CBO 5201-10 - Supervisores de vendas e de prestação de serviços - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 5201-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores de vendas e de prestação de serviços que pertence ao grupo dos vendedores e prestadores de serviços do comércio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Supervisor de vendas comercial supervisiona equipe de vendas de comércio varejista ou atacadista Treina a equipe de vendedores, com relação ao atendimento de clientes, aos processos de vendas presencial e on-line e ao uso de sistemas informatizados.
Orienta e controla as atividades da equipe, para assegurar o cumprimento de metas e a observância dos procedimentos e da política de comercialização da empresa Coordena a equipe de trabalho, participando da admissão de novos vendedores, avaliando o desempenho e promovendo programas de capacitação Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de segurança no trabalho e preservação do meio ambiente.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores de vendas e de prestação de serviços CBO 5201-10 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5201-10
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Supervisores de vendas e de prestação de serviços.
- Vendedores e prestadores de serviços do comércio.
O que faz um Supervisor de vendas comercial
O Supervisor de vendas comercial (ou similar) elabora documentos relacionados à promoção de vendas no atacado ou nos pontos de vendas (PDV) do varejo, conforme procedimentos de marketing e de vendas de várias categorias de produto Participa da montagem, da organização e do abastecimento do ponto de venda ou de distribuição, de acordo com o plano de comercialização.
Inspeciona mercadorias e produtos, de acordo com normas técnicas de qualidade e legislação vigente.
Treina a equipe de vendedores na abordagem aos compradores, utilizando técnicas de atendimento, seguindo rotinas de demonstração dos produtos e de orientação de uso Apresenta a oferta de produtos, de acordo com estratégias de comercialização e especificidades de cada item.
Informa os preços a serem praticados Orienta sobre a realização de vendas on-line.
Explica como realizar atendimento pós-venda.
Treina equipes de venda presencial e on-line no uso de sistemas informatizados de consulta a itens de estoque e a sistemas de emissão de pedidos e de notas fiscais Recebe, registra e encaminha solicitações de clientes de acordo com a natureza do pedido.
Registra e analisa reclamações, para levantar oportunidades de melhoria na área de vendas.
Participa da estimativa de necessidade de compra do estabelecimento, baseando-se no fluxo de vendas e no estoque existente de mercadorias, por tipo e qualidade desejados e quantidades indispensáveis Indica itens faltantes para a equipe de compras Providencia a contratação de vendedores e a compra de mercadorias nos períodos de variações sazonais.
Avalia e relata o resultado de campanhas promocionais Supervisiona a equipe de vendedores para o atingimento das metas Analisa relatórios de resultados do trabalho da equipe, verificando a necessidade de providências para aumento das vendas.
Orienta a equipe para otimizar tempo e recursos de trabalho Motiva a equipe para melhoria no atendimento ao cliente.
Monitora a observância dos procedimentos e da política de comercialização da empresa Coordena a equipe de vendas de mercadorias, requisitando vagas à administração, participando de recrutamento, seleção e treinamento de novos vendedores, integrando os novos vendedores à equipe, avaliando o desempenho de cada membro da equipe, solicitando demissão de vendedores, premiando membros da equipe, e promovendo programas de capacitação.
Funções
O funcionário CBO 5201-10 deve atender clientes - pré e pós-venda, supervisionar rotina da equipe de vendas, coletar indicadores do mercado consumidor, recrutar profissionais de vendas - produtos e serviços, planejar vendas - produtos e serviços, demonstrar competências pessoais, relacionar-se com clientes internos.
Atividades exercidas por um Supervisor de vendas comercial CBO 5201-10
Um Supervisor de vendas comercial (ou sinônimo) deve solicitar novos funcionários a administração, priorizar faturamento de pedidos para clientes especiais, definir áreas geográficas de atuação da equipe, dimensionar ação futura de vendas da equipe, acompanhar tempo e qualidade da execução do serviço, analisar resultados da equipe, agir com espírito de equipe, divulgar ações promocionais aos funcionários, promover membros da equipe, dar provas de equilíbrio emocional, participar de licitações de órgãos públicos, analisar relatórios da equipe, reciclar equipe de trabalho, criar ações promocionais aos clientes, entrevistar candidatos, motivar a equipe para melhoria no atendimento ao cliente e consumidor, negociar premiações para equipe com a diretoria, distribuir cotas e ou metas mensais de venda, supervisionar a frequência da equipe, acompanhar entrega do produto junto a expedição, assistir o vendedor na venda direta ao cliente e consumidor, demonstrar empatia, analisar ações das empresas concorrentes, avaliar desempenho da equipe com o superior, apresentar a gerência as metas atingidas pela equipe, treinar novos funcionários, predeterminar funções da equipe no local de trabalho, participar de feiras relacionadas a área, agir com motivação, demonstrar espírito de liderança, dar provas de organização, dar provas de responsabilidade, filtrar informações do cliente para melhorar serviços, demonstrar produtos e ou serviços, analisar as necessidades do cliente, programar agenda dos vendedores, esclarecer dúvidas sobre a venda do produto, promover reuniões periódicas com a equipe, requisitar material de divulgação, administrar diferenças, acompanhar cadastramento do cliente, encaminhar clientes ao setor competente, expressar-se, contratar espaço para expor produtos, elaborar planos estratégicos para introdução de novos produtos, ouvir, utilizar noções de informática, sugerir incremento de produtos, opinar sobre currículos de candidatos, verificar apresentação pessoal da equipe, demonstrar honestidade, ler publicações especializadas da área, manter sigilo profissional, direcionar produtos e ou serviços para mercados específicos, negociar espaço publicitário, demonstrar educação, agir com dinamismo, realocar funcionários, identificar novos mercados consumidores, contatar a tesouraria para problemas de créditos, agir com otimismo, elaborar escalas de plantão da equipe, premiar a equipe para melhorar os resultados, indicar candidatos às vagas existentes, contatar o setor de logística para programação de entrega, incentivar a qualidade do atendimento ao cliente e consumidor, resolver problemas de entrega de produtos, demonstrar conhecimento do produto, integrar novos funcionários a equipe, solicitar aplicação de advertências disciplinares, informar aos clientes serviços de assistência técnica e garantia, demonstrar criatividade, orientar a equipe para otimizar tempo e recursos de trabalho.