Confira as principais áreas de atuação do Fisioterapeuta no mercado de trabalho

O mercado de trabalho é muito competitivo. E aquele que se qualifica tem mais chances de garantir um bom emprego. A fisioterapia tem atraído muita gente que está em busca de uma carreira. Se você é uma delas, é bom saber antes quais são as áreas de atuação do fisioterapeuta no mercado de trabalho.

Há alguns anos atrás a profissão era conhecida por tratar de trauma como fraturas, desgastes e lesões musculares. Para alguns existia até a ideia de que a fisioterapia destinava-se quase que exclusivamente a pessoas idosas.

Confira também:

Atualmente muitos profissionais têm trabalhado em clinicas especializadas oferecendo seus serviços. O Pilates, por exemplo, é um exercício que só pode ser praticado com o acompanhamento de um fisioterapeuta.

E, assim como o Pilates, também existem outras atividades e áreas especificas dentro da Fisioterapia que o profissional pode investir para construir sua carreira. Se você deseja descobrir quais áreas são essas, continue lendo esse post e saiba tudo sobre o assunto!

Áreas da fisioterapia no Brasil

 

Algumas áreas de atuação do Fisioterapeuta

O profissional formado em Fisioterapia pode se especializar e vir a trabalhar em diferentes áreas. Dentre as principais, estão:

Fisioterapia do trabalho

O fisioterapeuta pode atuar em ambulatórios de empresas visando prevenir e também tratar qualquer tipo de lesão que ocorra ao colaborador em função de sua atividade exercida na empresa. Essa área de atuação do fisioterapeuta é conhecida como Fisioterapia do Trabalho.

Fisioterapia em acupuntura

A Fisioterapia em acupuntura refere-se a aplicação da acupuntura, original da medicina chinesa, que trata de pacientes com depressão, dores musculoesqueléticas e também é utilizada para aliviar o estresse.

Fisioterapia cardiovascular

A fisioterapia cardiovascular capacita o profissional a atuar na recuperação de pacientes com doenças cardiovasculares, melhorando suas condições físicas e mentais. Pacientes que sofreram acidente Vascular Cerebral (AVC) também podem ser atendidos pelo fisioterapeuta cardiovascular.

Áreas de atuação do Fisioterapeuta: Fisioterapia respiratória

A Fisioterapia respiratória também está entre as áreas de atuação do fisioterapeuta. Pacientes com doenças respiratórias podem desenvolver disfunções no diafragma, por isso o tratamento com o profissional pode trazer grandes benefícios.

Fisioterapia oncológica

As áreas de atuação do fisioterapeuta pode alcançar diversos tipos de pacientes. Você consegue imaginar como a fisioterapia possa ajudar pacientes com câncer? A especialidade realiza um trabalho de preparo do paciente para tentar diminuir as complicações em caso de cirurgias.

Fisioterapia Osteopática

áreas de atuação do fisioterapeuta

Problemas de postura também podem ser corrigidos por um profissional da área da fisioterapia. Dentre as várias áreas de atuação do fisioterapeuta está a Osteopatia; com a manipulação musculoesquelética trata doenças e garante ao paciente mais qualidade de vida e alívio de dores musculares.

Fisioterapia em Quiropraxia

A Fisioterapia em Quiropraxia trabalha na prevenção de doenças e evitando que doenças já diagnosticadas avancem de forma que o paciente não tenha sua qualidade de vida comprometida.

Fisioterapia em Gerontologia

Para quem gosta de trabalhar com o público idoso, essa é uma área bastante recomendada.

Isso porque, para os idosos a fisioterapia em Gerontologia garante a eles bem-estar, qualidade de vida e faz com eles tenham mobilidade, mesmo estando na 3° idade.

Fisioterapia Esportiva também é uma das áreas de atuação do fisioterapeuta

Nos centros esportivos não pode faltar um Fisioterapeuta Esportivo, sendo que em meio as áreas de atuação do fisioterapeuta, esta com certeza é a mais conhecida.

Um atendimento rápido e preciso ao esportista pode assegurar que ele não seja afastado de suas atividades. Por isso, o papel do fisioterapeuta é tão importante nesse caso.

Fisioterapia Dermatofuncional

Na área estética, a fisioterapia Dermatofuncional atua com tratamentos que auxiliam a problemas relativos a pele, tais como estrias, flacidez e na diminuição de gorduras localizadas. Embora esses tipos de tratamentos possam ser procurado por homens em sua grande maioria atende a mulheres.

A área específica destinada a mulheres, é conhecida como fisioterapia em Saúde da Mulher, trabalha em questões específicas relacionadas ao corpo feminino. A ginástica íntima proposta pelo profissional ajuda a diminuir sintomas da menopausa, trata incontinência urinária, reduz cólicas menstruais e prepara a mulher para o parto.

A fisioterapia no Brasil

Salário de Fisioterapeuta

O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) é o responsável pela regulamentação da profissão de Fisioterapeuta no Brasil.

De forma geral o Profissional formado em fisioterapia está habilitado a trabalhar prevenindo recuperando e reabilitando a saúde de seus pacientes. Ele também pode diagnosticar distúrbios de movimentos corporais.

Uma vez formado o profissional pode realizar atendimentos em clínicas, academias, centros de reabilitação, ambulatórios de empresas; além disso, pode trabalhar fazendo atendimento domiciliar e também trabalhar em hospitais públicos ou particulares.

O salário de um fisioterapeuta pode variar muito. Para trabalhar em hospitais a média salarial é em torno de 3 a 4 mil reais. Para trabalhos autônomos como atendimento domiciliar e terapia ocupacional o valor a ser cobrado pelo profissional precisa estar de acordo com a tabela oficial de honorários estabelecida pelo (COFFITO).

Como vimos são muitas as áreas de atuação do fisioterapeuta. Aquele que se decidir por essa profissão não terá dificuldades de ingressar no mercado de trabalho. E você, qual área dentre as citadas acima deseja seguir? Comente abaixo!

Comente sobre Confira as principais áreas de atuação do Fisioterapeuta no mercado de trabalho

Regras para os comentários

  • Todos os comentários são moderados antes de publicados.
  • Respondemos todas as dúvidas no prazo máximo de 2 dias úteis.
  • Se postou uma pergunta, volte a essa página para ver a resposta. Não enviamos respostas por email devido ao problema com SPAM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui