A mulher vem cada dia mais ocupando uma grande parcela do mercado de trabalho formal no Brasil. Mesmo em ocupações anteriormente dominadas por homens, as mulheres vem ganhando cada dia mais espaço.
De acordo com dados do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web dos últimos meses e cálculos estatísticos do Salario.com.br, atualmente os homens ocupam cerca de 60% do mercado de trabalho formal com carteira assinada no Brasil.
Isso acontece devido ao ainda grande número de profissões predominantemente masculinas, cargos que exigem grande esforço físico, ou, que também ainda possuem algum tipo de preconceito na contratação de mulheres para determinados cargos em algumas empresas ou em alguns segmentos específicos da economia.
Metodologia da pesquisa
Nesse levantamento, utilizamos dados de contratações e demissões de profissionais com carteira assinada em regime celetista fornecidos pelo CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), atualmente incorporado ao Ministério da Economia (antigo Ministério do Trabalho). Utilizamos esses dados para calcular o salário das profissões de todo o site (veja como funciona).
Numa amostragem de mais de 18 milhões de salários, a equipe do Salario.com.br filtrou, calculou e ordenou todos esses dados, fornecendo uma visão fiel do mercado de trabalho brasileiro para homens e mulheres, listando todos os cargos em que a mulher ganha mais que o homem.
Você pode ver todos os dados de um determinado cargo, clicando no link de cada um deles. Na página de cada profissão você pode ver todos os dados relativos ao cargo no mercado de trabalho e ficar muito bem informado sobre salário médio da função, segmentos que mais contratam, salário por porte da empresa e nível profissional, salário por escolaridade e muito mais.
Confira o levantamento:
Lista de profissões em que mulheres ganham mais que homens
Dados em atualização…