CBO 6313-15 - Criador de mexilhões
Entenda o que fazem os criadores de animais aquáticos no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Criador de mexilhões e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Criador de mexilhões
Realiza criação de mexilhões em fazendas marinhas, definindo sistema de criação, analisando local apropriado para cultivo, selecionando equipamentos, máquinas e embarcação, orientando a instalação das linhas de cultivo, captando sementes para o cultivo, coordenando o manejo, testando a qualidade microbiológica da água de cultivo e dos mexilhões, acompanhando o processo de reprodução, realizando a colheita, e controlando a qualidade de processos e produtos. Planeja as atividades, providenciando elaboração de projeto. Controla fatores de riscos e ameaças. Supervisiona equipes de trabalho, avaliando desempenho e promovendo treinamentos. Comercializa a produção. Providencia documentações legais. Cumpre legislação, normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de higiene, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Realiza seleção de local apropriado para instalação de cultivo de mexilhões, verificando distância da área de apoio e analisando condições oceanográficas favoráveis ao cultivo, tais como boa qualidade da água, ausência de polução, e áreas protegidas por baías, enseadas e estuários.
Faz a seleção de equipamentos, como boias - resistentes e com tratamento contra raios UV -, lanternas de sinalização náutica, e cabos especiais para captação e engorda de sementes (indivíduos jovens de mexilhões).
Seleciona elevadores, esteira transportadora, e máquinas de cultivo para semear, colher, desagregar e classificar mexilhões.
Faz uso de embarcação para transportar máquinas, equipamentos, tripulação e produto colhido.
Providencia a aquisição de insumos básicos, como combustível, cabos de amarração e malha tubular de algodão para o processo de semeadura.
Orienta a instalação das linhas de cultivo, considerando informações sobre altura de ondas, velocidade e direção dos ventos e das correntes marinhas, para permitir a renovação de oxigênio e alimento para os mexilhões, e facilitar as operações de plantio, colheita e manutenção das estruturas.
Faz a captação de sementes para o cultivo, orientando sua classificação por tamanho - no processo de semeadura -, para possibilitar a colheita de mexilhões com tamanhos uniformes.
Coordena o manejo do cultivo, orientando o controle da densidade inicial mais baixa nos cabos de engorda, para favorecer maior rotatividade nos cabos, maior uniformidade de tamanho dos mexilhões, e melhor aproveitamento das sementes.
Monitora os mexilhões submersos, que filtram a água do mar respirando e se alimentando. Providencia o monitoramento ambiental constante nas áreas de cultivo, testando a qualidade microbiológica da água e dos animais de cultivo. Orienta o controle periódico e contínuo no local, para prevenir a contaminação dos mexilhões pelo acúmulo de toxinas em seu sistema digestivo ou tecidos.
Acompanha o processo de reprodução, estimulada, geralmente, por mudança ambiental, como a chegada de frentes frias.
Avalia uma amostra de mexilhões antes de conduzir a colheita, verificando o índice de condição, que considera a porcentagem de carne cozida de mexilhões em relação ao peso total fresco com concha. Verifica o tamanho comercial, considerando o mercado alvo.
Comercializa a produção, negociando os preços.
Transporta os mexilhões vendidos, podendo utilizar “bins isotérmicos” – que mantêm temperatura constante durante longos períodos - e, até mesmo, gelo sobre o produto.
Controla a qualidade de processos de criação e dos produtos.
Controla fatores de riscos e ameaças, tais como ataque às sementes por peixes e outros predadores, roubo e vandalismo, e eventos climáticos extremos.
Mantém-se atualizado em relação às novas tecnologias aplicadas à criação de mexilhões, como automatização de processos.
Providencia documentações legais referentes às atividades desenvolvidas.
Supervisiona atividades das equipes de trabalho, distribuindo tarefas e avaliando o desempenho dos trabalhadores. Proporciona programas de treinamento às equipes.
Monitora limpeza, higienização e organização nas instalações. Providencia manutenção de veículos, máquinas e equipamentos.
Atua na proteção do meio ambiente, já que a oferta de mexilhões de criações permite a preservação dos estoques naturais.
Zela pela segurança no trabalho, usando e monitorando o uso, pela equipe, de equipamentos de proteção individual, observando princípios básicos de ergonomia, e prevenindo acidentes.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 3 | 3 | 3 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - PROGRAMAS INFORMATIZADOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO EM MITILICULTURA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | CIÊNCIAS DA TERRA E DO AMBIENTE | ESCAFANDRIA E MERGULHO | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | CIÊNCIAS DA TERRA E DO AMBIENTE | METEOROLOGIA E CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - PESOS E MEDIDAS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUÍMICA (ESPECIFICAR:...) - QUÍMICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA | BIOLOGIA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA | BIOLOGIA MARINHA E HIDROBIOLOGIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | LEGISLAÇÃO AMBIENTAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL (ESPECIFICAR:...) - PRESERVAÇÃO DA ZONA COSTEIRA QUANDO DA CRIAÇÃO DE MEXILHÕES | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ESTUDOS ECONÔMICOS E DEMOGRÁFICOS | AVALIAÇÃO ECONÔMICA DE PROJETO | 2 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | GEOGRAFIA | GEOGRAFIA RELACIONADA À ÁREA OCUPACIONAL | 2 | 2 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 4 | 4 | 4 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO | GESTÃO DE PESSOAS | 3 | 3 | 3 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO | GESTÃO DE SUPRIMENTOS | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO (ESPECIFICAR:...) - CRONOGRAMA FÍSICO E FINANCEIRO DA PRODUÇÃO EM MITILICULTURA | 3 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | LOGÍSTICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE LOGÍSTICA (ESPECIFICAR:...) - LOGÍSTICA DA PRODUÇÃO E TRANSPORTE EM MITILICULTURA | 4 | 4 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO DE EMPRESA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PLANEJAMENTO DE EMPRESA (ESPECIFICAR:...) - PLANEJAMENTO E MODELO DO NEGÓCIO EM MITILICULTURA | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | PLANEJAMENTO DO TRABALHO | 3 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - REGULARIZAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS EM MITILICULTURA | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - RELACIONAMENTO COM CLIENTES, FORNECEDORES E PRODUTORES EM MITILICULTURA | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS | CUSTO | 3 | 3 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | AFERIÇÃO DE PRODUTIVIDADE | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | CONTROLE DA QUALIDADE | 2 | 2 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 4 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SALVATAGEM | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | AUTOMAÇÃO EM AGROPECUÁRIA E FLORESTAL | AUTOMAÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | EXTENSÃO RURAL | EXTENSÃO RURAL EM PESCA E AQUICULTURA | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | NORMAS REGULAMENTADORAS EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | NORMAS REGULAMENTADORAS EM AQUICULTURA | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | MANUTENÇÃO DE INSTALAÇÕES | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - FAZENDAS MARINHAS PARA CRIAÇÃO DE MEXILHÕES | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - LOCAL PARA CRIAÇÃO DE MEXILHÕES: CRITÉRIOS DE SELEÇÃO, REALIZAÇÃO DAS ADAPTAÇÕES NECESSÁRIAS | 3 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS, SISTEMAS E VEÍCULOS UTILIZADOS EM MITILICULTURA | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - MONTAGEM E REFORMA DE INSTALAÇÕES PARA CRIAÇÃO DE MEXILHÕES | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA AGROPECUÁRIA, FLORESTAL E DE AQUICULTURA | VIVEIRISMO | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSAMENTO DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS, FLORESTAIS, DA PESCA E DA AQUICULTURA | BENEFICIAMENTO DOS PRODUTOS DA PESCA E DA AQUICULTURA | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA | PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AQUICULTURA | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA | RECURSOS PESQUEIROS MARINHOS | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA (ESPECIFICAR:...) - BOAS PRÁTICAS DE MANEJO EM MITILICULTURA | 5 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA (ESPECIFICAR:...) - CLASSIFICAÇÃO DE MEXILHÕES | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA (ESPECIFICAR:...) - CONTROLE DA QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA EM MITILICULTURA | 5 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA (ESPECIFICAR:...) - CONTROLE DE FATORES DE RISCOS E AMEAÇAS EM MITILICULTURA | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA (ESPECIFICAR:...) - ESPÉCIES DE MOLUSCOS BIVALVES PARA CULTIVO EM CATIVEIRO E EM FAZENDAS MARINHAS | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA (ESPECIFICAR:...) - FASES DE CULTIVO DOS MEXILHÕES: SEMENTE, JUVENIL E ENGORDA | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA (ESPECIFICAR:...) - MEDIDAS HIGIÊNICAS E SANITÁRIAS EM MITILICULTURA | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA (ESPECIFICAR:...) - MÉTODOS DE CAPTAÇÃO DE SEMENTES (INDIVÍDUOS JOVENS) PARA CULTIVO DE MEXILHÕES | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA (ESPECIFICAR:...) - OPERAÇÕES DE PLANTIO, CULTIVO E COLHEITA DE MEXILHÕES | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA (ESPECIFICAR:...) - PRODUÇÃO DE SEMENTES DE MEXILHÕES EM LABORATÓRIO | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA (ESPECIFICAR:...) - SISTEMAS DE CRIAÇÃO DE MEXILHÕES EM FAZENDAS MARINHAS: ARTESANAL, COM TRABALHO MANUAL DE SEMEADURA E COLHEITA, CONTÍNUO, COM SEMEADURA E COLHEITA MECANIZADAS | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSOS PARA EMBALAGEM E ARMAZENAGEM DE PRODUTOS | PROCESSOS DE ARMAZENAGEM DE PRODUTOS | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSOS PARA EMBALAGEM E ARMAZENAGEM DE PRODUTOS | PROCESSOS DE EMBALAGEM DE PRODUTOS | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSOS PARA EMBALAGEM E ARMAZENAGEM DE PRODUTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS PARA EMBALAGEM E ARMAZENAGEM DE PRODUTOS (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS DE COZIMENTO, CONGELAMENTO E REFRIGERAÇÃO DE MEXILHÕES PESCADOS EM FAZENDAS MARINHAS | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | ROBOTIZAÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | ROBOTIZAÇÃO EM AQUICULTURA | 1 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | TECNOLOGIA EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | TECNOLOGIA EM AQUICULTURA | 2 | 2 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INOVAÇÕES NA AQUICULTURA | 2 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | TENDÊNCIAS DA AQUICULTURA | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | COMERCIALIZAÇÃO | DIVULGAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | COMERCIALIZAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS DE MITILICULTURA: CANAIS E ESTRATÉGIAS | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | COMPRAS | HABILITAÇÃO DE FORNECEDORES | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | COMPRAS | ROTINAS DE PROCESSO DE COMPRA (EXCETO POR LICITAÇÃO) | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | CONTROLE E ARMAZENAGEM | CONTROLE DE ESTOQUES | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | MARKETING | PESQUISA MERCADOLÓGICA | 2 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | BIOSSEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOSSEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - BIOSSEGURANÇA APLICADA | 4 | 4 | 3 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | NEGOCIAÇÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | SINTETIZAÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 2 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 2 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DE TRONCO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DINÂMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | VIGOR (ESTAMINA) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 2 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE MOVIMENTO DOS MEMBROS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO NOTURNA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 2 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - CAPACIDADE RESPIRATÓRIA EM MERGULHO | 2 | 2 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA NOS CONTEXTOS DE TRABALHO SEM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 4 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO SEM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO | 3 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES | 3 |
Condições de Trabalho
Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com carteira assinada, empregados em viveiros. Somente o criador de mexilhões trabalha por conta própria. O trabalho é em equipe, com supervisão permanente. Os criadores de mexilhões e quelônios estão sujeitos à supervisão ocasional. O trabalho é realizado a céu aberto, no período diurno. Os criadores de camarões, jacarés, mexilhões, ostras e peixes estão sujeitos à variação climática. Os criadores de camarões, mexilhões, ostras e peixes permanecem longos períodos na água para desempenharem suas funções.Exigências do mercado de trabalho
A escolaridade para todas as ocupações é de nível fundamental. Para os criadores de jacarés, mexilhões e quelônios, o acesso é livre, sem exigências de experiência prévia. Para os criadores de camarões, ostras, peixes e rãs, o exercício pleno das atividades requer um ano de experiência. Não é exigida qualificação profissional, exceto para os criadores de mexilhões e peixes, que cursam até duzentas horas de formação profissional básica.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- alimentar animais aquáticos;
- comercializar animais aquáticos;
- cuidar da sanidade de animais aquáticos;
- planejar criação de animais aquáticos;
- controlar ambiente aquático;
- beneficiar animais aquáticos;
- demonstrar competências pessoais;
- organizar reprodução de animais aquáticos;
- manejar animais aquáticos;
- construir instalações aquáticas;
- monitorar instalações aquáticas;
- pesquisar mercado fornecedor de insumos;
- introduzir coletores de larvas de mexilhões;
- transportar animais aquáticos para comercialização;
- controlar temperatura de água;
- escovar bandejas e telas;
- definir local de cultivo;
- determinar padrão de produção;
- instalar sistema elétrico;
- limpar cercos, varas e espinhel;
- monitorar visitas em instalações aquáticas;
- trabalhar em equipe;
- renovar água de viveiros, tanques e baias;
- negociar preços;
- reparar espinhel;
- retirar predadores, competidores e animais mortos;
- embalar mexilhões;
- isolar animais para tratamento e quarentena;
- dimensionar área de cultivo;
- definir máquinas e equipamentos;
- identificar recursos naturais;
- pesar animais;
- supervisionar pontos de venda;
- definir sistema de criação;
- controlar turbidez de água;
- construir viveiros;
- identificar animais doentes;
- contar animais;
- instalar sistema de proteção contra roubos;
- providenciar elaboração de projetos;
- definir equipe de trabalho;
- controlar nível de oxigênio de água;
- examinar comportamento de animais aquáticos;
- manifestar sensibilidade com animais aquáticos;
- construir espinhéis;
- instalar sistema hidráulico;
- transferir animais entre tanques, viveiros e redes;
- calcular custo e benefício do projeto;
- classificar animais;
- definir espécie aquática;
- possuir destreza manual;
- contactar produtores para parcerias;
- reparar redes e telas;
- medir animais;
- divulgar produtos em meios de comunicação;
- pesquisar mercado consumidor de animais aquáticos;
- providenciar estudo de impactos ambientais;
- limpar mexilhões;
- possuir força física para reparo de instalações aquáticas;
- improvisar em situações adversas;
- vender produtos em feiras, exposições e estabelecimentos comerciais;
- colher mexilhões;
- controlar ph de água;
Divisões de categorias profissionais do CBO 6313-15
CBO 6313-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de criador de mexilhões que pertence ao grupo dos criadores de animais aquáticos, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca
-
- Pescadores e extrativistas florestais
-
-
- Pescadores e caçadores
-
-
-
-
- Criadores de animais aquáticos
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 6313-15 - Criadores de animais aquáticos
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 631315 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 631315 em todos os estados e cidades do Brasil.