O que faz um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10
O Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) presta suporte ao cliente/usuário de tecnologia da informação Monitora sistemas e aplicações.
Assegura o funcionamento do hardware e do software e administra a segurança das informações Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
Algumas funções no exercício da profissão
- monitorar sistemas e aplicações;
- prestar suporte ao cliente/usuário;
- assegurar funcionamento do hardware e software;
- administrar processamento de dados;
- administrar segurança das informações;
- demonstrar competências pessoais;
- verificar condições técnicas do ambiente de trabalho;
- demonstrar capacidade de disponibilidade;
- demonstrar capacidade de objetividade;
- demonstrar capacidade de comunicação;
- monitorar recursos de entrada e saída de dados;
- demonstrar capacidade de observação;
- realizar diagnóstico em hardware;
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Profissões relacionadas:
- Operador de Centro de Processamento de Dados
- Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário
- Operador de Sistemas Computacionais em Rede
- Operador de Processamento de Dados
- Operador de Sistema de Computador
- Operador de Computador (Inclusive Microcomputador)
- Operador de Terminal no Processamento de Dados
Salário de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) - Série histórica no estado de São Paulo
O que faz um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)
- demonstrar capacidade de disponibilidade;
- demonstrar capacidade de objetividade;
- demonstrar capacidade de comunicação;
- monitorar recursos de entrada e saída de dados;
- demonstrar capacidade de observação;
- realizar diagnóstico em hardware;
- executar manutenção preventiva e/ou corretiva de hardware e/ou software;
- disponibilizar recursos operacionais;
- realizar revisão em hardware;
- demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
- garantir uso de versões de softwares homologadas no cliente;
- verificar equipamentos de energia;
- ver mais...
Tabela salarial para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)
Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
---|---|---|---|---|---|
Piso Salarial | 2.360 | 28.317 | 590 | 11,51 | |
Média Salarial | 2.426 | 29.112 | 607 | 11,83 | |
1º Quartil | 1.840 | 22.076 | 460 | 8,97 | |
Salário Mediana | 2.242 | 26.904 | 561 | 10,94 | |
3º Quartil | 3.383 | 40.596 | 846 | 16,50 | |
Teto Salarial | 4.098 | 49.171 | 1.024 | 19,99 | |
|
Demanda no mercado de trabalho para o cargo
Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) é um cargo que está com baixíssima demanda no mercado de trabalho do estado de São Paulo nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de Janeiro a Dezembro de 2024, tivemos uma queda de 17.49% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.
Empresas que mais contratam Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) no estado de São Paulo
Descrição da ocupação de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)
Profissionais no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) operam sistemas de computadores e microcomputadores, monitorando o desempenho dos aplicativos, recursos de entrada e saída de dados, recursos de armazenamento de dados, registros de erros, consumo da unidade central de processamento (cpu), recursos de rede e disponibilidade dos aplicativos. Asseguram o funcionamento do hardware e do software, garantem a segurança das informações, por meio de cópias de segurança e armazenando-as em local prescrito, verificando acesso lógico de usuário e destruindo informações sigilosas descartadas. Atendem clientes e usuários, orientando-os na utilização de hardware e software, inspecionam o ambiente físico para segurança no trabalho.
Condições de trabalho
Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação. trabalham em vários ramos de atividade econômica e concentram-se em empresas de informática e conexas, públicas e privadas, de intermediação financeira (bancos), correio e telecomunicações e de ensino. Os operadores de computador trabalham em empresas de grande porte que processam grande quantidade de dados. Os que atuam em ambiente de rede podem ser encontrados em instituições públicas e privadas, de médio e grande porte. São assalariados, com carteira assinada. Trabalham individualmente ou em equipe, com supervisão permanente, em ambientes fechados, em horários irregulares e em rodízio de turnos. Podem também trabalhar a distância (técnico de apoio ao usuário de informática). Eventualmente, trabalham sob pressão e expostos a ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)
Para operar plataformas de grande porte (mainframe), e para o técnico de apoio ao usuário de informática (exclusive provedores de internet), o requisito mínimo é o segundo grau completo. Em ambientes de rede e supercomputadores há superqualificação, com requerimentos que variam de nível superior a pós-graduação em informática. O pleno exercício das atividades requer entre três e quatro anos, acompanhados de formação contínua.
Principais funções dos técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação.
Trabalhadores no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) devem monitorar sistemas e aplicações, prestar suporte ao cliente/usuário, assegurar funcionamento do hardware e software, administrar processamento de dados, administrar segurança das informações, demonstrar competências pessoais, verificar condições técnicas do ambiente de trabalho.
Quanto ganha um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) por jornada de trabalho
Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 18127 profissionais admitidos e desligados no estado de São Paulo. A relação abrange somente Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.
Total | Jornada | Ref. | Salário Mensal | Salário Hora |
---|---|---|---|---|
8.465 | 44 | 220 | 2.346,75 | 10,67 |
7.378 | 40 | 200 | 2.653,46 | 13,27 |
1.430 | 36 | 180 | 1.884,09 | 10,47 |
294 | 30 | 150 | 1.623,41 | 10,82 |
208 | 42 | 210 | 2.764,68 | 13,17 |
51 | 38 | 190 | 2.552,41 | 13,43 |
No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir diariamente. |
Salários Nível I, Nível II e Nível III para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)
Piso Salarial 2025 - Acordo, convenção coletiva ou dissídio de São Paulo
O valor do piso salarial 2025 de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) no estado de São Paulo é de R$ 2.359,78 para uma jornada de trabalho de 41 horas por semana.
O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2025 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação. pelo sindicato no estado de São Paulo.
O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos no estado de São Paulo que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.
Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 3172-10.
Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação. em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.
Salário para PCDs no cargo
De acordo com a pesquisa com 218 salários de pessoas com deficiência no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk), a média salarial no estado de São Paulo é de R$ 2.475,42 para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais em média.
O salário médio aqui mostrado não difere o tipo de deficiência do trabalhador, podendo esta ser permanente, até mesmo um trabalhador readaptado que retorna de afastamento do trabalho pelo INSS.
Gráficos de pesquisa
Levantamentos salariais exclusivos do Portal Salário com gráficos ilustrativos e dados reais do mercado de trabalho de São Paulo de acordo com informações do CAGED. É necessário ter um cadastro e plano ativo para acessar esses gráficos. Veja os planos disponíveis.
Evolução salarial do Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) ao longo do tempo
Salário de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) mês a mês no estado de São Paulo de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:
Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho de São Paulo
Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) trabalhando no estado de São Paulo durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo no estado. Confira o gráfico:
Pesquisa de salários por gênero
Pesquisa salarial por gênero para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk). O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos do cargo no estado de São Paulo, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:
Levantamento salarial por grau de instrução
Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) trabalhando no estado de São Paulo. Acesse o gráfico:
Pesquisa salarial por faixa etária
Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) trabalhando no estado de São Paulo. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:
Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)
- Salário Base: R$ 2.426,04
- Salário-educação (3%): R$ 72,78
- Sistema S (2%): R$ 48,52
- INSS Patronal (20%): R$ 485,21
- RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 24,26
- FGTS (8%): R$ 194,08
- Férias 1/12: R$ 202,17
- Auxílio Transporte: R$ 220,00
- Auxílio Alimentação: R$ 440,00
- Adicional Noturno (20%): R$ 485,21
- Periculosidade (30%): R$ 727,81
- Insalubridade (20%): R$ 288,00
- Plano de Saúde: R$ 300,00
- 1/3 de Férias: R$ 67,39
- 13º Salário: R$ 202,17
- FGTS sobre Férias: R$ 16,17
- FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 5,39
- FGTS sobre 13º: R$ 16,17
- Aviso Prévio: R$ 202,17
- FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 16,17
- Multa Rescisória FGTS: R$ 202,17
Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.
Tem dúvidas sobre essa pesquisa?
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