CBO 5153-10 - Agente de ação social
Entenda o que fazem os trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Agente de ação social e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Agente de ação social
Cuida de pessoas em situação de risco e/ou vulnerabilidade social, violência e exploração física e psicológica, em centros de referência de assistência social. Auxilia no planejamento de projetos ou programas sociais. Desenvolve ações de natureza socioeducativa, atividades recreativas, esportivas, culturais e de lazer. Cumpre legislação, procedimentos de serviços de atendimento social e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente.Funções Detalhadas
Desenvolve ações de natureza socioeducativa, atividades recreativas, esportivas, culturais e de lazer para pessoas - em especial crianças, jovens e idosos - em situação de risco e/ou vulnerabilidade social, violência e exploração física e psicológica.
Realiza atendimento interno - em instituições - ou externo - em visitas domiciliares e espaços públicos -, para identificação de possíveis situações de violações de direitos de pessoas ou de grupos vulneráveis.
Participa na verificação de denúncias e de pedidos de ajuda de famílias em situação de risco, que poderão ser encaminhadas a instituições e a serviços de apoio e proteção.
Auxilia na análise das práticas, na avaliação do resultado das ações e na elaboração de relatórios sobre a efetividade do atendimento realizado. Pode auxiliar na redefinição de ações e estratégias.
Pode participar do estabelecimento de parcerias com entidades públicas ou privadas.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | BANCO DE DADOS | 2 | 2 | 2 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | ESPORTES E JOGOS | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | EXERCÍCIOS FÍSICOS | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS CONHECIMENTOS DE DIREITO (ESPECIFICAR:...) - ESTATUTOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. DO IDOSO E DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA | 2 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS CONHECIMENTOS DE DIREITO (ESPECIFICAR:...) - SISTEMA ÚNICO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL-SUAS E SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ESTUDOS SOCIAIS | TRABALHO SOCIAL | 2 | 2 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA | 4 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES (ESPECIFICAR:...) - ARTE-EDUCAÇÃO | 2 | 2 | 2 | |
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | METODOLOGIA DE PROJETOS | AVALIAÇÃO DE PROJETO | 2 | 2 | 1 | |
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | METODOLOGIA DE PROJETOS | DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS | 3 | 3 | 2 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES | APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS | 3 | 3 | 2 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES | ENTREVISTA | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS | DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS | 4 | 4 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | PRIMEIROS SOCORROS | 2 | 2 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | REABILITAÇÃO DE DEPENDENTES QUÍMICOS | REDUÇÃO DE DANOS E REINSERÇÃO SOCIAL | 3 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | QUALIDADE DE VIDA | APOIO ÀS ATIVIDADES DA VIDA DIÁRIA | 2 | 2 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | QUALIDADE DE VIDA | PROMOÇÃO DE ATIVIDADES PARA O BEM-ESTAR | 2 | 2 | 2 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | EVENTOS E LAZER | PLANEJAMENTO DE EVENTOS | 3 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS | CUIDADOS COM A CRIANÇA | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | COMUNICAÇÃO SOCIAL COMUNITÁRIA | 2 | 2 | 2 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | IDENTFICAÇÃO DE NECESSIDADES E DEMANDAS COMUNITÁRIAS | 4 | 5 | 2 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | POLÍTICAS PÚBLICAS SOCIAIS | 4 | 5 | 2 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | OUTROS CONHECIMENTOS DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL (ESPECIFICAR:..) - CONSELHOS DE DIREITOS, DEFENSORIA E MINISTÉRIO PÚBLICO, CONSELHO TUTELAR, DELEGACIA DA MULHER E DO IDOSO | 4 | 4 | 2 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | NEGOCIAÇÃO | 2 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 1 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 1 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 1 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 1 | 1 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | SINTETIZAÇÃO DE DADOS | 1 | 1 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 2 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM | 1 | 1 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | VIGOR (ESTAMINA) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 3 | 3 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA | TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO | 3 |
Condições de Trabalho
O trabalho é exercido em instituições ou nas ruas. As atividades são exercidas com alguma forma de supervisão, geralmente em equipes multidisciplinares. Os horários de trabalho são variados: tempo integral, revezamento de turno ou períodos determinados. Os trabalhores desta família ocupacional lidam diariamente com situações de risco,assistindo indivíduos com alteração de comportamento, agressividade e em vulnerabilidade.Exigências do mercado de trabalho
O acesso às ocupações da família é livre sem requisitos de escolaridade. No caso do Monitor de ressocialização prisional, exige-se segundo grau completo e curso básico. No caso dos socioeducadores, exige-se o segundo grau completo. Para a ocupação de conselheiro tutelar observa-se uma diversidade bastante acentuada no que diz respeito à escolaridade,que pode variar de ensino fundamental incompleto à superior completo.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- avaliar processo de trabalho;
- desenvolver atividades sócio-educativas;
- planejar trabalho;
- identificar necessidades/demandas;
- abordar assistidos/usuários/educandos/ internos;
- sensibilizar assistidos/usuários/ internos;
- desenvolver ações para garantir direitos dos assistidos/usuários /educandos/ internos;
- demonstrar competências pessoais;
- comunicar-se;
- demonstrar persistência;
- avaliar reinserção dos assistidos/usuários;
- realizar visitas domiciliares;
- encaminhar documentação oficial;
- realizar atividades recreativas e esportivas;
- servir de exemplo;
- participar da elaboração das normas;
- demonstrar flexibilidade;
- cadastrar assistidos/usuários/educandos/ internos;
- administrar conflitos;
- demonstrar entusiasmo;
- receber demanda espontânea;
- fazer recâmbio de assistidos/usuários/educandos;
- identificar público-alvo;
- demonstrar capacidade de compreensão;
- buscar identificação e empatia;
- avistar assistidos/usuários;
- demonstrar capacidade de negociação;
- levantar dados estatísticos;
- aproximar-se dos assistidos/usuários;
- estabelecer roteiro de visitas;
- resgatar auto-estima;
- agir sob pressão;
- despertar aptidões, habilidades;
- receber informações sobre violação de direitos;
- pesquisar histórico familiar;
- dialogar com assistidos/usuários/educandos;
- participar da elaboração de questionários;
- respeitar diferenças;
- estabelecer cronograma;
- percorrer perímetros e áreas;
- definir objetivos;
- tomar decisões;
- mapear público-alvo;
- notificar pessoas e entidades;
- observar necessidades de assistidos/usuários/educandos;
- realizar atividades artísticas;
- preencher documentos;
- analisar resultados;
- dialogar com familiares e/ou vizinhança;
- construir hábitos;
- demonstrar coragem;
- analisar casos;
- orientar assistidos/usuários/ internos/ familiares e educandos sobre e os direitos e/ou deveres;
- elaborar relatórios de atendimento e acompanhamento;
- receber pedidos de ajuda da família;
- desenvolver oficinas;
- demonstrar facilidade de comunicação;
- abrir procedimento de atendimento;
- demonstrar auto-controle;
- trocar experiências;
- aconselhar mudanças de comportamento;
- trabalhar em equipe;
- definir estratégias;
- identificar direito violado dos assistidos/usuários/educandos/ internos;
- acompanhar reinserção familiar e social dos assistidos/usuários;
- observar comportamento de assistidos/usuários/educandos/ internos;
- conscientizar sobre riscos;
- monitorar comportamento;
- convidar assistidos/usuários para participar de atividade sócio-educativa;
- criar vínculos;
- despertar nos assistidos/usuários/educandos desejo para mudar de vida;
- resgatar assistidos/usuários/ internos;
- estabelecer parcerias com entidades públicas e/ou privadas;
- desenvolver dinâmica de grupo;
- realizar atividades de lazer e cultura;
- encaminhar assistidos/usuários / internos/ familiares a entidades e serviços;
- inspirar confiança;
- acompanhar assistidos/usuários/educandos/ internos a atendimentos;
- demonstrar criatividade;
- solicitar resgate de assistidos/usuários/ internos;
- aconselhar assistidos/usuários/educandos/ internos;
- acompanhar reuniões sócio-educativas;
- denunciar situação de risco;
- atender solicitações dos assistidos/usuários/educandos/ internos;
- apontar alternativas;
- definir rotina administrativa;
- analisar práticas;
- demonstrar pró atividade;
- contornar situações adversas;
- definir metodologia de trabalho;
- alterar estratégias;
- despertar esperança;
- exercitar atividade de escuta;
- avaliar ações;
- permanecer em estado de alerta;
- definir metas;
- fazer devolutiva;
- agendar visitas;
- mapear perímetros ou áreas;
- planejar eventos;
- assumir riscos;
- verificar denúncias;
Divisões de categorias profissionais do CBO 5153-10
CBO 5153-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de agente de ação social que pertence ao grupo dos trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
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- Trabalhadores dos serviços
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- Trabalhadores dos serviços de saúde
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- Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei
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