CBO 5153-15 - Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 5153-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei CBO 5153-15 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5153-15
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei.
- Trabalhadores dos serviços.
Funções
abordar assistidos/usuários/educandos/ internos, identificar necessidades/demandas, planejar trabalho, desenvolver atividades sócio-educativas, demonstrar competências pessoais, sensibilizar assistidos/usuários/ internos, desenvolver ações para garantir direitos dos assistidos/usuários /educandos/ internos, avaliar processo de trabalho, comunicar-se.
Atividades
definir objetivos, aconselhar assistidos/usuários/educandos/ internos, receber demanda espontânea, aproximar-se dos assistidos/usuários, exercitar atividade de escuta, realizar reuniões para avaliação dos assistidos/usuários, levantar dados estatísticos, inspirar confiança, administrar conflitos, realizar atividades de laborterapia, realizar atividades recreativas e esportivas, apontar alternativas, demonstrar coragem, demonstrar entusiasmo, dialogar com assistidos/usuários/educandos, observar necessidades de assistidos/usuários/educandos, atender solicitações dos assistidos/usuários/educandos/ internos, analisar resultados, desenvolver dinâmica de grupo, definir metas, respeitar diferenças, abrir procedimento de atendimento, resgatar auto-estima, trocar experiências, acompanhar reinserção familiar e social dos assistidos/usuários, despertar nos assistidos/usuários/educandos desejo para mudar de vida, dialogar com familiares e/ou vizinhança, agir sob pressão, elaborar relatórios de atendimento e acompanhamento, demonstrar facilidade de comunicação, fazer recâmbio de assistidos/usuários/educandos, acompanhar assistidos/usuários/educandos/ internos a atendimentos, pesquisar histórico familiar, estabelecer cronograma, buscar identificação e empatia, realizar terapias em grupo, convidar assistidos/usuários para participar de atividade sócio-educativa, demonstrar auto-controle, realizar atividades voltadas para a espiritualidade, conscientizar sobre riscos, avaliar ações, construir hábitos, demonstrar capacidade de compreensão, demonstrar pró atividade, contornar situações adversas, tomar decisões, analisar práticas, encaminhar documentação oficial, permanecer em estado de alerta, definir rotina administrativa, avaliar reinserção dos assistidos/usuários, avaliar adesão ao tratamento, definir estratégias, alterar estratégias, assumir riscos, despertar esperança, analisar casos, desenvolver oficinas, demonstrar criatividade, preencher documentos, servir de exemplo, criar vínculos, fazer devolutiva, notificar pessoas e entidades, participar da elaboração de questionários, demonstrar capacidade de negociação, trabalhar em equipe, agendar visitas, aconselhar mudanças de comportamento, demonstrar persistência, resgatar assistidos/usuários/ internos, orientar assistidos/usuários/ internos/ familiares e educandos sobre e os direitos e/ou deveres, estabelecer parcerias com entidades públicas e/ou privadas, definir metodologia de trabalho, encaminhar assistidos/usuários / internos/ familiares a entidades e serviços, acompanhar reuniões sócio-educativas, solicitar resgate de assistidos/usuários/ internos, despertar aptidões, habilidades, observar comportamento de assistidos/usuários/educandos/ internos, cadastrar assistidos/usuários/educandos/ internos, monitorar comportamento, demonstrar flexibilidade, receber pedidos de ajuda da família, participar da elaboração das normas, planejar eventos.