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O que faz um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10
O Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) presta suporte ao cliente/usuário de tecnologia da informação, realizando o atendimento inicial e planejando as soluções para os chamados de acordo com o diagnóstico Configura contas de clientes/usuários e orienta-os quanto à utilização de hardware e/ou software Conduz a solicitação de suporte.
Administra chamados abertos Disponibiliza recursos operacionais e repara arquivos Recupera e transfere arquivos, programas e relatórios Registra as ações dos chamados.
Monitora sistemas e aplicações, notificando problemas de infraestrutura Realiza o monitoramento dos recursos de rede e dos dispositivos de entrada e saída de dados Monitora a disponibilidade e a funcionalidade de aplicativos.
Providencia correção de erros de tarefas, notificando o setor de suporte Assegura o funcionamento do hardware e do software, inicializando sistemas e aplicativos e realizando as diversas configurações – de hardware, software e de sistemas operacionais, de acordo com os requisitos do processamento de dados Desativa sistemas e aplicativos, conforme a necessidade Formata equipamentos e instala softwares e/ou sistemas operacionais.
Realiza diagnóstico em hardware, software e redes de comunicação, identificando falhas, para possibilitar suas correções Requisita manutenção preventiva e/ou corretiva de hardware e/ou software, podendo, também, executar os serviços Realiza revisão em hardware Assegura o funcionamento de equipamento reserva (standby) Repõe suprimentos em equipamentos.
Administra a segurança das informações, realizando varredura e eliminação de vírus e garantindo o uso, pelo cliente, de versões homologadas de software Faz cópias de segurança (backup), guardando-as em local prescrito Verifica acesso lógico do usuário.
Verifica temperatura, umidade local e equipamentos de energia, dentre outras condições técnicas do ambiente de trabalho Recomenda mudanças na disposição de equipamentos e organiza seu cabeamento.
Algumas funções no exercício da profissão
- administrar processamento de dados;
- monitorar sistemas e aplicações;
- verificar condições técnicas do ambiente de trabalho;
- demonstrar competências pessoais;
- assegurar funcionamento do hardware e software;
- prestar suporte ao cliente/usuário;
- administrar segurança das informações;
- organizar cabeamento dos equipamentos;
- monitorar recursos de entrada e saída de dados;
- demonstrar capacidade de contornar situações adversas;
- monitorar disponibilidade de aplicativos;
- notificar suporte para correção de erros;
- verificar temperatura e umidade local;
- ver mais...
Salário de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 - Série histórica
Quanto ganha um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) por região do Brasil
Tabela salarial para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)
Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
---|---|---|---|---|---|
Piso Salarial | 2.176 | 26.107 | 544 | 10,42 | |
Média Salarial | 2.237 | 26.840 | 559 | 10,71 | |
1º Quartil | 1.660 | 19.921 | 415 | 7,95 | |
Salário Mediana | 2.000 | 24.000 | 500 | 9,57 | |
3º Quartil | 3.159 | 37.913 | 790 | 15,12 | |
Teto Salarial | 3.827 | 45.922 | 957 | 18,32 | |
|
Demanda no mercado de trabalho para o cargo
Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho brasileiro nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de Novembro de 2023 e Outubro de 2024, tivemos um aumento de 23.38% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
Dentro da pesquisa, logo abaixo, você pode conferir um gráfico completo mês a mês com o número de contratações e demissões de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 pelo mercado de trabalho brasileiro segundo levantamento estatístico do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web nos últimos 12 meses.
Tipos de empresas que mais contratam
Quanto ganha um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) por jornada de trabalho
Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 59.782 profissionais admitidos e desligados. A relação abrange somente Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 em regime integral de trabalho.
Total | Jornada | Ref. | Salário Mensal | Salário Hora |
---|---|---|---|---|
34.428 | 44 | 220 | 2.152,50 | 9,78 |
17.872 | 40 | 200 | 2.511,10 | 12,56 |
3.702 | 36 | 180 | 1.818,47 | 10,10 |
1.255 | 42 | 210 | 2.297,75 | 10,94 |
950 | 30 | 150 | 1.875,17 | 12,50 |
331 | 43 | 215 | 2.200,31 | 10,23 |
No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir. |
Salários por nível profissional e porte da empresa
Porte da Empresa | Nível I | Nível II | Nível III |
---|---|---|---|
Micro | 2.137,29 | 2.418,60 | 3.120,84 |
Pequenas | 2.217,55 | 2.498,86 | 3.201,10 |
Médias | 2.318,26 | 2.599,57 | 3.301,81 |
Grandes Empresas | 2.316,63 | 2.597,94 | 3.300,18 |
|
Quanto ganha um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) PCD
Num levantamento com 679 salários de Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação. PCDs - Pessoas Com Deficiência no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk), a média salarial em todo o Brasil é de R$ 2.649,90 para uma jornada de trabalho de 41 horas semanais.
O salário médio aqui mostrado não difere o tipo de deficiência do trabalhador, podendo esta ser permanente, ou até mesmo um trabalhador readaptado que retorna de afastamento do trabalho pelo INSS.
Gráficos de pesquisa
Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)
- Salário Base: R$ 2.236,70
- Salário-educação (3%): R$ 67,10
- Sistema S (2%): R$ 44,73
- INSS Patronal (20%): R$ 447,34
- RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 22,37
- FGTS (8%): R$ 178,94
- Férias 1/12: R$ 186,39
- Auxílio Transporte: R$ 220,00
- Auxílio Alimentação: R$ 440,00
- Adicional Noturno (20%): R$ 447,34
- Periculosidade (30%): R$ 671,01
- Insalubridade (20%): R$ 288,00
- Plano de Saúde: R$ 300,00
- 1/3 de Férias: R$ 62,13
- 13º Salário: R$ 186,39
- FGTS sobre Férias: R$ 14,91
- FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 4,97
- FGTS sobre 13º: R$ 14,91
- Aviso Prévio: R$ 186,39
- FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 14,91
- Multa Rescisória FGTS: R$ 186,39
Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.
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