CBO 5153-05 - Educador social

Entenda o que fazem os trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Educador social e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Educador social

O Educador Social desenvolve atividades de educação social afirmativas, mediadoras e formativas, para garantia de direitos, defesa e proteção das pessoas e dos grupos em situação de risco e/ou vulnerabilidade social, violência e exploração física e psicológica. Atua seguindo legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente.

Funções Detalhadas do Cargo CBO 5153-05

Conhecimento (5/8)
Habilidade (5/8)
Atitude (5/8)
Perfil Ocupacional (5/8)
Entrevista pessoas individualmente, em famílias ou em grupos, avaliando suas situações, capacidades e problemas, para definir quais serviços podem atender às suas necessidades.

Planeja ações em projetos ou programas, definindo objetivos, metas, metodologias e estratégias de trabalho, a partir do mapeamento das necessidades de grupos e pessoas ou territórios atendidos.

Atua em projetos ou programas, desenvolvendo ações que estimulam a socialização e a construção de projetos de vida.

Desenvolve atividades recreativas, esportivas, culturais e de lazer, para promoção de bem-estar e de melhor qualidade de vida.

Encaminha pessoas vulneráveis aos serviços da comunidade - como colocação de emprego, aconselhamento de dívidas, assistência jurídica, moradia, tratamento médico ou assistência financeira - fornecendo informações sobre como, para onde ir e como se inscrever.

Encaminha jovens a programas de educação básica e de formação profissional, para prepará-los para a vida e o trabalho.

Aconselha indivíduos, grupos, famílias ou comunidades sobre questões que incluem saúde mental, pobreza, desemprego, abuso de substâncias, abuso físico, reabilitação, ajuste social, assistência infantil ou assistência médica.

Faz a interlocução entre estudantes, lares, escolas, serviços familiares, clínicas de orientação infantil, tribunais, serviços de proteção, médicos e outros contatos, para ajudar crianças em situação de vulnerabilidade pessoal e social.

Orienta grupos e pessoas - principalmente jovens e adolescentes - em situação de risco e/ou vulnerabilidade social, sobre a possível violação de seus direitos e os encaminha a entidades e a serviços de apoio. Quando necessário, denuncia a situação e solicita resgates.

Analisa práticas e avalia os resultados das ações realizadas, elaborando relatório de atendimento e acompanhamento. Mantém registros de histórico de casos.

Estabelece parcerias com entidades - públicas ou privadas -, para assegurar o atendimento das pessoas, na perspectiva da proteção e defesa de seus direitos.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 5 5 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 5 5 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA 3 3 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MATEMÁTICA APLICADA 3 3 3
CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA DANÇA 3 3 3
CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA ESPORTES E JOGOS 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL 5 5 5
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS CONHECIMENTOS DE DIREITO (ESPECIFICAR:...) - LEGISLAÇÃO: ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, SUAS (SISTEMA ÚNICO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL), SUS (SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE), ESTATUTO DO IDOSO, ESTATUTO DA JUVENTUDE, LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO 5 5 5
CIÊNCIAS HUMANAS ESTUDOS SOCIAIS ESTUDOS SOBRE CULTURA 4 4 4
CIÊNCIAS HUMANAS ESTUDOS SOCIAIS SOCIOLOGIA 5 5 5
CIÊNCIAS HUMANAS ESTUDOS SOCIAIS TRABALHO SOCIAL 5 5 5
CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 5 5 5
CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA DESENVOLVIMENTO COMPORTAMENTAL 5 5 5
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 4 4 5
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 4 4 5
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES (ESPECIFICAR:...) - ARTE-EDUCAÇÃO 4 5 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES (ESPECIFICAR:...) - CRIAÇÃO E ARTES APLICADAS À EDUCAÇÃO SOCIAL 4 5 4
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA CIENTÍFICA 2 2 5
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL METODOLOGIA DE PROJETOS AVALIAÇÃO DE PROJETO 3 5 5
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL METODOLOGIA DE PROJETOS DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS 3 3 5
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL METODOLOGIA DE PROJETOS ELABORAÇÃO DE PROJETO 4 5 5
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL METODOLOGIA DE PROJETOS OUTROS CONHECIMENTOS DE METODOLOGIA DE PROJETOS (ESPECIFICAR:...) - MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS 3 3 5
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS 3 3 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES ELABORAÇÃO DE QUESTIONÁRIO 3 3 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES ELABORAÇÃO DE ROTEIRO DE ENTREVISTA 3 3 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES ENTREVISTA 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS 5 5 5
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS LIDERANÇA 4 4 5
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA PRIMEIROS SOCORROS 2 2 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 2 2 3
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR QUALIDADE DE VIDA APOIO ÀS ATIVIDADES DA VIDA DIÁRIA 4 4 5
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR QUALIDADE DE VIDA PROMOÇÃO DE ATIVIDADES PARA O BEM-ESTAR 4 4 5
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR SAÚDE COLETIVA SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - ESTRUTURA, PRINCÍPIOS E COMO FUNCIONA 2 2 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER EVENTOS E LAZER PLANEJAMENTO DE EVENTOS 3 3 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER ESPORTE MODALIDADES ESPORTIVAS 3 3 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS CUIDADOS COM A CRIANÇA 4 4 5
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS ORIENTAÇÃO ESCOLAR AO ALUNO 3 3 5
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL ATIVIDADES DE CULTURA E LAZER 3 4 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL COMUNICAÇÃO SOCIAL COMUNITÁRIA 4 4 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS 2 2 5
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL POLÍTICAS PÚBLICAS SOCIAIS 3 3 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS DE MEDIAÇÃO, ESCUTA E DIÁLOGO: CONCEITO, CARACTERÍSTICAS E ESTRATÉGIAS. 4 4 5
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL 4 4 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR RELAÇÃO ESCOLA–SOCIEDADE 3 3 5
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL INFRAESTRUTURA ESCOLAR BRINQUEDOTECA E LUDOTECA 3 4 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO ALUNO 4 4 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM ELABORAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS 4 4 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO 4 4 5
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS EM ATIVIDADES DE ENSINO 4 5 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL TECNOLOGIA EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS E DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL REALIDADE AUMENTADA EM ATIVIDADES DE ENSINO 1 1 2
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL TECNOLOGIA EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS E DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL REALIDADE VIRTUAL EM ATIVIDADES DE ENSINO 1 1 2
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL TECNOLOGIA EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS E DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIA EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS E DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL (ESPECIFICAR:..) - EDUCAÇÃO POPULAR: HISTÓRICO, PRECEITOS E METODOLOGIA. 3 3 5
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL TECNOLOGIA EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS E DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIA EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS E DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL (ESPECIFICAR:..) - O PAPEL DO EDUCADOR SOCIAL, SUAS ATRIBUIÇÕES E LIMITES DE ATUAÇÃO. 3 3 5
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL TECNOLOGIA EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS E DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIA EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS E DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL (ESPECIFICAR:..) - ÓRGÃOS E ORGANIZAÇÕES RELACIONADOS À DEFESA DE DIRETOS: CONSELHOS DE DIREITOS, DEFENSORIA PÚBLICA, MINISTÉRIO PÚBLICO, CONSELHO TUTELAR, DELEGACIAS (DA MULHER E DO IDOSO) 3 3 3

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ENSINAR 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS CLASSIFICAÇÃO DE DADOS 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS SINTETIZAÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RISCOS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS SUPERVISÃO 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DINÂMICA 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS VIGOR (ESTAMINA) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 3 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 3 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 3 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL 3 3

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS 3
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 2
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES 2

Condições de Trabalho

Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei o trabalho é exercido em instituições ou nas ruas. As atividades são exercidas com alguma forma de supervisão, geralmente em equipes multidisciplinares. Os horários de trabalho são variados: tempo integral, revezamento de turno ou períodos determinados. Os trabalhores desta família ocupacional lidam diariamente com situações de risco,assistindo indivíduos com alteração de comportamento, agressividade e em vulnerabilidade.

Exigências do mercado de trabalho

O acesso às ocupações da família é livre sem requisitos de escolaridade. No caso do Monitor de ressocialização prisional, exige-se segundo grau completo e curso básico. No caso dos socioeducadores, exige-se o segundo grau completo. Para a ocupação de conselheiro tutelar observa-se uma diversidade bastante acentuada no que diz respeito à escolaridade,que pode variar de ensino fundamental incompleto à superior completo.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • Demonstrar competências pessoais;
  • Planejar trabalho;
  • Identificar necessidades/demandas;
  • Desenvolver atividades sócio-educativas;
  • Avaliar processo de trabalho;
  • Sensibilizar assistidos/usuários/ internos;
  • Comunicar-se;
  • Desenvolver ações para garantir direitos dos assistidos/usuários /educandos/ internos;
  • Abordar assistidos/usuários/educandos/ internos;
  • Mapear perímetros ou áreas;
  • Participar da elaboração de questionários;
  • Resgatar assistidos/usuários/ internos;
  • Abrir procedimento de atendimento;
  • Demonstrar capacidade de negociação;
  • Contornar situações adversas;
  • Avaliar reinserção dos assistidos/usuários;
  • Realizar atividades artísticas;
  • Desenvolver dinâmica de grupo;
  • Orientar assistidos/usuários/ internos/ familiares e educandos sobre e os direitos e/ou deveres;
  • Fazer devolutiva;
  • Demonstrar criatividade;
  • Avistar assistidos/usuários;
  • Desenvolver oficinas;
  • Exercitar atividade de escuta;
  • Identificar direito violado dos assistidos/usuários/educandos/ internos;
  • Mapear público-alvo;
  • Acompanhar assistidos/usuários/educandos/ internos a atendimentos;
  • Administrar conflitos;
  • Estabelecer parcerias com entidades públicas e/ou privadas;
  • Monitorar comportamento;
  • Definir rotina administrativa;
  • Cadastrar assistidos/usuários/educandos/ internos;
  • Encaminhar assistidos/usuários / internos/ familiares a entidades e serviços;
  • Definir metodologia de trabalho;
  • Identificar público-alvo;
  • Aconselhar assistidos/usuários/educandos/ internos;
  • Realizar visitas domiciliares;
  • Aconselhar mudanças de comportamento;
  • Respeitar diferenças;
  • Dialogar com assistidos/usuários/educandos;
  • Observar necessidades de assistidos/usuários/educandos;
  • Despertar esperança;
  • Convidar assistidos/usuários para participar de atividade sócio-educativa;
  • Tomar decisões;
  • Conscientizar sobre riscos;
  • Estabelecer cronograma;
  • Apontar alternativas;
  • Notificar pessoas e entidades;
  • Preencher documentos;
  • Despertar nos assistidos/usuários/educandos desejo para mudar de vida;
  • Demonstrar flexibilidade;
  • Receber demanda espontânea;
  • Receber pedidos de ajuda da família;
  • Avaliar ações;
  • Trabalhar em equipe;
  • Elaborar relatórios de atendimento e acompanhamento;
  • Realizar acompanhamento pedagógico;
  • Acompanhar reinserção familiar e social dos assistidos/usuários;
  • Demonstrar capacidade de compreensão;
  • Demonstrar auto-controle;
  • Despertar aptidões, habilidades;
  • Permanecer em estado de alerta;
  • Realizar atividades voltadas para a espiritualidade;
  • Buscar identificação e empatia;
  • Denunciar situação de risco;
  • Levantar dados estatísticos;
  • Atender solicitações dos assistidos/usuários/educandos/ internos;
  • Fazer recâmbio de assistidos/usuários/educandos;
  • Resgatar auto-estima;
  • Aproximar-se dos assistidos/usuários;
  • Demonstrar persistência;
  • Definir objetivos;
  • Demonstrar entusiasmo;
  • Demonstrar coragem;
  • Construir hábitos;
  • Alterar estratégias;
  • Agendar visitas;
  • Agir sob pressão;
  • Encaminhar documentação oficial;
  • Definir estratégias;
  • Criar vínculos;
  • Analisar casos;
  • Estabelecer roteiro de visitas;
  • Analisar resultados;
  • Realizar atividades de lazer e cultura;
  • Solicitar resgate de assistidos/usuários/ internos;
  • Inspirar confiança;
  • Analisar práticas;
  • Realizar atividades recreativas e esportivas;
  • Trocar experiências;
  • Realizar atividades pedagógicas lúdicas;
  • Demonstrar pró atividade;
  • Servir de exemplo;
  • Participar da elaboração das normas;
  • Observar comportamento de assistidos/usuários/educandos/ internos;
  • Demonstrar facilidade de comunicação;
  • Definir metas;
  • Dialogar com familiares e/ou vizinhança;
  • Receber informações sobre violação de direitos;
  • Acompanhar reuniões sócio-educativas;
  • Assumir riscos;
  • Planejar eventos;
  • Percorrer perímetros e áreas;
  • Pesquisar histórico familiar;
  • Verificar denúncias;

Profissões da Família Ocupacional

Divisões de categorias profissionais do CBO 5153-05

CBO 5153-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de educador social que pertence ao grupo dos trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Trabalhadores dos serviços de saúde
        • Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei