CBO 2394-05 - Programadores, avaliadores e orientadores de ensino - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 2394-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de programadores, avaliadores e orientadores de ensino que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Coordenador pedagógico Planeja, coordena e avalia os processos de ensino e aprendizagem e o desempenho de alunos e docentes Orienta e acompanha as práticas de ensino, a didática e a aplicação de metodologias de ensino e aprendizagem.
Orienta a equipe pedagógica, implementa projetos pedagógicos e instrucionais nas modalidades de ensino presencial e a distância Articula as ações didático-pedagógicas dos docentes e da equipe de apoio ao ensino, considerando o desenvolvimento do processo educacional no ambiente escolar Elabora, implementa e avalia o projeto pedagógico, o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem, viabilizando o trabalho coletivo e institucional.
Organiza e elabora documentos administrativos e pedagógicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2394-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Programadores, avaliadores e orientadores de ensino.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Coordenador pedagógico
O Coordenador pedagógico (ou similar) planeja, coordena e avalia os processos de ensino e aprendizagem e o desempenho de alunos e docentes, definindo cronograma e estratégias para acompanhamento da ação docente, instrumentos de avaliação para verificação do desempenho e da progressão dos alunos, dos resultados avaliativos, das estratégias para recuperação da aprendizagem, da qualidade dos processos e dos níveis de satisfação de educandos e familiares Implementa, coordena e acompanha o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, assessorando as atividades de docentes e alunos, por meio de concepções metodológicas e didático-pedagógicas, produzindo material de apoio, inclusive por meio de tecnologias da informação e comunicação, orientando o docente, analisando os processos de trabalho no contexto escolar e os resultados de desempenho dos alunos.
Promove estudos e discussões sobre a proposta e o projeto pedagógicos definidos pela escola, o currículo, as metodologias de ensino aplicáveis no planejamento, desenvolvimento e avaliação do processo de ensino e aprendizagem, considerando sequência dos conteúdos, integração entre as áreas do conhecimento, interdisciplinaridade, contextualização, elaboração de projetos, proposição de situações-problema, tendo em vista o conceito de aprendizagem significativa.
Define e implementa estratégias para observar, acompanhar e analisar o desempenho dos alunos Orienta, analisa e avalia a elaboração de planos de ensino e planos de aula dos docentes, e verifica o desenvolvimento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem realizado.
Propõe ações para e recuperação da aprendizagem e participa da elaboração de projetos, propondo ações, atividades e estratégias para essa etapa do processo Faz a gestão das ações e atividades pedagógicas no âmbito escolar, verificando o cumprimento da legislação educacional e do projeto pedagógico.
Administra recursos de trabalho, zelando pela preservação e condições de utilização.
Prospecta, identifica, seleciona, elabora e especifica materiais e recursos pedagógicos Administra conflitos disciplinares entre docentes e alunos, intercede e aplica medidas disciplinadoras de acordo com o regimento escolar.
Identifica fatores intervenientes no processo de ensino e aprendizagem e propõe soluções para problemas educacionais detectados.
Avalia o desenvolvimento do projeto pedagógico e do processo de ensino e aprendizagem, o desempenho profissional dos educadores, das classes, da instituição escolar, da implementação de projetos educacionais, construindo sistema e instrumentos de avaliação para detectar problemas educacionais e propor soluções Implementa medidas para viabilizar o trabalho coletivo, criando mecanismos e espaços de participação e interação da equipe, organizando e coordenando reuniões pedagógicas Coordena a construção e a revisão do projeto pedagógico, em parceria com docentes e equipe de educacional, definindo princípios norteadores do projeto, levantando dados educacionais, fornecendo subsídios teóricos metodológicos e didático-pedagógicos, considerando o contexto social, político, tecnológico e cultural.
Traça metas e objetivos educacionais, planeja ações de operacionalização, podendo articular ação conjunta com outras instituições Promove a formação contínua dos profissionais, organizando grupos de estudos, pesquisando metodologias, práticas educativas e avanços científicos em diferentes áreas, selecionando fontes de consulta, dados e informações Comunica-se com objetividade e assertividade, elabora e sistematiza textos e documentação educacional e administrativa, como relatórios, pareceres, resultados de avaliações, regimento escolar, registros de experiências pedagógicas e de atividades educacionais.
Pode publicar livros, artigos e notas técnicas e realizar entrevistas Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
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Funções
O funcionário CBO 2394-05 deve viabilizar trabalho coletivo, implementar execução do projeto pedagógico/instrucional, coordenar a - re construção do projeto pedagógico/instrucional, promover a formação contínua dos profissionais, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, avaliar desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional.
Atividades exercidas por um Coordenador pedagógico CBO 2394-05
Um Coordenador pedagógico (ou sinônimo) deve estruturar os tempos pedagógicos, acompanhar produção dos alunos, verificar cumprimento das metas, pesquisar avanços de conhecimentos científicos em diferentes áreas, sistematizar registros administrativos e pedagógicos, trabalhar em equipe, organizar encontro de educandos, traçar metas educacionais, intervir na aplicação de medidas disciplinares, saber integrar as informações, participar das avaliações externas, avaliar desempenho das classes/turmas, promover trocas de experiências, detectar problemas educacionais, divulgar deliberações, publicar experiências pedagógicas, demonstrar pró-atividade, administrar conflitos, orientar atividades interdisciplinares/transdisciplinares, caracterizar perfil dos alunos, assessorar trabalho docente, elaborar textos de orientação, administrar recursos de trabalho, estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, organizar encontros, congressos e seminários, participar de fóruns acadêmicos, políticos e culturais, fiscalizar cumprimento da legislação e do projeto pedagógico, observar processo de trabalho no contexto escolar, participar de cursos, seminários e congressos, demonstrar capacidade de observação, elaborar relatórios, selecionar bibliografia, divulgar experiências pedagógicas, coordenar projetos e atividades de recuperação de aprendizagem, articular ação conjunta da escola com as instituições de proteção a criança e ao adolescente, organizar grupos de estudos, aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar, coletar propostas de coordenação, supervisão e orientação, avaliar processo de ensino e/ou de aprendizagem, criar espaços de participação/interação, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, planejar reuniões com equipes de trabalho, avaliar implementação de projetos educacionais, traçar objetivos educacionais, articular ação da escola com outras instituições, estimular participação dos diferentes sujeitos, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, demonstrar criatividade, avaliar instituição escolar, demonstrar flexibilidade, pesquisar práticas educativas, analisar desempenho das classes, construir instrumentos de avaliação, levantar necessidades educacionais e sociais, formar equipes de trabalho, acompanhar desenvolvimento do trabalho docente/autor/tutor, divulgar resultados de avaliação, administrar demanda por vagas, compreender o contexto, atuar em conselhos de classe e de escola, registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional, emitir pareceres, respeitar as diversidades, averiguar consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, produzir material de apoio pedagógico, equalizar informações, analisar execução do plano de ensino e outros regimes escolares, observar desempenho das classes, planejar ações de operacionalização, saber ouvir, administrar tempo, organizar reuniões com equipes de trabalho, promover cursos, oficinas e orientação técnica, propor soluções para problemas educacionais detectados, selecionar referencial teórico-científico, contextualizar historicamente a escola, avaliar desempenho profissional dos educadores, fornecer subsídios teóricos, dimensionar os problemas, participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares, demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita, participar da avaliação proposta pela instituição, propor mudanças no projeto pedagógico, acompanhar trajetória escolar do aluno, realizar entrevistas, construir sistema de avaliação, criar mecanismos de participação/interação, criar/recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos, contribuir para que as decisões expressem o coletivo da equipe pedagógica e multiprofissional.