CBO 5153-25 - Socioeducador - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei
O profissional no cargo de Socioeducador CBO 5153-25 planeja e realiza ações socioeducativas para jovens infratores, em regimes de internação, de semiliberdade, de liberdade assistida e de internação provisória Cumpre legislação, procedimentos de segurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.
CBO 5153-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Socioeducador, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei CBO 5153-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5153-25
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei.
- Trabalhadores dos serviços.
O que faz um Socioeducador
O Socioeducador CBO 5153-25 planeja e realiza ações socioeducativas para jovens infratores, que possam contribuir para o desenvolvimento de suas competências para ser e conviver Acompanha a equipe técnica em visitas domiciliares, para diálogo com educando e familiares e para identificação de necessidades.
Recepciona e acolhe o educando, criando vínculo que facilita o reconhecimento das suas aptidões e habilidades, a sua conscientização sobre regras e normas, a sua reflexão sobre riscos, o resgate de sua autoestima e a consideração das suas alternativas de vida.
Desenvolve atividades recreativas, esportivas, culturais, de formação profissional, de lazer, além de oficinas de atividades artísticas Desenvolve com os adolescentes atividades da vida diária – alimentação, higiene pessoal e do ambiente -, para criar hábitos saudáveis de convivência.
Faz o acompanhamento pedagógico dos adolescentes Avalia a adesão a medidas socioeducativas, contribuindo com a elaboração do diagnóstico polidimensional e outros, como Plano Individual de Atendimento – PIA.
Avalia processos de trabalho, considerando casos, ações, práticas e estratégias.
Elabora relatórios - com avaliação dos programas realizados e com análise de estratégias utilizadas -, para subsidiar decisões sobre adoção de ações socioeducativas cada vez mais eficazes Quando atua em instituições de privação de liberdade, realiza procedimentos de segurança.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 5153-25 deve sensibilizar assistidos/usuários/ internos, avaliar processo de trabalho, identificar necessidades/demandas, demonstrar competências pessoais, desenvolver atividades sócio-educativas, abordar assistidos/usuários/educandos/ internos, desenvolver ações para garantir direitos dos assistidos/usuários /educandos/ internos, planejar trabalho, comunicar-se.
Condições de trabalho dessas profissões
Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei o trabalho é exercido em instituições ou nas ruas. As atividades são exercidas com alguma forma de supervisão, geralmente em equipes multidisciplinares. Os horários de trabalho são variados: tempo integral, revezamento de turno ou períodos determinados. Os trabalhores desta família ocupacional lidam diariamente com situações de risco,assistindo indivíduos com alteração de comportamento, agressividade e em vulnerabilidade.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5153-25
O acesso às ocupações da família é livre sem requisitos de escolaridade. No caso do Monitor de ressocialização prisional, exige-se segundo grau completo e curso básico. No caso dos socioeducadores, exige-se o segundo grau completo. Para a ocupação de conselheiro tutelar observa-se uma diversidade bastante acentuada no que diz respeito à escolaridade,que pode variar de ensino fundamental incompleto à superior completo.
Atividades exercidas por um Socioeducador CBO 5153-25
Um Socioeducador (ou sinônimo) deve receber demanda espontânea, demonstrar capacidade de negociação, receber informações sobre violação de direitos, conscientezar sobre regras e normas, acompanhar educandos e/ou técnicos em visitas domiciliares, exercitar atividade de escuta, observar comportamento de assistidos/usuários/educandos/ internos, aconselhar assistidos/usuários/educandos/ internos, percorrer perímetros e áreas, demonstrar auto-controle, despertar nos assistidos/usuários/educandos desejo para mudar de vida, servir de exemplo, desenvolver dinâmica de grupo, demonstrar persistência, despertar esperança, conscientizar sobre riscos, participar da elaboração do diagnóstico polidimensional, receber denúncias, dialogar com assistidos/usuários/educandos, aconselhar mudanças de comportamento, participar de equipes multidisciplinares, acompanhar educando nas atividades socioeducativas, identificar direito violado dos assistidos/usuários/educandos/ internos, demonstrar pró atividade, tomar decisões, fazer recâmbio de assistidos/usuários/educandos, demonstrar entusiasmo, analisar práticas, denunciar situação de risco, demonstrar facilidade de comunicação, assumir riscos, analisar casos, cadastrar assistidos/usuários/educandos/ internos, preencher documentos, analisar resultados, verificar a ocorrência de violação de direitos, observar necessidades de assistidos/usuários/educandos, realizar atividades artísticas, inspirar confiança, demonstrar coragem, acolher educando, realizar procedimentos de segurança, realizar atividades pedagógicas lúdicas, recepcionar educando/ interno, realizar atividades recreativas e esportivas, participar do planejamento do trabalho - ppp,pia,etc, respeitar diferenças, despertar aptidões, habilidades, abrir procedimento de atendimento, permanecer em estado de alerta, demonstrar flexibilidade, avaliar ações, apontar alternativas, avaliar a adesão a medida socioeducativa, acompanhar assistidos/usuários/educandos/ internos a atendimentos, trabalhar em equipe, realizar acompanhamento pedagógico, solicitar encaminhamento de educandos/ internos, contornar situações adversas, dialogar com familiares e/ou vizinhança, trocar experiências, realizar atividades de lazer e cultura, agir sob pressão, alterar estratégias, participar da elaboração das normas, acompanhar reuniões sócio-educativas, atender solicitações dos assistidos/usuários/educandos/ internos, demonstrar capacidade de compreensão, demonstrar criatividade, desenvolver oficinas, acompanhar a rotina diária do educando/ interno, administrar conflitos, requisitar serviços, participar da elaboração de questionários, fazer devolutiva, elaborar relatórios de atendimento e acompanhamento, buscar identificação e empatia, criar vínculos, orientar assistidos/usuários/ internos/ familiares e educandos sobre e os direitos e/ou deveres, convidar assistidos/usuários para participar de atividade sócio-educativa, resgatar auto-estima.