CBO 5141-20 - Trabalhadores nos serviços de administração de edifícios - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 5141-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores nos serviços de administração de edifícios que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Zelador de edifício exerce atividades de zeladoria, providenciando as condições necessárias para o bem-estar dos moradores e dos que trabalham em escritórios, consultórios, lojas ou outros locais, no edifício Executa pequenos reparos e contrata, com autorização da administração do edifício, pessoas habilitadas para prestação de serviços de manutenção.
Monitora a execução de serviços de limpeza e higienização Zela pela segurança das pessoas e do patrimônio Orienta e monitora as atividades dos trabalhadores vinculados aos serviços de zeladoria.
Controla o estoque de equipamentos e materiais Cumpre e fiscaliza o cumprimento do regulamento interno e das demais normas da administração Atua de acordo com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores nos serviços de administração de edifícios CBO 5141-20 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5141-20
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Trabalhadores nos serviços de administração de edifícios.
- Trabalhadores dos serviços.
O que faz um Zelador de edifício
O Zelador de edifício (ou similar) inspeciona as áreas de uso comum do edifício, verificando necessidade de reparos, limpeza ou outras providências Troca torneiras e fusíveis, substitui fechaduras, troca lâmpadas do elevador, retoca pinturas do prédio e executa outros pequenos reparos.
Contrata, com autorização da administração do edifício, pessoas habilitadas para prestar serviços de manutenção - tais como consertos de bombas, regadores automáticos, portões eletrônicos, interfones, entre outros -, a fim de assegurar as condições de funcionamento e segurança das instalações e equipamentos.
Verifica o funcionamento dos elevadores e, no caso de algum defeito ou irregularidade, avisa imediatamente à empresa de manutenção Monitora os serviços prestados de manutenção de gramados e jardins, limpeza de caixas de água, recarga de extintores e reposição de gás.
Acompanha todos os serviços prestados, podendo interpretar orçamentos e prestar informações ao administrador ou síndico sobre o cumprimento de contratos Monitora e orienta a execução de serviços de limpeza e higienização das áreas comuns do edifício.
Cuida das condições de acondicionamento e destino do lixo, conforme normas da vigilância sanitária.
Orienta e monitora as atividades de porteiros, faxineiros, vigias e demais funcionários vinculados aos serviços de zeladoria, levando ao conhecimento do síndico ou administrador problemas de desempenho Pode interagir com empresa contratada para prestar serviços de portaria virtual.
Recebe e encaminha aos destinatários as correspondências postais e as encomendas.
Distribui circulares, balancetes e quaisquer outros documentos emitidos pela administração do edifício, colhendo assinaturas de recebimento Zela pela segurança das pessoas e do patrimônio, controlando - inclusive com o uso de software - a circulação de pessoas e de veículos no edifício Isola área do prédio para reforma.
Socorre pessoas presas no elevador Inspeciona hidrantes, mangueiras e extintores, para uso em princípio de incêndio Observa a movimentação de pessoas nas redondezas do edifício.
Aciona atendimento médico, polícia e corpo de bombeiros, quando necessário Fiscaliza o cumprimento do regulamento interno e das demais normas da administração.
Controla o estoque de equipamentos e materiais necessários ao desenvolvimento dos serviços da zeladoria, providenciando a aquisição de novos Atende entregadores de materiais e equipamentos, verificando a documentação e o estado das entregas Providencia a guarda, a conservação, a manutenção e a limpeza dos equipamentos e instrumentos da zeladoria.
No caso de morar no edifício, em apartamento destinado ao zelador, mantém sua moradia em bom estado de limpeza e de conservação Presta informações aos moradores e às pessoas que trabalham em escritórios, consultórios, lojas ou outros locais, no edifício Comunica ao administrador ou síndico os problemas e as sugestões para melhoria dos serviços prestados.
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Funções
O funcionário CBO 5141-20 deve ornamentar a igreja, administrar serviços de zeladoria, zelar pela segurança das pessoas e do patrimônio, realizar pequenos reparos, receber mercadorias, materiais e equipamentos, comunicar-se, controlar veículos no estacionamento, demonstrar competências pessoais, dirigir o elevador, atender pessoas.
Atividades exercidas por um Zelador de edifício CBO 5141-20
Um Zelador de edifício (ou sinônimo) deve contatar proprietários de veículos com problemas, requisitar a compra de material de consumo, atender funcionários das empresas de água, luz, telefone e tv a cabo, dirigir autos, demonstrar desinibição, tratar as pessoas sem discriminação, comunicar aos condôminos sobre consertos no prédio, controlar nível de água da caixa dágua, operar aparelhos de comunicação, limpar piscinas, requisitar transporte às pessoas, conter tumultos, reparar portões, informar às pessoas sobre regulamento interno do prédio, lidar com o público, inspecionar hidrantes, mangueiras e extintores, receber entregas de alimentos para os condôminos, transmitir recados e avisos, demonstrar gentileza, informar sobre meios de transporte, verificar o funcionamento de bombas dágua, socorrer pessoas presas no elevador, demonstrar controle emocional, dar provas de honestidade, regar as plantas, identificar pessoas, observar movimentação de pessoas nas redondezas, verificar fechamento de portas e janelas, demonstrar educação, substituir fechaduras, advertir pessoas, solicitar polícia, corpo de bombeiros e atendimento hospitalar, acompanhar a entrega de produtos comprados pelos condôminos, conduzir pessoas a delegacia, isolar área do prédio para reforma, controlar o estoque e o uso de material de limpeza, indicar ao motorista vagas no estacionamento, expressar-se com clareza, confirmar autorização para uso do apartamento, instalar luminosos natalinos, aplicar normas de combate a incêndios, relatar avarias nas instalações, prestar informações às pessoas sobre o comércio local, organizar-se, dar provas de atenção, demonstrar asseio, manter limpo o estacionamento, classificar objetos recebidos - volumes e correspondências, distribuir as correspôndencias nos apartamentos, vistoriar o funcionamento do elevador, comprar material de consumo, prevenir incêndios, autorizar empresas a fazer manutenção no prédio, registrar a entrada e saída dos veículos, trocar interruptor e lâmpadas do elevador, dar provas de destreza manual, comunicar aos proprietários irregularidades nos apartamentos, demonstrar espírito de equipe, acompanhar a movimentação de pessoas, solicitar a limpeza de fossas e de caixa dágua, controlar equipamentos e ferramentas do prédio, redigir relatórios de ocorrências, manter postura, limitar a quantidade e peso das pessoas e mercadorias no elevador, solicitar conserto do equipamento de circuito fechado de tv, antena de tv e interfones, solicitar conserto de fechaduras, trocar torneiras e fusíveis, reparar telhados, intervir com discrição, transmitir problemas a administradora, prestar primeiros socorros, controlar circulação de pessoas e veículos, examinar o estado das mecadorias e equipamentos, supervisionar atividades de porteiros, faxineiros e vigias, verificar as notas fiscais das mercadorias, informar defeitos no elevador, solicitar aos condôminos, por interfone, acesso de visitantes, acender e apagar lâmpadas, inspecionar veículos no estacionamento, manter-se atualizado, supervisionar a limpeza das dependências do prédio, agir de forma prestativa, retocar pinturas do prédio, interromper o funcionamento do elevador quando houver defeito, demonstrar senso de responsabilidade, acionar polícia e corpo de bombeiros, adaptar-se a clientela variada.