CBO 5153-05 - Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 5153-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei CBO 5153-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5153-05
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei.
- Trabalhadores dos serviços.
Funções
demonstrar competências pessoais, sensibilizar assistidos/usuários/ internos, desenvolver ações para garantir direitos dos assistidos/usuários /educandos/ internos, planejar trabalho, identificar necessidades/demandas, comunicar-se, desenvolver atividades sócio-educativas, avaliar processo de trabalho, abordar assistidos/usuários/educandos/ internos.
Atividades
demonstrar entusiasmo, avistar assistidos/usuários, fazer recâmbio de assistidos/usuários/educandos, demonstrar pró atividade, acompanhar reinserção familiar e social dos assistidos/usuários, encaminhar assistidos/usuários / internos/ familiares a entidades e serviços, definir metodologia de trabalho, solicitar resgate de assistidos/usuários/ internos, buscar identificação e empatia, agendar visitas, analisar práticas, abrir procedimento de atendimento, criar vínculos, agir sob pressão, estabelecer parcerias com entidades públicas e/ou privadas, elaborar relatórios de atendimento e acompanhamento, fazer devolutiva, acompanhar assistidos/usuários/educandos/ internos a atendimentos, trocar experiências, realizar atividades recreativas e esportivas, denunciar situação de risco, receber demanda espontânea, demonstrar capacidade de compreensão, desenvolver oficinas, demonstrar coragem, respeitar diferenças, participar da elaboração de questionários, inspirar confiança, demonstrar criatividade, definir metas, dialogar com familiares e/ou vizinhança, aproximar-se dos assistidos/usuários, aconselhar assistidos/usuários/educandos/ internos, definir estratégias, analisar casos, dialogar com assistidos/usuários/educandos, administrar conflitos, definir objetivos, avaliar ações, participar da elaboração das normas, demonstrar capacidade de negociação, estabelecer roteiro de visitas, preencher documentos, encaminhar documentação oficial, alterar estratégias, permanecer em estado de alerta, demonstrar persistência, observar necessidades de assistidos/usuários/educandos, identificar direito violado dos assistidos/usuários/educandos/ internos, convidar assistidos/usuários para participar de atividade sócio-educativa, realizar visitas domiciliares, receber pedidos de ajuda da família, apontar alternativas, levantar dados estatísticos, construir hábitos, realizar acompanhamento pedagógico, percorrer perímetros e áreas, cadastrar assistidos/usuários/educandos/ internos, despertar esperança, tomar decisões, identificar público-alvo, monitorar comportamento, assumir riscos, demonstrar facilidade de comunicação, acompanhar reuniões sócio-educativas, resgatar assistidos/usuários/ internos, despertar aptidões, habilidades, atender solicitações dos assistidos/usuários/educandos/ internos, definir rotina administrativa, receber informações sobre violação de direitos, planejar eventos, resgatar auto-estima, desenvolver dinâmica de grupo, orientar assistidos/usuários/ internos/ familiares e educandos sobre e os direitos e/ou deveres, estabelecer cronograma, analisar resultados, servir de exemplo, exercitar atividade de escuta, aconselhar mudanças de comportamento, realizar atividades voltadas para a espiritualidade, verificar denúncias, mapear perímetros ou áreas, pesquisar histórico familiar, conscientizar sobre riscos, trabalhar em equipe, realizar atividades pedagógicas lúdicas, demonstrar auto-controle, realizar atividades de lazer e cultura, demonstrar flexibilidade, mapear público-alvo, realizar atividades artísticas, notificar pessoas e entidades, contornar situações adversas, observar comportamento de assistidos/usuários/educandos/ internos, avaliar reinserção dos assistidos/usuários, despertar nos assistidos/usuários/educandos desejo para mudar de vida.