CBO 5153-25 - Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 5153-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei CBO 5153-25 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5153-25
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei.
- Trabalhadores dos serviços.
Funções
demonstrar competências pessoais, abordar assistidos/usuários/educandos/ internos, comunicar-se, avaliar processo de trabalho, identificar necessidades/demandas, sensibilizar assistidos/usuários/ internos, desenvolver atividades sócio-educativas, planejar trabalho, desenvolver ações para garantir direitos dos assistidos/usuários /educandos/ internos.
Atividades
trabalhar em equipe, demonstrar persistência, aconselhar assistidos/usuários/educandos/ internos, conscientizar sobre riscos, analisar práticas, demonstrar pró atividade, exercitar atividade de escuta, respeitar diferenças, realizar atividades artísticas, receber denúncias, acompanhar assistidos/usuários/educandos/ internos a atendimentos, acompanhar educandos e/ou técnicos em visitas domiciliares, dialogar com familiares e/ou vizinhança, aconselhar mudanças de comportamento, buscar identificação e empatia, servir de exemplo, recepcionar educando/ interno, demonstrar entusiasmo, demonstrar coragem, participar da elaboração de questionários, criar vínculos, observar necessidades de assistidos/usuários/educandos, desenvolver oficinas, preencher documentos, resgatar auto-estima, administrar conflitos, avaliar a adesão a medida socioeducativa, participar da elaboração do diagnóstico polidimensional, atender solicitações dos assistidos/usuários/educandos/ internos, analisar casos, contornar situações adversas, cadastrar assistidos/usuários/educandos/ internos, tomar decisões, despertar aptidões, habilidades, participar do planejamento do trabalho - ppp,pia,etc, participar da elaboração das normas, alterar estratégias, realizar acompanhamento pedagógico, realizar procedimentos de segurança, acompanhar educando nas atividades socioeducativas, apontar alternativas, receber informações sobre violação de direitos, demonstrar capacidade de compreensão, trocar experiências, permanecer em estado de alerta, realizar atividades de lazer e cultura, avaliar ações, abrir procedimento de atendimento, requisitar serviços, despertar nos assistidos/usuários/educandos desejo para mudar de vida, acolher educando, observar comportamento de assistidos/usuários/educandos/ internos, conscientezar sobre regras e normas, convidar assistidos/usuários para participar de atividade sócio-educativa, receber demanda espontânea, analisar resultados, assumir riscos, acompanhar a rotina diária do educando/ interno, percorrer perímetros e áreas, identificar direito violado dos assistidos/usuários/educandos/ internos, realizar atividades recreativas e esportivas, agir sob pressão, solicitar encaminhamento de educandos/ internos, orientar assistidos/usuários/ internos/ familiares e educandos sobre e os direitos e/ou deveres, demonstrar flexibilidade, dialogar com assistidos/usuários/educandos, fazer recâmbio de assistidos/usuários/educandos, verificar a ocorrência de violação de direitos, demonstrar criatividade, desenvolver dinâmica de grupo, elaborar relatórios de atendimento e acompanhamento, demonstrar capacidade de negociação, demonstrar facilidade de comunicação, despertar esperança, inspirar confiança, realizar atividades pedagógicas lúdicas, fazer devolutiva, denunciar situação de risco, acompanhar reuniões sócio-educativas, participar de equipes multidisciplinares, demonstrar auto-controle.