Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) - Salário 2020 - Belo Horizonte, MG

Dados do mercado de trabalho na cidade de Belo Horizonte, MG para o cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk). Encontre informações como salário base, média salarial local, faixa salarial dos Técnicos em operação e monitoração de computadores na cidade, piso salarial mínimo 2020, perfil profissional no cargo, remuneração por tamanho da empresa, salários por nível 1, 2 e 3, gênero, escolaridade, salário por hora da jornada de trabalho, salário inicial e muito mais com base em uma amostragem de 796 salários de profissionais no cargo CBO 3172-10 trabalhando em Belo Horizonte.

12/2019
atualização

Dados salariais de 05/2019 até 12/2019 segundo pesquisa do Salario.com.br junto ao CAGED.

796
salários

Salários de 796 profissionais no cargo e dados do mercado de trabalho para a profissão.

42h
carga horária

Jornada de trabalho de 42h. Carga horária semanal média de 796 profissionais.

R$ 1.978,58
média salarial

Salário médio bruto mensal calculado de acordo com informações salariais de admitidos e desligados.

Cargos relacionados: Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário, Operador de Computador (Inclusive Microcomputador), Operador de Centro de Processamento de Dados, Operador de Processamento de Dados, Operador de Sistema de Computador.

Salário em outras cidades de Minas Gerais: Divinópolis - MG, Uberaba - MG.


Um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) trabalhando na cidade de Belo Horizonte, MG ganha entre R$ 1.805,83 (média do piso salarial 2020 de acordos, convenções coletivas e dissídios) e o teto salarial de R$ 3.950,50, sendo que a média salarial fica em R$ 1.978,58 para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais.

Esses dados são de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto a dados oficiais do CAGED no período de 05/2019 até 12/2019 com uma amostragem de 796 salários de profissionais admitidos e desligados oficialmente pelas empresas.

O cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) 3172-10 trabalhando em Belo Horizonte, tem um perfil profissional médio de um trabalhador com 26 anos, Ensino Superior incompleto, do sexo masculino que trabalha 44h por semana em pequenas empresas que atuam no segmento de Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação.

Quanto ganha um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) em Belo Horizonte, MG

Divisões salariais com base no salário bruto no cargo e na remuneração por períodos
VALORES EM R$Salário MensalSalário AnualSalário Por SemanaSalário Por Hora
Salário Nominal
(Bruto Mensal)
Piso Salarial1.805,8321.669,94451,468,56
Média Salarial1.978,5823.742,96494,659,38
1º Quartil1.277,5115.330,15319,386,06
Salário Mediana1.620,0019.440,00405,007,68
3º Quartil3.261,5639.138,69815,3915,46
Teto Salarial3.950,5047.405,96987,6218,73
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários e obtém a média salarial entre eles;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários e obtém a média salarial entre eles;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para o cargo

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho de Belo Horizonte nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de Maio e Dezembro de 2019, tivemos uma aumento de 15.09% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Em Maio tivemos um total de 45 admitidos, enquanto em Dezembro o total de contratações de profissionais para o cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) em Belo Horizonte ficou em 53, segundo levantamento do Salario.com.br junto ao CAGED.

Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do CAGED.

Salário de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) em outras cidades de Minas Gerais

Clique em uma cidade para ver a pesquisa salarial completa para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) na localidade
CidadeJornadaPiso SalarialMédia SalarialTeto SalarialSalário/HoraTotal
441.211,371.327,252.005,786,08123
421.489,501.631,992.466,317,7990
431.328,731.455,842.200,126,8077
421.882,632.062,733.117,269,7975
411.302,491.427,102.156,677,0163
441.026,621.124,831.699,885,1142
431.386,461.519,092.295,707,1433
431.360,911.491,102.253,396,9631
431.340,121.468,322.218,976,8125
441.247,571.366,922.065,736,2425
421.259,511.380,002.085,506,5023
401.360,411.490,552.252,567,4520
432.237,232.451,253.704,4011,4020
411.679,031.839,652.780,138,9917
441.312,161.437,692.172,686,5716
431.355,061.484,692.243,706,9116
441.820,231.994,363.013,949,1411
441.372,101.503,362.271,936,8611
411.947,602.133,913.224,8310,3011
Clique no link de uma cidade para ver a pesquisa salarial completa ou utilize a Busca Salarial. Para ver ver o salário de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) em todo o Brasil clique aqui

Setores que mais contratam Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) em Belo Horizonte, MG

Lista com os segmentos de atividades econômicas das empresas com o maior número de admissões para o cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) em Belo Horizonte, MG no período de 05/2019 até 12/2019.

Um termômetro fiel para sabermos os setores da economia com maior demanda nas contratações de profissionais para a ocupação e os salários pagos em média em cada setor.

Essa é uma estatística muito importante para um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) que busca uma recolocação no mercado de trabalho de Belo Horizonte, MG ou a primeira oportunidade de trabalho.

Os segmentos das empresas estão listados são de acordo com a descrição do CNAE de cadastro de cada empresa (CNAE - Classificação Nacional de Atividades Econômicas) junto a Receita Federal.

No filtro são excluídos os aprendizes e trabalhadores em regime parcial de trabalho como horistas ou intermitentes.

Tabela de salários por tipo de empresa

Segmento da EmpresaJornadaPiso SalarialMédia SalarialTeto SalarialSalário/HoraTotal
Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação421.499,451.642,892.482,797,77170
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis421.745,861.912,872.890,799,1894
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis431.865,552.044,013.088,989,4369
Consultoria em tecnologia da informação422.568,712.814,444.253,2713,3945
Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos431.418,871.554,602.349,367,1535
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo422.175,242.383,333.601,7611,4630
Desenvolvimento de programas de computador e software em geral412.621,202.871,964.340,1913,9024
Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática441.720,291.884,862.848,468,6422
Atividades de atendimento hospitalar431.394,591.528,002.309,167,1222
Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet402.499,812.738,954.139,1813,7319

Como funciona o cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)

Profissionais no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) operam sistemas de computadores e microcomputadores, monitorando o desempenho dos aplicativos, recursos de entrada e saída de dados, recursos de armazenamento de dados, registros de erros, consumo da unidade central de processamento (cpu), recursos de rede e disponibilidade dos aplicativos. Asseguram o funcionamento do hardware e do software, garantem a segurança das informações, por meio de cópias de segurança e armazenando-as em local prescrito, verificando acesso lógico de usuário e destruindo informações sigilosas descartadas. Atendem clientes e usuários, orientando-os na utilização de hardware e software, inspecionam o ambiente físico para segurança no trabalho.

Condições de trabalho

Técnicos em operação e monitoração de computadores trabalham em vários ramos de atividade econômica e concentram-se em empresas de informática e conexas, públicas e privadas, de intermediação financeira (bancos), correio e telecomunicações e de ensino. Os operadores de computador trabalham em empresas de grande porte que processam grande quantidade de dados. Os que atuam em ambiente de rede podem ser encontrados em instituições públicas e privadas, de médio e grande porte. São assalariados, com carteira assinada. Trabalham individualmente ou em equipe, com supervisão permanente, em ambientes fechados, em horários irregulares e em rodízio de turnos. Podem também trabalhar a distância (técnico de apoio ao usuário de informática). Eventualmente, trabalham sob pressão e expostos a ruído intenso.

O que é preciso para trabalhar de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)

Para operar plataformas de grande porte (mainframe), e para o técnico de apoio ao usuário de informática (exclusive provedores de internet), o requisito mínimo é o segundo grau completo. Em ambientes de rede e supercomputadores há superqualificação, com requerimentos que variam de nível superior a pós-graduação em informática. O pleno exercício das atividades requer entre três e quatro anos, acompanhados de formação contínua.

Principais funções dos técnicos em operação e monitoração de computadores

Trabalhadores no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) devem atender cliente e usuário, comunicar-se, assegurar funcionamento do hardware e software, administrar processamento de dados, monitorar sistemas, demonstrar competências pessoais, inspecionar ambiente físico de trabalho, garantir segurança das informações.

Salário de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 796 profissionais admitidos e desligados na cidade de Belo Horizonte, MG no periodo de 05/2019 até 12/2019. A relação abrange somente Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
TotalJornadaRef.Salário MensalSalário Hora
496442201.880,898,55
244402002.221,2411,11
36361801.922,4410,68
9422101.741,228,29
7301501.415,869,44
2201001.228,0012,28

Salário por nível profissional e porte da empresa

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) – Salário – Belo Horizonte, MG

Um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Júnior trabalhando em Belo Horizonte ganha em média R$ 1.857,37, o nível pleno recebe cerca de R$ 3.047,78, já o Sênior tem uma média salarial de R$ 2.869,19 mensais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho.

Salário por porte da empresa

Esse levantamento mostra a faixa salarial em que se encontra o cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) em Belo Horizonte de acordo com o porte da empresa. Os segmentos são: MEI - Micro Empreendedor Individual, micro empresa, pequena empresa, média empresa e grande empresa. Veja como é feita essa divisão:

  • MEI: permitido no máximo 1 funcionário;
  • Micro: até 19 funcionários;
  • Pequena: 20 a 99 funcionários;
  • Média: 100 a 499 funcionários;
  • Grande: mais de 500 empregados, seja comércio, serviços ou indústria.

Salário por nível profissional

Aqui buscamos listar a remuneração do cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) de acordo com o nível de experiência do profissional na empresa até sua demissão. Veja como é feita a listagem:

  • *Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Nível I: até 4 anos;
  • *Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Nível II: de 4 a 6 anos;
  • *Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Nível III: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;
Metodologia: Salários de 363 profissionais demitidos das empresas de Belo Horizonte, MG no período de 05/2019 até 12/2019.
Porte da EmpresaNível INível IINível III
MEI e Micro empresa1.675,072.273,502.744,60
Pequena empresa1.854,332.334,643.458,55
Média empresa1.970,812.154,002.177,67
Grande empresa1.947,283.817,892.609,16
*Os salários de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Nível 1, Nível 2 e Nível 3 no cargo são referentes somente ao histórico do profissional naquela empresa até ser demitido. Esses dados não levam em consideração a vida profissional completa no cargo, por isso o salário de um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Nível 1 pode ser maior que um Nível 3 por exemplo. Geralmente quando a amostragem de salários na pesquisa é maior isso tende a se estabilizar estatisticamente.

Piso Salarial 2020

O valor do piso salarial 2020 de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) em Belo Horizonte, MG é de 1805.8285666956 para uma jornada de trabalho de 42 horas por semana.

O valor do piso salarial, bem como o percentual de reajuste salarial 2020 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Técnicos em operação e monitoração de computadores pelo sindicato de Belo Horizonte.

O valor do piso salarial mostrado aqui é a média da base salarial retirada de acordos coletivos em Belo Horizonte, MG que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.

Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do piso salarial da categoria para o cargo CBO 3172-10.

Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Técnicos em operação e monitoração de computadores em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.

Adicionais Salariais

Adicional Noturno

Numa jornada de trabalho noturna, o pagamento do adicional noturno por hora seria de cerca de R$ 1,88. Assim, se o profissional cumprir todas as horas do mês como noturna, seu salário terá um valor adicional de cerca de R$ 395,72 mensais.

Insalubridade e Periculosidade

O valor do adicional de periculosidade do Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) com base no salário médio seria de R$ 593,57 mensais (30%).

Já o adicional por insalubridade é dividido por graus. A 1ª faixa de 10% teria um valor de cerca de R$ 197,86, a 2ª de 20% seria de cerca de R$ 395,72 e a 3ª de 40% chegaria a um valor mensal de R$ 791,43 nessa simples estimativa.

Segundo o MTE a caracterização e classificação da insalubridade e da periculosidade do Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk), deverão ser aferidas através de perito designado pelo Ministério Público do Trabalho, podendo este ser um Médico ou Engenheiro do Trabalho. (Art. 195 CLT).

Geralmente essa classificação é pedida através de causas trabalhistas ou por acordo coletivo com mediação do sindicato dos Técnicos em operação e monitoração de computadores.

Insalubridade e periculosidade são adicionais salariais não cumulativos. O Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) deve optar por um ou pelo outro.

Salário base para aprendiz

Em um total de 10 aprendizes contratados e demitidos em Belo Horizonte durante o período da pesquisa, o salário médio de um aprendiz no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) é de R$ 600,50 para uma jornada de trabalho de cerca de 25 horas semanais.

De acordo com a legislação, aprendiz é uma ocupação com jornada parcial de trabalho a qual não poderá interferir nos horários de estudos e no qual o trabalhador possa ter vencimentos menores que o salário mínimo vigente.

Confira uma tabela salarial completa com todos os cargos e salários de aprendizes contratados.

Salário para PCDs no cargo

De acordo com a pesquisa, no período de 05/2019 até 12/2019 com 26 salários de pessoas com deficiência no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk), a média salarial em Belo Horizonte-MG é de R$ 1.627,00 para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais em média.

O salário médio aqui mostrado não difere o tipo de deficiência do trabalhador, podendo esta ser permanente, até mesmo um trabalhador readaptado que retorna de afastamento do trabalho pelo INSS.

Evolução do salário ao longo do tempo

Salário de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) na cidade de Belo Horizonte mês a mês de acordo com a pesquisa salarial. Atualmente estamos calculando dados salariais de 05/2019 até 12/2019. Salários de admitidos e desligados pelas empresas.

No período do levantamento, o salário dos profissionais desligados ficou em R$ 2.163,09 e o salário dos admitidos em R$ 1.823,90 uma diferença de 15.68%.

Contratações e demissões de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) pelo mercado de trabalho em Belo Horizonte

No período de 05/2019 até 12/2019 houveram 433 contratações formais com carteira assinada e 363 demissões em Belo Horizonte, resultando num saldo positivo de 70 empregos formais gerados pelo mercado de trabalho para o cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk).

Salário por gênero

Numa amostragem de 796 salários de profissionais admitidos ou desligados no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) trabalhando em Belo Horizonte, MG, 159 são mulheres com vencimentos médios de R$ 1.902,87 para uma jornada semanal de 42 horas.

Um total de 637 são homens com remuneração salarial média de R$ 1.997,48 e jornada de trabalho de 42h por semana.

As informações são do CAGED - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo Ministério do Trabalho) com recursos do FAT - Fundo de Amparo ao Trabalhador com cálculos estatísticos do Salario.com.br.

Salário por escolaridade ou grau de instrução

Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) em Belo Horizonte, MG com filtro removendo aprendizes, trabalho parcial e intermitente. O total de profissionais em cada nível aparece entre parênteses.


  • (1) 6º ao 9º ano do fundamental: R$ 1.770,00.
  • (4) Ensino fundamental completo: R$ 2.242,50.
  • (10) Ensino médio incompleto: R$ 1.559,50.
  • (338) Ensino médio completo: R$ 1.725,63.
  • (201) Ensino superior incompleto: R$ 1.782,69.
  • (242) Ensino superior completo: R$ 2.508,39.

Obs: o gráfico não mostrará porcentagens muito pequenas.

Salário por faixa etária ou idade

Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e o salário mensal do colaborador no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) trabalhando em Belo Horizonte, MG com filtro removendo aprendizes, trabalho parcial e intermitente. O total de salários da amostragem aparece entre parênteses.


  • (58) Até 20 anos: R$ 1.507,83.
  • (426) Entre 21 e 30 anos: R$ 1.802,28.
  • (224) Entre 31 e 40 anos: R$ 2.146,17.
  • (66) Entre 41 e 50 anos: R$ 2.513,80.
  • (18) Entre 51 e 60 anos: R$ 3.267,06.
  • (4) Entre 61 e 70 anos: R$ 3.566,25.

Obs: o gráfico não mostrará dados muito pequenos.

Confira também tabelas e levantamentos salariais do mercado de trabalho

Cálculo do salário de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) em Belo Horizonte

O cálculo de salário para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) utilizado aqui é somente para se obter uma estimativa da remuneração mensal, diária e valor por hora trabalhada.

Vários fatores podem influenciar o valor final do salário negativamente ou positivamente, como descontos em folha, imposto de renda retido na fonte, adiantamentos, benefícios como vale refeição, convênio médico ou odontológico, cesta básica, bonificações, comissões, etc.

Clique em cada um dos itens e veja como fazer os cálculos trabalhistas.

Salário e descontos

  • Salário base: R$ 1.978,58
  • Salário por dia: R$ 65,95
  • Salário por hora: R$ 8,99
  • Jornada de trabalho

  • Média de horas trabalhadas por semana: 42 horas / semana
  • Média de horas trabalhadas por mês: 211 horas / mês
  • Horas extras

  • Hora extra normal 50%: R$ 13,49
  • *Hora extra 100% (feriados e finais de semana): R$ 17,99
  • Férias

  • Valor das férias (30%): R$ 593,57
  • Valor total das férias (salário + férias): R$ 2.572,15
  • Décimo terceiro salário

  • Primeira parcela do 13º salário: R$ 989,29
  • Segunda parcela do 13º salário: R$ 811,22

Toda essa pesquisa salarial pode ser utilizada para fins acadêmicos, empresariais estratégicos e matérias em portais, sites, blogs e redes sociais desde que seja citada a fonte com um link para o site Salario.com.br.

Ainda tem dúvidas sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br? Leia aqui.

Comente sobre Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) – Salário – Belo Horizonte, MG

Regras para os comentários

  • Todos os comentários são moderados antes de publicados.
  • Possui dúvidas trabalhistas sobre o cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) – Salário – Belo Horizonte, MG? Acesse o nosso conteúdo trabalhista.
  • Respondemos todas as dúvidas no prazo máximo de 2 dias úteis.
  • Se postou uma pergunta, volte a essa página para ver a resposta. Não enviamos respostas por email devido ao problema com SPAM.
  • Tem alguma dúvida sobre a origem e confiabilidade dos dados salariais do cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) – Salário – Belo Horizonte, MG? Acesse este link.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui