CBO 1423-25 - Gerentes de comercialização, marketing e comunicação - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 1423-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de comercialização, marketing e comunicação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Relações públicas Planeja, coordena, controla e avalia processos de relações públicas de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração do plano estratégico de relações públicas e de comunicação.
Estabelece metas e indicadores de desempenho Define, elabora, coordena e avalia as atividades da equipe Implementa e gerencia o desenvolvimento de ações de relações públicas, considerando tipos, objetivos, estratégias e meios de comunicação, pesquisas, produto ou serviço, clientes e mercado.
Aplica estratégias e técnicas de comunicação Promove e coordena a realização de pesquisas de mercado e de perfis de público-alvo Assessora diretoria e setores da organização.
Assegura a conformidade legal dos processos Atua de acordo com normas e procedimentos, de saúde e segurança no trabalho, qualidade e conservação ambiental
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-25 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1423-25
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de comercialização, marketing e comunicação.
- Gerentes.
O que faz um Relações públicas
O Relações públicas (ou similar) planeja, coordena, controla e avalia processos de relações públicas de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral, e participa da elaboração do plano estratégico Atua com equipes de marketing e comunicação, considerando metas e procedimentos estabelecidos.
Participa da elaboração do plano estratégico de relações públicas, estabelecendo metas e indicadores de desempenho, definindo políticas e procedimentos de relações e comunicação organizacional, promovendo a realização de pesquisas de opinião e de mercado.
Coordena e avalia o plano estratégico de comunicação, aplicando métricas, definindo ações para subsidiar tomada de decisões, promoção e divulgação da imagem institucional, e ampliação do relacionamento com clientes Promove e coordena a comunicação e o relacionamento entre seus cientes internos e externos e diversos públicos como funcionários de organizações, consumidores de produtos ou serviços, imprensa, comunidades locais, governo, investidores, formadores de opinião, entre outros.
Implementa, coordena e avalia ações e atividades do processo de relações públicas, considerando o propósito da organização, os objetivos, tipos, funções e fluxo da comunicação, o tema e conteúdo das mensagens, os canais de mídia, os comportamentos que impactam os públicos, opiniões e hábitos Define estratégias de relacionamento com o público.
Analisa dados e resultados de pesquisas.
Avalia a produção multimídia e em canais de comunicação digitais como redes sociais e outras publicações na internet Coordena e avalia o desenvolvimento do plano de relações públicas, considerando as etapas do processo, o alinhamento da mensagem às estratégias da organização, a divulgação e preservação da imagem institucional, a implementação de campanhas institucionais e publicitárias, a realização de eventos, programas publicitários e de fidelização.
Coordena e avalia as estratégias de publicidade e a elaboração de materiais e recursos publicitários e comunicacionais verbais, não verbais, escritos, visuais e audiovisuais, zelando pela consistência, precisão, fidelidade e efetividade das mensagens e da comunicação.
Avalia as atividades de relações públicas, monitorando e analisando metas e indicadores de desempenho, participação da empresa no mercado no que se refere a produtos e serviços, relacionamento com clientes e qualidade dos processos Analisa os resultados e metas das equipes de marketing e comunicação para subsidiar possíveis replanejamentos Assessora a diretoria e demais setores internos, fornecendo suporte na elaboração do plano estratégico da organização e das metas.
Mantém relacionamento com meios de comunicação social de massa (mídia), órgãos governamentais, entidades de classes, associações, entre outros Pode propor e implementar estratégias para prevenção e gestão de crises internas ou externas, considerando-se a imagem, a reputação e as relações da organização frente ao público, propondo e avaliando alternativas de controle e de solução Administra recursos materiais e financeiros, controlando orçamento, captando recursos, otimizando custos e recursos.
Realiza e participa de eventos da área como campanhas institucionais e publicitárias, projetos educacionais, feiras, convenções, congressos, seminários, entre outros Pode representar publicamente a empresa.
Propõe e implementa planos e projetos na área de relações públicas Aplica técnicas de comunicação publicitária, utilizando recursos eletrônicos, informatizados, analógicos e digitais e toda tecnologia de informação e comunicação disponível Elabora documentação técnica como relatórios, comunicados, requisitos, cronogramas, entre outros.
Assegura a conformidade legal na gestão dos processos de relações públicas e a proteção de dados pessoais de clientes Cumpre prazos estabelecidos Provê meios para a garantia de segurança e saúde no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.
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Funções
O funcionário CBO 1423-25 deve assessorar diretoria e setores da organização, coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos, implantar ações de relações públicas e ouvidoria, analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas, elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos, administrar recursos materiais e financeiros, implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos, demonstrar competências pessoais.
Atividades exercidas por um Relações públicas CBO 1423-25
Um Relações públicas (ou sinônimo) deve monitorar mídias, planejar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, demonstrar capacidade de liderança, demonstrar capacidade de organização, relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros, planejar ações para promoção da imagem institucional, mediar conflitos, assessorar diretoria e setores na participação em eventos, demonstrar capacidade de escuta, cobrar ações, demonstrar capacidade de empatia, estabelecer diálogo, encaminhar solicitações aos responsáveis, demonstrar capacidade de negociação, demonstrar capacidade de abstração, demonstrar capacidade de flexibilidade, acompanhar atuação da concorrência, criar programas e ações de fidelização de clientes, representar empresa e/ou organização publicamente, demonstrar capacidade de pensar estrategicamente, captar recursos, acompanhar questões públicas - leis, decretos, opinião pública, realizar escuta ativa, participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias, implementar ações de divulgação da imagem institucional - público interno e externo, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, implementar campanhas institucionais e publicitárias, otimizar custos e recursos, demonstrar capacidade de raciocínio analítico, detectar expectativas e necessidades, realizar estudo de viabilidade, negociar com partes interessadas, revisar planos, avaliar alternativas de soluções, demonstrar capacidade de síntese, elaborar recomendações de ações e soluções, analisar contexto, participar da elaboração de projetos educacionais, analisar tendências do mercado, recomendar doações e/ou patrocínios, dar retorno aos públicos - feed-back, elaborar relatórios, subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos, redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos, assessorar nos contatos com a imprensa, dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização, administrar conflitos entre partes, pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos, assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização, demonstrar capacidade de tomar decisões, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, realizar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, estabelecer políticas e procedimentos de comunicação, monitorar relacionamento com clientes internos e externos e/ou partes interessadas, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, demonstrar habilidades comunicativas, checar informações para divulgação, realizar ações para ampliação de participação no mercado, avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional,reputação corporativa, identificar necessidade de recursos, demonstrar criatividade, demonstrar visão sistêmica, analisar demanda do cliente.