CBO 5134-35 - Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 5134-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Atendente de lanchonete recepciona e atende clientes em lanchonete ou estabelecimento similar, providenciando a preparação de lanches - quentes ou frios -, salgados, sucos, café ou outras pequenas refeições solicitadas Organiza a estrutura de apoio, preparando o mise em place.
Pode encaminhar os pedidos do cliente para preparo ou assumir a preparação Mantém a limpeza, a higienização e a conservação da lanchonete Controla o estoque de produtos.
Cumpre os procedimentos técnicos de higiene e boas práticas nos serviços de alimentação e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria CBO 5134-35 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5134-35
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria.
- Trabalhadores dos serviços.
O que faz um Atendente de lanchonete
O Atendente de lanchonete (ou similar) organiza o ambiente, preparando o mise em place Arruma os utensílios e os equipamentos para a realização dos serviços.
Verifica se as mesas e o balcão estão limpos.
Confere se os produtos, para preparação das pequenas refeições, estão disponíveis, de acordo com o cardápio Abastece as máquinas de refrigerante.
Coloca bebidas para gelar Pode colocar alimentos em expositores climatizados.
Acolhe e recepciona o cliente, acompanhando-o à mesa ou lhe indicando um lugar no balcão.
Fornece o cardápio ao cliente, prestando-lhe informações sobre as bebidas e os pratos oferecidos Anota os pedidos, podendo encaminhá-los para preparo ou assumir a preparação.
Prepara o prato e a bebida, de acordo com as receitas dos itens constantes no cardápio.
Prepara sanduíche, hambúrguer, salada de frutas ou outro alimento, usando processador de alimentos, chapa, fritadeira ou outro equipamento Prepara milk shake, café, chá, suco ou outra bebida, usando extrator de suco, centrífuga de frutas, cafeteira, liquidificador ou outro equipamento Coloca prato, talheres, copo, guardanapo, condimentos e saleiro sobre a mesa ou balcão.
Transporta, em bandeja, e serve a refeição Pode acondicionar alimento e bebida para viagem Fornece a conta quando solicitada, podendo também realizar o recebimento do valor devido.
Limpa mesas, balcões e assentos para acomodar um novo cliente Empilha pratos, talheres, copos e utensílios sujos e os leva para lavar ou para o descarte apropriado.
Após o término do horário de atendimento, recolhe utensílios e equipamentos utilizados Mantém a limpeza, a higienização e a conservação do espaço da lanchonete, das louças, dos utensílios, das bandejas e dos equipamentos Pode operar máquina de lavar louça.
Arruma as cadeiras e as mesas Guarda produtos Organiza equipamentos e utensílios.
Armazena os alimentos e as bebidas, conforme critérios de segurança alimentar Controla o estoque de produtos, verificando a necessidade de reposição Recebe as mercadorias compradas, conferindo os itens.
Pode solicitar serviço de manutenção das máquinas e dos equipamentos da lanchonete Descarta resíduos e sobras, de acordo com as regras do local.
Funções
O funcionário CBO 5134-35 deve higienizar utensílios e equipamentos, montar praça, carrinho, mesa, balcão, bar, preparar alimentos e bebidas - entradas, saladas, drinques etc, desmontar praça, organizar o trabalho, atender o cliente, demonstrar competências pessoais, servir o cliente.
Atividades exercidas por um Atendente de lanchonete CBO 5134-35
Um Atendente de lanchonete (ou sinônimo) deve limpar balcão e bancada, conferir ordem de serviço, demonstrar cordialidade, descongelar alimentos, informar previsão de tempo de espera, demonstrar moderação ao provar bebidas - temperança em quem trabalha com álcool, retirar restos de comida, preparar sanduíches, selecionar produtos - limpeza e outros, ouvir atentamente - saber ouvir, administrar fluxo de pratos entre cozinha e mesas, servir pratos, limpar equipamentos, separar lixo, encaminhar pedidos para cozinha e bar, repor bebidas, trabalhar sob pressão, preparar sorvetes, milk shakes e chantilly, substituir cobre-manchas, demonstrar discreção, retirar louça e prataria da máquina de lavar, demonstrar equilíbrio emocional, servir aperitivos, requisitar utensílios, equipamentos e/ou produtos de limpeza, desmontar mesas, desmontar o bufê - buffet, servir vinho, cerveja, chope, cachaça e saquê, acomodar cliente, acompanhar cliente a mesa, verificar material de trabalho - utensílios e equipamentos, montar mesa, bandeja, balcão e bar, substituir cinzeiros, recolher louças, talheres, copos e/ou bandejas, organizar estrutura de apoio - montar mise-en-place, selecionar alimentos e bebidas, aquecer alimentos, recepcionar cliente, esterilizar instrumentos e materiais, cumprir normas e procedimentos sanitários, inventariar material - louças, pratarias, enxoval de copos, enxoval de mesa, inventariar bebidas consumidas, controlar prazo e data de validade de alimentos e bebidas, preparar bebidas - sucos, coquetéis, drinques, aperitivos etc, contornar situações adversas, fornecer informações ao cliente, forrar bandeja, servir chá, licores e digestivos, verificar estoque de bebidas e/ou alimentos, verificar quantidade e disponibilidade de produtos, demonstrar capacidade de organização, tirar pedido, servir sobremesas, dar sugestões, receber contas, servir café, limpar bandejas e carrinho, cortar frutas para decoração, fazer porções para viagem, providenciar gelo, selecionar utensílios, preparar café, limpar o chão, pôr louça e/ou prataria na máquina de lavar, limpar mesa, demonstrar habilidade e memória sensorial - olfativa, paladar, observar ponto de cozimento dos alimentos, checar pedido antes de servir, demonstrar proatividade, questionar as preferências do cliente, trabalhar em equipe, selecionar enxoval de copos, servir charutos, demonstrar atenção focada, guardar produtos, atender reclamações do cliente, demonstrar capacidade de comunicação, preparar saladas, secar louça e/ou prataria, checar conta, trazer conta, demonstrar dinamismo, servir bebidas, lavar utensílios, montar kits de descartáveis - guardanapos, talheres, sal, controlar sobras e perdas, entregar cardápio, descrever pratos e produtos oferecidos, limpar prataria, demonstrar capacidade de distinguir aromas, sabores, odores e cores, repor material de apoio, preparar frutas, guardar louças, copos e/ou prataria, destinar o lixo, controlar acesso de pessoas, observar apresentação dos pratos, demonstrar acuidade sensorial, tirar toalhas, organizar espaço, escolher louça, preparar couvert, colocar bebidas para gelar, demonstrar criatividade, dobrar guardanapos.