CBO 6313-25 - Criador de peixes
Entenda o que fazem os criadores de animais aquáticos no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Criador de peixes e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Criador de peixes
O Criador de Peixes realiza criação de peixes, definindo local de cultivo, selecionando espécies de peixes, obtendo alevinos para povoar os ambientes de cultivo, orientando o controle da qualidade de água, coordenando a alimentação dos peixes, monitorando a densidade correta de peixes, coordenando a despesca, e encaminhando peixes para abate e processamento. Planeja as atividades, providenciando elaboração de projeto. Controla a qualidade de processos e produtos. Comercializa a produção. Pode coordenar ações de beneficiamento dos peixes abatidos. Supervisiona equipes de trabalho, avaliando desempenho e promovendo treinamentos. Pode controlar parâmetros da água – como pH e temperatura - em tanques, por meio de sistema de automação. Cumpre legislação, normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de higiene, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 6313-25
Seleciona espécies de peixes para criação, levando em consideração as características de cada uma – tais como tolerância à temperatura e outras condições ambientais locais, boa conversão alimentar, rápido crescimento, tolerância às doenças e às parasitoses – e o mercado consumidor.
Define local, avaliando a disponibilidade de água - de boa qualidade - durante o ano todo, o grau de declividade do terreno e o tipo de solo (no caso de viveiro escavado), a profundidade e a taxa de renovação da água do açude ou represa (no caso de tanque-rede), e o clima da região.
Obtém alevinos para povoar os ambientes de cultivo em diferentes épocas.
Orienta o controle da qualidade de água, com uso de equipamentos – tais como termômetro, oxímetro e peagâmetro –, para controlar temperatura, oxigênio dissolvido, pH, transparência, amônia total e amônia tóxica. Pode manter o controle dos parâmetros da água em tanques por meio de um sistema de automação, que corrige os desvios em relação à faixa de variação aceitável.
Monitora os níveis de oxigênio, já que baixos níveis podem levar à grande mortalidade repentina e prejudicar crescimento, aproveitamento do alimento e saúde dos peixes.
Coordena a alimentação, providenciando zooplâncton e outros pequenos animais aquáticos na fase inicial (pós-larvas), e orientando a dieta conforme o hábito alimentar de cada espécie. Faz uso de rações, que devem conter todos os nutrientes necessários para o crescimento e a saúde dos peixes. Calcula a taxa de conversão alimentar.
Monitora a densidade correta de peixes, no viveiro ou tanque-rede.
Coordena a despesca, orientando a colheita dos peixes que atingiram peso médio adequado à demanda do mercado, escolhendo os horários mais frescos do dia, para reduzir o estresse dos peixes, fazendo com que os peixes permaneçam em jejum, para a posterior etapa de abate, e reduzindo a água – nos casos do viveiro e do tanque-rede -, para facilitar a passagem de rede de arrasto.
Monitora a condução dos peixes vivos ao entreposto de pescado, onde serão abatidos e processados.
Pode coordenar ações de beneficiamento, tais como filetamento, defumação e produção de embutidos, surimi e farinha de peixe.
Controla a qualidade dos processos de produção e dos produtos, avaliando sua adequação aos padrões de referência.
Comercializa produção, negociando preços. Divulga produtos em meios de comunicação.
Mantém-se atualizado em relação às novas tecnologias aplicadas à criação de peixes, como o melhoramento genético de espécies nativas.
Providencia documentações legais referentes às atividades desenvolvidas.
Supervisiona atividades das equipes de trabalho, distribuindo tarefas e avaliando o desempenho dos trabalhadores. Proporciona programas de treinamento às equipes.
Coordena a montagem da infraestrutura da propriedade e a manutenção – ou reforma - de instalações.
Monitora limpeza, higienização e organização nas instalações, em especial nas áreas de beneficiamento e de armazenagem.
Providencia manutenção de veículos, máquinas e equipamentos.
Atua na proteção do meio ambiente, evitando desperdícios e promovendo melhor aproveitamento de água e energia.
Zela pela segurança no trabalho, usando e monitorando o uso, pela equipe, de equipamentos de proteção individual, observando princípios básicos de ergonomia, e prevenindo acidentes.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 3 | 3 | 3 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - PROGRAMAS INFORMATIZADOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO EM PISCICULTURA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | CIÊNCIAS DA TERRA E DO AMBIENTE | ESCAFANDRIA E MERGULHO | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | CIÊNCIAS DA TERRA E DO AMBIENTE | METEOROLOGIA E CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - PESOS E MEDIDAS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUÍMICA (ESPECIFICAR:...) - QUÍMICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA | BIOLOGIA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA | BIOLOGIA MARINHA E HIDROBIOLOGIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | LEGISLAÇÃO AMBIENTAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL (ESPECIFICAR:...) - PRESERVAÇÃO DA ZONA COSTEIRA QUANDO DA CRIAÇÃO DE PEIXES | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ESTUDOS ECONÔMICOS E DEMOGRÁFICOS | AVALIAÇÃO ECONÔMICA DE PROJETO | 2 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | GEOGRAFIA | GEOGRAFIA RELACIONADA À ÁREA OCUPACIONAL | 2 | 2 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 4 | 4 | 4 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO | GESTÃO DE PESSOAS | 3 | 3 | 3 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO | GESTÃO DE SUPRIMENTOS | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO (ESPECIFICAR:...) - CRONOGRAMA FÍSICO E FINANCEIRO DA PRODUÇÃO EM PISCICULTURA | 3 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | LOGÍSTICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE LOGÍSTICA (ESPECIFICAR:...) - LOGÍSTICA DA PRODUÇÃO E TRANSPORTE EM PISCICULTURA | 4 | 4 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO DE EMPRESA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PLANEJAMENTO DE EMPRESA (ESPECIFICAR:...) - PLANEJAMENTO E MODELO DO NEGÓCIO EM PISCICULTURA | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | PLANEJAMENTO DO TRABALHO | 3 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - REGULARIZAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS EM PISCICULTURA | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - RELACIONAMENTO COM CLIENTES, FORNECEDORES E PRODUTORES EM PISCICULTURA | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS | CUSTO | 3 | 3 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | AFERIÇÃO DE PRODUTIVIDADE | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | CONTROLE DA QUALIDADE | 2 | 2 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 4 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SALVATAGEM | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | AUTOMAÇÃO EM AGROPECUÁRIA E FLORESTAL | AUTOMAÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | EXTENSÃO RURAL | EXTENSÃO RURAL EM PESCA E AQUICULTURA | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | NORMAS REGULAMENTADORAS EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | NORMAS REGULAMENTADORAS EM AQUICULTURA | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | MANUTENÇÃO DE INSTALAÇÕES | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS E SISTEMAS UTILIZADOS EM PISCICULTURA | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - MONTAGEM E REFORMA DE INSTALAÇÕES PARA PISCICULTURA | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - TIPOS DE AMBIENTES DE CRIAÇÃO DE PEIXES: MAR, LAGO ARTIFICIAL, VIVEIRO ESCAVADO, TANQUE-REDE, ENTRE OUTROS | 3 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - TIPOS DE TANQUE UTILIZADOS NA PISCICULTURA: TANQUE DE TERRA OU ESCAVADO, TANQUE DE LONA, TANQUE DE ALVENARIA, TANQUE-REDE, OUTROS | 4 | 5 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA AGROPECUÁRIA, FLORESTAL E DE AQUICULTURA | VIVEIRISMO | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSAMENTO DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS, FLORESTAIS, DA PESCA E DA AQUICULTURA | BENEFICIAMENTO DOS PRODUTOS DA PESCA E DA AQUICULTURA | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA | PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AQUICULTURA | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA | RECURSOS PESQUEIROS DE ÁGUAS INTERIORES | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA | RECURSOS PESQUEIROS MARINHOS | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA (ESPECIFICAR:...) - BOAS PRÁTICAS DE MANEJO EM PISCICULTURA | 5 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA (ESPECIFICAR:...) - CLASSIFICAÇÃO DE PEIXES | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA (ESPECIFICAR:...) - CONTROLE DA QUALIDADE DA ÁGUA EM PISCICULTURA | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA (ESPECIFICAR:...) - DESPESCA DE PEIXES EM CRIADOUROS | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA (ESPECIFICAR:...) - ESPÉCIES DE PEIXES PARA CRIAÇÃO | 3 | 3 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA (ESPECIFICAR:...) - FASES DE CRIAÇÃO DE PEIXES: ALEVINAGEM, RECRIA E ENGORDA | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA (ESPECIFICAR:...) - IDENTIFICAÇÃO DE DOENÇAS EM PEIXES | 4 | 5 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA (ESPECIFICAR:...) - MÉTODOS DE ABATE DE PEIXES | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA (ESPECIFICAR:...) - MÉTODOS E TÉCNICAS DE LIMPEZA, LAVAGEM E DESINFECÇÃO DE AMBIENTES, BARREIRAS SANITÁRIAS E VAZIO SANITÁRIO PARA PISCICULTURA | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA (ESPECIFICAR:...) - PREPARAÇÃO DE RAÇÃO PARA PEIXES | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA (ESPECIFICAR:...) - PROCEDIMENTOS DE DESCARTE DE PEIXES MORTOS | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA (ESPECIFICAR:...) - SISTEMAS DE CRIAÇÃO DE PEIXES: EXTENSIVO, SEMI-INTENSIVO, INTENSIVO E SUPERINTENSIVO | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSOS PARA EMBALAGEM E ARMAZENAGEM DE PRODUTOS | PROCESSOS DE ARMAZENAGEM DE PRODUTOS | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSOS PARA EMBALAGEM E ARMAZENAGEM DE PRODUTOS | PROCESSOS DE EMBALAGEM DE PRODUTOS | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSOS PARA EMBALAGEM E ARMAZENAGEM DE PRODUTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS PARA EMBALAGEM E ARMAZENAGEM DE PRODUTOS (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS DE CONGELAMENTO E REFRIGERAÇÃO DE PEIXES PESCADOS EM VIVEIRO | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | ROBOTIZAÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | ROBOTIZAÇÃO EM AQUICULTURA | 1 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | TECNOLOGIA EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | TECNOLOGIA EM AQUICULTURA | 2 | 2 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INOVAÇÕES NA AQUICULTURA | 2 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | TENDÊNCIAS DA AQUICULTURA | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | COMERCIALIZAÇÃO | DIVULGAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | COMERCIALIZAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS DE PISCICULTURA: CANAIS E ESTRATÉGIAS | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | COMPRAS | HABILITAÇÃO DE FORNECEDORES | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | COMPRAS | ROTINAS DE PROCESSO DE COMPRA (EXCETO POR LICITAÇÃO) | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | CONTROLE E ARMAZENAGEM | CONTROLE DE ESTOQUES | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | MARKETING | PESQUISA MERCADOLÓGICA | 2 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | BIOSSEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOSSEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - BIOSSEGURANÇA APLICADA | 4 | 4 | 3 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | NEGOCIAÇÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | SINTETIZAÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 2 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 2 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DE TRONCO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DINÂMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | VIGOR (ESTAMINA) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 2 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE MOVIMENTO DOS MEMBROS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO NOTURNA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - CAPACIDADE RESPIRATÓRIA EM MERGULHO | 2 | 2 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA NOS CONTEXTOS DE TRABALHO SEM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 4 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO SEM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES | 3 |
Condições de Trabalho
Criadores de animais aquáticos essas ocupações são exercidas por trabalhadores com carteira assinada, empregados em viveiros. Somente o criador de mexilhões trabalha por conta própria. O trabalho é em equipe, com supervisão permanente. Os criadores de mexilhões e quelônios estão sujeitos à supervisão ocasional. O trabalho é realizado a céu aberto, no período diurno. Os criadores de camarões, jacarés, mexilhões, ostras e peixes estão sujeitos à variação climática. Os criadores de camarões, mexilhões, ostras e peixes permanecem longos períodos na água para desempenharem suas funções.
Exigências do mercado de trabalho
A escolaridade para todas as ocupações é de nível fundamental. Para os criadores de jacarés, mexilhões e quelônios, o acesso é livre, sem exigências de experiência prévia. Para os criadores de camarões, ostras, peixes e rãs, o exercício pleno das atividades requer um ano de experiência. Não é exigida qualificação profissional, exceto para os criadores de mexilhões e peixes, que cursam até duzentas horas de formação profissional básica.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Planejar criação de animais aquáticos;
- Monitorar instalações aquáticas;
- Manejar animais aquáticos;
- Construir instalações aquáticas;
- Comercializar animais aquáticos;
- Controlar ambiente aquático;
- Organizar reprodução de animais aquáticos;
- Alimentar animais aquáticos;
- Demonstrar competências pessoais;
- Beneficiar animais aquáticos;
- Cuidar da sanidade de animais aquáticos;
- Identificar animais doentes;
- Identificar recursos naturais;
- Pesar animais;
- Despescar peixes;
- Incubar ovos;
- Vender produtos em feiras, exposições e estabelecimentos comerciais;
- Contactar produtores para parcerias;
- Calcular custo e benefício do projeto;
- Determinar padrão de produção;
- Construir comedouros;
- Reparar canais;
- Esterilizar viveiros, tanques e baias;
- Medir animais;
- Arar viveiros;
- Manifestar sensibilidade com animais aquáticos;
- Diluir medicamentos em água;
- Misturar óvulos e sêmens;
- Instalar sistema elétrico;
- Controlar ph de água;
- Definir sistema de criação;
- Adubar viveiros;
- Lançar ração em viveiros;
- Curtir pele de peixes, rãs e jacarés;
- Auxiliar retirada de óvulos e sêmens por extrusão;
- Abater peixes por choque térmico;
- Controlar salinidade de água;
- Dimensionar área de cultivo;
- Calcular consumo diário de ração;
- Providenciar estudo de impactos ambientais;
- Definir local de cultivo;
- Auxiliar seleção de reprodutores e matrizes;
- Divulgar produtos em meios de comunicação;
- Transferir animais entre tanques, viveiros e redes;
- Providenciar elaboração de projetos;
- Controlar turbidez de água;
- Reparar redes e telas;
- Retirar predadores, competidores e animais mortos;
- Providenciar jejum de peixes, rãs, camarões e jacarés;
- Filetar peixes;
- Possuir destreza manual;
- Supervisionar horário de alimentação;
- Instalar filtros;
- Embalar peixes;
- Controlar ph de solo;
- Pesquisar mercado fornecedor de insumos;
- Negociar preços;
- Construir tanque-rede;
- Soltar foguetes;
- Renovar água de viveiros, tanques e baias;
- Reparar comportas;
- Instalar telas de proteção;
- Definir máquinas e equipamentos;
- Preparar ração;
- Escovar bandejas e telas;
- Construir tanques;
- Cultivar plânctons;
- Auxiliar indução de reprodução por aplicação de hormônios;
- Limpar tanques, viveiros e baias;
- Construir viveiros;
- Calear viveiros e tanques;
- Transportar animais aquáticos para comercialização;
- Definir espécie aquática;
- Isolar animais para tratamento e quarentena;
- Coletar plânctons;
- Verificar quantidade de ração em estoques e silos;
- Instalar sistema de proteção contra roubos;
- Desinfetar comedouros e redes;
- Moer peixes;
- Distribuir ração em comedouros;
- Definir equipe de trabalho;
- Improvisar em situações adversas;
- Instalar sistema hidráulico;
- Controlar temperatura de água;
- Reparar diques;
- Pesquisar mercado consumidor de animais aquáticos;
- Possuir força física para reparo de instalações aquáticas;
- Controlar nível de oxigênio de água;
- Supervisionar pontos de venda;
- Trabalhar em equipe;
- Classificar animais;
- Examinar comportamento de animais aquáticos;
- Aplicar medicamentos em peixes por imersão;
- Comprar ração;
- Monitorar visitas em instalações aquáticas;
- Povoar viveiros com larvas;
- Contar animais;
Profissões da Família Ocupacional
- Criador de Mexilhões
- Criador de Peixes Ornamentais
- Piscicultor
- Criador de Peixes
- Trabalhador - na Criação de Peixe - Exclusive Empregador
- Criador de Quelônios
- Trabalhador - na Criação de Peixes - Exclusive Conta Própria
- Criador de Rãs
- Trabalhador na Piscicultura
- Criador de Tartarugas
Divisões de categorias profissionais do CBO 6313-25
CBO 6313-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de criador de peixes que pertence ao grupo dos criadores de animais aquáticos, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca
-
- Pescadores e extrativistas florestais
-
-
- Pescadores e caçadores
-
-
-
-
- Criadores de animais aquáticos
-
-