CBO 4223-15 - Operadores de telemarketing - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 4223-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de telemarketing que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Operador de telemarketing receptivo recebe ligação de clientes e usuários, esclarecendo suas dúvidas, oferecendo-lhes soluções a problemas nos itens adquiridos e respondendo às suas outras solicitações ou manifestações, via teleatendimento Prepara-se para o trabalho, levantando as dúvidas e reclamações registradas em sistema informatizado e analisando as respostas já fornecidas.
Registra os atendimentos em sistemas informatizados específicos Coleta e atualiza dados cadastrais de clientes e usuários Atua em conformidade com os regulamentos de telecomunicações, com as normas da empresa e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de telemarketing CBO 4223-15 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4223-15
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Operadores de telemarketing.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Operador de telemarketing receptivo
O Operador de telemarketing receptivo (ou similar) prepara-se para o trabalho, organizando informações sobre o funcionamento da empresa e sobre seus produtos e serviços Atuando geralmente em serviço de atendimento ao consumidor (SAC) da empresa, levanta as dúvidas e as reclamações registradas em sistema informatizado e analisa as respostas já fornecidas.
Organiza o espaço de trabalho, deixando em local acessível as instruções e os manuais fornecidos pela empresa.
Verifica roteiros pré-estabelecidos, scripts e protocolos de atendimento, a serem seguidos durante a comunicação com o cliente Identifica o usuário ou cliente, registrando sua solicitação, dúvida ou manifestação em sistema informatizado.
Consulta o histórico do cliente, quando necessário Atende o usuário ou cliente, esclarecendo dúvidas sobre funcionamento do produto, sobre prazo e forma de pagamento, sobre cláusulas de contrato ou sobre outros itens.
Pode encaminhar informações complementares, por correio ou por e-mail.
Recebe crítica e reclamação do cliente sobre o produto ou serviço adquirido, argumentando sobre o problema exposto e oferecendo alternativas e possíveis soluções Pode pedir orientação a seu supervisor ou acionar serviços internos - técnicos e comerciais, para resolução do problema apresentado.
Pode enviar mensagem pós-atendimento.
Busca recuperar o cliente, revertendo a sua insatisfação Recebe solicitações de mudança de datas de pagamento, estabelecendo novos prazos e encaminhando novos boletos ou documentos para saldar a dívida Pode informar sanções contratuais, no caso de não pagamento, no novo prazo.
Pode providenciar retirada de restrições ao crédito Registra sugestões do usuário ou cliente, repassando-as para a área responsável Recebe e agradece elogios, usando-os para reforço da boa imagem da empresa e para fidelização de clientes.
Insere dados dos atendimentos em sistemas informatizados específicos Abre e acompanha registros e protocolos.
Coleta e atualiza os dados cadastrais do cliente e do usuário Pode operar central telefônica digital ou central telefônica híbrida Pode contar com a interligação de sistemas telefônicos e computacionais (processo CTI - Integração entre Computador e Telefonia ou Computer Telephony Integration), dispondo de dados – como histórico de compras do cliente - e usando-os durante o atendimento.
Pode comunicar-se oralmente e por escrito em língua estrangeira.
Funções
O funcionário CBO 4223-15 deve cobrar débitos, atender usuários de produtos e ou serviços, cadastrar clientes, oferecer serviços e produtos, realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços, seguir roteiros e scripts, prestar serviços técnicos e especializados, demonstrar competências pessoais.
Atividades exercidas por um Operador de telemarketing receptivo CBO 4223-15
Um Operador de telemarketing receptivo (ou sinônimo) deve solicitar informações ao cliente, esclarecer dúvidas, realizar triagem de atendimento, identificar clientes potenciais, confirmar dados cadastrais, identificar problemas, consultar área técnica, persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços, abrir chamados técnicos - ordens de serviços, trabalhar em equipe, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, finalizar contato e/ou ocorrência, demonstrar capacidade de resiliência, demonstrar empatia, argumentar com o cliente/solicitante, evidenciar vantagens do produto ou serviço, informar restrições ao crédito, demonstrar capacidade de tomar decisões, orientar o usuário/solicitante, informar disponibilidade de serviços agregados, verificar disponibilidade de entrega, negociar valores, definir formas de pagamento, demonstrar qualidade de voz e dicção, negociar datas de pagamento, depurar informações, demonstrar capacidade de persuasão, demonstrar agilidade no atendimento, oferecer vantagens, atualizar listas, oferecer benefícios variados, ouvir mensagem do cliente/solicitante, demonstrar paciência, negociar descontos, direcionar atendimento, analisar reclamações com maior flexibilidade, agendar retorno - follow-up, atualizar cadastro por telefone, finalizar pendências de serviços, solicitar providências técnicas junto a área competente, demonstrar auto controle, demonstrar capacidade de comunicação, orientar usuário de telefonia, acionar serviços emergenciais e/ou órgãos emergenciais, consultar supervisor, negociar valor de débitos, informar relação custo-benefício, consultar histórico, oferecer formas e condiçoes de pagamento, informar sanções contratuais, identificar-se ao cliente, informar prazo de entrega, enviar mensagens pós-atendimento, identificar necessidades do interlocutor, calcular encargos do débito, efetivar a venda, demonstrar o cliente a sua importância, finalizar pendência técnica, demonstrar capacidade de saber ouvir, comunicar débitos, abordar o cliente, reverter a insatisfação do cliente, fornecer informações, demonstrar atenção concentrada, administrar conflitos, oferecer alternativas de produtos e serviços, descrever o produto, oferecer soluções, confirmar dados, avaliar perfil de consumo, providenciar retirada de restrições ao crédito, consultar manuais, procedimentos e etc, demonstrar objetividade.