CBO 2394-05 - Programadores, avaliadores e orientadores de ensino - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 2394-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de programadores, avaliadores e orientadores de ensino que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2394-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Programadores, avaliadores e orientadores de ensino.
- Profissionais do ensino.
Funções
promover a formação contínua dos profissionais, implementar execução do projeto pedagógico/instrucional, coordenar a - re construção do projeto pedagógico/instrucional, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, viabilizar trabalho coletivo, avaliar desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional.
Atividades
respeitar as diversidades, formar equipes de trabalho, demonstrar criatividade, equalizar informações, organizar grupos de estudos, selecionar referencial teórico-científico, divulgar deliberações, criar espaços de participação/interação, fornecer subsídios teóricos, avaliar instituição escolar, publicar experiências pedagógicas, administrar tempo, organizar encontro de educandos, analisar execução do plano de ensino e outros regimes escolares, atuar em conselhos de classe e de escola, acompanhar trajetória escolar do aluno, elaborar textos de orientação, demonstrar flexibilidade, participar das avaliações externas, avaliar processo de ensino e/ou de aprendizagem, planejar reuniões com equipes de trabalho, contribuir para que as decisões expressem o coletivo da equipe pedagógica e multiprofissional, sistematizar registros administrativos e pedagógicos, intervir na aplicação de medidas disciplinares, administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos, demonstrar capacidade de observação, estruturar os tempos pedagógicos, criar mecanismos de participação/interação, elaborar relatórios, participar da avaliação proposta pela instituição, promover trocas de experiências, administrar recursos de trabalho, aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar, avaliar desempenho profissional dos educadores, propor mudanças no projeto pedagógico, planejar ações de operacionalização, caracterizar perfil dos alunos, observar processo de trabalho no contexto escolar, assessorar trabalho docente, participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares, demonstrar pró-atividade, levantar necessidades educacionais e sociais, averiguar consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, construir instrumentos de avaliação, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, orientar atividades interdisciplinares/transdisciplinares, observar desempenho das classes, pesquisar práticas educativas, participar de fóruns acadêmicos, políticos e culturais, estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola, administrar demanda por vagas, construir sistema de avaliação, contextualizar historicamente a escola, propor soluções para problemas educacionais detectados, realizar entrevistas, saber integrar as informações, coordenar projetos e atividades de recuperação de aprendizagem, divulgar experiências pedagógicas, selecionar bibliografia, promover cursos, oficinas e orientação técnica, compreender o contexto, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, divulgar resultados de avaliação, registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional, participar de cursos, seminários e congressos, saber ouvir, verificar cumprimento das metas, avaliar desempenho das classes/turmas, demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita, analisar desempenho das classes, emitir pareceres, traçar metas educacionais, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, articular ação conjunta da escola com as instituições de proteção a criança e ao adolescente, articular ação da escola com outras instituições, traçar objetivos educacionais, detectar problemas educacionais, coletar propostas de coordenação, supervisão e orientação, organizar encontros, congressos e seminários, avaliar implementação de projetos educacionais, acompanhar produção dos alunos, pesquisar avanços de conhecimentos científicos em diferentes áreas, organizar reuniões com equipes de trabalho, administrar conflitos, fiscalizar cumprimento da legislação e do projeto pedagógico, trabalhar em equipe, acompanhar desenvolvimento do trabalho docente/autor/tutor, criar/recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, estimular participação dos diferentes sujeitos, dimensionar os problemas, produzir material de apoio pedagógico.