CBO 5174-10 - Porteiros, vigias - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 5174-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de porteiros, vigias que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Porteiro de edifícios executa serviços de recepção em portaria de edifício residencial, comercial, entre outros Controla o fluxo de pessoas para assegurar a ordem no prédio e a segurança dos seus ocupantes.
Recebe materiais e equipamentos Zela pela guarda do patrimônio Inspeciona equipamentos de monitoramento por imagens, hidrantes e portões automáticos, solicitando reparos, quando necessário.
Executa as atividades baseando-se em regras de conduta predeterminadas Cumpre normas regulamentares de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Porteiros, vigias CBO 5174-10 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5174-10
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Porteiros, vigias.
- Trabalhadores dos serviços.
O que faz um Porteiro de edifícios
O Porteiro de edifícios (ou similar) identifica e orienta moradores, visitantes, clientes e prestadores de serviço, para o controle do fluxo de pessoas e de materiais no edifício Recepciona pessoas, solicita ou cumpre autorização de acesso e as orienta para deslocamento no edifício.
Zela pela guarda do patrimônio, observando a movimentação e o comportamento de pessoas estranhas.
Aciona órgão de segurança, quando necessário Orienta os condutores para o posicionamento correto dos veículos no estacionamento.
Controla o fluxo de pessoas, veículos e materiais, seguindo os procedimentos prescritos e operando equipamentos eletrônicos, circuito de imagens em tv e radiocomunicadores, para garantir a segurança e facilitar a comunicação Presta informações, transmite recados, recebe e entrega correspondência, pequenos volumes e encomendas.
Presta informações na troca de turno.
Executa manutenções de primeiro nível nos equipamentos de portaria, hidrantes e portões automáticos Inspeciona mídia de gravação de imagem de circuito fechado, verificando o posicionamento das câmeras, solicitando reparos e atendendo emergências.
Atua na prevenção de incêndios e acidentes e, quando necessário, aciona os serviços de segurança.
Pode prestar primeiros socorros.
Funções
O funcionário CBO 5174-10 deve demonstrar competências pessoais, orientar pessoas, fazer manutenção simples, comunicar-se, receber materiais e equipamentos, controlar o fluxo de pessoas, zelar pela guarda do patrimônio.
Atividades exercidas por um Porteiro de edifícios CBO 5174-10
Um Porteiro de edifícios (ou sinônimo) deve contactar proprietários dos veículos irregularmente estacionados, reparar pequenos defeitos em equipamento de circuito fechado de tv, operar rádio, interfones e sistema telefônico, observar tipo de pessoas estranhas, checar o posicionamento das câmeras, orientar deslocamento na empresa, monitorar pelo circuito fechado de tv, trabalhar em equipe, demonstrar fluência verbal, demonstrar capacidade de organizar-se, manter a postura, acionar polícia e corpo de bombeiros, prestar primeiros socorros, demonstrar flexibilidade, identificar as pessoas, encaminhar as pessoas, requisitar material, inspecionar mídia de gravação de imagem de circuito fechado, demonstrar atenção, demonstrar capacidade de lidar com o público, inspecionar hidrantes, controlar a movimentação das pessoas, atentar para posicionamento dos veículos no estacionamento, redigir relatórios, comunicar-se por sinais e/ou códigos, manter o auto controle, demonstrar capacidade de ser desinibido, prevenir incêndios e acidentes, solicitar reparos, atender emergências, transmitir recados, demonstrar prestatividade, observar movimentação/comportamento das pessoas estranhas, demonstrar capacidade de administrar próprio tempo, orientar visitantes, clientes e prestadores de serviço, acompanhar o visitante e/ou prestador de serviço, ter capacidade de tomar decisões.