CBO 5201-10 - Supervisores de vendas e de prestação de serviços - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 5201-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores de vendas e de prestação de serviços que pertence ao grupo dos vendedores e prestadores de serviços do comércio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Um Supervisor de vendas comercial supervisiona equipe de vendas de comércio varejista ou atacadista Treina a equipe de vendedores, com relação ao atendimento de clientes, aos processos de vendas presencial e on-line e ao uso de sistemas informatizados.

Orienta e controla as atividades da equipe, para assegurar o cumprimento de metas e a observância dos procedimentos e da política de comercialização da empresa Coordena a equipe de trabalho, participando da admissão de novos vendedores, avaliando o desempenho e promovendo programas de capacitação Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de segurança no trabalho e preservação do meio ambiente.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores de vendas e de prestação de serviços CBO 5201-10 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 5201-10

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
    • Supervisores de vendas e de prestação de serviços.
      • Vendedores e prestadores de serviços do comércio.

O que faz um Supervisor de vendas comercial

O Supervisor de vendas comercial (ou similar) elabora documentos relacionados à promoção de vendas no atacado ou nos pontos de vendas (PDV) do varejo, conforme procedimentos de marketing e de vendas de várias categorias de produto Participa da montagem, da organização e do abastecimento do ponto de venda ou de distribuição, de acordo com o plano de comercialização.

Inspeciona mercadorias e produtos, de acordo com normas técnicas de qualidade e legislação vigente.

Treina a equipe de vendedores na abordagem aos compradores, utilizando técnicas de atendimento, seguindo rotinas de demonstração dos produtos e de orientação de uso Apresenta a oferta de produtos, de acordo com estratégias de comercialização e especificidades de cada item.

Informa os preços a serem praticados Orienta sobre a realização de vendas on-line.

Explica como realizar atendimento pós-venda.

Treina equipes de venda presencial e on-line no uso de sistemas informatizados de consulta a itens de estoque e a sistemas de emissão de pedidos e de notas fiscais Recebe, registra e encaminha solicitações de clientes de acordo com a natureza do pedido.

Registra e analisa reclamações, para levantar oportunidades de melhoria na área de vendas.

Participa da estimativa de necessidade de compra do estabelecimento, baseando-se no fluxo de vendas e no estoque existente de mercadorias, por tipo e qualidade desejados e quantidades indispensáveis Indica itens faltantes para a equipe de compras Providencia a contratação de vendedores e a compra de mercadorias nos períodos de variações sazonais.

Avalia e relata o resultado de campanhas promocionais Supervisiona a equipe de vendedores para o atingimento das metas Analisa relatórios de resultados do trabalho da equipe, verificando a necessidade de providências para aumento das vendas.

Orienta a equipe para otimizar tempo e recursos de trabalho Motiva a equipe para melhoria no atendimento ao cliente.

Monitora a observância dos procedimentos e da política de comercialização da empresa Coordena a equipe de vendas de mercadorias, requisitando vagas à administração, participando de recrutamento, seleção e treinamento de novos vendedores, integrando os novos vendedores à equipe, avaliando o desempenho de cada membro da equipe, solicitando demissão de vendedores, premiando membros da equipe, e promovendo programas de capacitação.

Funções

O funcionário CBO 5201-10 deve relacionar-se com clientes internos, recrutar profissionais de vendas - produtos e serviços, planejar vendas - produtos e serviços, atender clientes - pré e pós-venda, demonstrar competências pessoais, supervisionar rotina da equipe de vendas, coletar indicadores do mercado consumidor.

Atividades exercidas por um Supervisor de vendas comercial CBO 5201-10

Um Supervisor de vendas comercial (ou sinônimo) deve agir com dinamismo, negociar premiações para equipe com a diretoria, analisar ações das empresas concorrentes, expressar-se, contratar espaço para expor produtos, direcionar produtos e ou serviços para mercados específicos, integrar novos funcionários a equipe, ouvir, demonstrar espírito de liderança, analisar relatórios da equipe, negociar espaço publicitário, orientar a equipe para otimizar tempo e recursos de trabalho, programar agenda dos vendedores, supervisionar a frequência da equipe, informar aos clientes serviços de assistência técnica e garantia, divulgar ações promocionais aos funcionários, predeterminar funções da equipe no local de trabalho, indicar candidatos às vagas existentes, solicitar aplicação de advertências disciplinares, acompanhar tempo e qualidade da execução do serviço, filtrar informações do cliente para melhorar serviços, verificar apresentação pessoal da equipe, analisar as necessidades do cliente, utilizar noções de informática, participar de licitações de órgãos públicos, manter sigilo profissional, definir áreas geográficas de atuação da equipe, premiar a equipe para melhorar os resultados, avaliar desempenho da equipe com o superior, esclarecer dúvidas sobre a venda do produto, motivar a equipe para melhoria no atendimento ao cliente e consumidor, sugerir incremento de produtos, demonstrar criatividade, realocar funcionários, criar ações promocionais aos clientes, promover reuniões periódicas com a equipe, identificar novos mercados consumidores, contatar o setor de logística para programação de entrega, opinar sobre currículos de candidatos, encaminhar clientes ao setor competente, dar provas de organização, apresentar a gerência as metas atingidas pela equipe, participar de feiras relacionadas a área, dar provas de responsabilidade, agir com espírito de equipe, demonstrar conhecimento do produto, promover membros da equipe, treinar novos funcionários, reciclar equipe de trabalho, demonstrar produtos e ou serviços, demonstrar educação, agir com otimismo, priorizar faturamento de pedidos para clientes especiais, incentivar a qualidade do atendimento ao cliente e consumidor, demonstrar honestidade, analisar resultados da equipe, administrar diferenças, dar provas de equilíbrio emocional, dimensionar ação futura de vendas da equipe, assistir o vendedor na venda direta ao cliente e consumidor, elaborar planos estratégicos para introdução de novos produtos, requisitar material de divulgação, demonstrar empatia, distribuir cotas e ou metas mensais de venda, acompanhar entrega do produto junto a expedição, elaborar escalas de plantão da equipe, resolver problemas de entrega de produtos, agir com motivação, solicitar novos funcionários a administração, entrevistar candidatos, contatar a tesouraria para problemas de créditos, acompanhar cadastramento do cliente, ler publicações especializadas da área.

Cargos e salários CBO 5201-10 - Supervisores de vendas e de prestação de serviços

Não há posts para exibir