Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) - Salário 2020 e Mercado de Trabalho

Dados do mercado de trabalho para o cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10. Encontre informações como salário base, média salarial, faixa salarial dos Técnicos em operação e monitoração de computadores, piso salarial 2020, remuneração por tamanho da empresa, salários por nível 1, 2 e 3, gênero, escolaridade, salário por hora da jornada de trabalho, salário inicial e muito mais com base em uma amostragem de 24.376 salários de profissionais admitidos e desligados em todo Brasil.

24.376
salários

Salários de 24.376 profissionais no cargo e dados do mercado de trabalho para a profissão.

42h
carga horária

Jornada de trabalho de 42h. Carga horária semanal média de 24.376 profissionais.

R$ 1.863,28
média salarial

Salário médio bruto mensal calculado de acordo com informações salariais de admitidos e desligados.

Um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) ganha em média R$ 1.863,28 no mercado de trabalho brasileiro para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto a dados oficiais do CAGED com um total de 24.376 salários.

A faixa salarial do Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 fica entre R$ 1.620,00 salário mediana da pesquisa e o teto salarial de R$ 3.960,70, sendo que R$ 1.700,60 é a média do piso salarial 2020 de acordos, convenções coletivas e dissídios levando em conta profissionais com carteira assinada em regime CLT de todo o Brasil.

O perfil profissional mais recorrente é o de um trabalhador com 25 anos, ensino superior incompleto, do sexo masculino que trabalha 44h semanais em grandes empresas do segmento de Desenvolvimento de programas de computador e software em geral.

A cidade com mais ocorrências de contratações e por consequência com mais vagas de emprego para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) é São Paulo - SP.

Quanto ganha um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)

Divisões salariais com base no salário bruto no cargo e na remuneração por períodos
VALORES EM R$Salário MensalSalário AnualSalário Por SemanaSalário Por Hora
Salário Nominal
(Bruto Mensal)
Piso Salarial1.700,6020.407,17425,158,17
Média Salarial1.863,2822.359,39465,828,95
1º Quartil1.184,7114.216,57296,185,69
Salário Mediana1.620,0019.440,00405,007,78
3º Quartil3.020,6036.247,21755,1514,51
Teto Salarial3.960,7047.528,43990,1819,02
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários e obtém a média salarial entre eles;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários e obtém a média salarial entre eles;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para o cargo

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) é um cargo que está com demanda restrita no mercado de trabalho brasileiro nos últimos meses.

No período da pesquisa, tivemos uma queda de 29.68% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do CAGED.

Tabela de salários Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) nas principais cidades

Clique em uma cidade para ver a pesquisa salarial completa para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) na localidade
CidadeJornadaPiso SalarialMédia SalarialTeto SalarialSalário/HoraTotal
São Paulo, SP411.949,602.136,113.228,1510,463.768
Rio de Janeiro, RJ411.837,662.013,453.042,799,881.409
Porto Alegre, RS411.841,372.017,523.048,949,86993
Belo Horizonte, MG421.805,831.978,582.990,099,38796
Brasília, DF401.597,461.750,282.645,078,64767
Fortaleza, CE411.653,811.812,012.738,378,74611
Salvador, BA411.409,371.544,202.333,637,49538
Curitiba, PR411.837,682.013,473.042,829,81491
Blumenau, SC432.029,122.223,233.359,8210,40463
Florianópolis, SC411.879,092.058,853.111,3910,06418
Para ver a pesquisa salarial completa para o cargo em cada uma das cidades da tabela, clique nos links das localidades da lista. Para ver o salário em outras cidades além dessas utilize a Busca Salarial.

Tabela de salários do cargo por estado

Clique em um estado para ver a pesquisa salarial completa para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) na localidade
UFJornadaPiso SalarialMédia SalarialTeto SalarialSalário/HoraTotal
411.812,511.985,903.001,159,718.700
431.805,691.978,432.989,869,292.038
421.768,321.937,482.927,989,291.915
411.745,561.912,552.890,309,331.875
431.576,481.727,292.610,348,121.822
421.650,821.808,752.733,438,591.491
421.354,271.483,822.242,407,09832
421.602,171.755,442.652,878,41769
401.597,461.750,282.645,078,64767
431.690,161.851,842.798,568,57506
Você pode ver outros estados e todos os aspectos da pesquisa salarial estadual clicando no link com o nome do estado ou utilizando a Busca Salarial.

Setores que mais contratam Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) no Brasil

Lista com os segmentos de atividades econômicas das empresas com o maior número de admissões para o cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk).

Um termômetro fiel para sabermos os setores da economia com maior demanda nas contratações de profissionais para a ocupação e os salários pagos em média em cada setor.

Essa é uma estatística muito importante para um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) que busca uma recolocação no mercado de trabalho ou a primeira oportunidade de trabalho.

Os segmentos das empresas estão listados são de acordo com a descrição do CNAE de cadastro de cada empresa (CNAE - Classificação Nacional de Atividades Econômicas) junto a Receita Federal.

No filtro são excluídos os aprendizes e trabalhadores em regime parcial de trabalho como horistas ou intermitentes.

Tabela de salários por tipo de empresa

Segmento da EmpresaJornadaPiso SalarialMédia SalarialTeto SalarialSalário/HoraTotal
Desenvolvimento de programas de computador e software em geral401.650,801.808,722.733,399,063.413
Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação411.584,791.736,392.624,098,422.545
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis421.761,011.929,482.915,889,191.360
Consultoria em tecnologia da informação401.922,092.105,963.182,5910,651.355
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis421.917,852.101,323.175,5710,111.332
Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet401.719,431.883,912.847,039,351.102
Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática431.464,431.604,522.424,807,51915
Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos421.471,321.612,072.436,217,62802
Provedores de acesso às redes de comunicações431.181,641.294,681.956,576,06710
Serviços de comunicação multimídia - scm431.203,441.318,571.992,666,15592
Você pode ver uma pesquisa completa de cada um desses segmentos clicando no link de cada um deles. São informações salariais de cargos operacionais e gerenciais em cada setor em todas as cidades e estados brasileiros.

Quanto ganha um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) concursado

Profissionais com ensino superior incompleto contratados para exercer o cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) também podem almejar um emprego público através de concurso.

O salário de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) concursado é de R$ 1.787,52 para uma jornada de 40 horas semanais, segundo dados de 96 profissionais contratados por concúrso público para órgãos municipais, estaduais ou federais.

Seguir uma carreira concursada de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) não parece ser uma boa idéia, já que a remuneração no setor público é cerca de 4% menor do que a média salarial do setor privado. Talvez compense pela estabilidade e jornada de trabalho menor, mas precisaria pesar bem os prós e contras.

Lembrando que quando um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) é concursado e contratado como agente público, ele também entra como regime CLT, ou seja, ele poderá exercer a função como emprego público na administração direta ou indireta, em empresas públicas, sociedades de economia mista e em fundações públicas de direito privado.

Quanto ganha um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 24.376 profissionais admitidos e desligados. A relação abrange somente Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
TotalJornadaRef.Salário MensalSalário Hora
13.020442201.802,328,19
7.702402002.082,9010,41
1.968361801.545,328,59
400301501.468,269,79
271422101.784,568,50
75412051.533,687,48

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) em jornada de trabalho parcial (horista)

Para o regime de jornada de trabalho parcial (horista), um total de 34 profissionais foram contratados para o cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk). Nesse contexto a jornada semanal média ficou em 24h com um salário de R$ 1.011,44 o que corresponde a R$ 8,27 por hora trabalhada (relacione o salário de horista com o valor por hora do integral para ver a média salarial mensal).

Profissionais em jornada de trabalho intermitente

Para o regime de jornada de trabalho intermitente, um total de 81 profissionais foram contratados com um salário médio de R$ 1.558,30.

Salários na carreira por nível profissional e porte da empresa

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)

Um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Nível I ganha em média R$ 1.793,96, o Nível II recebe cerca de R$ 2.310,55, já o Nível III tem uma média salarial de R$ 3.241,13 mensais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho.

Salário por porte da empresa

Esse levantamento mostra a faixa salarial em que se encontra o cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) de acordo com o porte da empresa. Os segmentos são: MEI - Micro Empreendedor Individual, micro empresa, pequena empresa, média empresa e grande empresa. Veja como é feita essa divisão:

  • MEI: permitido no máximo 1 funcionário;
  • Micro: até 19 funcionários;
  • Pequena: 20 a 99 funcionários;
  • Média: 100 a 499 funcionários;
  • Grande: mais de 500 empregados, seja comércio, serviços ou indústria.

Salário por nível profissional

Aqui buscamos listar a remuneração do cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) de acordo com o nível de experiência do profissional na empresa até sua demissão. Veja como é feita a listagem:

  • *Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Nível I: até 4 anos;
  • *Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Nível II: de 4 a 6 anos;
  • *Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Nível III: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;
Metodologia: Salários de 10936 profissionais demitidos pelas empresas.
Porte da EmpresaNível INível IINível III
Micro1.597,422.157,802.502,52
Pequenas1.829,592.369,153.277,88
Médias1.912,632.389,763.868,44
Grandes Empresas1.868,302.284,253.188,99
*Os salários de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Nível 1, Nível 2 e Nível 3 no cargo são referentes somente ao histórico do profissional naquela empresa até ser demitido. Esses dados não levam em consideração a vida profissional completa no cargo, por isso o salário de um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Nível 1 pode ser maior que um Nível 3 por exemplo. Geralmente quando a amostragem de salários na pesquisa é maior isso tende a se estabilizar estatisticamente.

Piso salarial Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) 2020

De acordo com negociações coletivas registradas, o valor médio do piso salarial 2020 para o cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) em todo o Brasil é de R$ 1.700,60 para uma jornada de trabalho de 42 horas por semana.

O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2020 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Técnicos em operação e monitoração de computadores pelo sindicato.

O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos de todo Brasil que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais com maior número de contratações para chegar ao valor final.

Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 3172-10.

Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de profissionais em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.

Adicionais Salariais

Adicional Noturno

Numa jornada de trabalho noturna, o valor do adicional noturno do Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) por hora seria de cerca de R$ 1,79. Assim, se o profissional cumprir todas as horas do mês como noturna, seu salário terá um valor adicional de cerca de R$ 372,66 mensais.

Insalubridade e Periculosidade

O valor do adicional de periculosidade para o cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) com base no salário médio seria de R$ 558,98 mensais (30%). Já o adicional por insalubridade é dividido por graus. A 1ª de 10% teria um valor de cerca de R$ 186,33, a 2ª de 20% seria de cerca de R$ 372,66 e a 3ª de 40% chegaria a um valor mensal de R$ 745,31.

Segundo o MTE a caracterização e classificação da insalubridade e da periculosidade do Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk), devem ser feitas através de perícia do Médico ou Engenheiro do Trabalho. (Art. 195 CLT)

Insalubridade e periculosidade não são cumulativos. O trabalhador deve optar por um ou pelo outro.

Salário base para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) aprendiz

Em um total de 540 aprendizes contratados e demitidos durante o período da pesquisa, o salário médio de um aprendiz no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) é de R$ 656,19 para uma jornada de trabalho de cerca de 23 horas semanais.

De acordo com a legislação, aprendiz é uma ocupação com jornada parcial de trabalho a qual não poderá interferir nos horários de estudos e no qual o trabalhador possa ter vencimentos menores que o salário mínimo vigente.

Salário para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) PCD

Num levantamento com 246 salários de Técnicos em operação e monitoração de computadores PCDs - Pessoas Com Deficiência no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk), a média salarial em todo o Brasil é de R$ 1.857,17 para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.

O salário médio aqui mostrado não difere o tipo de deficiência do trabalhador, podendo esta ser permanente, ou até mesmo um trabalhador readaptado que retorna de afastamento do trabalho pelo INSS.

Evolução salarial do Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) ao longo do tempo

Salário de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) mês a mês de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:

Contratações e demissões pelo mercado de trabalho

Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) pelo mercado de trabalho durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo. Confira o gráfico:

Pesquisa de salários por gênero

Pesquisa salarial por gênero para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk). O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos no cargo, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:

Levantamento salarial por grau de instrução

Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) com filtro removendo aprendizes, trabalho parcial e intermitentes. Acesse o gráfico:

Pesquisa salarial por faixa etária

Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) com filtro removendo aprendizes, trabalho parcial e intermitentes. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:

Toda essa pesquisa salarial pode ser utilizada para fins acadêmicos, empresariais estratégicos e matérias em portais, sites, blogs e redes sociais desde que seja citada a fonte com um link para o site Salario.com.br.

Ainda tem dúvidas sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br? Leia aqui e veja também onde os dados do Salario.com.br estão sendo utilizados.

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