CBO 5153-25 - Socioeducador - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

O profissional no cargo de Socioeducador CBO 5153-25 planeja e realiza ações socioeducativas para jovens infratores, em regimes de internação, de semiliberdade, de liberdade assistida e de internação provisória Cumpre legislação, procedimentos de segurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.

CBO 5153-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Socioeducador, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei CBO 5153-25 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 5153-25

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
    • Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei.
      • Trabalhadores dos serviços.

O que faz um Socioeducador

O Socioeducador CBO 5153-25 planeja e realiza ações socioeducativas para jovens infratores, que possam contribuir para o desenvolvimento de suas competências para ser e conviver Acompanha a equipe técnica em visitas domiciliares, para diálogo com educando e familiares e para identificação de necessidades.

Recepciona e acolhe o educando, criando vínculo que facilita o reconhecimento das suas aptidões e habilidades, a sua conscientização sobre regras e normas, a sua reflexão sobre riscos, o resgate de sua autoestima e a consideração das suas alternativas de vida.

Desenvolve atividades recreativas, esportivas, culturais, de formação profissional, de lazer, além de oficinas de atividades artísticas Desenvolve com os adolescentes atividades da vida diária – alimentação, higiene pessoal e do ambiente -, para criar hábitos saudáveis de convivência.

Faz o acompanhamento pedagógico dos adolescentes Avalia a adesão a medidas socioeducativas, contribuindo com a elaboração do diagnóstico polidimensional e outros, como Plano Individual de Atendimento – PIA.

Avalia processos de trabalho, considerando casos, ações, práticas e estratégias.

Elabora relatórios - com avaliação dos programas realizados e com análise de estratégias utilizadas -, para subsidiar decisões sobre adoção de ações socioeducativas cada vez mais eficazes Quando atua em instituições de privação de liberdade, realiza procedimentos de segurança.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 5153-25 deve identificar necessidades/demandas, abordar assistidos/usuários/educandos/ internos, avaliar processo de trabalho, planejar trabalho, desenvolver ações para garantir direitos dos assistidos/usuários /educandos/ internos, demonstrar competências pessoais, desenvolver atividades sócio-educativas, sensibilizar assistidos/usuários/ internos, comunicar-se.

Condições de trabalho dessas profissões

Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei o trabalho é exercido em instituições ou nas ruas. As atividades são exercidas com alguma forma de supervisão, geralmente em equipes multidisciplinares. Os horários de trabalho são variados: tempo integral, revezamento de turno ou períodos determinados. Os trabalhores desta família ocupacional lidam diariamente com situações de risco,assistindo indivíduos com alteração de comportamento, agressividade e em vulnerabilidade.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5153-25

O acesso às ocupações da família é livre sem requisitos de escolaridade. No caso do Monitor de ressocialização prisional, exige-se segundo grau completo e curso básico. No caso dos socioeducadores, exige-se o segundo grau completo. Para a ocupação de conselheiro tutelar observa-se uma diversidade bastante acentuada no que diz respeito à escolaridade,que pode variar de ensino fundamental incompleto à superior completo.

Atividades exercidas por um Socioeducador CBO 5153-25

Um Socioeducador (ou sinônimo) deve atender solicitações dos assistidos/usuários/educandos/ internos, inspirar confiança, acompanhar educando nas atividades socioeducativas, demonstrar pró atividade, acompanhar assistidos/usuários/educandos/ internos a atendimentos, permanecer em estado de alerta, conscientezar sobre regras e normas, assumir riscos, realizar procedimentos de segurança, demonstrar capacidade de negociação, realizar atividades recreativas e esportivas, trocar experiências, realizar atividades pedagógicas lúdicas, trabalhar em equipe, demonstrar auto-controle, fazer recâmbio de assistidos/usuários/educandos, despertar nos assistidos/usuários/educandos desejo para mudar de vida, acompanhar a rotina diária do educando/ interno, analisar casos, exercitar atividade de escuta, acompanhar educandos e/ou técnicos em visitas domiciliares, analisar práticas, aconselhar assistidos/usuários/educandos/ internos, fazer devolutiva, denunciar situação de risco, receber denúncias, buscar identificação e empatia, participar da elaboração das normas, orientar assistidos/usuários/ internos/ familiares e educandos sobre e os direitos e/ou deveres, demonstrar coragem, apontar alternativas, receber demanda espontânea, tomar decisões, acompanhar reuniões sócio-educativas, percorrer perímetros e áreas, participar da elaboração de questionários, realizar acompanhamento pedagógico, preencher documentos, demonstrar capacidade de compreensão, requisitar serviços, criar vínculos, participar da elaboração do diagnóstico polidimensional, observar comportamento de assistidos/usuários/educandos/ internos, verificar a ocorrência de violação de direitos, administrar conflitos, receber informações sobre violação de direitos, demonstrar facilidade de comunicação, recepcionar educando/ interno, participar do planejamento do trabalho - ppp,pia,etc, abrir procedimento de atendimento, participar de equipes multidisciplinares, dialogar com familiares e/ou vizinhança, agir sob pressão, contornar situações adversas, demonstrar criatividade, realizar atividades artísticas, despertar aptidões, habilidades, elaborar relatórios de atendimento e acompanhamento, cadastrar assistidos/usuários/educandos/ internos, demonstrar entusiasmo, respeitar diferenças, alterar estratégias, avaliar ações, avaliar a adesão a medida socioeducativa, analisar resultados, realizar atividades de lazer e cultura, desenvolver oficinas, desenvolver dinâmica de grupo, solicitar encaminhamento de educandos/ internos, despertar esperança, resgatar auto-estima, convidar assistidos/usuários para participar de atividade sócio-educativa, dialogar com assistidos/usuários/educandos, aconselhar mudanças de comportamento, identificar direito violado dos assistidos/usuários/educandos/ internos, servir de exemplo, observar necessidades de assistidos/usuários/educandos, acolher educando, demonstrar persistência, conscientizar sobre riscos, demonstrar flexibilidade.

Cargos e salários CBO 5153-25 - Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Salário Socioeducador

Socioeducador: Brasil

  • 4.789
  • Brasil
  • 2.051 - 3.664
  • 40h
O profissional no cargo de Socioeducador CBO 5153-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.051 e 3.664 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 4.789 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5153-25.
Salário Agente de Apoio Socioeducativo

Agente de Apoio Socioeducativo: Brasil

  • 4.789
  • Brasil
  • 2.051 - 3.664
  • 40h
O profissional no cargo de Agente de Apoio Socioeducativo CBO 5153-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.051 e 3.664 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 4.789 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5153-25.
Salário Agente de Segurança Socioeducativa

Agente de Segurança Socioeducativa: Brasil

  • 4.789
  • Brasil
  • 2.051 - 3.664
  • 40h
O profissional no cargo de Agente de Segurança Socioeducativa CBO 5153-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.051 e 3.664 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 4.789 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5153-25.
Salário Agente Educacional

Agente Educacional: Brasil

  • 4.789
  • Brasil
  • 2.051 - 3.664
  • 40h
O profissional no cargo de Agente Educacional CBO 5153-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.051 e 3.664 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 4.789 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5153-25.
Salário Atendente de Reintegração Social

Atendente de Reintegração Social: Brasil

  • 4.789
  • Brasil
  • 2.051 - 3.664
  • 40h
O profissional no cargo de Atendente de Reintegração Social CBO 5153-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.051 e 3.664 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 4.789 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5153-25.
Salário Socioeducador Belo Horizonte

Socioeducador: Belo Horizonte, MG

  • 630
  • Belo Horizonte, MG
  • 2.261 - 3.452
  • 39h
O profissional no cargo de Socioeducador CBO 5153-25 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 2.261 e 3.452 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 630 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5153-25.
Salário Socioeducador São Bernardo do Campo

Socioeducador: São Bernardo do Campo, SP

  • 41
  • São Bernardo do Campo, SP
  • 2.015 - 2.802
  • 39h
O profissional no cargo de Socioeducador CBO 5153-25 trabalhando em São Bernardo do Campo - SP, ganha entre 2.015 e 2.802 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 41 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5153-25.
Salário Socioeducador Salvador

Socioeducador: Salvador, BA

  • 31
  • Salvador, BA
  • 2.325 - 5.566
  • 43h
O profissional no cargo de Socioeducador CBO 5153-25 trabalhando em Salvador - BA, ganha entre 2.325 e 5.566 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 31 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5153-25.
Salário Socioeducador São Paulo

Socioeducador: São Paulo, SP

  • 761
  • São Paulo, SP
  • 2.211 - 3.858
  • 40h
O profissional no cargo de Socioeducador CBO 5153-25 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.211 e 3.858 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 761 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5153-25.
Salário Socioeducador

Socioeducador: São Paulo

  • 1.322
  • São Paulo
  • 2.154 - 3.703
  • 41h
O profissional no cargo de Socioeducador CBO 5153-25 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.154 e 3.703 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 1.322 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5153-25.
Salário Socioeducador Rio de Janeiro

Socioeducador: Rio de Janeiro, RJ

  • 728
  • Rio de Janeiro, RJ
  • 1.851 - 2.973
  • 39h
O profissional no cargo de Socioeducador CBO 5153-25 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 1.851 e 2.973 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 728 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5153-25.
Salário Socioeducador

Socioeducador: Minas Gerais

  • 1.257
  • Minas Gerais
  • 2.274 - 3.768
  • 41h
O profissional no cargo de Socioeducador CBO 5153-25 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 2.274 e 3.768 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 1.257 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5153-25.
Salário Socioeducador

Socioeducador: Rio de Janeiro

  • 1.392
  • Rio de Janeiro
  • 1.796 - 2.751
  • 41h
O profissional no cargo de Socioeducador CBO 5153-25 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 1.796 e 2.751 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 1.392 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5153-25.
Salário Agente de Apoio Socioeducativo Belo Horizonte

Agente de Apoio Socioeducativo: Belo Horizonte, MG

  • 630
  • Belo Horizonte, MG
  • 2.261 - 3.452
  • 39h
O profissional no cargo de Agente de Apoio Socioeducativo CBO 5153-25 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 2.261 e 3.452 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 630 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5153-25.
Salário Agente de Apoio Socioeducativo Niterói

Agente de Apoio Socioeducativo: Niterói, RJ

  • 664
  • Niterói, RJ
  • 1.785 - 2.544
  • 43h
O profissional no cargo de Agente de Apoio Socioeducativo CBO 5153-25 trabalhando em Niterói - RJ, ganha entre 1.785 e 2.544 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 664 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5153-25.
Salário Agente de Apoio Socioeducativo Ribeirão Preto

Agente de Apoio Socioeducativo: Ribeirão Preto, SP

  • 21
  • Ribeirão Preto, SP
  • 2.629 - 4.636
  • 40h
O profissional no cargo de Agente de Apoio Socioeducativo CBO 5153-25 trabalhando em Ribeirão Preto - SP, ganha entre 2.629 e 4.636 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 21 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5153-25.
Salário Agente de Apoio Socioeducativo

Agente de Apoio Socioeducativo: Rio de Janeiro

  • 1.502
  • Rio de Janeiro
  • 1.835 - 2.765
  • 42h
O profissional no cargo de Agente de Apoio Socioeducativo CBO 5153-25 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 1.835 e 2.765 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.502 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5153-25.
Salário Agente de Apoio Socioeducativo Salvador

Agente de Apoio Socioeducativo: Salvador, BA

  • 26
  • Salvador, BA
  • 2.037 - 4.550
  • 43h
O profissional no cargo de Agente de Apoio Socioeducativo CBO 5153-25 trabalhando em Salvador - BA, ganha entre 2.037 e 4.550 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 26 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5153-25.