CBO 5153-10 - Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 5153-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços de saúde, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).
Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei CBO 5153-10 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5153-10
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Trabalhadores dos serviços.
- Trabalhadores dos serviços de saúde.
- Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei.
Descrição dos cargos da categoria Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei
Os Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei CBO 5153-10 visam garantir a atenção, defesa e proteção a pessoas em situações de risco pessoal,social e a adolescentes em conflito com a lei. Procuram assegurar seus direitos, abordando-as, sensibilizando-as e identificando suas necessidades e demandas. Controlam o acesso de pessoas e veículos em unidade penal e Conduzem presos ou internados para desenvolvimento de atividades culturais, esportivas, escolares, laborativas, recreativas e ressocializadoras,.
Condições de trabalho
Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei o trabalho é exercido em instituições ou nas ruas. As atividades são exercidas com alguma forma de supervisão, geralmente em equipes multidisciplinares. Os horários de trabalho são variados: tempo integral, revezamento de turno ou períodos determinados. Os trabalhores desta família ocupacional lidam diariamente com situações de risco,assistindo indivíduos com alteração de comportamento, agressividade e em vulnerabilidade.
Exigências do mercado de trabalho
O acesso às ocupações da família é livre sem requisitos de escolaridade. No caso do Monitor de ressocialização prisional, exige-se segundo grau completo e curso básico. No caso dos socioeducadores, exige-se o segundo grau completo. Para a ocupação de conselheiro tutelar observa-se uma diversidade bastante acentuada no que diz respeito à escolaridade,que pode variar de ensino fundamental incompleto à superior completo.
Funções dos Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei CBO 5153-10
Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei devem:
Atividades dos cargos CBO 5153-10
Entre as principais atribuições dos Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei CBO 5153-10 estão as de:
- pesquisar histórico familiar;
- elaborar relatórios de atendimento e acompanhamento;
- levantar dados estatísticos;
- demonstrar flexibilidade;
- avistar assistidos/usuários;
- exercitar atividade de escuta;
- receber informações sobre violação de direitos;
- alterar estratégias;
- abrir procedimento de atendimento;
- estabelecer roteiro de visitas;
- criar vínculos;
- preencher documentos;
- dialogar com familiares e/ou vizinhança;
- convidar assistidos/usuários para participar de atividade socioeducativa;
- trabalhar em equipe;
- definir rotina administrativa;
- demonstrar capacidade de compreensão;
- contornar situações adversas;
- demonstrar criatividade;
- aconselhar mudanças de comportamento;
- assumir riscos;
- aproximar-se dos assistidos/usuários;
- desenvolver oficinas;
- demonstrar entusiasmo;
- demonstrar coragem;
- verificar denúncias;
- servir de exemplo;
- receber pedidos de ajuda da família;
- desenvolver dinâmica de grupo;
- realizar atividades de lazer e cultura;
- demonstrar autocontrole;
- participar da elaboração de questionários;
- resgatar autoestima;
- definir estratégias;
- orientar assistidos/usuários/ internos/ familiares e educandos sobre e os direitos e/ou deveres;
- despertar aptidões, habilidades;
- identificar público-alvo;
- identificar direito violado dos assistidos/usuários/educandos/ internos;
- tomar decisões;
- realizar atividades artísticas;
- acompanhar assistidos/usuários/educandos/ internos a atendimentos;
- administrar conflitos;
- permanecer em estado de alerta;
- avaliar reinserção dos assistidos/usuários;
- avaliar ações;
- estabelecer cronograma;
- aconselhar assistidos/usuários/educandos/ internos;
- acompanhar reuniões socioeducativas;
- inspirar confiança;
- realizar atividades recreativas e esportivas;
- percorrer perímetros e áreas;
- dialogar com assistidos/usuários/educandos;
- fazer recâmbio de assistidos/usuários/educandos;
- definir objetivos;
- encaminhar documentação oficial;
- participar da elaboração das normas;
- acompanhar reinserção familiar e social dos assistidos/usuários;
- buscar identificação e empatia;
- analisar casos;
- analisar resultados;
- mapear público-alvo;
- observar necessidades de assistidos/usuários/educandos;
- estabelecer parcerias com entidades públicas e/ou privadas;
- despertar nos assistidos/usuários/educandos desejo para mudar de vida;
- conscientizar sobre riscos;
- respeitar diferenças;
- monitorar comportamento;
- demonstrar capacidade de negociação;
- atender solicitações dos assistidos/usuários/educandos/ internos;
- mapear perímetros ou áreas;
- demonstrar facilidade de comunicação;
- demonstrar persistência;
- solicitar resgate de assistidos/usuários/ internos;
- construir hábitos;
- definir metodologia de trabalho;
- receber demanda espontânea;
- definir metas;
- resgatar assistidos/usuários/ internos;
- encaminhar assistidos/usuários / internos/ familiares a entidades e serviços;
- denunciar situação de risco;
- apontar alternativas;
- agendar visitas;
- demonstrar pró atividade;
- notificar pessoas e entidades;
- realizar visitas domiciliares;
- planejar eventos;
- trocar experiências;
- analisar práticas;
- despertar esperança;
- agir sob pressão;
- fazer devolutiva;
- observar comportamento de assistidos/usuários/educandos/ internos;
- cadastrar assistidos/usuários/educandos/ internos;