Operador de Caldeira - Salário 2025 - São Leopoldo, RS
O que faz um Operador de Caldeira
Profissionais no cargo de Operador de Caldeira preparam máquinas e equipamentos para operação e controlam o funcionamento das caldeiras e a qualidade da água ou do combustível. Operam sistemas de bombeamento e compressores de ar e controlam o funcionamento de máquinas e instalações fixas. Efetuam atividades para produção de gás de hulha e distribuem utilidades, identificando redes de distribuição, interpretando fluxograma de distribuição, elaborando procedimentos operacionais. Realizam operações de abastecimento e destanqueio de aeronaves. Realizam manutenção de rotina em máquinas e equipamentos e trabalham segundo normas e procedimentos de segurança.
- Operador de Máquinas Fixas
- Foguista de Caldeira de Trem
- Operador de Abastecimento de Combustível de Aeronave
- Operador de Estação de Bombeamento
- Caldeirista
- Operador de Equipamento de Compressor de Ar
- Controlador de Motores - no Transporte Marítimo
- Operador de Máquina de Compressão de Ar
- Foguista de Trem
- Operador de Bateria de Gás de Hulha
- Operador de Oleoduto
Condições de trabalho
Operadores de máquinas a vapor e utilidades atuam na fabricação de produtos de madeira, de pastas, papel e derivados, de minerais não-metálicos e de fabricação de coque, refino de petróleo, elaboração de combustíveis nucleares e produção de álcool. Atuam no recebimento, armazenamento, controle de qualidade e distribuição de combustível de aviação. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe, sob supervisão ocasional, em ambiente fechado ou a céu aberto ou em veículos, nos períodos diurno e noturno e em rodízio de turnos. Permanecem em posições desconfortáveis durante longos períodos, trabalham sob pressão e podem atuar em condições especiais de trabalho tais como em grandes alturas, ambiente subterrâneo ou confinado. No desenvolvimento de algumas atividades podem permanecer expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para Operador de Caldeira
Para o exercício dessas ocupações requer-se, predominantemente, ensino médio incompleto e curso básico de qualificação profissional com até duzentas horas-aula. Para as ocupações operador de estação de bombeamento, maquinista de embarcações e operador de abastecimento de combustível de aeronave requer-se ensino médio concluído. Ao operador de estação de bombeamento e ao maquinista de embarcações, é exigido curso técnico em áreas correlatas requer- se curso básico de mais de 400 horas, curso de Brigada de Incêndio e curso MOPP para o operador de abastecimento de combustível de aeronave. O pleno desempenho das atividades pode ocorrer entre um e quatro anos de experiência profissional, dependendo da ocupação.
Funções do cargo de Operador de Caldeira
- estar comprometido com a preservação do meio ambiente;
- controlar tiragem de gases da fornalha;
- efetuar descarga de fundo;
- identificar defeitos;
- demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita;
- armazenar resíduos em condições seguras;
- limpar filtros de óleo combustível e de óleos lubrificantes;
- trabalhar em equipe;
- trocar filtros de óleo;
- controlar a pressão e vazão de óleo nos queimadores;
- zelar pelo patrimônio da empresa;
- demonstrar iniciativa;
- auxiliar na análise preliminar de riscos;
- limpar fornalhas;
- ver mais...
Quanto ganha um Operador de Caldeira em São Leopoldo, RS
De acordo com o Novo CAGED, eSocial e Empregador Web, não houveram contratações nem demissões de profissionais no cargo de Operador de Caldeira CBO 862120 em São Leopoldo, RS no período de Novembro de 2023 a Outubro de 2024.
Acesse essa página regularmente pois assim que houver dados disponibilizados pelo Ministério do Trabalho atualizaremos essa página com as informações salariais do cargo de Operador de Caldeira.
Enquanto isso confira a tabela salarial completa com todos os cargos e salários. Ou vá para a página inicial.