CBO 5153-25 - Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei - Salário, o que faz, descrição do cargo

CBO 5153-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços de saúde, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei CBO 5153-25 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 5153-25

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
    • Trabalhadores dos serviços.
      • Trabalhadores dos serviços de saúde.
        • Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei.

Descrição dos cargos da categoria Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Os Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei CBO 5153-25 visam garantir a atenção, defesa e proteção a pessoas em situações de risco pessoal,social e a adolescentes em conflito com a lei. Procuram assegurar seus direitos, abordando-as, sensibilizando-as e identificando suas necessidades e demandas. Controlam o acesso de pessoas e veículos em unidade penal e Conduzem presos ou internados para desenvolvimento de atividades culturais, esportivas, escolares, laborativas, recreativas e ressocializadoras,.

Condições de trabalho

Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei o trabalho é exercido em instituições ou nas ruas. As atividades são exercidas com alguma forma de supervisão, geralmente em equipes multidisciplinares. Os horários de trabalho são variados: tempo integral, revezamento de turno ou períodos determinados. Os trabalhores desta família ocupacional lidam diariamente com situações de risco,assistindo indivíduos com alteração de comportamento, agressividade e em vulnerabilidade.

Exigências do mercado de trabalho

O acesso às ocupações da família é livre sem requisitos de escolaridade. No caso do Monitor de ressocialização prisional, exige-se segundo grau completo e curso básico. No caso dos socioeducadores, exige-se o segundo grau completo. Para a ocupação de conselheiro tutelar observa-se uma diversidade bastante acentuada no que diz respeito à escolaridade,que pode variar de ensino fundamental incompleto à superior completo.

Funções dos Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei CBO 5153-25

Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei devem:

  • comunicar-se;
  • desenvolver ações para garantir direitos dos assistidos/usuários /educandos/ internos;
  • planejar trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • identificar necessidades/demandas;
  • avaliar processo de trabalho;
  • sensibilizar assistidos/usuários/ internos;
  • desenvolver atividades socioeducativas;
  • abordar assistidos/usuários/educandos/ internos;
  • Atividades dos cargos CBO 5153-25

    Entre as principais atribuições dos Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei CBO 5153-25 estão as de:

    • aconselhar assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • inspirar confiança;
    • requisitar serviços;
    • solicitar encaminhamento de educandos/ internos;
    • participar do planejamento do trabalho (ppp, pia, etc);
    • demonstrar entusiasmo;
    • identificar direito violado dos assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • alterar estratégias;
    • despertar esperança;
    • verificar a ocorrência de violação de direitos;
    • cadastrar assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • participar da elaboração de questionários;
    • trabalhar em equipe;
    • acompanhar a rotina diária do educando/ interno;
    • realizar atividades pedagógicas lúdicas;
    • analisar resultados;
    • orientar assistidos/usuários/ internos/ familiares e educandos sobre e os direitos e/ou deveres;
    • receber demanda espontânea;
    • despertar nos assistidos/usuários/educandos desejo para mudar de vida;
    • participar da elaboração das normas;
    • acompanhar educando nas atividades socioeducativas;
    • tomar decisões;
    • abrir procedimento de atendimento;
    • demonstrar capacidade de compreensão;
    • acompanhar reuniões socioeducativas;
    • elaborar relatórios de atendimento e acompanhamento;
    • fazer recâmbio de assistidos/usuários/educandos;
    • realizar atividades de lazer e cultura;
    • dialogar com familiares e/ou vizinhança;
    • despertar aptidões, habilidades;
    • agir sob pressão;
    • exercitar atividade de escuta;
    • conscientizar sobre regras e normas;
    • convidar assistidos/usuários para participar de atividade socioeducativa;
    • demonstrar criatividade;
    • realizar acompanhamento pedagógico;
    • administrar conflitos;
    • dialogar com assistidos/usuários/educandos;
    • desenvolver oficinas;
    • servir de exemplo;
    • trocar experiências;
    • desenvolver dinâmica de grupo;
    • observar comportamento de assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • conscientizar sobre riscos;
    • buscar identificação e empatia;
    • acompanhar assistidos/usuários/educandos/ internos a atendimentos;
    • demonstrar persistência;
    • observar necessidades de assistidos/usuários/educandos;
    • criar vínculos;
    • atender solicitações dos assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • denunciar situação de risco;
    • avaliar a adesão a medida socioeducativa;
    • fazer devolutiva;
    • demonstrar autocontrole;
    • realizar atividades recreativas e esportivas;
    • contornar situações adversas;
    • analisar práticas;
    • demonstrar flexibilidade;
    • acolher educando;
    • recepcionar educando/ interno;
    • demonstrar coragem;
    • respeitar diferenças;
    • permanecer em estado de alerta;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • receber informações sobre violação de direitos;
    • assumir riscos;
    • analisar casos;
    • participar de equipes multidisciplinares;
    • avaliar ações;
    • resgatar autoestima;
    • acompanhar educandos e/ou técnicos em visitas domiciliares;
    • apontar alternativas;
    • aconselhar mudanças de comportamento;
    • receber denúncias;
    • realizar procedimentos de segurança;
    • realizar atividades artísticas;
    • participar da elaboração do diagnóstico polidimensional;
    • preencher documentos;
    • demonstrar facilidade de comunicação;
    • demonstrar pró atividade;
    • percorrer perímetros e áreas;

    Cargos e salários CBO 5153-25 - Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Cargo/Profissão Local
    Agente de Segurança Socioeducativa Brasil
    Agente Educacional Brasil
    Atendente de Reintegração Social Brasil
    Socioeducador Brasil
    Agente de Apoio Socioeducativo Brasil
    Socioeducador São Paulo
    Socioeducador Minas Gerais
    Socioeducador Belo Horizonte, MG
    Socioeducador São Bernardo do Campo, SP
    Socioeducador Salvador, BA
    Socioeducador São Paulo, SP
    Agente de Apoio Socioeducativo Salvador, BA
    Agente de Apoio Socioeducativo Minas Gerais
    Agente de Apoio Socioeducativo Porto Alegre, RS
    Agente de Apoio Socioeducativo São Paulo
    Agente de Apoio Socioeducativo São Paulo, SP
    Agente de Apoio Socioeducativo Belo Horizonte, MG
    Agente de Apoio Socioeducativo Niterói, RJ
    Agente de Apoio Socioeducativo Ribeirão Preto, SP
    Agente de Segurança Socioeducativa Salvador, BA
    Agente de Segurança Socioeducativa São Paulo, SP
    Agente de Segurança Socioeducativa Minas Gerais
    Agente de Segurança Socioeducativa Belo Horizonte, MG
    Agente Educacional Florianópolis, SC
    Agente Educacional Porto Alegre, RS
    Agente Educacional São Paulo
    Agente Educacional São Paulo, SP
    Agente Educacional Araraquara, SP
    Agente Educacional Salvador, BA
    Agente Educacional Belo Horizonte, MG
    Para ver a pesquisa salarial completa para o cargo em cada uma das cidades da tabela, clique nos links das localidades da lista. Para ver o salário em outras cidades além dessas utilize a Busca Salarial