Profissões relacionadas:
- Operador de Computador (Inclusive Microcomputador)
- Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário
- Operador de Sistema de Computador
- Operador de Processamento de Dados
- Operador de Terminal no Processamento de Dados
- Operador de Centro de Processamento de Dados
- Operador de Sistemas Computacionais em Rede
O que faz um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10
O Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) presta suporte ao cliente/usuário de tecnologia da informação. Monitora sistemas e aplicações. Assegura o funcionamento do hardware e do software e administra a segurança das informações. Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Algumas funções no exercício da profissão
- Assegurar funcionamento do hardware e software;
- Prestar suporte ao cliente/usuário;
- Demonstrar competências pessoais;
- Administrar segurança das informações;
- Verificar condições técnicas do ambiente de trabalho;
- Administrar processamento de dados;
- Monitorar sistemas e aplicações;
- Repor suprimentos em equipamentos;
- Demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
- Disponibilizar recursos operacionais;
- Monitorar funcionalidade de aplicativos;
- Diagnosticar resolução dos chamados;
- Monitorar recursos de entrada e saída de dados;
- ver mais...
Salário de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 - Série histórica
Quanto ganha um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) por região do Brasil
Tabela salarial para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)
| Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
|---|---|---|---|---|---|
| Piso Salarial | 2.358 | 28.294 | 589 | 11,23 | |
| Média Salarial | 2.424 | 29.089 | 606 | 11,54 | |
| 1º Quartil | 1.774 | 21.288 | 443 | 8,45 | |
| Salário Mediana | 2.100 | 25.200 | 525 | 10,00 | |
| 3º Quartil | 3.488 | 41.862 | 872 | 16,61 | |
| Teto Salarial | 4.225 | 50.704 | 1.056 | 20,12 | |
| |||||
Demanda no mercado de trabalho para o cargo
Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) é um cargo que está em alta no mercado de trabalho brasileiro nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de 10/2024 e 09/2025, tivemos um aumento de 3.64% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
O comparativo é feito entre o mês inicial e mês final da nossa base de dados de 12 meses de estoque do CAGED.
Dentro da pesquisa, logo abaixo, você pode conferir um gráfico completo mês a mês com o número de contratações e demissões de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 pelo mercado de trabalho brasileiro segundo levantamento estatístico do Portal Salário junto a dados salariais oficiais do CAGED nos últimos 12 meses.
| CBO | Função/Especialização | Salário |
|---|---|---|
| 3172-05 | Operador de computador | 2.406,19 |
| Note que a nomenclatura das profissões pode ser diferente. São sinônimos presentes na Tabela CBO do MTE. | ||
Tipos de empresas que mais contratam
Salários por nível profissional e porte da empresa
Quanto ganha um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) PCD
Num levantamento com 787 salários de Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação. PCDs - Pessoas Com Deficiência no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk), a média salarial em todo o Brasil é de R$ 2.773,88 para uma jornada de trabalho de 41 horas semanais.
O salário médio aqui mostrado não difere o tipo de deficiência do trabalhador, podendo esta ser permanente, ou até mesmo um trabalhador readaptado que retorna de afastamento do trabalho pelo INSS.
Gráficos de pesquisa
Levantamentos salariais exclusivos do Portal Salário com gráficos ilustrativos e dados reais do mercado de trabalho brasileiro de acordo com informações do CAGED. É necessário ter um cadastro e plano ativo para acessar esses gráficos. Veja os planos disponíveis.
Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho
Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) nos últimos 12 meses do CAGED. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo no Brasil. Confira o gráfico:
Pesquisa de salários por gênero
Pesquisa salarial por gênero para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk). O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos do cargo no Brasil, o salário e a jornada de trabalho média de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:
Levantamento salarial por grau de instrução
Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) em todo Brasil. Acesse o gráfico:
Pesquisa salarial por faixa etária
Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk). Confira o levantamento exclusivo do Portal Salario com gráfico ilustrativo:
Tem dúvidas sobre essa pesquisa?
Se você ainda tem dúvidas sobre os dados salariais do cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) ou sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br, leia a origem dos nossos dados e veja também onde nossos dados estão sendo utilizados.

