Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) - Salário 2021 / ES - Mercado de Trabalho

CBO: 3172-10

Um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) trabalhando no estado do Espírito Santo ganha em média R$ 1.657,41 para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais.

A faixa salarial da profissão no estado fica entre R$ 1.512,70 (média do piso salarial 2021 de acordos, convenções coletivas e dissídios) e o teto salarial de R$ 2.758,63.

O cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando no estado do Espírito Santo, tem um perfil profissional médio de um trabalhador com 27 anos, ensino médio completo, do sexo masculino que trabalha 44h por semana em empresas que atuam no segmento de Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação.

Esses dados são de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto a dados oficiais divulgados do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web pela Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE) com uma amostragem de 1.022 salários de profissionais admitidos e desligados oficialmente pelas empresas.

O levantamento leva em consideração somente o salário base de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk), não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade nem nada do tipo. Somente o salário bruto registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

O que faz um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)

  1. ouvir atentamente;
  2. realizar limpezas periódicas em equipamentos;
  3. sugerir mudanças na disposição de equipamentos;
  4. providenciar correção de erros de tarefas;
  5. monitorar disponibilidade de aplicativos;
  6. requisitar manutenção preventiva e corretiva de hardware e software;
  7. planejar atendimento a cliente e usuário;
  8. supervisionar linha de transmissão;
  9. ver mais...

Quanto ganha um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) no estado do Espírito Santo

Divisões salariais com base no salário bruto no cargo e na remuneração por períodos
VALORES EM R$ Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Salário Nominal
(Bruto Mensal)
Piso Salarial 1.512,70 18.152,36 378,17 7,28
Média Salarial 1.657,41 19.888,88 414,35 7,98
1º Quartil 1.207,01 14.484,15 301,75 5,81
Salário Mediana 1.459,05 17.508,60 364,76 7,02
3º Quartil 2.277,54 27.330,51 569,39 10,96
Teto Salarial 2.758,63 33.103,53 689,66 13,28
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários e obtém a média salarial entre eles;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários e obtém a média salarial entre eles;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para o cargo

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho do estado do Espírito Santo nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de Setembro de 2020 e Agosto de 2021, tivemos uma aumento de 44.07% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.

Salário Brasil

Salário de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) nas principais cidades do ES

Clique em uma cidade para ver a pesquisa salarial completa para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) na localidade
Cidade Jornada Piso Salarial Média Salarial Teto Salarial Salário/Hora Total
41 1.566,03 1.715,84 2.593,04 8,45 415
42 1.361,01 1.491,20 2.253,55 7,03 229
42 1.635,07 1.791,49 2.707,35 8,58 131
40 2.112,99 2.315,13 3.498,69 11,72 40
43 1.200,43 1.315,26 1.987,67 6,12 26
42 1.243,12 1.362,04 2.058,36 6,44 26
41 1.730,52 1.896,07 2.865,40 9,23 19
44 1.854,61 2.032,03 3.070,86 9,24 16
43 1.494,40 1.637,36 2.474,43 7,66 16
44 1.121,55 1.228,85 1.857,07 5,59 11
Clique no link de uma cidade para ver a pesquisa salarial completa ou utilize a Busca Salarial. Para ver ver o salário de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) em todo o Brasil clique aqui

Setores que mais contratam Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) no estado do Espírito Santo

Lista com os segmentos de atividades econômicas das empresas com o maior número de admissões para o cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) no estado do Espírito Santo.

Um termômetro fiel para sabermos os setores da economia com maior demanda nas contratações de profissionais para a ocupação e os salários pagos em média em cada setor.

Essa é uma estatística muito importante para um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) que busca uma recolocação no mercado de trabalho do estado do Espírito Santo ou a primeira oportunidade de trabalho.

Os segmentos das empresas estão listados são de acordo com a descrição do CNAE de cadastro de cada empresa (CNAE - Classificação Nacional de Atividades Econômicas) junto a Receita Federal.

No filtro são excluídos os aprendizes e trabalhadores em regime parcial de trabalho como horistas ou intermitentes.

Tabela de salários por tipo de empresa

Segmento da Empresa Jornada Piso Salarial Média Salarial Teto Salarial Salário/Hora Total
Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação 41 1.499,19 1.642,61 2.482,37 8,09 348
Limpeza em prédios e em domicílios 43 1.106,99 1.212,89 1.832,95 5,58 130
Desenvolvimento de programas de computador e software em geral 41 2.064,73 2.262,25 3.418,78 11,17 54
Provedores de acesso às redes de comunicações 39 1.471,82 1.612,62 2.437,04 8,35 44
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis 41 1.429,68 1.566,45 2.367,27 7,56 31
Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos 42 1.412,06 1.547,14 2.338,09 7,30 25
Atividades de atendimento hospitalar 39 1.682,14 1.843,06 2.785,28 9,56 25
Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet 40 1.631,51 1.787,59 2.701,46 8,89 17
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional 44 1.534,49 1.681,28 2.540,80 7,64 15
Produção de laminados planos de aço ao carbono, revestidos ou não 40 3.025,24 3.314,64 5.009,19 16,57 13

Descrição da ocupação de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)

Profissionais no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) operam sistemas de computadores e microcomputadores, monitorando o desempenho dos aplicativos, recursos de entrada e saída de dados, recursos de armazenamento de dados, registros de erros, consumo da unidade central de processamento (cpu), recursos de rede e disponibilidade dos aplicativos. Asseguram o funcionamento do hardware e do software, garantem a segurança das informações, por meio de cópias de segurança e armazenando-as em local prescrito, verificando acesso lógico de usuário e destruindo informações sigilosas descartadas. Atendem clientes e usuários, orientando-os na utilização de hardware e software, inspecionam o ambiente físico para segurança no trabalho.

Condições de trabalho

Técnicos em operação e monitoração de computadores trabalham em vários ramos de atividade econômica e concentram-se em empresas de informática e conexas, públicas e privadas, de intermediação financeira (bancos), correio e telecomunicações e de ensino. Os operadores de computador trabalham em empresas de grande porte que processam grande quantidade de dados. Os que atuam em ambiente de rede podem ser encontrados em instituições públicas e privadas, de médio e grande porte. São assalariados, com carteira assinada. Trabalham individualmente ou em equipe, com supervisão permanente, em ambientes fechados, em horários irregulares e em rodízio de turnos. Podem também trabalhar a distância (técnico de apoio ao usuário de informática). Eventualmente, trabalham sob pressão e expostos a ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)

Para operar plataformas de grande porte (mainframe), e para o técnico de apoio ao usuário de informática (exclusive provedores de internet), o requisito mínimo é o segundo grau completo. Em ambientes de rede e supercomputadores há superqualificação, com requerimentos que variam de nível superior a pós-graduação em informática. O pleno exercício das atividades requer entre três e quatro anos, acompanhados de formação contínua.

Principais funções dos técnicos em operação e monitoração de computadores

Trabalhadores no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) devem atender cliente e usuário, comunicar-se, inspecionar ambiente físico de trabalho, assegurar funcionamento do hardware e software, administrar processamento de dados, garantir segurança das informações, monitorar sistemas, demonstrar competências pessoais.

Quanto ganha um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 1022 profissionais admitidos e desligados no estado do Espírito Santo. A relação abrange somente Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
Total Jornada Ref. Salário Mensal Salário Hora
480 44 220 1.562,64 7,10
439 40 200 1.762,46 8,81
60 36 180 1.661,12 9,23
11 42 210 1.547,96 7,37
8 43 215 1.613,25 7,50
6 33 165 2.000,00 12,12

Salários Nível I, Nível II e Nível III para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)

Um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Nível I ganha em média R$ 1.590,19, o Nível II recebe cerca de R$ 1.830,68, já o Nível III tem uma média salarial de R$ 2.748,27 mensais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho.

Salário por porte da empresa

Esse levantamento mostra a faixa salarial em que se encontra o cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) no estado do Espírito Santo de acordo com o porte da empresa. Os segmentos são: MEI - Micro Empreendedor Individual, micro empresa, pequena empresa, média empresa e grande empresa. Veja como é feita essa divisão:

  • MEI: permitido no máximo 1 funcionário;
  • Micro: até 19 funcionários;
  • Pequena: 20 a 99 funcionários;
  • Média: 100 a 499 funcionários;
  • Grande: mais de 500 empregados, seja comércio, serviços ou indústria.

Salário por nível profissional

Aqui buscamos listar a remuneração do cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) de acordo com o nível de experiência do profissional na empresa até sua demissão. Veja como é feita a listagem:

  • *Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Nível I: até 4 anos;
  • *Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Nível II: de 4 a 6 anos;
  • *Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Nível III: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;
Metodologia: Salários de 466 profissionais demitidos das empresas no estado do Espírito Santo.
Porte da Empresa Nível I Nível II Nível III
Micro 1.624,44 1.744,69 2.203,48
Pequenas 1.646,54 1.766,78 2.225,58
Médias 1.668,65 1.788,89 2.247,69
Grandes Empresas 1.565,26 1.685,51 2.144,30
*Os salários de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Nível 1, Nível 2 e Nível 3 no cargo são referentes somente ao histórico do profissional naquela empresa até ser demitido. Esses dados não levam em consideração a vida profissional completa no cargo, por isso o salário de um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Nível 1 pode ser maior que um Nível 3 por exemplo. Geralmente quando a amostragem de salários na pesquisa é maior isso tende a se estabilizar estatisticamente.

Piso Salarial 2021 - Acordo, convenção coletiva ou dissídio do Espírito Santo

O valor do piso salarial 2021 de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) no estado do Espírito Santo é de R$ 1.512,70 para uma jornada de trabalho de 42 horas por semana.

O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2021 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Técnicos em operação e monitoração de computadores pelo sindicato no estado do Espírito Santo.

O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos no estado do Espírito Santo que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.

Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 3172-10.

Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Técnicos em operação e monitoração de computadores em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.

Salário base para aprendiz

Em um total de 14 aprendizes contratados e demitidos no estado do Espírito Santo durante o período da pesquisa, o salário médio de um aprendiz no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) é de R$ 602,97 para uma jornada de trabalho de cerca de 20 horas semanais.

De acordo com a legislação, aprendiz é uma ocupação com jornada parcial de trabalho a qual não poderá interferir nos horários de estudos e no qual o trabalhador possa ter vencimentos menores que o salário mínimo vigente.

Evolução salarial do Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) ao longo do tempo

Salário de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) mês a mês no estado do Espírito Santo de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:

Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho do Espírito Santo

Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) trabalhando no estado do Espírito Santo durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo na cidade. Confira o gráfico:

Pesquisa de salários por gênero

Pesquisa salarial por gênero para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk). O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos do cargo no estado do Espírito Santo, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:

Levantamento salarial por grau de instrução

Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) trabalhando no no estado do Espírito Santo com filtro removendo aprendizes, trabalho parcial e intermitentes. Acesse o gráfico:

Pesquisa salarial por faixa etária

Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) trabalhando no estado do Espírito Santo com filtro removendo aprendizes, trabalho parcial e intermitentes. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:

Salário e mercado de trabalho para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) – Salário – ES

Toda essa pesquisa salarial pode ser utilizada para fins acadêmicos, empresariais estratégicos e matérias em portais, sites, blogs e redes sociais desde que seja citada a fonte com um link para o site Salario.com.br.

Ainda tem dúvidas sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br? Leia aqui e veja também onde os dados do Salario.com.br estão sendo utilizados.

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