CBO 5141-20 - Zelador de edifício - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores nos serviços de administração de edifícios
O profissional no cargo de Zelador de edifício CBO 5141-20 exerce atividades de zeladoria, providenciando as condições necessárias para o bem-estar dos moradores e dos que trabalham em escritórios, consultórios, lojas ou outros locais, no edifício Executa pequenos reparos e contrata, com autorização da administração do edifício, pessoas habilitadas para prestação de serviços de manutenção.
Monitora a execução de serviços de limpeza e higienização Zela pela segurança das pessoas e do patrimônio Orienta e monitora as atividades dos trabalhadores vinculados aos serviços de zeladoria.
Controla o estoque de equipamentos e materiais Cumpre e fiscaliza o cumprimento do regulamento interno e das demais normas da administração Atua de acordo com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 5141-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores nos serviços de administração de edifícios que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Zelador de edifício, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores nos serviços de administração de edifícios CBO 5141-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5141-20
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Trabalhadores nos serviços de administração de edifícios.
- Trabalhadores dos serviços.
O que faz um Zelador de edifício
O Zelador de edifício CBO 5141-20 inspeciona as áreas de uso comum do edifício, verificando necessidade de reparos, limpeza ou outras providências Troca torneiras e fusíveis, substitui fechaduras, troca lâmpadas do elevador, retoca pinturas do prédio e executa outros pequenos reparos.
Contrata, com autorização da administração do edifício, pessoas habilitadas para prestar serviços de manutenção - tais como consertos de bombas, regadores automáticos, portões eletrônicos, interfones, entre outros -, a fim de assegurar as condições de funcionamento e segurança das instalações e equipamentos.
Verifica o funcionamento dos elevadores e, no caso de algum defeito ou irregularidade, avisa imediatamente à empresa de manutenção Monitora os serviços prestados de manutenção de gramados e jardins, limpeza de caixas de água, recarga de extintores e reposição de gás.
Acompanha todos os serviços prestados, podendo interpretar orçamentos e prestar informações ao administrador ou síndico sobre o cumprimento de contratos Monitora e orienta a execução de serviços de limpeza e higienização das áreas comuns do edifício.
Cuida das condições de acondicionamento e destino do lixo, conforme normas da vigilância sanitária.
Orienta e monitora as atividades de porteiros, faxineiros, vigias e demais funcionários vinculados aos serviços de zeladoria, levando ao conhecimento do síndico ou administrador problemas de desempenho Pode interagir com empresa contratada para prestar serviços de portaria virtual.
Recebe e encaminha aos destinatários as correspondências postais e as encomendas.
Distribui circulares, balancetes e quaisquer outros documentos emitidos pela administração do edifício, colhendo assinaturas de recebimento Zela pela segurança das pessoas e do patrimônio, controlando - inclusive com o uso de software - a circulação de pessoas e de veículos no edifício Isola área do prédio para reforma.
Socorre pessoas presas no elevador Inspeciona hidrantes, mangueiras e extintores, para uso em princípio de incêndio Observa a movimentação de pessoas nas redondezas do edifício.
Aciona atendimento médico, polícia e corpo de bombeiros, quando necessário Fiscaliza o cumprimento do regulamento interno e das demais normas da administração.
Controla o estoque de equipamentos e materiais necessários ao desenvolvimento dos serviços da zeladoria, providenciando a aquisição de novos Atende entregadores de materiais e equipamentos, verificando a documentação e o estado das entregas Providencia a guarda, a conservação, a manutenção e a limpeza dos equipamentos e instrumentos da zeladoria.
No caso de morar no edifício, em apartamento destinado ao zelador, mantém sua moradia em bom estado de limpeza e de conservação Presta informações aos moradores e às pessoas que trabalham em escritórios, consultórios, lojas ou outros locais, no edifício Comunica ao administrador ou síndico os problemas e as sugestões para melhoria dos serviços prestados.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 5141-20 deve administrar serviços de zeladoria, dirigir o elevador, zelar pela segurança das pessoas e do patrimônio, receber mercadorias, materiais e equipamentos, atender pessoas, realizar pequenos reparos, comunicar-se, ornamentar a igreja, controlar veículos no estacionamento, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Trabalhadores nos serviços de administração de edifícios são trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Trabalham em ambiente fechado e a céu aberto. Organizam-se em equipe e são supervisionados permanentemente ou ocasionalmente, dependendo do serviço executado. Trabalham em horários diurnos, noturnos e em regime de rodízio de turno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5141-20
O exercício dessas ocupações requer ensino fundamental. Os profissionais aprendem a profissão no próprio emprego.
Atividades exercidas por um Zelador de edifício CBO 5141-20
Um Zelador de edifício (ou sinônimo) deve trocar torneiras e fusíveis, comunicar aos proprietários irregularidades nos apartamentos, atender funcionários das empresas de água, luz, telefone e tv a cabo, tratar as pessoas sem discriminação, solicitar conserto de fechaduras, demonstrar gentileza, aplicar normas de combate a incêndios, dar provas de destreza manual, conduzir pessoas a delegacia, intervir com discrição, inspecionar hidrantes, mangueiras e extintores, distribuir as correspôndencias nos apartamentos, dar provas de honestidade, acender e apagar lâmpadas, contatar proprietários de veículos com problemas, identificar pessoas, agir de forma prestativa, operar aparelhos de comunicação, advertir pessoas, transmitir recados e avisos, confirmar autorização para uso do apartamento, classificar objetos recebidos - volumes e correspondências, manter-se atualizado, requisitar a compra de material de consumo, conter tumultos, trocar interruptor e lâmpadas do elevador, prevenir incêndios, socorrer pessoas presas no elevador, reparar telhados, relatar avarias nas instalações, solicitar polícia, corpo de bombeiros e atendimento hospitalar, verificar as notas fiscais das mercadorias, demonstrar senso de responsabilidade, limpar piscinas, solicitar a limpeza de fossas e de caixa dágua, comprar material de consumo, observar movimentação de pessoas nas redondezas, substituir fechaduras, requisitar transporte às pessoas, demonstrar controle emocional, manter limpo o estacionamento, prestar informações às pessoas sobre o comércio local, manter postura, acompanhar a entrega de produtos comprados pelos condôminos, supervisionar atividades de porteiros, faxineiros e vigias, controlar o estoque e o uso de material de limpeza, organizar-se, informar defeitos no elevador, solicitar conserto do equipamento de circuito fechado de tv, antena de tv e interfones, demonstrar educação, examinar o estado das mecadorias e equipamentos, instalar luminosos natalinos, autorizar empresas a fazer manutenção no prédio, vistoriar o funcionamento do elevador, reparar portões, transmitir problemas a administradora, supervisionar a limpeza das dependências do prédio, limitar a quantidade e peso das pessoas e mercadorias no elevador, registrar a entrada e saída dos veículos, expressar-se com clareza, interromper o funcionamento do elevador quando houver defeito, redigir relatórios de ocorrências, lidar com o público, isolar área do prédio para reforma, informar às pessoas sobre regulamento interno do prédio, solicitar aos condôminos, por interfone, acesso de visitantes, controlar equipamentos e ferramentas do prédio, inspecionar veículos no estacionamento, informar sobre meios de transporte, acompanhar a movimentação de pessoas, regar as plantas, dirigir autos, demonstrar asseio, controlar nível de água da caixa dágua, demonstrar espírito de equipe, retocar pinturas do prédio, comunicar aos condôminos sobre consertos no prédio, acionar polícia e corpo de bombeiros, adaptar-se a clientela variada, indicar ao motorista vagas no estacionamento, demonstrar desinibição, dar provas de atenção, prestar primeiros socorros, verificar fechamento de portas e janelas, verificar o funcionamento de bombas dágua, receber entregas de alimentos para os condôminos, controlar circulação de pessoas e veículos.