Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) - Salário 2022 e Mercado de Trabalho

CBO: 3172-10

Um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) ganha em média R$ 1.860,76 no mercado de trabalho brasileiro para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto a dados oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web com um total de 48.564 salários de profissionais admitidos e desligados pelas empresas no período de Dezembro de 2020 a Novembro de 2021.

A faixa salarial do Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) fica entre R$ 1.608,80 salário mediana da pesquisa e o teto salarial de R$ 3.531,48, sendo que R$ 1.698,30 é a média do piso salarial 2022 de acordos coletivos levando em conta profissionais em regime CLT de todo o Brasil.

O perfil profissional mais recorrente é o de um trabalhador com 24 anos, ensino médio completo, do sexo masculino que trabalha 44h semanais em empresas do segmento de Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação.

A cidade com mais ocorrências de contratações e por consequência com mais vagas de emprego para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) é São Paulo - SP.

Lembrando que os salários aqui informados não contém adicionais salariais de nenhum tipo, como bônus, comissões, insalubridade, periculosidade, acúmulo de função, hora intervalar, nem nada do tipo. Somente o salário base mensal informado na demissão ou admissão em contrato de trabalho e/ou CTPS.

O que faz um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)

  1. sanar pequenas falhas de hardware;
  2. administrar o tempo;
  3. otimizar recursos disponíveis;
  4. demonstrar atenção difusa;
  5. interpretar leitura técnica;
  6. demonstrar disponibilidade;
  7. demonstrar iniciativa;
  8. orientar cliente e usuário na utilização de hardware e software;
  9. supervisionar linha de transmissão;
  10. ver mais...

Algumas funções no exercício da profissão

  • garantir segurança das informações;
  • atender cliente e usuário;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • administrar processamento de dados;
  • inspecionar ambiente físico de trabalho;
  • assegurar funcionamento do hardware e software;
  • monitorar sistemas;
  • saiba mais...

Cálculo salarial para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) por períodos

Divisões salariais com base no salário bruto no cargo e na remuneração por períodos
VALORES EM R$ Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Salário Nominal
(Bruto Mensal)
Piso Salarial 1.698,30 20.379,59 424,57 8,16
Média Salarial 1.860,76 22.329,18 465,19 8,94
1º Quartil 1.268,19 15.218,33 317,05 6,09
Salário Mediana 1.608,80 19.305,60 402,20 7,73
3º Quartil 2.693,26 32.319,13 673,32 12,94
Teto Salarial 3.531,48 42.377,82 882,87 16,97
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários e obtém a média salarial entre eles;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários e obtém a média salarial entre eles;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para o cargo

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho brasileiro nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de Dezembro de 2020 e Novembro de 2021, tivemos um aumento de 41.13% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.

Tabela de salários Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) nas principais cidades

Clique em uma cidade para ver a pesquisa salarial completa para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) na localidade
Cidade Jornada Piso Salarial Média Salarial Teto Salarial Salário/Hora Total
São Paulo, SP 41 1.970,77 2.159,30 3.263,19 10,49 6.580
Rio de Janeiro, RJ 39 1.975,89 2.164,91 3.271,68 10,97 2.053
Porto Alegre, RS 42 1.668,53 1.828,14 2.762,74 8,81 1.684
Brasília, DF 41 1.559,46 1.708,64 2.582,15 8,44 1.638
Belo Horizonte, MG 42 1.780,03 1.950,31 2.947,37 9,37 1.447

Tabela de salários Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) por estado

Clique em um estado para ver a pesquisa salarial completa
Estado Jornada Piso Salarial Média Salarial Teto Salarial Salário/Hora Total
São Paulo 41 1.849,34 2.026,25 3.062,14 9,88 15.712
Santa Catarina 42 1.798,23 1.970,26 2.977,51 9,38 4.804
Rio Grande do Sul 42 1.768,25 1.937,41 2.927,87 9,23 3.651
Minas Gerais 42 1.585,79 1.737,49 2.625,74 8,27 3.612
Rio de Janeiro 40 1.748,57 1.915,84 2.895,28 9,58 3.544

Setores que mais contratam Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) no Brasil

Lista com os segmentos de atividades econômicas das empresas com o maior número de admissões para o cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk).

Um termômetro fiel para sabermos os setores da economia com maior demanda nas contratações de profissionais para a ocupação e os salários pagos em média em cada setor.

Essa é uma estatística muito importante para um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) que busca uma recolocação no mercado de trabalho ou a primeira oportunidade de trabalho.

Os segmentos das empresas estão listados são de acordo com a descrição do CNAE de cadastro de cada empresa (CNAE - Classificação Nacional de Atividades Econômicas) junto a Receita Federal.

No filtro são excluídos os aprendizes e trabalhadores em regime parcial de trabalho como horistas ou intermitentes.

Tabela de salários por tipo de empresa

CNAE Segmento da Empresa Jornada Piso Salarial Média Salarial Teto Salarial Salário/Hora Total
6209-1/00 Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação 40 1.560,67 1.709,97 2.584,16 8,45 6.269
6203-1/00 Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis 40 1.761,27 1.929,76 2.916,31 9,55 5.317
6201-5/01 Desenvolvimento de programas de computador e software em geral 41 1.922,35 2.106,24 3.183,02 10,35 2.877
6202-3/00 Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis 42 1.772,74 1.942,33 2.935,31 9,26 2.780
6204-0/00 Consultoria em tecnologia da informação 40 1.855,93 2.033,47 3.073,04 10,26 2.585
6110-8/03 Serviços de comunicação multimídia - scm 43 1.229,57 1.347,20 2.035,93 6,26 2.039
6311-9/00 Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet 41 1.706,73 1.870,00 2.826,00 9,22 1.685
6190-6/01 Provedores de acesso às redes de comunicações 43 1.245,65 1.364,82 2.062,55 6,40 1.482
9511-8/00 Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos 42 1.725,96 1.891,07 2.857,85 8,91 1.430
4751-2/01 Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática 43 1.455,08 1.594,28 2.409,32 7,46 1.372
Você pode ver uma pesquisa completa de cada um desses segmentos clicando no link de cada um deles. São informações salariais de cargos operacionais e gerenciais em cada setor em todas as cidades e estados brasileiros.

Quanto ganha um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) concursado

Profissionais com ensino médio completo contratados para exercer o cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) também podem almejar um emprego público através de concurso.

O salário de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) concursado é de R$ 1.895,01 para uma jornada de 40 horas semanais, segundo dados de 113 profissionais contratados por concúrso público para órgãos municipais, estaduais ou federais.

Sem dúvidas seguir uma carreira concursada de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) é uma ótima pedida, já que o salário no setor público é cerca de 2% maior do que a média salarial do setor privado.

Lembrando que quando um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) é concursado e contratado como agente público, ele também entra como regime CLT, ou seja, ele poderá exercer a função como emprego público na administração direta ou indireta, em empresas públicas, sociedades de economia mista e em fundações públicas de direito privado.

Quanto ganha um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 48.564 profissionais admitidos e desligados. A relação abrange somente Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
Total Jornada Ref. Salário Mensal Salário Hora
25.255 44 220 1.774,66 8,07
15.492 40 200 2.100,15 10,50
3.320 36 180 1.489,24 8,27
790 42 210 1.906,68 9,08
769 30 150 1.519,30 10,13
341 43 215 1.932,41 8,99

Salários na carreira por nível profissional e porte da empresa

Um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Nível I ganha em média R$ 1.819,27, o Nível II recebe cerca de R$ 2.058,01, já o Nível III tem uma média salarial de R$ 2.472,15 mensais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho.

Salário por porte da empresa

Esse levantamento mostra a faixa salarial em que se encontra o cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) de acordo com o porte da empresa. Os segmentos são: MEI - Micro Empreendedor Individual, micro empresa, pequena empresa, média empresa e grande empresa. Veja como é feita essa divisão:

  • MEI: permitido no máximo 1 funcionário;
  • Micro: até 19 funcionários;
  • Pequena: 20 a 99 funcionários;
  • Média: 100 a 499 funcionários;
  • Grande: mais de 500 empregados, seja comércio, serviços ou indústria.

Salário por nível profissional

Aqui buscamos listar a remuneração do cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) de acordo com o nível de experiência do profissional na empresa até sua demissão. Veja como é feita a listagem:

  • *Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Nível I: até 4 anos;
  • *Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Nível II: de 4 a 6 anos;
  • *Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Nível III: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;
Metodologia: Salários de 18.819 profissionais demitidos pelas empresas.
Porte da Empresa Nível I Nível II Nível III
Micro 1.802,52 1.921,89 2.128,96
Pequenas 1.826,81 1.946,18 2.153,25
Médias 1.887,26 2.006,63 2.213,70
Grandes Empresas 1.885,82 2.005,19 2.212,26
*Os salários de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Nível 1, Nível 2 e Nível 3 no cargo são referentes somente ao histórico do profissional naquela empresa até ser demitido. Esses dados não levam em consideração a vida profissional completa no cargo, por isso o salário de um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Nível 1 pode ser maior que um Nível 3 por exemplo. Geralmente quando a amostragem de salários na pesquisa é maior isso tende a se estabilizar estatisticamente.

Piso salarial Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) 2022

De acordo com negociações coletivas registradas, o valor médio do piso salarial 2022 para o cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) em todo o Brasil é de R$ 1.698,30 para uma jornada de trabalho de 42 horas por semana.

O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2022 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Técnicos em operação e monitoração de computadores pelo sindicato.

O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos de todo Brasil que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais com maior número de contratações para chegar ao valor final.

Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 3172-10.

Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de profissionais em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.

Quanto ganha um aprendiz de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)

Em um total de 780 aprendizes contratados e demitidos durante o período da pesquisa, o salário médio de um aprendiz no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) é de R$ 780,46 para uma jornada de trabalho de cerca de 24 horas semanais.

De acordo com a legislação, aprendiz é uma ocupação com jornada parcial de trabalho a qual não poderá interferir nos horários de estudos e no qual o trabalhador possa ter vencimentos menores que o salário mínimo vigente.

Quanto ganha um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) PCD

Num levantamento com 429 salários de Técnicos em operação e monitoração de computadores PCDs - Pessoas Com Deficiência no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk), a média salarial em todo o Brasil é de R$ 1.724,52 para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.

O salário médio aqui mostrado não difere o tipo de deficiência do trabalhador, podendo esta ser permanente, ou até mesmo um trabalhador readaptado que retorna de afastamento do trabalho pelo INSS.

Evolução salarial do Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) ao longo do tempo

Salário de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) mês a mês de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:

Contratações e demissões pelo mercado de trabalho

Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) pelo mercado de trabalho durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo. Confira o gráfico:

Quanto ganha um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) por gênero

Pesquisa salarial por gênero para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk). O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos no cargo, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:

Levantamento salarial por grau de instrução

Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) com filtro removendo aprendizes, trabalho parcial e intermitentes. Acesse o gráfico:

Pesquisa salarial por faixa etária

Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) com filtro removendo aprendizes, trabalho parcial e intermitentes. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:

Toda essa pesquisa salarial pode ser utilizada para fins acadêmicos, empresariais estratégicos e matérias em portais, sites, blogs e redes sociais desde que seja citada a fonte com um link para o site Salario.com.br.

Ainda tem dúvidas sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br? Leia aqui e veja também onde os dados do Salario.com.br estão sendo utilizados.

Salário e mercado de trabalho para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)

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