CBO 5153-20 - Conselheiro tutelar
Entenda o que fazem os trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Conselheiro tutelar e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Conselheiro tutelar
O Conselheiro Tutelar promove e aplica medidas de proteção e defesa de crianças e de adolescentes diante de situações de violação de direitos e de risco pessoal e social. Atua em conformidade com a legislação – Estatuto da Criança e do Adolescente, em especial – e com normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 5153-20
Atende e aconselha pais ou responsáveis de crianças e adolescentes que se encontram em situação vulnerável. Solicita resgate e acompanha os familiares e assistidos aos serviços de apoio e atendimento.
Promove atividades socioeducativas para a comunidade, com a finalidade de orientá-la como agir diante de situações de risco para crianças e adolescentes.
Requisita e encaminha os menores a serviços nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança.
Informa sobre direitos violados ao Ministério Público, ao Poder Judiciário e a outros órgãos competentes.
Representa junto à autoridade judiciária, nos casos de descumprimento injustificado de suas deliberações.
Fiscaliza entidades de atendimento a crianças e adolescentes.
Notifica pessoas e entidades.
Elabora relatório com análise das práticas e dos resultados de ações, para avaliar a efetividade dos atendimentos na promoção de direitos, reinserção familiar e social das crianças e dos adolescentes. Encaminha relatório aos órgãos competentes.
Assessora o poder público no planejamento e formulação de políticas e planos municipais de atendimento à criança, ao adolescente e às suas famílias.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | BANCO DE DADOS | 2 | 2 | 2 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 4 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 4 | 4 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA | 4 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | LEI E NORMAS RELACIONADAS AOS PROGRAMAS DE APRENDIZAGEM | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS CONHECIMENTOS DE DIREITO (ESPECIFICAR:...) - DIREITO DA FAMÍLIA | 4 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS CONHECIMENTOS DE DIREITO (ESPECIFICAR:...) - ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, SISTEMA ÚNICO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - SUAS, ESTATUTO DA JUVENTUDE E LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO | 4 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ESTUDOS SOCIAIS | TRABALHO SOCIAL | 3 | 4 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO | 3 | 4 | 3 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS | DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS | 3 | 4 | 4 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS | LIDERANÇA | 2 | 3 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | PRIMEIROS SOCORROS | 2 | 2 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA E ORDEM PÚBLICA | 2 | 2 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | AÇÕES PREVENTIVAS | 2 | 2 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SAÚDE COLETIVA | SAÚDE PÚBLICA | 2 | 2 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SAÚDE COLETIVA | SERVIÇOS DE VACINAÇÃO | 2 | 2 | 1 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SAÚDE COLETIVA | SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - ESTRUTURA, PRINCÍPIOS E COMO FUNCIONA | 2 | 2 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | ATIVIDADES DE CULTURA E LAZER | 2 | 2 | 2 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | COMUNICAÇÃO SOCIAL COMUNITÁRIA | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | IDENTFICAÇÃO DE NECESSIDADES E DEMANDAS COMUNITÁRIAS | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | POLÍTICAS PÚBLICAS SOCIAIS | 3 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | OUTROS CONHECIMENTOS DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL (ESPECIFICAR:..) - CONSELHOS DE DIREITOS, DEFENSORIA E MINISTÉRIO PÚBLICO, CONSELHO TUTELAR E DELEGACIAS DE POLÍCIA | 2 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR | LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL | 2 | 2 | 2 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR | RELAÇÃO ESCOLA–SOCIEDADE | 2 | 2 | 2 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS E DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | NORMAS REGULAMENTADORAS NA ÁREA EDUCACIONAL | 1 | 1 | 2 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | PERSUASÃO | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | NEGOCIAÇÃO | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 1 | 1 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 1 | 1 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 3 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 2 | 3 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA NA EXECUÇÃO DAS TAREFAS QUE LHE FORAM ATRIBUÍDAS | 2 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 2 |
Condições de Trabalho
Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei o trabalho é exercido em instituições ou nas ruas. As atividades são exercidas com alguma forma de supervisão, geralmente em equipes multidisciplinares. Os horários de trabalho são variados: tempo integral, revezamento de turno ou períodos determinados. Os trabalhores desta família ocupacional lidam diariamente com situações de risco,assistindo indivíduos com alteração de comportamento, agressividade e em vulnerabilidade.
Exigências do mercado de trabalho
O acesso às ocupações da família é livre sem requisitos de escolaridade. No caso do Monitor de ressocialização prisional, exige-se segundo grau completo e curso básico. No caso dos socioeducadores, exige-se o segundo grau completo. Para a ocupação de conselheiro tutelar observa-se uma diversidade bastante acentuada no que diz respeito à escolaridade,que pode variar de ensino fundamental incompleto à superior completo.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Avaliar processo de trabalho;
- Desenvolver atividades sócio-educativas;
- Identificar necessidades/demandas;
- Planejar trabalho;
- Demonstrar competências pessoais;
- Comunicar-se;
- Sensibilizar assistidos/usuários/ internos;
- Abordar assistidos/usuários/educandos/ internos;
- Desenvolver ações para garantir direitos dos assistidos/usuários /educandos/ internos;
- Trabalhar em equipe;
- Conscientizar sobre riscos;
- Acompanhar reuniões sócio-educativas;
- Despertar nos assistidos/usuários/educandos desejo para mudar de vida;
- Administrar conflitos;
- Aconselhar assistidos/usuários/educandos/ internos;
- Fazer devolutiva;
- Acompanhar reinserção familiar e social dos assistidos/usuários;
- Cadastrar assistidos/usuários/educandos/ internos;
- Informar ministério público e/ou poder judiciário os direitos violados;
- Tomar decisões;
- Despertar aptidões, habilidades;
- Demonstrar capacidade de negociação;
- Buscar identificação e empatia;
- Contornar situações adversas;
- Estabelecer parcerias com entidades públicas e/ou privadas;
- Servir de exemplo;
- Pesquisar histórico familiar;
- Fiscalizar entidades de atendimento a crianças e adolecentes;
- Definir objetivos;
- Alterar estratégias;
- Orientar assistidos/usuários/ internos/ familiares e educandos sobre e os direitos e/ou deveres;
- Receber demanda espontânea;
- Participar da elaboração das normas;
- Trocar experiências;
- Monitorar comportamento;
- Analisar resultados;
- Demonstrar auto-controle;
- Definir estratégias;
- Demonstrar pró atividade;
- Dialogar com familiares e/ou vizinhança;
- Inspirar confiança;
- Dialogar com assistidos/usuários/educandos;
- Verificar denúncias;
- Encaminhar assistidos/usuários / internos/ familiares a entidades e serviços;
- Levantar dados estatísticos;
- Avaliar reinserção dos assistidos/usuários;
- Apontar alternativas;
- Definir rotina administrativa;
- Notificar pessoas e entidades;
- Convidar assistidos/usuários para participar de atividade sócio-educativa;
- Demonstrar facilidade de comunicação;
- Avistar assistidos/usuários;
- Definir metas;
- Analisar práticas;
- Identificar público-alvo;
- Respeitar diferenças;
- Encaminhar documentação oficial;
- Exercitar atividade de escuta;
- Estabelecer roteiro de visitas;
- Receber pedidos de ajuda da família;
- Demonstrar coragem;
- Avaliar ações;
- Observar comportamento de assistidos/usuários/educandos/ internos;
- Demonstrar flexibilidade;
- Resgatar assistidos/usuários/ internos;
- Aconselhar mudanças de comportamento;
- Identificar direito violado dos assistidos/usuários/educandos/ internos;
- Definir metodologia de trabalho;
- Preencher documentos;
- Estabelecer cronograma;
- Demonstrar criatividade;
- Aproximar-se dos assistidos/usuários;
- Acompanhar assistidos/usuários/educandos/ internos a atendimentos;
- Assumir riscos;
- Solicitar resgate de assistidos/usuários/ internos;
- Analisar casos;
- Criar vínculos;
- Realizar visitas domiciliares;
- Demonstrar persistência;
- Requisitar serviços;
- Resgatar auto-estima;
- Despertar esperança;
- Permanecer em estado de alerta;
- Abrir procedimento de atendimento;
- Planejar eventos;
- Demonstrar entusiasmo;
- Atender solicitações dos assistidos/usuários/educandos/ internos;
- Receber denúncias;
- Assessorar poder público na implantação de programas e projetos;
- Agendar visitas;
- Demonstrar capacidade de compreensão;
- Elaborar relatórios de atendimento e acompanhamento;
- Observar necessidades de assistidos/usuários/educandos;
- Agir sob pressão;
Profissões da Família Ocupacional
- Conselheiro Tutelar
- Socioeducador
- Agente de Proteção Social
- Agente de Proteção Social de Rua
- Agente Social
- Conselheiro de Dependente Químico
- Agente de Apoio Socioeducativo
- Agente de Segurança Socioeducativa
- Agente Educacional
- Atendente de Reintegração Social
Divisões de categorias profissionais do CBO 5153-20
CBO 5153-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de conselheiro tutelar que pertence ao grupo dos trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
-
- Trabalhadores dos serviços
-
-
- Trabalhadores dos serviços de saúde
-
-
-
-
- Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei
-
-