Quanto Ganha um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) no estado do PA - Salário 2024

R$ 1.843,50/mês

Atualizado em

Um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) trabalhando no estado do Pará ganha em média R$ 1.843,50 para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais.

A faixa salarial do Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) fica entre R$ 1.596,00 salário mediana da pesquisa e o teto salarial de R$ 3.044,76, sendo que R$ 1.793,15 é a média do piso salarial 2024 de acordos coletivos levando em conta profissionais em regime CLT de todo o estado do PA.

As informações são de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto a dados oficiais do Novo CAGED, que reúne dados do CAGED, eSocial e Empregador Web com um total de 959 salários de profissionais admitidos e desligados pelas empresas nos últimos 12 meses.

Tópicos dessa pesquisa salarial:

Salário por cidade

Perfil Profissional

O cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando no estado do Pará, tem um perfil profissional médio de um trabalhador com 22 anos, ensino médio completo, do sexo masculino que trabalha 44h por semana em empresas do segmento de Consultoria em tecnologia da informação.

A cidade com mais ocorrências de contratações no estado e por consequência com mais vagas de emprego para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) é Belém.

Metodologia

O levantamento leva em consideração somente o salário base de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) trabalhando no estado do Pará, não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade nem nada do tipo. Somente o salário base registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

Os dados salariais são atualizados mensalmente de acordo com divulgação dos dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O que faz um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10

O Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) presta suporte ao cliente/usuário de tecnologia da informação Monitora sistemas e aplicações.

Assegura o funcionamento do hardware e do software e administra a segurança das informações Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

Algumas funções no exercício da profissão

  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar segurança das informações;
  • prestar suporte ao cliente/usuário;
  • monitorar sistemas e aplicações;
  • verificar condições técnicas do ambiente de trabalho;
  • assegurar funcionamento do hardware e software;
  • administrar processamento de dados;
  • executar manutenção preventiva e/ou corretiva de hardware e/ou software;
  • organizar cabeamento dos equipamentos;
  • reparar arquivos;
  • diagnosticar resolução dos chamados;
  • configurar softwares e/ou sistemas operacionais;
  • notificar problemas de infraestrutura;
  • ver mais...

Salário de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) - Série histórica no estado do Pará

O que faz um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)

  1. executar manutenção preventiva e/ou corretiva de hardware e/ou software;
  2. organizar cabeamento dos equipamentos;
  3. reparar arquivos;
  4. diagnosticar resolução dos chamados;
  5. configurar softwares e/ou sistemas operacionais;
  6. notificar problemas de infraestrutura;
  7. registrar ações dos chamados;
  8. demonstrar capacidade de agilidade no atendimento;
  9. demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
  10. realizar revisão em hardware;
  11. demonstrar atenção focada;
  12. orientar cliente/usuário na utilização de hardware e/ou software;
  13. ver mais...

Tabela salarial para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)

Tabela salarial com piso salarial, média salarial, mediana, primeiro e terceiro quartil
Período Salário Mensal Salário Anual Salário Semanal Salário/Hora
Piso Salarial 1.793 21.518 448 8,48
Média Salarial 1.843 22.122 461 8,72
1º Quartil 1.384 16.602 346 6,54
Salário Mediana 1.596 19.152 399 7,55
3º Quartil 2.514 30.165 628 11,89
Teto Salarial 3.045 36.537 761 14,40
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários e obtém a média salarial entre eles;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários e obtém a média salarial entre eles;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para o cargo

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho do estado do Pará nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de Abril de 2023 e Março de 2024, tivemos um aumento de 13.95% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.

Quanto ganha um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) nas principais cidades do PA

Clique em uma cidade para ver a pesquisa salarial completa para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) na localidade
Cidade Jornada Piso Salarial Média Salarial Teto Salarial Salário/Hora Total
Belém 41 1.961,20 2.016,27 3.047,05 9,86 396
Para ver a pesquisa salarial completa para o cargo em cada uma das cidades da tabela, clique nos links das localidades da lista. Para ver o salário em outras cidades além dessas utilize a nossa Pesquisa Salarial.

Empresas que mais contratam Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) no estado do Pará

Salários por setores de empresas
CNAE Segmento da Empresa Piso Salarial Média Salarial Teto Salarial
6204-0/00 Consultoria em tecnologia da informação 2.356,07 2.422,22 3.660,53
6110-8/03 Serviços de comunicação multimídia - scm 1.486,60 1.528,34 2.309,68
8211-3/00 Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 1.544,15 1.587,51 2.399,09
6190-6/01 Provedores de acesso às redes de comunicações 1.538,21 1.581,40 2.389,86
6209-1/00 Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação 1.665,67 1.712,44 2.587,89
6201-5/01 Desenvolvimento de programas de computador e software em geral 1.553,82 1.597,45 2.414,11
8599-6/01 Formação de condutores 1.683,34 1.730,61 2.615,35
8610-1/01 Atividades de atendimento hospitalar 1.729,34 1.777,90 2.686,82
9511-8/00 Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos 1.433,58 1.473,83 2.227,30
4751-2/01 Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática 1.483,35 1.525,00 2.304,63
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.

Descrição da ocupação de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)

Profissionais no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) operam sistemas de computadores e microcomputadores, monitorando o desempenho dos aplicativos, recursos de entrada e saída de dados, recursos de armazenamento de dados, registros de erros, consumo da unidade central de processamento (cpu), recursos de rede e disponibilidade dos aplicativos. Asseguram o funcionamento do hardware e do software, garantem a segurança das informações, por meio de cópias de segurança e armazenando-as em local prescrito, verificando acesso lógico de usuário e destruindo informações sigilosas descartadas. Atendem clientes e usuários, orientando-os na utilização de hardware e software, inspecionam o ambiente físico para segurança no trabalho.

Condições de trabalho

Técnicos em operação e monitoração de computadores trabalham em vários ramos de atividade econômica e concentram-se em empresas de informática e conexas, públicas e privadas, de intermediação financeira (bancos), correio e telecomunicações e de ensino. Os operadores de computador trabalham em empresas de grande porte que processam grande quantidade de dados. Os que atuam em ambiente de rede podem ser encontrados em instituições públicas e privadas, de médio e grande porte. São assalariados, com carteira assinada. Trabalham individualmente ou em equipe, com supervisão permanente, em ambientes fechados, em horários irregulares e em rodízio de turnos. Podem também trabalhar a distância (técnico de apoio ao usuário de informática). Eventualmente, trabalham sob pressão e expostos a ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)

Para operar plataformas de grande porte (mainframe), e para o técnico de apoio ao usuário de informática (exclusive provedores de internet), o requisito mínimo é o segundo grau completo. Em ambientes de rede e supercomputadores há superqualificação, com requerimentos que variam de nível superior a pós-graduação em informática. O pleno exercício das atividades requer entre três e quatro anos, acompanhados de formação contínua.

Principais funções dos técnicos em operação e monitoração de computadores

Trabalhadores no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) devem demonstrar competências pessoais, administrar segurança das informações, prestar suporte ao cliente/usuário, monitorar sistemas e aplicações, verificar condições técnicas do ambiente de trabalho, assegurar funcionamento do hardware e software, administrar processamento de dados.

Quanto ganha um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 959 profissionais admitidos e desligados no estado do Pará. A relação abrange somente Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
Total Jornada Ref. Salário Mensal Salário Hora
647 44 220 1.759,13 8,00
193 40 200 2.214,72 11,07
77 36 180 1.621,13 9,01
18 42 210 1.671,44 7,96
7 34 170 1.702,57 10,02
5 35 175 2.164,23 12,37

No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir diariamente.

Salários Nível I, Nível II e Nível III para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)

Um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Nível I ganha em média R$ 1.885,01, o Nível II recebe cerca de R$ 2.170,08, já o Nível III tem uma média salarial de R$ 3.257,79 mensais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho.

Metodologia: Salários de 396 profissionais demitidos das empresas no estado do Pará.
Porte da Empresa Nível I Nível II Nível III
Micro 1.775,63 1.918,17 2.462,02
Pequenas 1.819,35 1.961,89 2.505,74
Médias 2.004,41 2.146,95 2.690,80
Grandes Empresas 2.065,19 2.207,72 2.751,58
  • *Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Nível I: até 4 anos;
  • *Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Nível II: de 4 a 6 anos;
  • *Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Nível III: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;

Piso Salarial 2024 - Acordo, convenção coletiva ou dissídio do Pará

O valor do piso salarial 2024 de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) no estado do Pará é de R$ 1.793,15 para uma jornada de trabalho de 42 horas por semana.

O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2024 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Técnicos em operação e monitoração de computadores pelo sindicato no estado do Pará.

O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos no estado do Pará que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.

Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 3172-10.

Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Técnicos em operação e monitoração de computadores em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.

Evolução salarial do Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) ao longo do tempo

Salário de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) mês a mês no estado do Pará de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:

Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho do Pará

Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) trabalhando no estado do Pará durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo no estado. Confira o gráfico:

Pesquisa de salários por gênero

Pesquisa salarial por gênero para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk). O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos do cargo no estado do Pará, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:

Levantamento salarial por grau de instrução

Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) trabalhando no estado do Pará com filtro removendo aprendizes, trabalho parcial e intermitentes. Acesse o gráfico:

Pesquisa salarial por faixa etária

Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) trabalhando no estado do Pará com filtro removendo aprendizes, trabalho parcial e intermitentes. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:

Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)

  • Salário Base: R$ 1.843,50
  • Salário-educação (3%): R$ 55,30
  • Sistema S (2%): R$ 36,87
  • INSS Patronal (20%): R$ 368,70
  • RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 18,43
  • FGTS (8%): R$ 147,48
  • Férias 1/12: R$ 153,62
  • Auxílio Transporte: R$ 220,00
  • Auxílio Alimentação: R$ 440,00
  • Adicional Noturno (20%): R$ 368,70
  • Periculosidade (30%): R$ 553,05
  • Insalubridade (20%): R$ 288,00
  • Plano de Saúde: R$ 300,00
  • 1/3 de Férias: R$ 51,21
  • 13º Salário: R$ 153,62
  • FGTS sobre Férias: R$ 12,29
  • FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 4,10
  • FGTS sobre 13º: R$ 12,29
  • Aviso Prévio: R$ 153,62
  • FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 12,29
  • Multa Rescisória FGTS: R$ 153,62

Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.

Fique por dentro dos seus direitos trabalhistas

Salário e mercado de trabalho para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) – Salário – PA

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