tecnológicas relacionadas à área educacional.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA BÁSICA APLICADA 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS) ESTATÍTICA APLICADA À EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO 4 5 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO BANCO DE DADOS 4 5 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) MEIO AMBIENTE: BIODIVERSIDADE, SUSTENTABILIDADE E INTERVENÇÃO HUMANA 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARES EDUCACIONAIS 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 3 4 2
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL 3 4 2
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 3 4 2
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) REALIDADE VIRTUAL 3 4 2
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 4 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO OUTROS ELEMENTOS (GERÊNCIA DE PRODUÇÃO) HIGIENE, SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA EPISTEMOLOGIA 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA EPISTEMOLOGIA 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA SOCIAL 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA RELAÇÕES INTERPESSOAIS 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA APRENDIZAGEM E DESEMPENHO ACADÊMICOS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PSICOLOGIA EDUCACIONAL 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) A IDENTIDADE DO COORDENADOR PEDAGÓGICO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) AÇÃO PEDAGÓGICA INTEGRADA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NO CONTEXTO ESCOLAR 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) ÁREAS DO CONHECIMENTO, INTERDISCIPLINARIDADE E CONTEXTUALIZAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) AVALIAÇÃO ESCOLAR E CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DE ENSINO 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) AVALIAÇÃO NA ESCOLA E AVALIAÇÃO DA ESCOLA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) CONCEPÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E PLANEJAMENTO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) DIDÁTICA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES – SABERES E PRÁTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) FUNDAMENTOS ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) GESTÃO EDUCACIONAL E COORDENAÇÃO DO TRABALHO NA ESCOLA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) METODOLOGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) NOVOS PARADIGMAS EDUCACIONAIS 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO ACADÊMICO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) PRÁTICA DE ENSINO 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) PRINCÍPIOS E MÉTODOS DA ORIENTAÇÃO, INSPEÇÃO, SUPERVISÃO E GESTÃO ESCOLAR 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM ESCOLAR 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) RELAÇÕES SOCIAIS E CONFLITOS NA ESCOLA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) SUPERVISÃO E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA EDUCACIONAL 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) GESTÃO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) GESTÃO EDUCACIONAL: POLÍTICAS, PROCESSOS E COTIDIANO ESCOLAR 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) LIDERANÇA EDUCACIONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E INSTITUCIONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) ORGANIZAÇÃO E GESTÃO ESCOLAR 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM EDUCAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO AVALIAÇÃO DE SISTEMAS, INSTITUIÇÕES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO POLÍTICA EDUCACIONAL 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TECNOLOGIA EDUCACIONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TEORIAS DA INSTRUÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS RELACIONADAS À ÁREA EDUCACIONAL 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TEORIA GERAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ASPECTOS HISTÓRICOS, POLÍTICAS PÚBLICAS E SUJEITOS EDUCANDOS 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) FUNDAMENTOS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) QUALIDADE NA EDUCAÇÃO: PRINCÍPIOS, INDICADORES, GESTÃO, OUTROS ASPECTOS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) PRÁTICAS DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ESTRATÉGIAS DE PESQUISA 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA CIENTÍFICA 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PESQUISA 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS TÉCNICAS DE PESQUISA 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) METODOLOGIA DA PESQUISA EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 4 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS AVALIAÇÃO DE PROJETO 4 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 4 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS 4 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 4 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ELABORAÇÃO DE PROJETO 4 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS 4 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS) PROPOSIÇÃO DE PROJETOS DE PRÁTICAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS 4 5 5

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ENSINAR 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS CLASSIFICAÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS SINTETIZAÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍONIO CIENTÍFICO 2 3
HABILIDADES COGNITIVAS OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) OUTRAS - ORIGINALIDADE 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) OUTRAS - ATENÇÃO A DETALHES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS SUPERVISÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - GERENCIAMENTO DO TEMPO 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DINÂMICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS LOCALIZAÇÃO DE SOM 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS 5
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS 4
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES, GERENCIANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DELES 4

Divisões de categorias profissionais do CBO 2394-05

CBO 2394-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de coordenador pedagógico que pertence ao grupo dos programadores, avaliadores e orientadores de ensino, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais do ensino.
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente.
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino.

Cargos e salários CBO 2394-05 - Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 239405 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 239405 em todos os estados e cidades do Brasil.

Salário Coordenador de Ensino João Pessoa

Coordenador de Ensino: João Pessoa, PB

O profissional no cargo de Coordenador de Ensino CBO 2394-05 trabalhando em João Pessoa - PB, ganha entre 3.802 e 9.332 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 269 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador de Ensino Goiânia

Coordenador de Ensino: Goiânia, GO

O profissional no cargo de Coordenador de Ensino CBO 2394-05 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 3.198 e 6.335 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 462 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador de Ensino Salvador

Coordenador de Ensino: Salvador, BA

O profissional no cargo de Coordenador de Ensino CBO 2394-05 trabalhando em Salvador - BA, ganha entre 3.829 e 8.792 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 624 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador de Ensino

Coordenador de Ensino: Rio Grande do Sul

O profissional no cargo de Coordenador de Ensino CBO 2394-05 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 3.551 e 7.080 para uma jornada de trabalho média de 35h semanais de acordo com dados salariais de 1.293 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador de Ensino São Gonçalo

Coordenador de Ensino: São Gonçalo, RJ

O profissional no cargo de Coordenador de Ensino CBO 2394-05 trabalhando em São Gonçalo - RJ, ganha entre 2.349 e 4.395 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 103 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador de Ensino

Coordenador de Ensino: Minas Gerais

O profissional no cargo de Coordenador de Ensino CBO 2394-05 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 3.544 e 7.386 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 3.299 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador de Ensino

Coordenador de Ensino: São Paulo

O profissional no cargo de Coordenador de Ensino CBO 2394-05 trabalhando em São Paulo, ganha entre 4.774 e 10.507 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 9.488 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador de Ensino Fortaleza

Coordenador de Ensino: Fortaleza, CE

O profissional no cargo de Coordenador de Ensino CBO 2394-05 trabalhando em Fortaleza - CE, ganha entre 2.819 e 5.958 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 1.065 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador de Ensino Brusque

Coordenador de Ensino: Brusque, SC

O profissional no cargo de Coordenador de Ensino CBO 2394-05 trabalhando em Brusque - SC, ganha entre 3.715 e 6.059 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 9 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador de Ensino Curitiba

Coordenador de Ensino: Curitiba, PR

O profissional no cargo de Coordenador de Ensino CBO 2394-05 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 4.125 e 9.037 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 735 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador de Ensino Rio de Janeiro

Coordenador de Ensino: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Coordenador de Ensino CBO 2394-05 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 3.596 e 8.158 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 2.182 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador de Ensino

Coordenador de Ensino: Paraná

O profissional no cargo de Coordenador de Ensino CBO 2394-05 trabalhando em Paraná, ganha entre 4.272 e 10.293 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 1.803 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador de Ensino

Coordenador de Ensino: Rio de Janeiro

O profissional no cargo de Coordenador de Ensino CBO 2394-05 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 3.483 e 8.040 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 3.839 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador de Ensino Santo André

Coordenador de Ensino: Santo André, SP

O profissional no cargo de Coordenador de Ensino CBO 2394-05 trabalhando em Santo André - SP, ganha entre 3.605 e 7.454 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 141 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador de Ensino Porto Alegre

Coordenador de Ensino: Porto Alegre, RS

O profissional no cargo de Coordenador de Ensino CBO 2394-05 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 3.907 e 7.824 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 494 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador de Ensino

Coordenador de Ensino: Pernambuco

O profissional no cargo de Coordenador de Ensino CBO 2394-05 trabalhando em Pernambuco, ganha entre 3.485 e 7.781 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 1.618 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador de Ensino Recife

Coordenador de Ensino: Recife, PE

O profissional no cargo de Coordenador de Ensino CBO 2394-05 trabalhando em Recife - PE, ganha entre 3.451 e 7.463 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 753 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador de Ensino

Coordenador de Ensino: Pará

O profissional no cargo de Coordenador de Ensino CBO 2394-05 trabalhando em Pará, ganha entre 2.977 e 6.337 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 875 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.