CBO 1423-30 - Gerentes de comercialização, marketing e comunicação - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 1423-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de comercialização, marketing e comunicação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Analista de negócios Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia os processos de análise de negócios de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Analisa informações e dados internos e externos de negócios, tendo em vista identificar oportunidades e ameaças.
Participa da elaboração de plano estratégico de negócios Implementa e coordena projetos e atividades do processo, considerando a estratégia e a abrangência da análise, o propósito e o negócio da organização, fatores sociais, econômicos e tecnológicos, pesquisas de demanda de mercado, tendências, concorrência Assessora diretoria e setores de negócios e de relacionamentos da organização.
Assegura a conformidade legal do processo Atua conforme normas e procedimentos da área, de saúde e segurança, qualidade, conservação ambiental e princípios de sustentabilidade
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-30 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1423-30
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de comercialização, marketing e comunicação.
- Gerentes.
O que faz um Analista de negócios
O Analista de negócios (ou similar) planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia os processos de análise de negócios de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Elabora plano de análise de negócios, atuando de forma integrada com as áreas afins da organização, considerando as metas definidas e os procedimentos estabelecidos.
Participa da elaboração de planos estratégicos das áreas de negócios e de relacionamentos.
Aplica técnicas de análise de negócios, estabelecendo relações entre as partes interessadas de organizações que comercializam e vendem produtos ou serviços, avaliando estruturas, processos, políticas e operações organizacionais, tendo em vista a tomada de decisões fundamentadas em dados e a criação de diferenciais competitivos Elabora planejamento tático e operacional de análise de negócios, estabelecendo metas e indicadores de desempenho, definindo estratégias e procedimentos de coleta e análise de dados.
Analisa informações e dados internos e externos de negócios, para a identificação de oportunidades e ameaças, expectativas e necessidades, referentes a processos de negócios, procedimentos de comunicação e políticas de comercialização de produtos e serviços da organização Analisa processos administrativos, operacionais e produtivos da organização, tendo em vista soluções respaldadas em viabilidade técnica, tecnológica e financeira.
Implementa e coordena o processo de análise de negócios, considerando as estratégias para a abrangência, a coleta e análise de dados e informações de fontes primárias e secundárias, o nível de controle do processo, o propósito e o negócio da organização, fatores sociais, econômicos e tecnológicos, pesquisas de demanda de mercado, necessidades de clientes, tendências, concorrência.
Analisa requisitos técnicos e funcionais, define o escopo da análise e os processos de negócios Aplica técnicas de análise avançada de negócios, tais como, mineração de dados, aprendizado de máquina, entre outras técnicas conexas de inteligência artificial, para analisar o perfil e os padrões do mercado e dos consumidores.
Implementa e coordena projetos de negócios, reavaliando processos, estruturas, serviços e produtos da organização, definindo estratégias para atender demandas, tendências, oportunidades e aplicando novos métodos para melhoria do desempenho, da qualidade e da produtividade.
Propõe ações para melhoria dos processos de negócios e promoção da imagem institucional, considerando protocolos e logística organizacionais, campanhas publicitárias e de vendas, racionalização do uso de recursos, busca de oportunidades alinhadas às estratégias de negócios Analisa resultados e atividades afins aos negócios da organização, referentes a metas e indicadores de desempenho, planos de comercialização e de vendas, a participação da empresa no mercado, o relacionamento com clientes, o nível de competitividade, a produtividade e qualidade dos processos Assessora a diretoria e demais setores internos, na elaboração do plano estratégico da organização de médio e longo prazos e das metas orçamentárias, elaborando relatórios, normas e procedimentos.
Atua em conjunto com a equipe de TI, podendo inclusive implementar ações para integração dos sistemas de tecnologia da informação e comunicação aos processos de negócios da empresa Pode subsidiar o desenvolvimento de novos produtos Propõe e coordena a elaboração e desenvolvimento de planos e projetos na área.
Aplica técnicas de comunicação empresarial, elabora documentação técnica, como relatórios, pareceres, cronogramas, requisitos de negócios, entre outros Assegura a conformidade legal dos processos de análise de negócios e a proteção de dados pessoais de clientes.
Provê meios para a garantia de segurança e saúde no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental e para a aplicação de princípios de sustentabilidade .
Funções
O funcionário CBO 1423-30 deve assessorar diretoria e setores da organização, implantar ações de relações públicas e ouvidoria, implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos, gerenciar recursos humanos, coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos, demonstrar competências pessoais, analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas, elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos.
Atividades exercidas por um Analista de negócios CBO 1423-30
Um Analista de negócios (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de raciocínio analítico, elaborar recomendações de ações e soluções, analisar demanda do cliente, avaliar alternativas de soluções, demonstrar capacidade de síntese, redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos, mediar conflitos, estabelecer políticas e procedimentos de comunicação, demonstrar visão sistêmica, demonstrar capacidade de tomar decisões, gerir nível de satisfação do cliente, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, planejar racionalização do uso de recursos, identificar necessidade de recursos, demonstrar habilidades comunicativas, estabelecer diálogo, encaminhar solicitações aos responsáveis, demonstrar capacidade de organização, acompanhar atuação da concorrência, negociar com partes interessadas, elaborar relatórios, estabelecer metas e indicadores de desempenho, subsidiar desenvolvimento de novos produtos, analisar contexto, monitorar participação da empresa e de produtos no mercado, revisar planos, demonstrar capacidade de negociação, demonstrar criatividade, monitorar relacionamento com clientes internos e externos e/ou partes interessadas, acompanhar questões públicas - leis, decretos, opinião pública, pesquisar mercado, dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização, detectar expectativas e necessidades, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, negociar condições e prioridades de projetos, monitorar metas e indicadores de desempenho, demonstrar capacidade de liderança, detectar necessidades de capacitação profissional, demonstrar capacidade de escuta, negociar com clientes, realizar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, realizar estudo de viabilidade, analisar fatores econômico-financeiros, pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos, realizar escuta ativa, atender a auditoria interna e externa, demonstrar capacidade de abstração, relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros, analisar tendências do mercado, demonstrar capacidade de empatia, administrar conflitos entre partes, demonstrar capacidade de pensar estrategicamente, subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos, demonstrar capacidade de flexibilidade.