CBO 5153-10 - Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 5153-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei CBO 5153-10 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5153-10
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei.
- Trabalhadores dos serviços.
Funções
desenvolver ações para garantir direitos dos assistidos/usuários /educandos/ internos, demonstrar competências pessoais, desenvolver atividades sócio-educativas, identificar necessidades/demandas, planejar trabalho, comunicar-se, sensibilizar assistidos/usuários/ internos, avaliar processo de trabalho, abordar assistidos/usuários/educandos/ internos.
Atividades
inspirar confiança, orientar assistidos/usuários/ internos/ familiares e educandos sobre e os direitos e/ou deveres, administrar conflitos, encaminhar documentação oficial, preencher documentos, receber informações sobre violação de direitos, definir rotina administrativa, notificar pessoas e entidades, apontar alternativas, convidar assistidos/usuários para participar de atividade sócio-educativa, estabelecer parcerias com entidades públicas e/ou privadas, participar da elaboração de questionários, servir de exemplo, demonstrar facilidade de comunicação, definir objetivos, trabalhar em equipe, dialogar com familiares e/ou vizinhança, dialogar com assistidos/usuários/educandos, receber demanda espontânea, pesquisar histórico familiar, desenvolver oficinas, participar da elaboração das normas, fazer devolutiva, respeitar diferenças, observar necessidades de assistidos/usuários/educandos, abrir procedimento de atendimento, desenvolver dinâmica de grupo, percorrer perímetros e áreas, conscientizar sobre riscos, solicitar resgate de assistidos/usuários/ internos, encaminhar assistidos/usuários / internos/ familiares a entidades e serviços, realizar visitas domiciliares, criar vínculos, levantar dados estatísticos, demonstrar coragem, cadastrar assistidos/usuários/educandos/ internos, demonstrar flexibilidade, identificar público-alvo, mapear perímetros ou áreas, realizar atividades de lazer e cultura, estabelecer cronograma, assumir riscos, avaliar ações, despertar nos assistidos/usuários/educandos desejo para mudar de vida, acompanhar reuniões sócio-educativas, demonstrar persistência, tomar decisões, demonstrar capacidade de compreensão, demonstrar entusiasmo, resgatar assistidos/usuários/ internos, observar comportamento de assistidos/usuários/educandos/ internos, identificar direito violado dos assistidos/usuários/educandos/ internos, resgatar auto-estima, planejar eventos, despertar esperança, demonstrar pró atividade, aconselhar assistidos/usuários/educandos/ internos, demonstrar capacidade de negociação, analisar resultados, definir metodologia de trabalho, agir sob pressão, elaborar relatórios de atendimento e acompanhamento, demonstrar criatividade, despertar aptidões, habilidades, agendar visitas, denunciar situação de risco, avaliar reinserção dos assistidos/usuários, receber pedidos de ajuda da família, realizar atividades recreativas e esportivas, buscar identificação e empatia, mapear público-alvo, demonstrar auto-controle, verificar denúncias, definir metas, acompanhar reinserção familiar e social dos assistidos/usuários, acompanhar assistidos/usuários/educandos/ internos a atendimentos, aconselhar mudanças de comportamento, realizar atividades artísticas, contornar situações adversas, trocar experiências, analisar práticas, analisar casos, permanecer em estado de alerta, exercitar atividade de escuta, fazer recâmbio de assistidos/usuários/educandos, alterar estratégias, avistar assistidos/usuários, construir hábitos, definir estratégias, aproximar-se dos assistidos/usuários, estabelecer roteiro de visitas, atender solicitações dos assistidos/usuários/educandos/ internos, monitorar comportamento.