CBO 5153-25 - Socioeducador

Entenda o que fazem os trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Socioeducador e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Socioeducador

O Socioeducador planeja e realiza ações socioeducativas para jovens infratores, em regimes de internação, de semiliberdade, de liberdade assistida e de internação provisória. Cumpre legislação, procedimentos de segurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.

Funções Detalhadas do Cargo CBO 5153-25

Conhecimento (5/8)
Habilidade (5/8)
Atitude (4/8)
Perfil Ocupacional (5/8)
Planeja e realiza ações socioeducativas para jovens infratores, que possam contribuir para o desenvolvimento de suas competências para ser e conviver.

Acompanha a equipe técnica em visitas domiciliares, para diálogo com educando e familiares e para identificação de necessidades.

Recepciona e acolhe o educando, criando vínculo que facilita o reconhecimento das suas aptidões e habilidades, a sua conscientização sobre regras e normas, a sua reflexão sobre riscos, o resgate de sua autoestima e a consideração das suas alternativas de vida.

Desenvolve atividades recreativas, esportivas, culturais, de formação profissional, de lazer, além de oficinas de atividades artísticas.

Desenvolve com os adolescentes atividades da vida diária – alimentação, higiene pessoal e do ambiente -, para criar hábitos saudáveis de convivência.

Faz o acompanhamento pedagógico dos adolescentes.

Avalia a adesão a medidas socioeducativas, contribuindo com a elaboração do diagnóstico polidimensional e outros, como Plano Individual de Atendimento – PIA.

Avalia processos de trabalho, considerando casos, ações, práticas e estratégias.

Elabora relatórios - com avaliação dos programas realizados e com análise de estratégias utilizadas -, para subsidiar decisões sobre adoção de ações socioeducativas cada vez mais eficazes.

Quando atua em instituições de privação de liberdade, realiza procedimentos de segurança.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO BANCO DE DADOS 3 3 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 4 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 3 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MATEMÁTICA APLICADA 3 3 5
CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA ESPORTES E JOGOS 3 5 3
CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA EXERCÍCIOS FÍSICOS 3 5 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL 5 5 5
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS CONHECIMENTOS DE DIREITO (ESPECIFICAR:...) - ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, SUAS (SISTEMA ÚNICO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL 5 5 5
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA 5 3 5
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES (ESPECIFICAR:...) - CRIAÇÃO E ARTES APLICADAS À SOCIOEDUCAÇÃO 4 5 5
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL METODOLOGIA DE PROJETOS AVALIAÇÃO DE PROJETO 2 5 4
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL METODOLOGIA DE PROJETOS DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS 3 5 5
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL METODOLOGIA DE PROJETOS ELABORAÇÃO DE PROJETO 3 5 5
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS 2 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES ELABORAÇÃO DE QUESTIONÁRIO 3 3 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES ELABORAÇÃO DE ROTEIRO DE ENTREVISTA 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES ENTREVISTA 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS 3 3 5
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA PRIMEIROS SOCORROS 2 2 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 2 2 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - DEFESA PESSOAL 2 2 3
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR AÇÕES DE SAÚDE AÇÕES PREVENTIVAS 2 2 3
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR QUALIDADE DE VIDA APOIO ÀS ATIVIDADES DA VIDA DIÁRIA 2 2 2
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR QUALIDADE DE VIDA PROMOÇÃO DE ATIVIDADES PARA O BEM-ESTAR 4 5 5
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS DE ACOLHIMENTO DO MENOR ASSISTIDO 4 5 5
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL ATIVIDADES DE CULTURA E LAZER 4 4 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL POLÍTICAS PÚBLICAS SOCIAIS 5 5 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL OUTROS CONHECIMENTOS DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL (ESPECIFICAR:..) - ÓRGÃOS E ORGANIZAÇÕES RELACIONADOS À DEFESA DE DIRETOS: CONSELHOS DE DIREITOS, DEFENSORIA PÚBLICA, MINISTÉRIO PÚBLICO, CONSELHO TUTELAR, DELEGACIAS (DA MULHER E DO IDOSO) 5 5 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA 3 3 2
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL 3 5 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL INFRAESTRUTURA ESCOLAR BRINQUEDOTECA E LUDOTECA 3 5 2
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM ELABORAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS 3 3 5
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO 3 3 5

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 2 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ENSINAR 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 1 1
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 2 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RISCOS 2 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS SUPERVISÃO 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS VIGOR (ESTAMINA) 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 3 3

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS 1
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS QUE EXECUTAM TRABALHO ROTINEIRO 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES 2

Condições de Trabalho

Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei o trabalho é exercido em instituições ou nas ruas. As atividades são exercidas com alguma forma de supervisão, geralmente em equipes multidisciplinares. Os horários de trabalho são variados: tempo integral, revezamento de turno ou períodos determinados. Os trabalhores desta família ocupacional lidam diariamente com situações de risco,assistindo indivíduos com alteração de comportamento, agressividade e em vulnerabilidade.

Exigências do mercado de trabalho

O acesso às ocupações da família é livre sem requisitos de escolaridade. No caso do Monitor de ressocialização prisional, exige-se segundo grau completo e curso básico. No caso dos socioeducadores, exige-se o segundo grau completo. Para a ocupação de conselheiro tutelar observa-se uma diversidade bastante acentuada no que diz respeito à escolaridade,que pode variar de ensino fundamental incompleto à superior completo.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • Demonstrar competências pessoais;
  • Planejar trabalho;
  • Desenvolver atividades sócio-educativas;
  • Avaliar processo de trabalho;
  • Identificar necessidades/demandas;
  • Comunicar-se;
  • Desenvolver ações para garantir direitos dos assistidos/usuários /educandos/ internos;
  • Abordar assistidos/usuários/educandos/ internos;
  • Sensibilizar assistidos/usuários/ internos;
  • Abrir procedimento de atendimento;
  • Demonstrar criatividade;
  • Despertar esperança;
  • Aconselhar mudanças de comportamento;
  • Despertar aptidões, habilidades;
  • Participar da elaboração do diagnóstico polidimensional;
  • Solicitar encaminhamento de educandos/ internos;
  • Dialogar com assistidos/usuários/educandos;
  • Realizar acompanhamento pedagógico;
  • Administrar conflitos;
  • Recepcionar educando/ interno;
  • Trabalhar em equipe;
  • Contornar situações adversas;
  • Alterar estratégias;
  • Agir sob pressão;
  • Demonstrar pró atividade;
  • Dialogar com familiares e/ou vizinhança;
  • Despertar nos assistidos/usuários/educandos desejo para mudar de vida;
  • Acompanhar reuniões sócio-educativas;
  • Trocar experiências;
  • Receber demanda espontânea;
  • Orientar assistidos/usuários/ internos/ familiares e educandos sobre e os direitos e/ou deveres;
  • Demonstrar persistência;
  • Buscar identificação e empatia;
  • Tomar decisões;
  • Acompanhar educando nas atividades socioeducativas;
  • Denunciar situação de risco;
  • Demonstrar capacidade de compreensão;
  • Avaliar ações;
  • Assumir riscos;
  • Criar vínculos;
  • Servir de exemplo;
  • Realizar atividades artísticas;
  • Conscientezar sobre regras e normas;
  • Demonstrar coragem;
  • Participar da elaboração das normas;
  • Elaborar relatórios de atendimento e acompanhamento;
  • Desenvolver oficinas;
  • Preencher documentos;
  • Observar necessidades de assistidos/usuários/educandos;
  • Cadastrar assistidos/usuários/educandos/ internos;
  • Desenvolver dinâmica de grupo;
  • Realizar procedimentos de segurança;
  • Analisar práticas;
  • Demonstrar facilidade de comunicação;
  • Fazer recâmbio de assistidos/usuários/educandos;
  • Acompanhar a rotina diária do educando/ interno;
  • Receber informações sobre violação de direitos;
  • Realizar atividades de lazer e cultura;
  • Acompanhar assistidos/usuários/educandos/ internos a atendimentos;
  • Resgatar auto-estima;
  • Percorrer perímetros e áreas;
  • Realizar atividades recreativas e esportivas;
  • Demonstrar capacidade de negociação;
  • Permanecer em estado de alerta;
  • Apontar alternativas;
  • Verificar a ocorrência de violação de direitos;
  • Participar de equipes multidisciplinares;
  • Convidar assistidos/usuários para participar de atividade sócio-educativa;
  • Participar da elaboração de questionários;
  • Avaliar a adesão a medida socioeducativa;
  • Receber denúncias;
  • Fazer devolutiva;
  • Participar do planejamento do trabalho - ppp,pia,etc;
  • Atender solicitações dos assistidos/usuários/educandos/ internos;
  • Acolher educando;
  • Exercitar atividade de escuta;
  • Analisar resultados;
  • Inspirar confiança;
  • Respeitar diferenças;
  • Requisitar serviços;
  • Realizar atividades pedagógicas lúdicas;
  • Conscientizar sobre riscos;
  • Demonstrar entusiasmo;
  • Demonstrar auto-controle;
  • Acompanhar educandos e/ou técnicos em visitas domiciliares;
  • Demonstrar flexibilidade;
  • Identificar direito violado dos assistidos/usuários/educandos/ internos;
  • Analisar casos;
  • Aconselhar assistidos/usuários/educandos/ internos;
  • Observar comportamento de assistidos/usuários/educandos/ internos;

Profissões da Família Ocupacional

Divisões de categorias profissionais do CBO 5153-25

CBO 5153-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de socioeducador que pertence ao grupo dos trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Trabalhadores dos serviços de saúde
        • Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei