CBO 2251-24 - Médico pediatra
Entenda o que fazem os médicos clínicos no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Médico pediatra e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Médico pediatra
Realiza consultas para atendimento pediátrico de crianças e adolescentes, avaliando seu desenvolvimento físico e emocional, prevenindo, diagnosticando e efetuando tratamento clínico de doenças, e orientando sobre hábitos saudáveis de vida e bem-estar em cada fase da vida. Atua em hospital, avaliando crianças e adolescentes para estabelecer diagnóstico, planejando e implementando seu tratamento, e monitorando seu estado de saúde. Participa de equipe multidisciplinar. Registra os procedimentos executados e elabora documentos médicos. Atua em saúde pública. Supervisiona equipe. Mantém-se atualizado em sua área de atuação. Efetua pesquisa na área de pediatria. Atua com base em princípios de ética profissional. Cumpre procedimentos, normas técnicas, normas higiênico-sanitárias e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de biossegurança e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Realiza consulta pediátrica no pré-natal, para acompanhar o desenvolvimento do bebê e prestar informações à gestante, tais como importância de aleitamento materno, primeiras vacinas do recém-nascido, e prestação de cuidados ao bebê nos primeiros dias de vida.
Após o nascimento, faz a primeira consulta entre sete e dez dias de vida do bebê. A partir de então, incentiva e programa consultas mensais até seis meses, bimestrais, de seis meses a um ano, trimestrais, de um ano a um ano e seis meses, semestrais, de um ano e meio até completar cinco anos, e anuais, de cinco a dezoito anos. Em tais consultas, acompanha principalmente ganhos de peso e de altura, alimentação e suplementações vitamínicas de rotina, desenvolvimentos motor, cognitivo e emocional (incluindo relações interpessoais e desempenho escolar), imunizações, funcionamento gastrointestinal e gênito urinário, qualidade de sono, atividade física, contato com a natureza, e segurança (prevenção de acidentes).
Presta orientações sobre prevenção de doenças e promoção de saúde e bem-estar, enfatizando a importância de hábitos de vida saudáveis, de dedicação às atividades escolares, e de participação em atividades esportivas e culturais.
Realiza diagnóstico e tratamento clínico de doenças - como anemia, asma, diarreia, entre outras - de criança e adolescente. Atua também em casos de consumo precoce de álcool, uso de drogas, depressão e outros, que podem trazer impactos à saúde física e/ou mental. Adota, em sua análise, o conceito de saúde-doença que, além de agentes etiológicos – vírus, bactérias, protozoários -, considera fatores biológicos, psicológicos, econômicos, sociais e culturais para o surgimento de enfermidade. Orienta a família para fazer o encaminhamento de criança e adolescente a outros profissionais, sempre que necessário.
Atua em hospital no atendimento de crianças e adolescentes. Faz acolhimento de paciente e acompanhante (mãe, pai ou outra pessoa responsável), aplicando técnicas humanizadas de abordagem.
Executa anamnese, fazendo perguntas para paciente e/ou acompanhante sobre dados pessoais, queixa principal (descrição da razão da consulta, principais sinais e sintomas e tempo de ocorrência), histórico familiar, e história pessoal (principalmente hábitos de vida e doenças prévias).
Realiza exame físico. Requisita exames laboratoriais e de imagem, interpretando seus resultados.
Define diagnóstico e prognóstico. Estabelece o tipo e as etapas do tratamento. Fornece, para acompanhante, informações sobre diagnóstico e tratamento. Prepara paciente - com técnicas de condução psicológica adequadas a sua faixa etária - para os procedimentos pediátricos.
Efetua tratamento clínico, conforme o tipo de doença detectada. Participa de equipe multidisciplinar, recebendo apoio de outros profissionais da saúde para atendimento de seu paciente. Monitora estado de saúde de paciente até a alta hospitalar. Acompanha outras crianças e adolescentes, que passam por tratamentos de diferentes doenças em internação hospitalar.
Registra os procedimentos executados e a evolução do plano terapêutico de paciente, conforme normas preestabelecidas. Elabora documentos médicos, como pareceres e relatórios.
Atua em saúde pública, realizando atendimento pediátrico em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
Supervisiona equipe, avaliando desempenho e promovendo treinamentos.
Mantém-se atualizado em sua área de atuação, acompanhando inovações em pediatria no país e no mundo.
Efetua pesquisa na área de pediatria, investigando aspectos epidemiológicos, clínicos e terapêuticos do processo saúde-doença em crianças e adolescentes.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | OUTROS ELEMENTOS (ESTATÍSTICA) BIOESTATÍSTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | BANCO DE DADOS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) ECOLOGIA, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA MÉDICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARE ESPECÍFICO PARA MEDICINA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BIOLOGIA GERAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | OUTROS ELEMENTOS (BIOLOGIA GERAL) BIOSSEGURANÇA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | GENÉTICA | GENÉTICA HUMANA E MÉDICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | GENÉTICA | GENÉTICA HUMANA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | GENÉTICA | GENÉTICA HUMANA E MÉDICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | GENÉTICA | GENÉTICA MÉDICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | GENÉTICA | GENÉTICA HUMANA E MÉDICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | GENÉTICA | OUTROS ELEMENTOS (GENÉTICA HUMANA E MÉDICA) GENÉTICA APLICADA À PEDIATRIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MORFOLOGIA | CITOLOGIA E BIOLOGIA CELULAR | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MORFOLOGIA | CITOLOGIA E BIOLOGIA CELULAR | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MORFOLOGIA | EMBRIOLOGIA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MORFOLOGIA | EMBRIOLOGIA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MORFOLOGIA | HISTOLOGIA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MORFOLOGIA | HISTOLOGIA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MORFOLOGIA | ANATOMIA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MORFOLOGIA | ANATOMIA HUMANA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MORFOLOGIA | ANATOMIA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MORFOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (ANATOMIA) ANATOMIA TOPOGRÁFIA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA GERAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA GERAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DA DIGESTÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DA RESPIRAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA ENDÓCRINA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA RENAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | NEUROFISIOLOGIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS) ESTRUTURA E FUNÇÃO DOS TECIDOS, ÓRGÃOS, SISTEMAS E APARELHOS DO CORPO HUMANO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS) FISIOLOGIA DO SISTEMA TEGUMENTAR | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | QUÍMICA DE MACROMOLÉCULAS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA DE MACROMOLÉCULAS) BIOQUÍMICA APLICADA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | BIOLOGIA MOLECULAR | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (BIOLOGIA MOLECULAR) BIOLOGIA MOLECULAR APLICADAS À PEDIATRIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOFÍSICA | BIOFÍSICA CELULAR | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOFÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (BIOFÍSICA CELULAR) BIOFÍSICA APLICADA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FARMACOLOGIA | FARMACOLOGIA GERAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FARMACOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FARMACOLOGIA GERAL) FARMACOLOGIA GERAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FARMACOLOGIA | FARMACOLOGIA CLÍNICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FARMACOLOGIA | FARMACOLOGIA CLÍNICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | IMUNOLOGIA | IMUNOLOGIA APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | IMUNOLOGIA | IMUNOLOGIA APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | IMUNOLOGIA | IMUNOLOGIA APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | IMUNOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (IMUNOLOGIA APLICADA) VACINAS: PROGRAMA NACIONAL DE IMUNIZAÇÕES, INDICAÇÕES, CONTRAINDICAÇÕES E EVENTOS ADVERSOS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MICROBIOLOGIA | MICROBIOLOGIA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MICROBIOLOGIA | MICROBIOLOGIA MÉDICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | PARASITOLOGIA | PROTOZOOLOGIA DE PARASITOS | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | PARASITOLOGIA | PROTOZOOLOGIA PARASITÁRIA HUMANA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | PARASITOLOGIA | HELMINTOLOGIA DE PARASITOS | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | PARASITOLOGIA | HELMINTOLOGIA HUMANA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOMEDICINA | BIOMEDICINA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOMEDICINA | BIOMEDICINA | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DE PRODUÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (GERÊNCIA DE PRODUÇÃO) HIGIENE, SAÚDE, ERGONOMIA E SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | CLÍNICA MÉDICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | ALERGOLOGIA E IMUNOLOGIA CLÍNICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | CLÍNICA MÉDICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | CLÍNICA MÉDICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | PEDIATRIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | CLÍNICA MÉDICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS (CLÍNICA MÉDICA) ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE PACIENTES NO PRÉ E PÓS-OPERATÓRIO E INTERNADOS COM DOENÇAS DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | CLÍNICA MÉDICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS (CLÍNICA MÉDICA) ANAMNESE PEDIÁTRICA E EXAME CLÍNICO COMPLETO, INCLUINDO MEDIDAS ANTROPOMÉTRICAS E PSICOMOTORAS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | CLÍNICA MÉDICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS (CLÍNICA MÉDICA) ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIAS NAS ESPECIALIDADES CLÍNICAS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | CLÍNICA MÉDICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS (CLÍNICA MÉDICA) ATENDIMENTO E CUIDADOS AO RECÉM-NASCIDO DE BAIXO RISCO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | CLÍNICA MÉDICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS (CLÍNICA MÉDICA) ATENDIMENTO GLOBAL AO RECÉM-NASCIDO NORMAL E DE RISCO, EM SALA DE PARTO E BERÇÁRIO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | CLÍNICA MÉDICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS (CLÍNICA MÉDICA) ATENDIMENTO PEDIÁTRICO EM UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE, AMBULATÓRIOS, ENFERMARIAS, PRONTO SOCORRO, UNIDADE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA, UNIDADES NEONATAIS E DE TRATAMENTO INTENSIVO PEDIÁTRICO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | CLÍNICA MÉDICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS (CLÍNICA MÉDICA) CAUSAS MAIS COMUNS DOS ACIDENTES NA INFÂNCIA E A SUA PREVENÇÃO, DE ACORDO COM CADA FAIXA ETÁRIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | CLÍNICA MÉDICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS (CLÍNICA MÉDICA) CLÍNICA MÉDICA - PROPEDÊUTICA APLICADA ÀS ESPECIALIDADES | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | CLÍNICA MÉDICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS (CLÍNICA MÉDICA) COMUNICAÇÃO E SEGURANÇA DO PACIENTE | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | CLÍNICA MÉDICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS (CLÍNICA MÉDICA) CONCEITOS DE ATENÇÃO PRIMÁRIA, SECUNDÁRIA E TERCIÁRIA NOS SISTEMAS DE SAÚDE | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | CLÍNICA MÉDICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS (CLÍNICA MÉDICA) CONTROLE DE INFECÇÕES HOSPITALARES | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | CLÍNICA MÉDICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS (CLÍNICA MÉDICA) DETERMINANTES BIOLÓGICOS, PSICOLÓGICOS E SOCIAIS DOS DISTÚRBIOS NUTRICIONAIS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | CLÍNICA MÉDICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS (CLÍNICA MÉDICA) DETERMINANTES SOCIAIS DA VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES E DO USO DE DROGAS NA ADOLESCÊNCIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | CLÍNICA MÉDICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS (CLÍNICA MÉDICA) DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DAS DOENÇAS MAIS FREQUENTES NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | CLÍNICA MÉDICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS (CLÍNICA MÉDICA) DOENÇAS COMPLEXAS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES E DOENÇAS CRÔNICAS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | CLÍNICA MÉDICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS (CLÍNICA MÉDICA) HISTÓRIA DA MEDICINA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | CLÍNICA MÉDICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS (CLÍNICA MÉDICA) MÉTODOS LABORATORIAIS E DE IMAGEM PARA DIAGNÓSTICO E ACOMPANHAMENTO DE TRATAMENTO DAS DOENÇAS MAIS PREVALENTES EM PEDIATRIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | CLÍNICA MÉDICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS (CLÍNICA MÉDICA) ORIENTAÇÃO ALIMENTAR ADEQUADA PARA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | CLÍNICA MÉDICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS (CLÍNICA MÉDICA) PROBLEMAS MAIS PREVALENTES DE SAÚDE MENTAL E DISTÚRBIOS DO COMPORTAMENTO NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | CLÍNICA MÉDICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS (CLÍNICA MÉDICA) PROCEDIMENTOS DE PUNÇÕES: VENOSA PERIFÉRICA PARA ACESSO E COLETA DE EXAMES, ARTERIAL PARA COLETA DE EXAMES, LOMBAR PARA COLETA DE LÍQUOR E TORÁCICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | CLÍNICA MÉDICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS (CLÍNICA MÉDICA) PROCEDIMENTOS DE SONDAGEM VESICAL E NASOGÁSTRICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | CLÍNICA MÉDICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS (CLÍNICA MÉDICA) PROMOÇÃO DA SAÚDE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS DO INDIVÍDUO E DA COMUNIDADE | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | CLÍNICA MÉDICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS (CLÍNICA MÉDICA) REANIMAÇÃO EM SALA DE PARTO PARA RECÉM-NASCIDOS DE BAIXO RISCO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | CLÍNICA MÉDICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS (CLÍNICA MÉDICA) SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA MÉDICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | CLÍNICA MÉDICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS (CLÍNICA MÉDICA) SITUAÇÃO DE RISCO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES E O ENCAMINHAMENTO AOS ÓRGÃOS RESPONSÁVEIS PELA DEFESA DOS DIREITOS INFANTO-JUVENIS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | CLÍNICA MÉDICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS (CLÍNICA MÉDICA) SITUAÇÕES PEDIÁTRICAS QUE REQUEIRAM ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E SUPORTE AVANÇADO DE VIDA, ENCAMINHAMENTO PARA OUTRAS ESPECIALIDADES MÉDICAS OU ATENDIMENTO PEDIÁTRICO ESPECIALIZADO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | CLÍNICA MÉDICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS (CLÍNICA MÉDICA) USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | CIRURGIA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | CIRURGIA PEDIÁTRICA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | CIRURGIA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS (CIRURGIA) TÉCNICAS E PRÁTICAS CIRÚRGICAS | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | SAÚDE MATERNO-INFANTIL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | SAÚDE MATERNO-INFANTIL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | ANATOMIA PATOLÓGICA E PATOLOGIA CLÍNICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | ANATOMIA PATOLÓGICA E PATOLOGIA CLÍNICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | RADIOLOGIA MÉDICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS (RADIOLOGIA MÉDICA) DIAGNÓSTICO POR IMAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MEDICINA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS (MEDICINA) ATENÇÃO ÀS NECESSIDADES DE SAÚDE COLETIVA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MEDICINA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS (MEDICINA) ATENÇÃO ÀS NECESSIDADES INDIVIDUAIS DE SAÚDE: REALIZAÇÃO DE HISTÓRIA CLÍNICA, REALIZAÇÃO DE EXAME FÍSICO, FORMALIZAÇÃO DE HIPÓTESES E PRIORIZAÇÃO DE PROBLEMAS, PROMOÇÃO DE INVESTIGAÇÃO DIAGNÓSTICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MEDICINA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS (MEDICINA) DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE PLANOS TERAPÊUTICOS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MEDICINA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS (MEDICINA) DIAGNÓSTICO, PROGNÓSTICO E CONDUTA TERAPÊUTICA NAS DOENÇAS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MEDICINA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS (MEDICINA) EQUIPAMENTOS, INSTRUMENTOS E MATERIAIS PARA ATIVIDADES MÉDICAS | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MEDICINA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS (MEDICINA) NORMAS TÉCNICAS APLICADAS À MEDICINA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | EPIDEMIOLOGIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | EPIDEMIOLOGIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | SAÚDE PÚBLICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | SAÚDE PÚBLICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | SAÚDE PÚBLICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE PÚBLICA) POLÍTICAS DE SAÚDE DO SUS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | MEDICINA PREVENTIVA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | MEDICINA PREVENTIVA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | DIREITOS ESPECIAIS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITOS ESPECIAIS) DIREITOS HUMANOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) GESTÃO DE PESSOAS | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | SERVIÇO SOCIAL | SERVIÇO SOCIAL APLICADO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | SERVIÇO SOCIAL | SERVIÇO SOCIAL DA SAÚDE | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | SERVIÇO SOCIAL | SERVIÇO SOCIAL APLICADO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | SERVIÇO SOCIAL | SERVIÇO SOCIAL DO MENOR | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS (ÉTICA) BIOÉTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS (ÉTICA) ÉTICA MÉDICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS (ÉTICA) PRINCÍPIOS DE ÉTICA PROFISSIONAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | SOCIOLOGIA DA SAÚDE | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | SOCIOLOGIA DA SAÚDE | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | SOCIOLOGIA DA SAÚDE | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA DA SAÚDE) PROCESSO SAÚDE-DOENÇA COMO CONSTRUÇÃO SOCIAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO) PSICOLOGIA MÉDICA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 3 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA CIENTÍFICA | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PESQUISA | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | TÉCNICAS DE PESQUISA | 4 | 4 | 4 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | PERSUASÃO | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | NEGOCIAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | SINTETIZAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍONIO CIENTÍFICO | 3 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COORDENAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 2 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 2 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - ATENÇÃO AOS DETALHES | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - TOLERÂNCIA AO ESTRESSE | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM ATIVIDADES OU PROJETOS TÉCNICOS COMPLEXOS | 5 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM ATIVIDADES OU PROJETOS TÉCNICOS COMPLEXOS | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 5 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES, GERENCIANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DELES | 4 |
Condições de Trabalho
Os cargos dessa família CBO exercem suas funções em setores cujas atividades referem-se a saúde e serviços sociais, ensino, pesquisa e desenvolvimento. De modo geral atuam por conta própria, na condição de autônomos, sem supervisão permanente. Organizam- se individualmente e em equipe de trabalho, desenvolvendo as atividades em ambientes fechados, em horários de trabalho irregulares. Exceção feita profissionais que atuam no Programa de Estratégia de Saúde da Família, onde exercem suas funções como empregados, com supervisão ocasional e cumprem carga horária semanal prevista em Portaria específica. Podem trabalhar em posições desconfortáveis durante longos períodos e, devido à natureza e nível de responsabilidade próprio da função, podem estar sujeitos a estresse constante. Em algumas ocupações os profissionais podem estar sujeitos a ação de materiais tóxicos, químicos, radioativos e biológicos.Exigências do mercado de trabalho
Essas ocupações são exercidas por profissionais com formação superior em Medicina, credenciados pelo Conselho Regional de Medicina (CRM). O exercício pleno das funções se dá após o período de um a dois anos de experiência profissional e de três a quatro anos para o médico antroposófico. Para o exercício da função no Programa de Estratégia de Saúde da Família não é necessário experiência anterior.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- implementar ações de promoção da saúde;
- realizar consulta e atendimento médico;
- demonstrar competências pessoais;
- efetuar perícias, auditorias e sindicâncias médicas;
- tratar pacientes e clientes;
- difundir conhecimentos médicos;
- elaborar documentos médicos;
- coordenar programas e serviços em saúde;
- elaborar protocolos de condutas médicas;
- prestar consultorias e assessorias;
- demonstrar imparcialidade de julgamento;
- desenvolver procedimentos;
- prescrever imunização;
- supervisionar propedêutica instrumental;
- formular quesitos periciais;
- vistoriar ambientes de trabalho;
- prescrever tratamento;
- estabelecer plano de ações em saúde;
- demonstrar capacidade de liderança;
- solicitar exames complementares;
- assistir parto;
- participar de encontros, congressos e demais eventos científicos;
- demonstrar capacidade de atenção seletiva;
- prescrever medidas higiênico-dietéticas;
- indicar tratamento;
- elaborar material informativo e normativo;
- cultivar órgãos e tecidos;
- planejar tratamento de clientes e pacientes;
- preparar projetos de pesquisa;
- realizar atendimento em consultório;
- descrever ações médicas;
- praticar intervenções clínicas;
- selecionar pacientes em situações específicas;
- realizar diagnóstico de saúde da comunidade;
- montar escala de serviços;
- elaborar documentos de imagem;
- fiscalizar treinamento médico;
- examinar documentos médicos;
- executar tratamento com agentes físicos;
- divulgar informações em mídia;
- solicitar interconsultas;
- demonstrar capacidade de acolhimento;
- demonstrar capacidade de saber ouvir;
- elaborar relatórios;
- desenvolver equipamentos;
- distribuir tarefas;
- executar terapêutica genética;
- emitir atestados;
- supervisionar atos médicos;
- estabelecer prognóstico;
- indicar necessidade de internação;
- avaliar atos médicos;
- preencher formulários de notificação compulsória;
- praticar procedimentos intervencionais;
- demonstrar rapidez de percepção;
- auxiliar normatização de atividades médicas;
- promover ações de controle de vetores e zoonoses;
- constituir comissões médico-hospitalares;
- praticar psicoterapia;
- acompanhar plano terapêutico do usuário;
- implementar medidas de segurança e proteção do trabalhador;
- executar tratamento com agentes químicos;
- receitar drogas, medicamentos , fitoterápicos e antroposóficos;
- encaminhar usuários a outros profissionais;
- monitorar estado de saúde de pacientes hospitalizados;
- demonstrar capacidade de preservar sigilo médico;
- executar transplantes de órgãos e tecidos;
- demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
- rastrear doenças prevalentes;
- organizar encontros científicos;
- demonstrar capacidade de interpretar linguagem verbal e não-verbal;
- administrar situações de urgência e emergência;
- executar tratamento com agentes biológicos;
- retirar órgãos e tecidos;
- promover campanhas de saúde;
- demonstrar capacidade de efetuar atendimento humanizado;
- prestar depoimentos;
- discutir diagnóstico, prognóstico e tratamento com pacientes, clientes, responsáveis e familiares;
- elaborar prontuários;
- colher depoimentos;
- implementar medidas de biossegurança;
- arquivar documentos;
- emitir laudos;
- interpretar dados de exame clínico e exames complementares;
- guardar órgaõs e tecidos;
- realizar anamnese;
- gerenciar recursos financeiros;
- ministrar tratamentos preventivos;
- redigir trabalhos científicos;
- realizar visitas hospitalares;
- realizar exame físico;
- emitir declarações;
- especificar insumos;
- levantar hipóteses diagnósticas;
- realizar atendimentos de urgência e emergência;
- realizar propedêutica instrumental;
- responder quesitos periciais;
- demonstrar altruísmo;
- promover atividades educativas;
- realizar visitas domiciliares;
- demonstrar ações médicas;
- diagnosticar estado de saúde de pacientes e clientes;
- emitir receitas;
- organizar cursos de educação continuada;
- supervisionar equipe de saúde;
- implementar medidas de saúde ambiental;
- implantar órteses e próteses;
- demonstrar capacidade de tomar decisões;
- preparar material didático;
- ministrar aulas;
- participar de diretorias de associações, entidades de classe e conselhos de saúde;
- demonstrar empatia;
- demonstrar tolerância;
- despachar expediente;
- reabilitar pacientes e clientes - condições biopsicossociais;
- demonstrar capacidade de lidar com situações adversas;
- emitir pareceres;
- vistoriar equipamentos e instalações;
- avaliar conhecimento de especialistas;
- realizar exames complementares;
- demonstrar capacidade de adequar linguagem;
- selecionar equipe de trabalho;
- desenvolver pesquisas em medicina;
- elaborar procedimentos operacionais padrão;
- efetuar necropsias;
Divisões de categorias profissionais do CBO 2251-24
CBO 2251-24 é o Código Brasileiro da Ocupação de médico pediatra que pertence ao grupo dos médicos clínicos, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
-
- Profissionais das ciências biológicas, da saúde
-
-
- Profissionais da medicina
-
-
-
-
- Médicos clínicos
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 2251-24 - Médicos clínicos
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 225124 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 225124 em todos os estados e cidades do Brasil.