Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) - Salário Brasil

R$ 2.236,70/mês

Atualizado em

Hoje um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) ganha em média R$ 2.236,70 para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais de acordo com pesquisa do Portal Salario junto a dados de 59.782 profissionais admitidos e desligados em regime CLT nos últimos 12 meses divulgados pelo Novo CAGED.

Em 2025 a remuneração para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) pode variar entre o piso salarial mínimo de R$ 2.175,62 e o teto salarial de R$ 3.826,82, dependendo do segmento da empresa, localidade, formação, experiência na função e política de cargos e salários da empresa.

Você pode conferir logo abaixo na tabela salarial, mais dados da pesquisa como piso salarial 2025, salário mediana, salário por hora, mensal e anual para saber exatamente quanto ganha um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk).

Salário por estado

Salário por cidade

Tópicos dessa pesquisa salarial:

Perfil Profissional

De acordo com nosso levantamento o perfil profissional mais recorrente é o de um trabalhador com 23 anos, ensino médio completo, do sexo masculino que trabalha 44h semanais em empresas do segmento de Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação de todo o Brasil.

A cidade com mais ocorrências de contratações no estado e por consequência com mais vagas de emprego para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) é São Paulo.

Metodologia

Essa pesquisa salarial leva em consideração somente o salário base de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk), não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade nem nada do tipo. Somente o salário base registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

Os dados salariais são atualizados mensalmente de acordo com divulgação dos dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O que faz um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10

O Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) presta suporte ao cliente/usuário de tecnologia da informação, realizando o atendimento inicial e planejando as soluções para os chamados de acordo com o diagnóstico Configura contas de clientes/usuários e orienta-os quanto à utilização de hardware e/ou software Conduz a solicitação de suporte.

Administra chamados abertos Disponibiliza recursos operacionais e repara arquivos Recupera e transfere arquivos, programas e relatórios Registra as ações dos chamados.

Monitora sistemas e aplicações, notificando problemas de infraestrutura Realiza o monitoramento dos recursos de rede e dos dispositivos de entrada e saída de dados Monitora a disponibilidade e a funcionalidade de aplicativos.

Providencia correção de erros de tarefas, notificando o setor de suporte Assegura o funcionamento do hardware e do software, inicializando sistemas e aplicativos e realizando as diversas configurações – de hardware, software e de sistemas operacionais, de acordo com os requisitos do processamento de dados Desativa sistemas e aplicativos, conforme a necessidade Formata equipamentos e instala softwares e/ou sistemas operacionais.

Realiza diagnóstico em hardware, software e redes de comunicação, identificando falhas, para possibilitar suas correções Requisita manutenção preventiva e/ou corretiva de hardware e/ou software, podendo, também, executar os serviços Realiza revisão em hardware Assegura o funcionamento de equipamento reserva (standby) Repõe suprimentos em equipamentos.

Administra a segurança das informações, realizando varredura e eliminação de vírus e garantindo o uso, pelo cliente, de versões homologadas de software Faz cópias de segurança (backup), guardando-as em local prescrito Verifica acesso lógico do usuário.

Verifica temperatura, umidade local e equipamentos de energia, dentre outras condições técnicas do ambiente de trabalho Recomenda mudanças na disposição de equipamentos e organiza seu cabeamento.

Algumas funções no exercício da profissão

  • administrar processamento de dados;
  • monitorar sistemas e aplicações;
  • verificar condições técnicas do ambiente de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • assegurar funcionamento do hardware e software;
  • prestar suporte ao cliente/usuário;
  • administrar segurança das informações;
  • organizar cabeamento dos equipamentos;
  • monitorar recursos de entrada e saída de dados;
  • demonstrar capacidade de contornar situações adversas;
  • monitorar disponibilidade de aplicativos;
  • notificar suporte para correção de erros;
  • verificar temperatura e umidade local;
  • ver mais...

Salário de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 - Série histórica

Quanto ganha um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) por região do Brasil

Tabela salarial para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)

Tabela salarial referentes ao salário base do cargo e na remuneração por períodos
Período Salário Mensal Salário Anual Salário Semanal Salário/Hora
Piso Salarial 2.176 26.107 544 10,42
Média Salarial 2.237 26.840 559 10,71
1º Quartil 1.660 19.921 415 7,95
Salário Mediana 2.000 24.000 500 9,57
3º Quartil 3.159 37.913 790 15,12
Teto Salarial 3.827 45.922 957 18,32
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais CBO 3172-10 da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários. É a mediana dos primeiros 50%;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários. É a mediana da segunda metade dos salários;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para o cargo

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho brasileiro nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de Novembro de 2023 e Outubro de 2024, tivemos um aumento de 23.38% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Dentro da pesquisa, logo abaixo, você pode conferir um gráfico completo mês a mês com o número de contratações e demissões de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 pelo mercado de trabalho brasileiro segundo levantamento estatístico do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web nos últimos 12 meses.

Tipos de empresas que mais contratam

Salários por setores de empresas
CNAE Segmento da Empresa Média Salarial
6209-1/00 Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação 2.133,96
6201-5/01 Desenvolvimento de programas de computador e software em geral 2.426,60
6204-0/00 Consultoria em tecnologia da informação 2.379,33
6202-3/00 Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis 2.415,68
6110-8/03 Serviços de comunicação multimídia - scm 1.695,84
4751-2/01 Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática 2.032,50
6203-1/00 Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis 2.259,04
6311-9/00 Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet 2.229,92
8211-3/00 Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 2.291,70
9511-8/00 Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos 2.120,74
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.

Quanto ganha um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 59.782 profissionais admitidos e desligados. A relação abrange somente Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 em regime integral de trabalho.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
Total Jornada Ref. Salário Mensal Salário Hora
34.428 44 220 2.152,50 9,78
17.872 40 200 2.511,10 12,56
3.702 36 180 1.818,47 10,10
1.255 42 210 2.297,75 10,94
950 30 150 1.875,17 12,50
331 43 215 2.200,31 10,23

No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir.

Salários por nível profissional e porte da empresa

Metodologia: Salários de 26.598 profissionais demitidos pelas empresas.
Porte da Empresa Nível I Nível II Nível III
Micro 2.137,29 2.418,60 3.120,84
Pequenas 2.217,55 2.498,86 3.201,10
Médias 2.318,26 2.599,57 3.301,81
Grandes Empresas 2.316,63 2.597,94 3.300,18
  • *Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Nível I: até 4 anos;
  • *Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Nível II: de 4 a 6 anos;
  • *Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Nível III: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;

Quanto ganha um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) PCD

Num levantamento com 679 salários de Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação. PCDs - Pessoas Com Deficiência no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk), a média salarial em todo o Brasil é de R$ 2.649,90 para uma jornada de trabalho de 41 horas semanais.

O salário médio aqui mostrado não difere o tipo de deficiência do trabalhador, podendo esta ser permanente, ou até mesmo um trabalhador readaptado que retorna de afastamento do trabalho pelo INSS.

Gráficos de pesquisa

Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)

  • Salário Base: R$ 2.236,70
  • Salário-educação (3%): R$ 67,10
  • Sistema S (2%): R$ 44,73
  • INSS Patronal (20%): R$ 447,34
  • RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 22,37
  • FGTS (8%): R$ 178,94
  • Férias 1/12: R$ 186,39
  • Auxílio Transporte: R$ 220,00
  • Auxílio Alimentação: R$ 440,00
  • Adicional Noturno (20%): R$ 447,34
  • Periculosidade (30%): R$ 671,01
  • Insalubridade (20%): R$ 288,00
  • Plano de Saúde: R$ 300,00
  • 1/3 de Férias: R$ 62,13
  • 13º Salário: R$ 186,39
  • FGTS sobre Férias: R$ 14,91
  • FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 4,97
  • FGTS sobre 13º: R$ 14,91
  • Aviso Prévio: R$ 186,39
  • FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 14,91
  • Multa Rescisória FGTS: R$ 186,39

Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.

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Toda essa pesquisa salarial para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) pode ser utilizada para fins acadêmicos, empresariais estratégicos e matérias em portais, sites, blogs e redes sociais desde que seja citada a fonte com um link para o site Salario.com.br.

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