Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) - Distrito Federal

R$ 2.226,68/mês

Atualizado em

Um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) trabalhando no estado do Distrito Federal ganha em média R$ 2.226,68 para uma jornada de trabalho de 41 horas semanais.

A faixa salarial do Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) fica entre R$ 1.900,00 salário mediana da pesquisa e o teto salarial de R$ 3.929,64, sendo que R$ 2.165,87 é a média do piso salarial 2025 de acordos coletivos levando em conta profissionais em regime CLT de todo o estado do DF.

As informações são de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto a dados oficiais do Novo CAGED, que reúne dados do CAGED, eSocial e Empregador Web com um total de 2.176 salários de profissionais admitidos e desligados pelas empresas nos últimos 12 meses.

Tópicos dessa pesquisa salarial:

Salário por cidade

Perfil Profissional

O cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando no estado do Distrito Federal, tem um perfil profissional médio de um trabalhador com 23 anos, ensino superior completo, do sexo masculino que trabalha 44h por semana em empresas do segmento de Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação.

A cidade com mais ocorrências de contratações no estado e por consequência com mais vagas de emprego para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) é Brasília.

Metodologia

O levantamento leva em consideração somente o salário base de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) trabalhando no estado do Distrito Federal, não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade nem nada do tipo. Somente o salário base registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

Os dados salariais são atualizados mensalmente de acordo com divulgação dos dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O que faz um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10

O Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) presta suporte ao cliente/usuário de tecnologia da informação Monitora sistemas e aplicações.

Assegura o funcionamento do hardware e do software e administra a segurança das informações Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

Algumas funções no exercício da profissão

  • administrar segurança das informações;
  • verificar condições técnicas do ambiente de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • monitorar sistemas e aplicações;
  • administrar processamento de dados;
  • prestar suporte ao cliente/usuário;
  • assegurar funcionamento do hardware e software;
  • demonstrar capacidade de objetividade;
  • demonstrar capacidade de síntese;
  • monitorar registros de erros;
  • demonstrar capacidade de agilidade no atendimento;
  • verificar acesso lógico do usuário;
  • recomendar mudanças na disposição de equipamentos;
  • ver mais...

Salário de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) - Série histórica no estado do Distrito Federal

O que faz um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)

  1. demonstrar capacidade de objetividade;
  2. demonstrar capacidade de síntese;
  3. monitorar registros de erros;
  4. demonstrar capacidade de agilidade no atendimento;
  5. verificar acesso lógico do usuário;
  6. recomendar mudanças na disposição de equipamentos;
  7. monitorar recursos de rede;
  8. requisitar manutenção preventiva e/ou corretiva de hardware e/ou software;
  9. demonstrar capacidade de contornar situações adversas;
  10. conduzir solicitação de suporte;
  11. demonstrar capacidade de comunicação;
  12. instalar softwares e/ou sistemas operacionais;
  13. ver mais...

Tabela salarial para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)

Tabela salarial com piso salarial, média salarial, mediana, primeiro e terceiro quartil
Período Salário Mensal Salário Anual Salário Semanal Salário/Hora
Piso Salarial 2.166 25.990 541 10,69
Média Salarial 2.227 26.720 557 10,99
1º Quartil 1.610 19.318 402 7,94
Salário Mediana 1.900 22.800 475 9,38
3º Quartil 3.244 38.932 811 16,01
Teto Salarial 3.930 47.156 982 19,39
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários. É a mediana dos primeiros 50%;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários. É a mediana da segunda metade dos salários;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para o cargo

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho do estado do Distrito Federal nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de Novembro de 2023 e Outubro de 2024, tivemos um aumento de 26.09% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.

Empresas que mais contratam Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) no estado do Distrito Federal

Salários por setores de empresas
CNAE Segmento da Empresa Média Salarial
6209-1/00 Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação 2.170,76
6201-5/01 Desenvolvimento de programas de computador e software em geral 2.348,13
6204-0/00 Consultoria em tecnologia da informação 2.132,43
6203-1/00 Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis 2.069,20
4751-2/01 Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática 1.990,41
6110-8/03 Serviços de comunicação multimídia - scm 1.703,89
8299-7/99 Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas 1.983,86
8211-3/00 Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 1.653,39
6120-5/01 Telefonia móvel celular 1.592,89
9499-5/00 Atividades associativas 2.676,52
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.

Descrição da ocupação de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)

Profissionais no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) operam sistemas de computadores e microcomputadores, monitorando o desempenho dos aplicativos, recursos de entrada e saída de dados, recursos de armazenamento de dados, registros de erros, consumo da unidade central de processamento (cpu), recursos de rede e disponibilidade dos aplicativos. Asseguram o funcionamento do hardware e do software, garantem a segurança das informações, por meio de cópias de segurança e armazenando-as em local prescrito, verificando acesso lógico de usuário e destruindo informações sigilosas descartadas. Atendem clientes e usuários, orientando-os na utilização de hardware e software, inspecionam o ambiente físico para segurança no trabalho.

Condições de trabalho

Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação. trabalham em vários ramos de atividade econômica e concentram-se em empresas de informática e conexas, públicas e privadas, de intermediação financeira (bancos), correio e telecomunicações e de ensino. Os operadores de computador trabalham em empresas de grande porte que processam grande quantidade de dados. Os que atuam em ambiente de rede podem ser encontrados em instituições públicas e privadas, de médio e grande porte. São assalariados, com carteira assinada. Trabalham individualmente ou em equipe, com supervisão permanente, em ambientes fechados, em horários irregulares e em rodízio de turnos. Podem também trabalhar a distância (técnico de apoio ao usuário de informática). Eventualmente, trabalham sob pressão e expostos a ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)

Para operar plataformas de grande porte (mainframe), e para o técnico de apoio ao usuário de informática (exclusive provedores de internet), o requisito mínimo é o segundo grau completo. Em ambientes de rede e supercomputadores há superqualificação, com requerimentos que variam de nível superior a pós-graduação em informática. O pleno exercício das atividades requer entre três e quatro anos, acompanhados de formação contínua.

Principais funções dos técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação.

Trabalhadores no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) devem administrar segurança das informações, verificar condições técnicas do ambiente de trabalho, demonstrar competências pessoais, monitorar sistemas e aplicações, administrar processamento de dados, prestar suporte ao cliente/usuário, assegurar funcionamento do hardware e software.

Quanto ganha um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 2176 profissionais admitidos e desligados no estado do Distrito Federal. A relação abrange somente Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
Total Jornada Ref. Salário Mensal Salário Hora
1.041 44 220 2.153,96 9,79
623 40 200 2.450,52 12,25
334 36 180 1.869,48 10,39
133 30 150 2.260,03 15,07
10 37 185 8.412,40 45,47
9 28 140 1.583,33 11,31

No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir diariamente.

Salários Júnior, Pleno e Sênior para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)

Um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Júnior ganha em média R$ 2.212,61, o nível pleno recebe cerca de R$ 2.492,66, já o Sênior tem uma média salarial de R$ 3.191,75 mensais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho.

Metodologia: Salários de 964 profissionais demitidos das empresas no estado do Distrito Federal.
Porte da Empresa Júnior Pleno Sênior
Micro 2.106,47 2.386,51 3.085,61
Pequenas 2.145,10 2.425,15 3.124,24
Médias 2.303,23 2.583,28 3.282,38
Grandes Empresas 2.295,64 2.575,69 3.274,78
  • *Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Júnior: até 4 anos;
  • *Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Pleno: de 4 a 6 anos;
  • *Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Sênior: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;

Piso Salarial 2025 - Acordo, convenção coletiva ou dissídio do Distrito Federal

O valor do piso salarial 2025 de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) no estado do Distrito Federal é de R$ 2.165,87 para uma jornada de trabalho de 41 horas por semana.

O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2025 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação. pelo sindicato no estado do Distrito Federal.

O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos no estado do Distrito Federal que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.

Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 3172-10.

Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação. em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.

Evolução salarial do Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) ao longo do tempo

Salário de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) mês a mês no estado do Distrito Federal de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:

Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho do Distrito Federal

Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) trabalhando no estado do Distrito Federal durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo no estado. Confira o gráfico:

Pesquisa de salários por gênero

Pesquisa salarial por gênero para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk). O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos do cargo no estado do Distrito Federal, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:

Levantamento salarial por grau de instrução

Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) trabalhando no estado do Distrito Federal. Acesse o gráfico:

Pesquisa salarial por faixa etária

Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) trabalhando no estado do Distrito Federal. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:

Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)

  • Salário Base: R$ 2.226,68
  • Salário-educação (3%): R$ 66,80
  • Sistema S (2%): R$ 44,53
  • INSS Patronal (20%): R$ 445,34
  • RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 22,27
  • FGTS (8%): R$ 178,13
  • Férias 1/12: R$ 185,56
  • Auxílio Transporte: R$ 220,00
  • Auxílio Alimentação: R$ 440,00
  • Adicional Noturno (20%): R$ 445,34
  • Periculosidade (30%): R$ 668,00
  • Insalubridade (20%): R$ 288,00
  • Plano de Saúde: R$ 300,00
  • 1/3 de Férias: R$ 61,85
  • 13º Salário: R$ 185,56
  • FGTS sobre Férias: R$ 14,84
  • FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 4,95
  • FGTS sobre 13º: R$ 14,84
  • Aviso Prévio: R$ 185,56
  • FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 14,84
  • Multa Rescisória FGTS: R$ 185,56

Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.

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Salário e mercado de trabalho para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) – Salário – DF

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