CBO 4223-15 - Operadores de telemarketing - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 4223-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de telemarketing que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Um Operador de telemarketing receptivo recebe ligação de clientes e usuários, esclarecendo suas dúvidas, oferecendo-lhes soluções a problemas nos itens adquiridos e respondendo às suas outras solicitações ou manifestações, via teleatendimento Prepara-se para o trabalho, levantando as dúvidas e reclamações registradas em sistema informatizado e analisando as respostas já fornecidas.

Registra os atendimentos em sistemas informatizados específicos Coleta e atualiza dados cadastrais de clientes e usuários Atua em conformidade com os regulamentos de telecomunicações, com as normas da empresa e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de telemarketing CBO 4223-15 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4223-15

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Operadores de telemarketing.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Operador de telemarketing receptivo

O Operador de telemarketing receptivo (ou similar) prepara-se para o trabalho, organizando informações sobre o funcionamento da empresa e sobre seus produtos e serviços Atuando geralmente em serviço de atendimento ao consumidor (SAC) da empresa, levanta as dúvidas e as reclamações registradas em sistema informatizado e analisa as respostas já fornecidas.

Organiza o espaço de trabalho, deixando em local acessível as instruções e os manuais fornecidos pela empresa.

Verifica roteiros pré-estabelecidos, scripts e protocolos de atendimento, a serem seguidos durante a comunicação com o cliente Identifica o usuário ou cliente, registrando sua solicitação, dúvida ou manifestação em sistema informatizado.

Consulta o histórico do cliente, quando necessário Atende o usuário ou cliente, esclarecendo dúvidas sobre funcionamento do produto, sobre prazo e forma de pagamento, sobre cláusulas de contrato ou sobre outros itens.

Pode encaminhar informações complementares, por correio ou por e-mail.

Recebe crítica e reclamação do cliente sobre o produto ou serviço adquirido, argumentando sobre o problema exposto e oferecendo alternativas e possíveis soluções Pode pedir orientação a seu supervisor ou acionar serviços internos - técnicos e comerciais, para resolução do problema apresentado.

Pode enviar mensagem pós-atendimento.

Busca recuperar o cliente, revertendo a sua insatisfação Recebe solicitações de mudança de datas de pagamento, estabelecendo novos prazos e encaminhando novos boletos ou documentos para saldar a dívida Pode informar sanções contratuais, no caso de não pagamento, no novo prazo.

Pode providenciar retirada de restrições ao crédito Registra sugestões do usuário ou cliente, repassando-as para a área responsável Recebe e agradece elogios, usando-os para reforço da boa imagem da empresa e para fidelização de clientes.

Insere dados dos atendimentos em sistemas informatizados específicos Abre e acompanha registros e protocolos.

Coleta e atualiza os dados cadastrais do cliente e do usuário Pode operar central telefônica digital ou central telefônica híbrida Pode contar com a interligação de sistemas telefônicos e computacionais (processo CTI - Integração entre Computador e Telefonia ou Computer Telephony Integration), dispondo de dados – como histórico de compras do cliente - e usando-os durante o atendimento.

Pode comunicar-se oralmente e por escrito em língua estrangeira.

Funções

O funcionário CBO 4223-15 deve cobrar débitos, atender usuários de produtos e ou serviços, cadastrar clientes, oferecer serviços e produtos, realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços, seguir roteiros e scripts, prestar serviços técnicos e especializados, demonstrar competências pessoais.

Atividades exercidas por um Operador de telemarketing receptivo CBO 4223-15

Um Operador de telemarketing receptivo (ou sinônimo) deve solicitar informações ao cliente, esclarecer dúvidas, realizar triagem de atendimento, identificar clientes potenciais, confirmar dados cadastrais, identificar problemas, consultar área técnica, persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços, abrir chamados técnicos - ordens de serviços, trabalhar em equipe, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, finalizar contato e/ou ocorrência, demonstrar capacidade de resiliência, demonstrar empatia, argumentar com o cliente/solicitante, evidenciar vantagens do produto ou serviço, informar restrições ao crédito, demonstrar capacidade de tomar decisões, orientar o usuário/solicitante, informar disponibilidade de serviços agregados, verificar disponibilidade de entrega, negociar valores, definir formas de pagamento, demonstrar qualidade de voz e dicção, negociar datas de pagamento, depurar informações, demonstrar capacidade de persuasão, demonstrar agilidade no atendimento, oferecer vantagens, atualizar listas, oferecer benefícios variados, ouvir mensagem do cliente/solicitante, demonstrar paciência, negociar descontos, direcionar atendimento, analisar reclamações com maior flexibilidade, agendar retorno - follow-up, atualizar cadastro por telefone, finalizar pendências de serviços, solicitar providências técnicas junto a área competente, demonstrar auto controle, demonstrar capacidade de comunicação, orientar usuário de telefonia, acionar serviços emergenciais e/ou órgãos emergenciais, consultar supervisor, negociar valor de débitos, informar relação custo-benefício, consultar histórico, oferecer formas e condiçoes de pagamento, informar sanções contratuais, identificar-se ao cliente, informar prazo de entrega, enviar mensagens pós-atendimento, identificar necessidades do interlocutor, calcular encargos do débito, efetivar a venda, demonstrar o cliente a sua importância, finalizar pendência técnica, demonstrar capacidade de saber ouvir, comunicar débitos, abordar o cliente, reverter a insatisfação do cliente, fornecer informações, demonstrar atenção concentrada, administrar conflitos, oferecer alternativas de produtos e serviços, descrever o produto, oferecer soluções, confirmar dados, avaliar perfil de consumo, providenciar retirada de restrições ao crédito, consultar manuais, procedimentos e etc, demonstrar objetividade.

Cargos e salários CBO 4223-15 - Operadores de telemarketing

Salário Atendente de Telemarketing Eusébio

Atendente de Telemarketing: Eusébio, CE

  • 717
  • Eusébio, CE
  • 1.330 - 1.751
  • 36h
O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Eusébio - CE, ganha entre 1.330 e 1.751 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 717 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing

Atendente de Telemarketing: Santa Catarina

  • 2.904
  • Santa Catarina
  • 1.672 - 2.584
  • 39h
O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 1.672 e 2.584 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 2.904 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Belém

Atendente de Telemarketing: Belém, PA

  • 312
  • Belém, PA
  • 1.476 - 2.165
  • 39h
O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Belém - PA, ganha entre 1.476 e 2.165 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 312 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Bauru

Atendente de Telemarketing: Bauru, SP

  • 886
  • Bauru, SP
  • 1.339 - 1.789
  • 31h
O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Bauru - SP, ganha entre 1.339 e 1.789 para uma jornada de trabalho média de 31h semanais de acordo com dados salariais de 886 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Americana

Atendente de Telemarketing: Americana, SP

  • 87
  • Americana, SP
  • 1.756 - 2.432
  • 36h
O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Americana - SP, ganha entre 1.756 e 2.432 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 87 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Maringá

Atendente de Telemarketing: Maringá, PR

  • 390
  • Maringá, PR
  • 1.572 - 2.237
  • 35h
O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Maringá - PR, ganha entre 1.572 e 2.237 para uma jornada de trabalho média de 35h semanais de acordo com dados salariais de 390 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Londrina

Atendente de Telemarketing: Londrina, PR

  • 730
  • Londrina, PR
  • 1.434 - 2.116
  • 36h
O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Londrina - PR, ganha entre 1.434 e 2.116 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 730 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Santos

Atendente de Telemarketing: Santos, SP

  • 397
  • Santos, SP
  • 1.411 - 2.025
  • 36h
O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Santos - SP, ganha entre 1.411 e 2.025 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 397 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Brasília

Atendente de Telemarketing: Brasília, DF

  • 3.082
  • Brasília, DF
  • 1.429 - 2.059
  • 33h
O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 1.429 e 2.059 para uma jornada de trabalho média de 33h semanais de acordo com dados salariais de 3.082 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing

Atendente de Telemarketing: Rio de Janeiro

  • 4.572
  • Rio de Janeiro
  • 1.508 - 2.267
  • 37h
O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 1.508 e 2.267 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 4.572 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing

Atendente de Telemarketing: Espírito Santo

  • 1.420
  • Espírito Santo
  • 1.496 - 2.116
  • 38h
O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Espírito Santo, ganha entre 1.496 e 2.116 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 1.420 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing São Paulo

Atendente de Telemarketing: São Paulo, SP

  • 30.415
  • São Paulo, SP
  • 1.576 - 2.528
  • 36h
O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 1.576 e 2.528 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 30.415 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Goiânia

Atendente de Telemarketing: Goiânia, GO

  • 1.671
  • Goiânia, GO
  • 1.490 - 2.162
  • 38h
O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 1.490 e 2.162 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 1.671 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Caxias do Sul

Atendente de Telemarketing: Caxias do Sul, RS

  • 51
  • Caxias do Sul, RS
  • 1.887 - 2.966
  • 40h
O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Caxias do Sul - RS, ganha entre 1.887 e 2.966 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 51 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Guarulhos

Atendente de Telemarketing: Guarulhos, SP

  • 1.024
  • Guarulhos, SP
  • 1.589 - 2.574
  • 38h
O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Guarulhos - SP, ganha entre 1.589 e 2.574 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 1.024 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Cuiabá

Atendente de Telemarketing: Cuiabá, MT

  • 213
  • Cuiabá, MT
  • 1.495 - 2.173
  • 42h
O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Cuiabá - MT, ganha entre 1.495 e 2.173 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 213 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Vitoria

Atendente de Telemarketing: Vitoria, ES

  • 423
  • Vitoria, ES
  • 1.426 - 2.035
  • 36h
O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Vitoria - ES, ganha entre 1.426 e 2.035 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 423 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Belo Horizonte

Atendente de Telemarketing: Belo Horizonte, MG

  • 4.002
  • Belo Horizonte, MG
  • 1.459 - 2.050
  • 38h
O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 1.459 e 2.050 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 4.002 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.