CBO 1423-25 - Gerentes de comercialização, marketing e comunicação - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 1423-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de comercialização, marketing e comunicação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Um Relações públicas Planeja, coordena, controla e avalia processos de relações públicas de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração do plano estratégico de relações públicas e de comunicação.

Estabelece metas e indicadores de desempenho Define, elabora, coordena e avalia as atividades da equipe Implementa e gerencia o desenvolvimento de ações de relações públicas, considerando tipos, objetivos, estratégias e meios de comunicação, pesquisas, produto ou serviço, clientes e mercado.

Aplica estratégias e técnicas de comunicação Promove e coordena a realização de pesquisas de mercado e de perfis de público-alvo Assessora diretoria e setores da organização.

Assegura a conformidade legal dos processos Atua de acordo com normas e procedimentos, de saúde e segurança no trabalho, qualidade e conservação ambiental

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-25 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 1423-25

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
    • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação.
      • Gerentes.

O que faz um Relações públicas

O Relações públicas (ou similar) planeja, coordena, controla e avalia processos de relações públicas de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral, e participa da elaboração do plano estratégico Atua com equipes de marketing e comunicação, considerando metas e procedimentos estabelecidos.

Participa da elaboração do plano estratégico de relações públicas, estabelecendo metas e indicadores de desempenho, definindo políticas e procedimentos de relações e comunicação organizacional, promovendo a realização de pesquisas de opinião e de mercado.

Coordena e avalia o plano estratégico de comunicação, aplicando métricas, definindo ações para subsidiar tomada de decisões, promoção e divulgação da imagem institucional, e ampliação do relacionamento com clientes Promove e coordena a comunicação e o relacionamento entre seus cientes internos e externos e diversos públicos como funcionários de organizações, consumidores de produtos ou serviços, imprensa, comunidades locais, governo, investidores, formadores de opinião, entre outros.

Implementa, coordena e avalia ações e atividades do processo de relações públicas, considerando o propósito da organização, os objetivos, tipos, funções e fluxo da comunicação, o tema e conteúdo das mensagens, os canais de mídia, os comportamentos que impactam os públicos, opiniões e hábitos Define estratégias de relacionamento com o público.

Analisa dados e resultados de pesquisas.

Avalia a produção multimídia e em canais de comunicação digitais como redes sociais e outras publicações na internet Coordena e avalia o desenvolvimento do plano de relações públicas, considerando as etapas do processo, o alinhamento da mensagem às estratégias da organização, a divulgação e preservação da imagem institucional, a implementação de campanhas institucionais e publicitárias, a realização de eventos, programas publicitários e de fidelização.

Coordena e avalia as estratégias de publicidade e a elaboração de materiais e recursos publicitários e comunicacionais verbais, não verbais, escritos, visuais e audiovisuais, zelando pela consistência, precisão, fidelidade e efetividade das mensagens e da comunicação.

Avalia as atividades de relações públicas, monitorando e analisando metas e indicadores de desempenho, participação da empresa no mercado no que se refere a produtos e serviços, relacionamento com clientes e qualidade dos processos Analisa os resultados e metas das equipes de marketing e comunicação para subsidiar possíveis replanejamentos Assessora a diretoria e demais setores internos, fornecendo suporte na elaboração do plano estratégico da organização e das metas.

Mantém relacionamento com meios de comunicação social de massa (mídia), órgãos governamentais, entidades de classes, associações, entre outros Pode propor e implementar estratégias para prevenção e gestão de crises internas ou externas, considerando-se a imagem, a reputação e as relações da organização frente ao público, propondo e avaliando alternativas de controle e de solução Administra recursos materiais e financeiros, controlando orçamento, captando recursos, otimizando custos e recursos.

Realiza e participa de eventos da área como campanhas institucionais e publicitárias, projetos educacionais, feiras, convenções, congressos, seminários, entre outros Pode representar publicamente a empresa.

Propõe e implementa planos e projetos na área de relações públicas Aplica técnicas de comunicação publicitária, utilizando recursos eletrônicos, informatizados, analógicos e digitais e toda tecnologia de informação e comunicação disponível Elabora documentação técnica como relatórios, comunicados, requisitos, cronogramas, entre outros.

Assegura a conformidade legal na gestão dos processos de relações públicas e a proteção de dados pessoais de clientes Cumpre prazos estabelecidos Provê meios para a garantia de segurança e saúde no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.

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Funções

O funcionário CBO 1423-25 deve administrar recursos materiais e financeiros, demonstrar competências pessoais, analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas, elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos, implantar ações de relações públicas e ouvidoria, coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos, implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos, assessorar diretoria e setores da organização.

Atividades exercidas por um Relações públicas CBO 1423-25

Um Relações públicas (ou sinônimo) deve demonstrar visão sistêmica, demonstrar capacidade de flexibilidade, recomendar doações e/ou patrocínios, demonstrar capacidade de abstração, monitorar mídias, elaborar recomendações de ações e soluções, dar retorno aos públicos - feed-back, administrar conflitos entre partes, otimizar custos e recursos, avaliar alternativas de soluções, mediar conflitos, implementar ações de divulgação da imagem institucional - público interno e externo, redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos, realizar escuta ativa, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização, demonstrar capacidade de empatia, acompanhar atuação da concorrência, checar informações para divulgação, participar da elaboração de projetos educacionais, demonstrar capacidade de pensar estrategicamente, pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos, captar recursos, realizar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos, realizar ações para ampliação de participação no mercado, demonstrar capacidade de síntese, elaborar relatórios, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, monitorar relacionamento com clientes internos e externos e/ou partes interessadas, demonstrar capacidade de organização, demonstrar capacidade de escuta, realizar estudo de viabilidade, estabelecer políticas e procedimentos de comunicação, demonstrar criatividade, analisar tendências do mercado, demonstrar capacidade de raciocínio analítico, assessorar nos contatos com a imprensa, acompanhar questões públicas - leis, decretos, opinião pública, demonstrar capacidade de liderança, assessorar diretoria e setores na participação em eventos, identificar necessidade de recursos, cobrar ações, estabelecer diálogo, encaminhar solicitações aos responsáveis, analisar contexto, representar empresa e/ou organização publicamente, demonstrar capacidade de tomar decisões, revisar planos, negociar com partes interessadas, demonstrar habilidades comunicativas, avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional,reputação corporativa, planejar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização, relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros, analisar demanda do cliente, criar programas e ações de fidelização de clientes, participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias, planejar ações para promoção da imagem institucional, detectar expectativas e necessidades, implementar campanhas institucionais e publicitárias, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, demonstrar capacidade de negociação.

Cargos e salários CBO 1423-25 - Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Salário Profissional de Relações Públicas Goiânia

Profissional de Relações Públicas: Goiânia, GO

  • 92
  • Goiânia, GO
  • 3.164 - 6.205
  • 42h
O profissional no cargo de Profissional de Relações Públicas CBO 1423-25 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 3.164 e 6.205 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 92 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.
Salário Profissional de Relações Públicas Londrina

Profissional de Relações Públicas: Londrina, PR

  • 16
  • Londrina, PR
  • 2.012 - 2.913
  • 44h
O profissional no cargo de Profissional de Relações Públicas CBO 1423-25 trabalhando em Londrina - PR, ganha entre 2.012 e 2.913 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 16 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.
Salário Profissional de Relações Públicas

Profissional de Relações Públicas: Rio de Janeiro

  • 268
  • Rio de Janeiro
  • 5.900 - 13.830
  • 41h
O profissional no cargo de Profissional de Relações Públicas CBO 1423-25 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 5.900 e 13.830 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 268 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.
Salário Profissional de Relações Públicas

Profissional de Relações Públicas: Paraná

  • 458
  • Paraná
  • 3.030 - 6.330
  • 42h
O profissional no cargo de Profissional de Relações Públicas CBO 1423-25 trabalhando em Paraná, ganha entre 3.030 e 6.330 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 458 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.
Salário Profissional de Relações Públicas Belo Horizonte

Profissional de Relações Públicas: Belo Horizonte, MG

  • 207
  • Belo Horizonte, MG
  • 4.623 - 10.241
  • 41h
O profissional no cargo de Profissional de Relações Públicas CBO 1423-25 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 4.623 e 10.241 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 207 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.
Salário Profissional de Relações Públicas Manaus

Profissional de Relações Públicas: Manaus, AM

  • 26
  • Manaus, AM
  • 3.432 - 7.582
  • 43h
O profissional no cargo de Profissional de Relações Públicas CBO 1423-25 trabalhando em Manaus - AM, ganha entre 3.432 e 7.582 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 26 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.
Salário Profissional de Relações Públicas São Paulo

Profissional de Relações Públicas: São Paulo, SP

  • 1.268
  • São Paulo, SP
  • 5.868 - 13.053
  • 41h
O profissional no cargo de Profissional de Relações Públicas CBO 1423-25 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 5.868 e 13.053 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 1.268 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.
Salário Profissional de Relações Públicas Brasília

Profissional de Relações Públicas: Brasília, DF

  • 126
  • Brasília, DF
  • 5.668 - 12.154
  • 42h
O profissional no cargo de Profissional de Relações Públicas CBO 1423-25 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 5.668 e 12.154 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 126 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.